Substituição dos Lynx

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #495 em: Fevereiro 14, 2020, 02:26:51 pm »
Uma pergunta, os nossos Lynx quando eram RN tinham FLIR? Ou vieram novos?

Agora estou a recorrer às profundezas da minha memória, mas lembro-me de ter lido um artigo algures (revista?), que os nossos quando vieram eram a versão mais recente, porque até aí o radar só cobria 180º e não os 360º.

Dito isto, sim, junto-me ao coro de "maldizentes" que afirmam categoricamente que o FLIR não devia ser opção, mas algo básico na modernização dos nossos Lynx.

A Marinha tem pelo menos Óculos de Visão Nocturna para serem usados pelos seus Pilotos?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #496 em: Fevereiro 14, 2020, 02:43:45 pm »
Para a RCA qualquer dos modelos albaneses davam. Nós temos Lynx (na Armada), Eh101 e koalitas. Mas não saiem do burgo ( já agora, o Bo105 que refira de passagem é bimotor

P.S. Já agora a "mistela" da Força Aérea Albanesa conta com 19 helis sem contar com os Black Hawk. A FAP tem os mesmo 19, contando com os Koalitas e os Al III  :-P ;)

P.S. 2 - Investe-se cá a sério nos helicópteros?  :mrgreen: :mrgreen: Deixa ver, Merlin que é um maquinão só agora resolveram os contratos de manutenção. Temos 5 Lynx com upgrade das calendas mais 5 Koalitas  :mrgreen: :mrgreen: Deixa lá ver se vier aquela bomba monomotor armada se continuas a ter a mesma opinião (cá, investe-se a sério quando o rei faz anos, e mesmo assim são raros os casos em que vem tudo nos conformes).  ::) ::)

Não percebeste o que eu quis dizer, mas eu explico. Nós mesmo sem grandes investimentos, temos muito mais em tudo o resto do que eles, nuns casos em quantidade, noutros em qualidade. A comparação é esta, tens um gajo com uma casa e um Golf, e outro que tem um Ferrari, mas para o ter, vendeu a casa e dorme no carro. O Ferrari é melhor que o Golf, mas foi a única coisa em que investiu o dinheiro, o outro tem casa e carro pelo mesmo valor, ou até menos. A Albânia é igual, investiu tudo em helicópteros, e certamente olhariam para as nossas FA "desfalcadas" e pensariam "quem nos dera ter menos 6 ou 7 helicópteros, mas ter metade das fragatas deles, metade dos caças, uma dúzia de Leopards" e por aí em diante. Nós antes de nos compararmos com Albânias, devíamos comparar-nos com Holandas e Dinamarcas.

E ter 19, 20 ou o que seja, helicópteros divididos em 8 modelos diferentes, é uma autêntica parvoíce. Imagina o problema que era assinar os contratos de manutenção para cada um dos modelos, cá em Portugal!  ::)

Voltando aos Lynx, a única coisa de positiva é que estão bonitinhos/limpinhos após o MLU. Pena é não ter o FLIR, armamento nem espero mais do que o que já estava em uso, e a ausência de meios de guerra electrónica e contra-medidas é preocupante.



Já agora, o que é aquela "saliência" entre a Cruz de Cristo e a porta do Lynx pré-modernização, e que é inexistente no modelo após a modernização?
 

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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #497 em: Fevereiro 14, 2020, 02:46:53 pm »
Podem pedir à FAP se não tiverem já que é no "hangar do lado"...  :-P

https://dre.pt/home/-/dre/25689650/details/maximized

Citar
A inteligência e a flexibilidade do Capitão Tiago Violante permitiram também aproveitar as capacidades adquiridas nestes exercícios táticos, nomeadamente o uso de óculos de visão noturna e promover a qualificação de todas as tripulações da esquadra na sua utilização em missões de "Busca e Salvamento", dando um contributo substancial para a melhoria das capacidades e do grau de segurança da operação da Força Aérea nas missões de interesse público.

Na Marinha só encontrei estes:

https://www.facebook.com/emgfa/posts/940238589510217/



Parece que é prática recorrente usarem os da fap.

