Combate a fogos pela F.A.P.

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night_runner

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #315 em: Junho 17, 2016, 12:31:25 am »
Agora por falar nos Alouette da GNR... Então não é que uma conhecida e prestigiada empresa na área do estudo e análise de Forças Armadas e de Segurança mantém os "7 SA315B Lama" em serviço na GNR em 2015!  :N-icon-Axe:
 

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Alvalade

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #316 em: Junho 17, 2016, 09:08:34 pm »
Agora por falar nos Alouette da GNR... Então não é que uma conhecida e prestigiada empresa na área do estudo e análise de Forças Armadas e de Segurança mantém os "7 SA315B Lama" em serviço na GNR em 2015!  :N-icon-Axe:

Ao tempo que já tinha reparado nisso
 

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miguelbud

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #317 em: Junho 25, 2016, 06:46:25 pm »
Está uma petiçao a decorrer para a FAP tornar a combater fogos.

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70630

Com que meios?
Inicialmente com os KAmov e a curto prazo adquiririam-se Air Tractors ou Canadairs dependendo do rendimento que a FAP pudesse tirar das aeronaves durante o periodo onde nao há fogos.

Com o dinheiro gasto anualmente a alugar meios, eapidamente se amortiza estes investimentos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #318 em: Agosto 09, 2016, 12:06:18 pm »
Não querendo ser provocador mas antes incentivador da discussão, temos as regiões Centro e Norte de Portugal Continental a arder juntamente com a Região Autónoma da Madeira e pouco se tem aqui debatido acerca disso.  :P

Populações e bombeiros queixam-se da falta de meios aéreos, um assunto sempre recorrente nesta altura todos os anos e que depois "congela" no Outono, Inverno e Primavera, havendo mesmo um diário sensacionalista que hoje afirma na sua capa que o Governo estará supostamente a poupar os meios aéreos.

Soube-se também esta manhã que dois Canadair da Força Aérea Espanhola são aguardados no Minho para ajudar no combate às chamas, essa "mítica" aeronave sempre tão falada - e desejada - em Portugal mas que por mais vezes que seja apresentada pelo fabricante em Figo Maduro nunca consegue assegurar uma encomenda em terras lusas. Até porque segundo alguns pseudo-analistas será um aparelho desadequado à realidade portuguesa, porém serve com distinção em países congéneres europeus (e não só) como são os casos de Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Marrocos e Turquia.

Mais subsídios e contribuições para esta cíclica discussão, alguém?
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 12:08:09 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #319 em: Agosto 09, 2016, 01:05:18 pm »
Não querendo ser provocador mas antes incentivador da discussão, temos as regiões Centro e Norte de Portugal Continental a arder juntamente com a Região Autónoma da Madeira e pouco se tem aqui debatido acerca disso.  :P

Populações e bombeiros queixam-se da falta de meios aéreos, um assunto sempre recorrente nesta altura todos os anos e que depois "congela" no Outono, Inverno e Primavera, havendo mesmo um diário sensacionalista que hoje afirma na sua capa que o Governo estará supostamente a poupar os meios aéreos.

Soube-se também esta manhã que dois Canadair da Força Aérea Espanhola são aguardados no Minho para ajudar no combate às chamas, essa "mítica" aeronave sempre tão falada - e desejada - em Portugal mas que por mais vezes que seja apresentada pelo fabricante em Figo Maduro nunca consegue assegurar uma encomenda em terras lusas. Até porque segundo alguns pseudo-analistas será um aparelho desadequado à realidade portuguesa, porém serve com distinção em países congéneres europeus (e não só) como são os casos de Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Marrocos e Turquia.

Mais subsídios e contribuições para esta cíclica discussão, alguém?

