Penso que o artigo não esteja correcto. A "noticia" muito provavelmente terá surgido numa conversa de café entre o autor e algum daqueles oficiais da FAP que julgam que um "Alpha Jet é um F-16 com dois motores"... Os C-295/CN-235 já têm largos milhares de aterragens em cima em locais como os que vão encontrar no Mali (que até nem são dos piores, se comparados com o Afeganistão, por exemplo). E considerar o facto de a aeronave, nesta situação, ter que fazer escalas até chegar ao destino como um problema só pode ser estupidez ou má-fé...
Pistas à parte, não quer dizer que não possa haver discussão e dúvidas em torno da utilização do C-295 da FAP neste tipo de cenários, apesar de (também) ter sido com base neles que adquirimos este modelo de aeronave.
Talvez...
será que os sistemas de auto-protecção do aparelho foram adquiridos?
Estão todos certificados e integrados? Até há uns anos não estavam.
Estarão operacionais? As tripulações estão treinadas para os operar? As esquadras SAR têm actualmente poucas horas disponiveis para o "táctico"...
Há registos de aeronaves deste modelo com este tipo de sistemas instalados, como vemos no C-130, EH, F-16 e P-3? Eu não me recordo de ter visto
Em relação às pistas... não se podem comparar aeronaves com 40 anos de diferença nalguns aspectos. Como meter um UMM velhinho e um jeep destes novos todos xpto no mato umas semanas e depois ver qual sobrevive mais tempo... Penso que o mesmo é válido para a grande maioria dos modelos recentes de aeronaves e outros equipamentos no geral.