Novo Panhard VBR

  • 23 Respostas
  • 19392 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
Novo Panhard VBR
« em: Fevereiro 07, 2007, 11:56:42 pm »
Citar
The latest wheeled armored vehicle from Panhard is the VBR, an all-protected high mobility platform.  This vehicle is a 10 ton class 4x4 wheeled APC with a combat weight of 7.5 tons, and a payload of 2.2 ton payload capability. The VBR is well protected against small arms, anti-tank mines and CBR threats. The vehicle will be equipped with an overhead remote control weapon station. It can be equipped with a variety of weapon systems, including a 40mm automatic gun or multi-purpose/air-defense missile turret. Panhard expects VBR to address the requirements of the French Army for a future close-contact battle. Also in development is the AVXL, a fully protected command vehicle, which can be configured to carry up to eight fully equipped troops.












Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 08, 2007, 07:45:10 am »
quanto é que custa ?

parece uma opção mais interessante que o humvee blindado
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7489
  • Recebeu: 967 vez(es)
  • +4595/-871
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2007, 11:00:50 pm »
Pelas fotos, uma vez que se trata de um Panhard VBR acrescentado, creio que o veículo terá perdido uma das características mais interessantes, o facto de ser anfíbio.

Ele tem a vantagem de ter a parte inferior blindada, e com um melhor perfil, para resistir a bombas e minas.

No entanto, tem o mesmo problema (embora em grau menor) que o HUMMER. Ele é um pouco baixo demais para a função que hoje é mais comum entre as forças de paz.

A patrulha armada.

Ele pode ser melhor que o HUMMER, mas pelas dimensões e fotos não me parece que possa competir com os veículos de transporte mais pesados.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 09, 2007, 12:57:40 am »
Saudações guerreiras

Por acaso também acho que é um veículo muito interessante.

PapaTango, a citação diz que tem valências na questão das minas. Já agora, uma ideia que tive mesmo ao virar da esquina quando me dirigia para o fórum, e talvez um pouco á tuga: uma subida no curso das suspensões pode ser uma solução desde que seja mais eficaz. Mas é lógico que não pode competir com outros veículos maiores, mas isso tyambém dependerá da "massa" que cada um tem, mas sem dúvida que é uma excelente alternativa aos Hummer que temos em algures. Já agora, podem ser comparados ás Iveco que comprámos par o Iraque?

Este tipo de veículo têm ar condicionado?

Cumprimentos
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 09, 2007, 08:25:52 am »
parece ser uma melhor solução que o hummer blindado, melhor resistência e ied´s e minas

o hummer será sempre um jeep ao qual foi colocado blindagem, outros veículos foram desenvolvidos de raiz




mais fotos: http://www.armyrecognition.com/europe/F ... iption.htm



se quisermos uma solução mais pesada, e logo mais cara, existem várias opções:

Dingo (max. 8 pessoas)

http://www.kmweg.com/gb/frame.php?page=30

Oryx

http://oryx.armour.co.za/index.shtm

     
Springbuck

http://springbuck.armour.co.za/index.shtm
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7489
  • Recebeu: 967 vez(es)
  • +4595/-871
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 10, 2007, 03:29:45 pm »
Um Hummer é muito maior que um «Jipe» e foi igualmente construido de raiz.
Se o Hummer não fosse uma ideia boa, não seria tõa copiado. Quase toda os países que têm industria militar têm um Hummer "lookalike".

Outra coisa é a função inicial do veículo. O Hummer não foi pensado para ser um veículo de patrulha, para as actuais condições da luta contra movimentos terroristas, que colocam bombas e minas na beira das estradas para destruir ou fazer capotar os veículos.

Para essa função, provavelmente o VBR também não será o mais adequado.

Veja o recente caso dos veículos PUMA dos italianos que também optaram por alterar os seus veículos, porque um dos problemas que têm é o facto de serem muito baixos e por isso não serem capazes de deflectir as forças de uma explosão.

O problema é tão grave, que até um tanque Merkava tem este problema.
Conseguiram provocar explosões tão fortes que fizeram voar um Merkava,  sem conseguir furar a blindagem.

O DINGO alemão, é mais alto, e parece ser "chato" em baixo, mas é muito mais alto em relação ao solo.