Meu caro, bastavam uns 5 Fireboss (para juntar aos Ecureuil e Kamov que restam) que a 3 milhões e meio de euros cada, com contratos, peças e mais uns extras ficavam com preço total à volta dos 25/27 milhões de euros, não se colocando uma serie de questões por exemplo quanto ao abastecimento e outros preciosismos tão apontados pelos "experts de serviço". O Bombardier 415 tem o seu valor mas está para cima dos 30 milhões a unidade. Quanto ao resto "cada cabeça sua sentença" mas pessoalmente considero essenciais meios aéreos próprios de combate a incêndios em serviço numa entidade credível e não no Carnaval que foi a EMA e afins... ;) :P



 
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 01:08:59 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #320 em: Agosto 09, 2016, 01:08:58 pm »
Não querendo ser provocador mas antes incentivador da discussão, temos as regiões Centro e Norte de Portugal Continental a arder juntamente com a Região Autónoma da Madeira e pouco se tem aqui debatido acerca disso.  :P

Populações e bombeiros queixam-se da falta de meios aéreos, um assunto sempre recorrente nesta altura todos os anos e que depois "congela" no Outono, Inverno e Primavera, havendo mesmo um diário sensacionalista que hoje afirma na sua capa que o Governo estará supostamente a poupar os meios aéreos.

Soube-se também esta manhã que dois Canadair da Força Aérea Espanhola são aguardados no Minho para ajudar no combate às chamas, essa "mítica" aeronave sempre tão falada - e desejada - em Portugal mas que por mais vezes que seja apresentada pelo fabricante em Figo Maduro nunca consegue assegurar uma encomenda em terras lusas. Até porque segundo alguns pseudo-analistas será um aparelho desadequado à realidade portuguesa, porém serve com distinção em países congéneres europeus (e não só) como são os casos de Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Marrocos e Turquia.

Mais subsídios e contribuições para esta cíclica discussão, alguém?

O problema não está nem na aeronave, nem na entidade que a quer pilotar, que neste caso é a FAP. O problema baseia-se sempre na mesma coisa a corrupção, os interesses que os governantes tem nessas empresas que fornecem um serviço que ao que parece o estado não consegue fazer. 

Mais uma vez digo as aeronaves do estado deveriam estar sobre o domínio da FAP e não divididas como acontece hoje.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #321 em: Agosto 09, 2016, 02:55:03 pm »
É muito mais fácil comprar uma frota automóvel nova em folha de 2 em 2 ou mesmo de 4 em 4 anos para quem nos governa :)
E é engraçado que raramente é notícia, talvez pelo facto das viaturas serem sempre muito semelhantes e muito recentes (um Mercedes SL é trocado por outro SL), que os tugas nem dão conta que as matrículas mudam :)

Por acaso foi uma coisa que nunca percebi no estado, haver uma centralização de recursos e manutenção, não só de aeronaves, como edifícios (porque é que em cada cidade e vila nacional, tem de haver um edifício para a Segurança Social, outro para as Finanças, para a sede do Município, para a PSP/GNR, para os tribunais, para uma conservatória/Registo, etc..... não podiam logo construir de raiz um edifício único que albergasse todas essas instituições? Poupavam muitos milhões de euros pelo país a fora! E o cidadão escusava de fazer um rallye papper pela localidade para tratar..... de uma venda de um terreno, por exemplo!

Sem dúvida que os meios aéreos deveriam estar na FAP, bem como a manutenção das aeronaves, no que é possível fazer cá. Mas os políticos nacionais estão dispostos a abdicar das suas comissõeszitas!?
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #322 em: Agosto 09, 2016, 03:18:53 pm »
Não querendo ser provocador mas antes incentivador da discussão, temos as regiões Centro e Norte de Portugal Continental a arder juntamente com a Região Autónoma da Madeira e pouco se tem aqui debatido acerca disso.  :P

Populações e bombeiros queixam-se da falta de meios aéreos, um assunto sempre recorrente nesta altura todos os anos e que depois "congela" no Outono, Inverno e Primavera, havendo mesmo um diário sensacionalista que hoje afirma na sua capa que o Governo estará supostamente a poupar os meios aéreos.