Citar
Tendo em vista o adestramento das forças e unidades navais, fuzileiros e mergulhadores, a Marinha participou em ... Troca de experiências sobre equipamentos de visão noturna (NVG e FLIR) na Esquadra. 751

https://www.defesa.gov.pt/pt/defesa/dn/edn/Lists/PDEFINTER_DocumentoLookupList/Anuario_2012.pdf

Saudações

P.S. 1 -
Para a RCA qualquer dos modelos albaneses davam. Nós temos Lynx (na Armada), Eh101 e koalitas. Mas não saiem do burgo ( já agora, o Bo105 que refira de passagem é bimotor

P.S. Já agora a "mistela" da Força Aérea Albanesa conta com 19 helis sem contar com os Black Hawk. A FAP tem os mesmo 19, contando com os Koalitas e os Al III  :-P ;)

P.S. 2 - Investe-se cá a sério nos helicópteros?  :mrgreen: :mrgreen: Deixa ver, Merlin que é um maquinão só agora resolveram os contratos de manutenção. Temos 5 Lynx com upgrade das calendas mais 5 Koalitas  :mrgreen: :mrgreen: Deixa lá ver se vier aquela bomba monomotor armada se continuas a ter a mesma opinião (cá, investe-se a sério quando o rei faz anos, e mesmo assim são raros os casos em que vem tudo nos conformes).  ::) ::)

Não percebeste o que eu quis dizer, mas eu explico. Nós mesmo sem grandes investimentos, temos muito mais em tudo o resto do que eles, nuns casos em quantidade, noutros em qualidade. A comparação é esta, tens um gajo com uma casa e um Golf, e outro que tem um Ferrari, mas para o ter, vendeu a casa e dorme no carro. O Ferrari é melhor que o Golf, mas foi a única coisa em que investiu o dinheiro, o outro tem casa e carro pelo mesmo valor, ou até menos. A Albânia é igual, investiu tudo em helicópteros, e certamente olhariam para as nossas FA "desfalcadas" e pensariam "quem nos dera ter menos 6 ou 7 helicópteros, mas ter metade das fragatas deles, metade dos caças, uma dúzia de Leopards" e por aí em diante. Nós antes de nos compararmos com Albânias, devíamos comparar-nos com Holandas e Dinamarcas.
DC, parece que também não percebeste. Para a RCA ou para usar num NPO bastava um dos modelos albaneses, seja o Bo105, o EC ou o Super Puma/Cougar. Além, disso compararmos-nos com a Holanda ou a Bélgica, quando esta última usava os AL III nas Fragatas M, pois aquelas que cá receberem um mastro oco enquanto que na Bélgica ou Holanda estão assim:

 

Já agora, até os Albaneses vão ter 3 Black Hawk dados, cá nós devemos ter o Super Koala...  :mrgreen:



https://www.armytimes.com/news/your-military/2019/04/21/us-gives-3-black-hawk-helicopters-to-albania-military/



E ter 19, 20 ou o que seja, helicópteros divididos em 8 modelos diferentes, é uma autêntica parvoíce. Imagina o problema que era assinar os contratos de manutenção para cada um dos modelos, cá em Portugal!  ::)

Não preciso de imaginar, já cá temos o caso dos Merlin que só agora foi resolvido (e é só um modelo, com resolução mais de 15 anos depois)...  ::) ::)

https://newsavia.com/ogma-ganha-contrato-para-manutencao-de-12-eh101-merlin-da-fap/

Já agora, só os 4 Super Puma/ Cougar albaneses não davam jeito aos nossos militares na RCA? ;)


« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 03:12:20 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #498 em: Fevereiro 14, 2020, 03:20:28 pm »
Os Cougar albaneses fazem o que os nossos Merlin fazem (excepto que os nossos Merlin transportam muita gente, se um cair mata mais gente do que se cair um héli médio, não esquecer  :mrgreen:), e no RCA o que falta não é um helicóptero de transporte, mas um que "dê porrada", e isso nem o Cougar nem o Merlin fazem. Nós só não temos black hawks ou rescue hawks porque... sabe-se lá porquê, a proposta foi feita às chefias militares e MDN, se não se decidiram ainda pelo modelo de helicóptero praticamente doado, iam-se decidir por uns Cougar ou o que fosse a pagar? O problema não está na falta de modelos que nos davam jeito para o RCA, fragatas, LPD, NPO, escoltar os Merlin, distribuir prendas no Natal... o problema é a indecisão na escolha de 1 dos 5 modelos oferecidos.

E isto está-se a replicar outra vez com a situação do AOR. Havendo um navio óbvio, recente e encostado em Inglaterra, continuam a tapar os olhos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #499 em: Fevereiro 14, 2020, 03:57:46 pm »
O que podia ter sido e não vai ser.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #500 em: Fevereiro 14, 2020, 04:00:34 pm »
Os Cougar albaneses fazem o que os nossos Merlin fazem (excepto que os nossos Merlin transportam muita gente, se um cair mata mais gente do que se cair um héli médio, não esquecer  :mrgreen:), e no RCA o que falta não é um helicóptero de transporte, mas um que "dê porrada", e isso nem o Cougar nem o Merlin fazem. Nós só não temos black hawks ou rescue hawks porque... sabe-se lá porquê, a proposta foi feita às chefias militares e MDN, se não se decidiram ainda pelo modelo de helicóptero praticamente doado, iam-se decidir por uns Cougar ou o que fosse a pagar? O problema não está na falta de modelos que nos davam jeito para o RCA, fragatas, LPD, NPO, escoltar os Merlin, distribuir prendas no Natal... o problema é a indecisão na escolha de 1 dos 5 modelos oferecidos.

