e já que estamos de maré aqui fica a confirmação!...
de que somos capazes de fazer um magnífico abastecedor em Viana no Castelo...
vem do site da wartsila:
https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/reefer-container-vessel-carmel-ecofresh
se somos capazes de fazer um navio como o Carmel, um abastecedor será canja...
assim sendo mais vale fazer cá, pois o dinheiro fica em Portugal...
isto se não houver outra pré-bancarrota, claro está!...
Os Estaleiros de Viana do Castelo já fizeram embarcações de diversos tipos que até chegaram a ter direito a aparecer na publicação anual da Significant Ships da RINA (Royal Institution Naval Architects) em anos consecutivos. O problema é arranjarem um projecto em condições.
Uma hipótese é o projecto de LPD da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) que já deu origem às classes Makassar, Tarlac e BAP (esta é a Peruana), que até me parece que já aqui aparecerem neste tópico. A versão peruana ficou por cerca de $50/60 milhões USD.
1- Tirava-se a doca e instalava-se uma rampa "steel beach" e com o volume/tonelagem poupados criava-se tanques de combustivel adicionais para 900/1000 metros cúbicos de combustível. Nas laterais do hangar instalava-se as gruas de transferência de combustível e tinha-se a hipótese de fazer o pleno de combustível para duas fragatas, ou uma fragata por duas vezes.
2 - Substitui-se a motorização MAN pela Wartsila. A potência instalada é equivalente à dos NPO pelo que teoricamente não deve ser problema e permite uma simplificação da assistência técnica.
3- Utiliza-se os mesmos padrões indigentes de armamento e sensores das NPO, porque sejamos francos não vamos invadir ninguém e se algum dia aquele barco tiver que entrar em zonas perigosas vai muito bem acompanhados por embarcações tão ou pior armadas do que ele e escoltados por fragatas para protecção da força de desembarque.
4- Só necessita de ter capacidade para transportar 200 fuzileiros e 60/100 tripulantes por períodos prolongados e capacidade para transportar os veículos de uma companhia do exército até à Lituânia. Poder utilizar a Steel Beach para lançar os zebro e os LARC 5 dos fuzileiros e qualquer outro veiculo anfíbio se algum dia os tivermos.
5- Com estas características também serve para aquelas missões da protecção civil e de transporte para áreas onde tenham acontecido desastres naturais.
Cumprimentos,
Esquema inicial do BPA do Peru
Noticia do lançamento
http://www.defensa.com/peru/sima-peru-preve-botar-este-mes-buque-multiproposito-bap-pisco