Soube-se também esta manhã que dois Canadair da Força Aérea Espanhola são aguardados no Minho para ajudar no combate às chamas, essa "mítica" aeronave sempre tão falada - e desejada - em Portugal mas que por mais vezes que seja apresentada pelo fabricante em Figo Maduro nunca consegue assegurar uma encomenda em terras lusas. Até porque segundo alguns pseudo-analistas será um aparelho desadequado à realidade portuguesa, porém serve com distinção em países congéneres europeus (e não só) como são os casos de Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Marrocos e Turquia.

Mais subsídios e contribuições para esta cíclica discussão, alguém?

O problema não está nem na aeronave, nem na entidade que a quer pilotar, que neste caso é a FAP. O problema baseia-se sempre na mesma coisa a corrupção, os interesses que os governantes tem nessas empresas que fornecem um serviço que ao que parece o estado não consegue fazer. 

Mais uma vez digo as aeronaves do estado deveriam estar sobre o domínio da FAP e não divididas como acontece hoje.

Claro que é uma aeronave desadequada, quando for comprada, apenas por uma vez dará luvas a alguns, enquanto que os alugueres anuais meus srs são outra ESTÒRIA................................................

https://www.noticiasaominuto.com/pais/635870/dois-avioes-canadair-espanhois-esperados-em-viana-do-castelo

E eu voto a favor.

O CL215 que anexo fotos quando esteve há uns anos, não no Figo Maduro, que de aeródromo só tem mesmo o nome, pois não é mais que uma simples placa de estacionamento de aeronaves, mas no antigo parque Delta, onde aproveitei e depois de falar com a tripulação, saquei umas fotos do bicho.

É uma excelente aeronave de combate a incêndios que não só já deveria ter sido adquirida pelos nossos corruptos e incapazes governantes, para que durante o período de incêndios os combatesse, mas e também como poderiam, á imagem do que acontece em Espanha, ser alugados a outros países, como nós, para combater os referidos incêndios, e, tendo a capacidade no caso do 415, de efectuar patrulhamento marítimo e até SAR durante as épocas ditas baixas, dos incêndios claro, mas----------------------- Outros valores mais altos se ALevantam, como LVC nos Lusíadas bem cantou !!!

Ainda estou para descobrir onde andam os dois CL215/415 comprados pelos governos anteriores deste país e tão apregoados por essa comunicação social !!!! blx2x1

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/governo-vai-comprar-dois-canadair-e-equipamento-de-11-milhoes-para-bombeiros-1626259

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=143306

https://www.noticiasaominuto.com/pais/180393/portugal-quer-comprar-dois-avioes-canadair-para-combate-a-incendios

http://www.bps.pt/2015/01/03/fundos-europeus-pagam-dois-avioes-de-combate-a-incendios/

http://www.segurancaonline.com/noticias/detalhes.php?id=2836


















Portugal continua no seu melhor, a ser desgovernado por esta cambada de politicozecos de pacotilha !!!!
DEIXA ARDER !!!!!!

Desculpem a qualidade das fotos

Abraços
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 03:39:52 pm por tenente »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #323 em: Agosto 09, 2016, 04:31:49 pm »
Para mim, uma mistura de CL415 e AT-802 seria o ideal. Não acho que as duas aeronaves sejam incompatíveis. Aliás, alguns dos países mediterrânicos citados possuem ambos os tipos, como Espanha, Itália e Croácia.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #324 em: Agosto 09, 2016, 05:21:56 pm »
Amigo Tenente, as suas fotos do CL-215 são de que ano exactamente? Pelo menos podiam ter apresentado um CL-215T...  ::)

Quando mencionei Figo Maduro estava a referir-me a uma ocasião, salvo erro em 2005, em que a Bombardier apresentou sim ao Estado Português o CL-415 Superscooper. Sinceramente não me recordo de mais dados.

Os aparelhos anfíbios da hoje Bombardier estarão pelo menos a ser avaliados pelo Estado Português há mais de vinte anos, o que só vem sustentar o que muitos aqui escrevem sobre negociatas de bastidores que em muito prejudicam o superior interesse do país. Isto, claro, para além de outras questões ligadas à política florestal e que não são menos importantes.