E isto está-se a replicar outra vez com a situação do AOR. Havendo um navio óbvio, recente e encostado em Inglaterra, continuam a tapar os olhos.

Porrada? Parece-me mais falta de investimento no melhor heli que temos... :mrgreen: :mrgreen:

Citar
The helicopter can also be armed with anti-ship missiles, air-to-air missiles, air-to-surface missiles, rockets and gun systems. The typical range and endurance of the AW101 are 1,300km and six hours respectively.

https://www.naval-technology.com/features/feature-the-worlds-best-anti-submarine-warfare-asw-helicopters-4153353/









Indecisão? No caso dos Kc390 parece que isso não existiu. Chama-se decisão política e ajuste directo. É preciso a situação tornar-se séria para aceitar o que os EUA tem para oferecer. Faz-se a modernização nas OGMA ou também na Boeing de Évora (ou será que o tio versus centeno só para uns casos são responsaveis e nos outros empurram com a barriga). Até podem vir estes...  :mrgreen:



https://www.stripes.com/boeing-wins-2-4-billion-air-force-contract-for-new-helicopters-to-guard-nukes-1.549032

Saudações

P.S.1 -
Citar
O que podia ter sido e não vai ser.

Por falar em Sea Skua (até estas peças de museu os levavam)...  ;) ;)





« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 04:13:19 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #501 em: Fevereiro 14, 2020, 06:24:18 pm »
O que podia ter sido e não vai ser.



essas alterações serão implementadas nos helis, no MLU que vai ser efectuado em 2035 !!! :rir:
É tão triste vermos que na Marinha andam mesmo a brincar ás modernizações.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #502 em: Fevereiro 14, 2020, 06:30:36 pm »
Lá estão vocês, os maldizentes , isto é uma Marinha das 9 às 5, precisa de FLIR para quê?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #503 em: Fevereiro 14, 2020, 06:34:45 pm »
Lá estão vocês, os maldizentes , isto é uma Marinha das 9 às 5, precisa de FLIR para quê?

Também é verdade tens razão, as minhas desculpas.

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 06:50:44 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #504 em: Fevereiro 14, 2020, 06:46:26 pm »
Os Cougar albaneses fazem o que os nossos Merlin fazem (excepto que os nossos Merlin transportam muita gente, se um cair mata mais gente do que se cair um héli médio, não esquecer  :mrgreen:), e no RCA o que falta não é um helicóptero de transporte, mas um que "dê porrada", e isso nem o Cougar nem o Merlin fazem. Nós só não temos black hawks ou rescue hawks porque... sabe-se lá porquê, a proposta foi feita às chefias militares e MDN, se não se decidiram ainda pelo modelo de helicóptero praticamente doado, iam-se decidir por uns Cougar ou o que fosse a pagar? O problema não está na falta de modelos que nos davam jeito para o RCA, fragatas, LPD, NPO, escoltar os Merlin, distribuir prendas no Natal... o problema é a indecisão na escolha de 1 dos 5 modelos oferecidos.

E isto está-se a replicar outra vez com a situação do AOR. Havendo um navio óbvio, recente e encostado em Inglaterra, continuam a tapar os olhos.

Porrada? Parece-me mais falta de investimento no melhor heli que temos... :mrgreen: :mrgreen:

Citar
The helicopter can also be armed with anti-ship missiles, air-to-air missiles, air-to-surface missiles, rockets and gun systems. The typical range and endurance of the AW101 are 1,300km and six hours respectively.

https://www.naval-technology.com/features/feature-the-worlds-best-anti-submarine-warfare-asw-helicopters-4153353/

Indecisão? No caso dos Kc390 parece que isso não existiu. Chama-se decisão política e ajuste directo. É preciso a situação tornar-se séria para aceitar o que os EUA tem para oferecer. Faz-se a modernização nas OGMA ou também na Boeing de Évora (ou será que o tio versus centeno só para uns casos são responsaveis e nos outros empurram com a barriga). Até podem vir estes...  :mrgreen:

https://www.stripes.com/boeing-wins-2-4-billion-air-force-contract-for-new-helicopters-to-guard-nukes-1.549032

Saudações

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O que podia ter sido e não vai ser.