Creio por isso que este tipo de veículo é o adequado para operações como a do Afeganistão.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 12, 2007, 05:25:22 pm »
o HMMWV (High-Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle) como o próprio nome indica é um veiculo de rodas ligeiro de grande mobilidade e multi funções

a sua função foi substituir o "jeep" (M718A1) e as sua diferentes aplicações (bem como alguns outros modelos): transporte(de homens e carga) ambulância, suporte de armamento...etc

não foi, como bem indicou " pensado para ser um veículo de patrulha, para as actuais condições da luta contra movimentos terroristas, que colocam bombas e minas na beira das estradas", daí eu ter dito que não tinha sido desenhado de raiz, o que aconteceu foi que, mediante esta nova realidade, desenvolveram-se kits de blindagem para aplicar no veiculo para colmar esta lacuna, nem sempre com resultados ideias, como já referido por limitações estruturais: " um dos problemas que têm é o facto de serem muito baixos e por isso não serem capazes de deflectir as forças de uma explosão"

há que acrescentar todas as implicações do excesso de peso da blindagem nas suspensões, transmissão, direcção, manobralidade...

relatos que tem implicações sérias no "centro de gravidade" do veiculo



segundo sei Portugal adquiriu uns 20 HMMWV (qd foi para Timor) o que na minha opinião não terá sido uma mt boa ideia:

como veiculo ligeiro de transporte:

o veiculo tem dimensões exageradas (em Timor foi um problema nos trilhos, algumas unidades americanas usam o Land Rover ou o Mercedes G Wagon pq não entra num heli de transporte )

consumo de combustível tb exagerado

preço levado (ouvi falar em 100.000 $ por unidade )


creio que tb teve problemas em atravessar obstáculos como pequenos riachos ( se bem q pelos vistos a versão comprada era pra o deserto )


como veiculo de patrulha:

apresenta as limitações já apontadas




os que estão a ser usados no Afeganistão (versão espanhola blindada) são "alugados" ou vamos ficar com eles?




os próprios americanos procuram já um novo veiculo:

Citar
U.S. military vehicles' past, present and future:

The jeep

First used during World War II; entered into service in 1941

Could be adapted to pump air or water, haul a half-ton or cross water up to 40 inches deep

Used for reconnaissance and cross-country travel

Name is believed to be an abbreviation of "general purpose" vehicle

The Humvee

Short for High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, or HMMWV

Entered into service in 1985

Capable of supporting payloads up to 5,300 pounds, depending on model

Can be transported by and dropped from aircraft

Can be configured to carry troops, arms or shelter

The future

Military leaders are looking for a Humvee replacement that includes:

More protection for troops

A stronger suspension that can bear the weight of armor

Better mileage

Improved onboard power to handle an expanding array of electronics

Sources: National Museum of the U.S. Air Force, GlobalSecurity.org and USA TODAY research



ULTRA AP



MXT-MVA (Armored)




os ingleses também têm o mesmo problema: o Land Rover Wolf (versão militar) é um bom veiculo ligeiro mas a versão blindada tb apresenta falhas:



Name: Snatch Land Rover
Defences: Armour to protect against explosions and ballistics; roadside bomb detectors
Strengths: Quick land transport for up to six troops
Weaknesses: Questions over level of protection offered
Cost: Approximately £50,000

alternativa considerada

Name: RG-31 - made by OMC
Defences: All-steel armoured hull protects against mines and small arms fire
Strengths: V-shaped underside pushes blast outwards
Weaknesses: Questions over mobility and maintenance
Cost: Approximately £250,000


Um veiculo que já está ser usado pelos Americanos ( e tb vai ser pelos ingleses) é o Cougar:


Cougar is a multi-purpose,  12 ton  mine protected  armored  patrol   vehicle. The design uses a monocoque, bulletproof and blast-proof capsule fitted with transparent armored glass, which protects the driver and crew from small arms fire, mine blasts and IED. Typical roles for the vehicle are armored, mine protected troop transport for security, stability and peacekeeping missions, protected weapons platform, law enforcement special response vehicle, counter IED an EOD / Range Clearance vehicle. The vehicle can accommodate 10 passengers in a 4x4 configuration and 16 passengers in a 6x6 configuration

todos os modelos em: http://www.forceprotection.net/


Above: A USMC Cougar operated by an EOD team seen after suffering mine damage in Iraq, April 2006. The crew survived the blast with minor injury.
 

*

dero

  • Membro
  • *
  • 56
  • +0/-0
Panhard
« Responder #7 em: Fevereiro 19, 2007, 09:49:46 am »
Boas temos de volta o nosso forum.

A Turquia ha uns anos desenvolveu um veiculo nao sei se chegou a ser usado pelo exercito Turco baseado no bvl que se chamava puma se nao me engano e era muito parecido com o este Panhard vi isso numa soldiers raid ja ha uns 2/3 anos
e curiosamente na FAM deste mes tem lá uma pagina de uma empresa Indonesia com propostas de veiculos ligeiros one aparece um muito parecido com o panhard tambem se tiver tempo faço um scan das fotos e posto aqui.
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 27, 2007, 12:37:55 pm »
616.000 mil dólares a unidade


The 15 ton vehicle is designed to carry 10 fully equipped troops, providing effective protection from small arms, mines and IEDs, as well as RPG threats.
http://www.defense-update.com/products/g/golan.htm


Citar
US Marines select Rafael’s Golan armored vehicle
The Marines will initially buy 60 Golans for $37 million for use in Iraq and Afghanistan.