Citar
Canadair prepares CL-415 upgrades

20 September, 1995

Graham Warwick/ATLANTA

CANADAIR IS PLANNING a series of improvements to the CL-415, which will increase the fire fighting aircraft's utility and provide the basis for the development of planned special-mission variants.

The Bombardier subsidiary says that upgrades now being defined include tail anti-icing and cabin air-conditioning, allowing year-round operations, and a larger aft cargo-door. Canadair sees a market with fire fighting customers for an enhanced aircraft and is considering offering the upgrades for retrofit. The improved aircraft would form the basis for special-mission variants being discussed with countries such as the Philippines and Turkey.

Bombardier has sold two used CL-215 fire fighting aircraft to the Newfoundland provincial government, which already operates four of the piston-powered water bombers. The aircraft were formerly operated by the Quebec government, which is returning its CL-215s as it takes delivery of turboprop-powered CL-415s.

The CL-215s are now in Portugal, where they are on short-term lease for evaluation by the country's fire fighting agency. A third aircraft, which was on lease to Sweden for evaluation of its performance on fire fighting and coast guard missions, is now also based in Portugal. The Portuguese evaluation is scheduled to end in October, and Canadair is hopeful of leasing CL-415s to the southern-European nation in 1996.

https://www.flightglobal.com/news/articles/canadair-prepares-cl-415-upgrades-24173/
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #325 em: Agosto 09, 2016, 05:47:55 pm »
Amigo Tenente, as suas fotos do CL-215 são de que ano exactamente? Pelo menos podiam ter apresentado um CL-215T...  ::)

Quando mencionei Figo Maduro estava a referir-me a uma ocasião, salvo erro em 2005, em que a Bombardier apresentou sim ao Estado Português o CL-415 Superscooper. Sinceramente não me recordo de mais dados.

Os aparelhos anfíbios da hoje Bombardier estarão pelo menos a ser avaliados pelo Estado Português há mais de vinte anos, o que só vem sustentar o que muitos aqui escrevem sobre negociatas de bastidores que em muito prejudicam o superior interesse do país. Isto, claro, para além de outras questões ligadas à política florestal e que não são menos importantes.

Citar
Canadair prepares CL-415 upgrades

20 September, 1995

Graham Warwick/ATLANTA

CANADAIR IS PLANNING a series of improvements to the CL-415, which will increase the fire fighting aircraft's utility and provide the basis for the development of planned special-mission variants.

The Bombardier subsidiary says that upgrades now being defined include tail anti-icing and cabin air-conditioning, allowing year-round operations, and a larger aft cargo-door. Canadair sees a market with fire fighting customers for an enhanced aircraft and is considering offering the upgrades for retrofit. The improved aircraft would form the basis for special-mission variants being discussed with countries such as the Philippines and Turkey.

Bombardier has sold two used CL-215 fire fighting aircraft to the Newfoundland provincial government, which already operates four of the piston-powered water bombers. The aircraft were formerly operated by the Quebec government, which is returning its CL-215s as it takes delivery of turboprop-powered CL-415s.

The CL-215s are now in Portugal, where they are on short-term lease for evaluation by the country's fire fighting agency. A third aircraft, which was on lease to Sweden for evaluation of its performance on fire fighting and coast guard missions, is now also based in Portugal. The Portuguese evaluation is scheduled to end in October, and Canadair is hopeful of leasing CL-415s to the southern-European nation in 1996.

https://www.flightglobal.com/news/articles/canadair-prepares-cl-415-upgrades-24173/

Charlie Jaguar, penso que a versão Turboprop não estava disponível, ou que o nosso estado tenha optado pelo 215, já não tenho a certeza, agora já não estou no trabalho mas na sexta vou verificar pela matricula, pois já não me lembro muito ao certo do ano, o que posso afirmar é que é uma aeronave extremamente manobrável e com um payload, leia-se mistura ou mesmo água para combater os FF muito apreciável, cerca de 6000 Lts ainda voamos cerca de uma hora e fora efectuadas amaragens e aproximações/ataques a fogos simulados e, nas saídas dos ataques o acft, demonstrava uma capacidade ascensional muito jeitosa mesmo, nem quero imaginar o que um 415 consegue fazer.
Só nós mesmo para colocar entraves á aquisição de uma meia dúzia destes aparelhos em conjunto com uma dúzia de aeronaves monomotoras, tipo Airtractor ou similares e uma dúzia de Helis e tínhamos o nosso dispositivo aéreo montado e provavelmente se não estivessse pago para lá caminharia.