Por falar em Sea Skua (até estas peças de museu os levavam)...  ;) ;)


Portugal tem só o melhor heli de evaKuação possível, o 101, o que precisamos é de um heli de cobertura que bem poderia, rpt, poderia ser o nosso lynx devidamente armado caso tivéssemos vontade e  engenho para tal.

Se tivéssemos optado por reforçar a frota dos lynx adquirindo mais umas quatro/seis unidades, não só resolvíamos a falta deste modelo na Marinha, veja-se o caso deste bem programado MLU, há 32 meses que estão três helis no estaleiro, como se alocavam algumas unidades como apoio aos nossos 101 CSAR quando existissem operações com as forças terrestres !

Para os que defendem, e bem, que as FFAA deveriam ter no máximo três tipos/modelos de helis a situação estava resolvida em parte, pois tínhamos os 101, os 159 e os 119 Kualitas, estes últimos que estão erradamente na FAP, deveriam ser vendidos ás forças de segurança e substituídos pelos 109M/169M, preferencialmente o segundo, de modo a permitir efectuar a formação dos pilotos, o SAR a mais de 25 milhas nas missões que não se justificasse o emprego dos 101, e ainda alguma capacidade de transporte ligeira/média.

É a minha opinião, vale o que vale.

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 06:52:56 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #505 em: Fevereiro 15, 2020, 11:19:10 am »
En una entrevista, el Comandante de la Flotilla de Aeronaves de la Armada Espanhola, comenta que se ha integrado en la 6a Escuadrilla (Hughes 500) un piloto naval portugués por un periodo de dos años, debido a que los Linx no van a estar operativos en ese tiempo.
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #506 em: Fevereiro 15, 2020, 12:54:27 pm »
En una entrevista, el Comandante de la Flotilla de Aeronaves de la Armada Espanhola, comenta que se ha integrado en la 6a Escuadrilla (Hughes 500) un piloto naval portugués por un periodo de dos años, debido a que los Linx no van a estar operativos en ese tiempo.

Ainda vem os Hughes 500 para a Fap e Marinha...  :mrgreen: :mrgreen:









Ah, não cá somos ricos é só material xpto e intenções. Por isso chuchamos no dedo...  ::) ::)





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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #507 em: Fevereiro 15, 2020, 05:56:03 pm »
En una entrevista, el Comandante de la Flotilla de Aeronaves de la Armada Espanhola, comenta que se ha integrado en la 6a Escuadrilla (Hughes 500) un piloto naval portugués por un periodo de dos años, debido a que los Linx no van a estar operativos en ese tiempo.

eis uma das consequências da tão bem programada/coordenada modernização da treta dos nossos Lynx !!

Afinal aqui no forum da Má-Língua, ainda se vão defendendo os interesses Nacionais, mais propriamente da Defesa Nacional, então não teria sido mais indicado no máximo estarem dois helis no MLU ou, se era para estarmos cinco anos sem praticamente helis ao serviço, formar os pilotos noutros lynx, os bifes desactivaram os deles há mais de um ano, para termos algumas unidades, pelo menos três, sempre operacionais ??? :bang:

Pelo que ontem me contaram, um ex piloto de helis da marinha a conversão dos pilotos, da EHM, esteve planeada e em cima da mesa, ao contrário do que alguns foristas aqui alegaram de termos de comprar peças e custos de MNT/formação de pilotos e mecânicos se tivéssemos de operar outros modelos de lynx, quando eu alvitrei para essa possibilidade, caso a situação evoluísse, os helis viriam em ACMI Militar, sem o C de crew, pois eram as ditas eram fornecidas por nós, mas não era melhor pagarmos mais e termos unidades nos nossos navios do que termos os navios parados, daí os MLU's da treta das Fragatas, sem helis ??

Assim foi melhor a empresa fornecedora do serviço, MLU, exigiu que teriam que ser efectuados em dois lotes e Portugal acatou essa decisão !!!

E ainda se diz por cá que o cliente tem sempre razão, nem mesmo a pagar 68,7 milhões temos razão.

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 15, 2020, 06:05:33 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #508 em: Fevereiro 18, 2020, 12:34:14 pm »
Enquanto existirem boleias tá tudo bem

https://www.facebook.com/159252640762594/posts/2966951523326011/?app=fbl


Devemos ser a chacota da NATO inteira
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #509 em: Fevereiro 18, 2020, 01:33:24 pm »
Enquanto existirem boleias tá tudo bem

https://www.facebook.com/159252640762594/posts/2966951523326011/?app=fbl


Devemos ser a chacota da NATO inteira

Estas "manobras" devem ser para ver se algum deles têm pena e nos oferecem algo... :-X
 
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