Amnon Barzilai 26 Feb 07   14:28

The US Marine Corps has selected the Golan multi-purpose modular armored vehicle made by Rafael Armament Development Authority Ltd. and PVI of the US for use in Iraq and Afghanistan. The Marines will initially buy 60 Golans for $37 million.

The Golan is a new wheeled armored car for transporting troops and other uses, such as a command vehicle, ambulance or intelligence gathering. The vehicle’s mix of reactive modular armor tiles and passive modular armor can handle a broad range of threats, such as roadside bombs, RPGs and other anti-armor ordnance found in Iraq and Afghanistan.

Several months ago, the Marines sought to buy 4,000 armored vehicles, and published a request for proposals for a vehicle capable of meeting the threats faced by forces in the field.

Rafael said that the contract was an extraordinary achievement for Israel’s defense industry in general and for Rafael in particular, especially given the competition and protection specifications made by the Marines. The company said it hoped that the Golan would soon enter service with the IDF.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2007, 11:55:34 am »
Parece-me uma viatura interessante, e nós até já temos "escola" com esse tipo de viaturas de assalto.

Para mim os Hummer são mais viaturas tácticas para patrulha, que estes BVR franceses.

Acho que independentemente do que venha a ser o futuro nas aquisições deste tipo de viaturas para o nosso Exército, acho que se deveria sobretudo apostar na uniformidade da frota, que actualmete me parece dispersa por muitas tipologias distintas.
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +11/-10
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2007, 06:53:10 pm »
Para o colega Dero, não terá havido uma troca de ""bicho turco""????



http://www.otokar.com.tr/tr/urunler/p_g ... =0&urun=24

quanto ao indonésio....



http://www.sse-armored.com/mil/?page=komando
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 01, 2007, 12:09:31 pm »
É, o de cima é turco.

E já agora como curiosidade sabiam que a policia turca tem APC's Chaimite?

Só há dias é que os vi na TV.
 

*

dero

  • Membro
  • *
  • 56
  • +0/-0
cobra
« Responder #12 em: Março 01, 2007, 12:15:24 pm »
Caro Antoninho,

muito obrigado pelas fotos era mesmo esse o veiculo que me referia e como disse e muito bem troquei o nome ao "bicho" nao e puma mas sim cobra mas como ja foi ha muito tempo que li esse artigo nao me lembrava mas acertpu em cheio era esses mesmo que falava, nao sei se nao era uma boa soluçao para Portugal um destes veiculos e sendo dos paises que sao talvez houvesse uma licença para os produzir cá, mas essas questoes deixo para os entendidos pois em termos tecnicos nao os conheço dai nao me alargar mais.

Obrigado mais uma vez
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #13 em: Março 02, 2007, 01:56:09 am »
Ja que se esta a falar de veiculos blindados de alta mobilidade, alguem me pode esplicar porque 'e que foi tão caro a transformacão do HMMWV para veiculos blindados (cerca de € 500.000 A UNIDADE) penso que esse dinheiro dava para um veiculo novo, (tipo cougar ou RG-31 ) de caracteristicas superiores e ainda sobrava dinheiro.
Parece-me um negocio sem sentido, pagar mais por um veiculo pior :?:
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 02, 2007, 03:44:17 pm »
Citação de: "Nuno Bento"
Ja que se esta a falar de veiculos blindados de alta mobilidade, alguem me pode esplicar porque 'e que foi tão caro a transformacão do HMMWV para veiculos blindados (cerca de € 500.000 A UNIDADE) penso que esse dinheiro dava para um veiculo novo, (tipo cougar ou RG-31 ) de caracteristicas superiores e ainda sobrava dinheiro.
Parece-me um negocio sem sentido, pagar mais por um veiculo pior :?:


no inicio do tópico já tinha feito essa observação:

Citar
há que acrescentar todas as implicações do excesso de peso da blindagem nas suspensões, transmissão, direcção, manobralidade...

relatos que tem implicações sérias no "centro de gravidade" do veiculo

segundo sei Portugal adquiriu uns 20 HMMWV (qd foi para Timor) o que na minha opinião não terá sido uma mt boa ideia:

como veiculo ligeiro de transporte:

o veiculo tem dimensões exageradas (em Timor foi um problema nos trilhos, algumas unidades americanas usam o Land Rover ou o Mercedes G Wagon pq não entra num heli de transporte )

consumo de combustível tb exagerado

preço levado (ouvi falar em 100.000 $ por unidade )

creio que tb teve problemas em atravessar obstáculos como pequenos riachos ( se bem q pelos vistos a versão comprada era pra o deserto )

como veiculo de patrulha:

apresenta as limitações já apontadas

os que estão a ser usados no Afeganistão (versão espanhola blindada) são "alugados" ou vamos ficar com eles?



1) na versão "simples", porquê gastar 100.000 euros num jeep ?
2) na versão "blindada", pelo mesmo preço, existem melhores alternativas ( o Dingo tb creio que fica por 500.000 /unidade)