Durante muitos anos alguns pilotos nossos, da defunta, Aerocondor, iam para Espanha durante o período mais critico, e pilotavam alguns 215 Espanhóis, enquanto que em Portugal, houve anos que até catalinas chilenos tivemos no dispositivo aéreo de combate aos incêndios Florestais, vá-se lá saber porquê.

Abraços

 
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 06:24:57 pm por tenente »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #326 em: Agosto 09, 2016, 06:03:01 pm »
Para mim, uma mistura de CL415 e AT-802 seria o ideal. Não acho que as duas aeronaves sejam incompatíveis. Aliás, alguns dos países mediterrânicos citados possuem ambos os tipos, como Espanha, Itália e Croácia.

Porque é que seriam incompatíveis, quanto a mim complementar-se-iam nada mais.

http://www.environment.gov.sk.ca/adx/aspx/adxGetMedia.aspx?DocID=06f4df9e-a7a4-4923-9e51-d50031e9dca1&MediaID=1455&Filename=Specifications+of+the+Canadair+CL-215.pdf&l=English

http://www.environment.gov.sk.ca/adx/aspx/adxGetMedia.aspx?DocID=2abfbf66-9034-44da-9237-91e11de1b899&MediaID=1453&Filename=Information+on+the+CL-215T.pdf&l=English

O que nos tem vindo a faltar é meios médio/pesados em quantidade suficiente para ao destacados para as frentes mais perigosas, possam com uma meia dúzia de descargas, número muito menor que o número necessários com os AT-802 e afins, e,  consequentemente, em muito menos tempo, logo, libertando mais meios aéreos para outras frentes, resolver ou mitigar em muitos as consequências de um incêndio Florestal.
Os nossos excelentes Bombeiros agradeceriam e de que maneira !!!!

Além da competência que falta aos decisores políticos o que lhes falta é coragem para irem para o terreno e in loco se aperceberem das limitações, e capacidades dos meios terrestres e aéreos que a protecção civil possui, e melhorias que poderiam ser implementadas tanto no dispositivo como na prevenção dos FF, mas quando digo que deveriam ir para o terreno não era para estarem lá uma hora ou duas mas uns dois dias e ouvirem os operacionais no terreno, sentirem o que lhes vai na alma, as suas dificuldades e mais valias, não os especialistas de pacotilha, a botar faladura nas conferências de imprensa.

A liderança á séria é feita a partir da frente, em contacto com a besta, pelo menos foi como eu aprendi, e é mesmo verdade, o exemplo, o bom exemplo vem deste tipo de gente, que sabe que a ordem que deu é executável, pois já esteve na 1ª linha, e já as executou  !!!!

Se os nossos decisores políticos tivessem ao menos um pouco de respeito pelos nossos valorosos Bombeiros......tinham a minha consideração, mas NÃO TEM, NEM O RESPEITO PELAS MULHERES E HOMENS QUE NOS TEM VINDO A PROTEGER, ANO APÓS ANO, NEM A MINHA CONSIDERAÇÃO !!!!!

Abraços 
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 06:15:59 pm por tenente »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #327 em: Agosto 09, 2016, 07:29:22 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #328 em: Agosto 09, 2016, 07:38:00 pm »
Vale o que vale..

Anda a circular esta petição:

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #329 em: Agosto 09, 2016, 10:34:53 pm »
A Força Aérea vai transportar bombeiros e INEM para a Madeira.