BD de Salazar

  • 0 Respostas
  • 1738 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
BD de Salazar
« em: Outubro 28, 2006, 07:03:15 pm »
Citar
BD: "Salazar, agora na hora da sua morte" retrata um "ditador absurdo"

Lisboa, 28 Out (Lusa) - O romance em banda desenhada "Salazar, agora na hora da sua morte" é "uma leitura livre sobre uma figura histórica, absurda e obsessiva", afirmou hoje João Paulo Cotrim, autor do argumento, à agência Lusa.

      O livro, premiado hoje pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, tem texto do jornalista João Paulo Cotrim e desenho de Miguel Rocha.

      A obra, cuja ideia partiu da editora Parceria AM Pereira, é uma novela gráfica que aborda a vida de Salazar, desde a infância até à queda no poder.

      "É um olhar que respeita a personagem, um ditador algo absurdo que é o resultado de um determinado momento histórico", explicou João Paulo Cotrim.

      Ao nível gráfico, o livro foi totalmente desenhado no computador, com infografias, colagens e montagens, recorrendo a fotografias e recortes de jornais, numa técnica que Miguel Rocha utiliza pouco na sua obra artística.

      A imagem que atravessa todo o livro é feita ainda de traços esfumados, desfocados, em tons monocromáticos e sombrios, com preto, branco e ocre, e com uma unidade gráfica "que ajuda a definir a imagem de Salazar", explicou Miguel Rocha à agência Lusa.

      Na obra também são utilizados diversos tipos de letras, para diferenciar os diversos discursos presentes na história.

      Com este álbum, de mais de 200 páginas, os autores pretenderam "humanizar a figura de Salazar, para o tirar da categoria dos mitos, porque foi uma figura histórica num tempo histórico", sublinhou João Paulo Cotrim.

      "É altura de o matar de vez e de o colocar no seu lugar histórico, porque a sensação que dá é que ainda não estamos reconciliados com o passado", opinou o autor.

      João Paulo Cotrim e Miguel Rocha estarão no domingo no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora numa sessão de autógrafos, mas o lançamento oficial da obra está marcado para segunda- feira.

      A apresentação, a cargo de Guilherme de Oliveira Martins, decorrerá no Ministério das Finanças, "um dos locais onde o fantasma de Salazar ainda deve passar alguns tempos", como ironizou Cotrim.

      João Paulo Cotrim, de 41 anos, jornalista, dirigiu a Bedeteca entre 1996 e 2002, assim como o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada.

      Editou vários livros, entre os quais o ensaio "Stuart - A Rua e o Riso", "Fotobiografia de Rafael Bordalo Pinheiro", "" Esquina", com desenhos de Pedro Burgos, e "História de um segredo", com André Letria.

      Miguel Rocha, 38 anos, autor de banda desenhada, assinou títulos como "Beterraba - a vida numa colher", "As pombinhas do sr. Leitão", "Março" e "Eduarda".

Citar
Banda Desenhada: Livro sobre Salazar eleito o melhor pelo Festival da Amadora

Lisboa, 28 Out (Lusa) - "Salazar, agora na hora da sua morte", de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha, foi eleito o melhor álbum, argumento e desenho português pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), anunciou hoje a organização.

      O livro arrecadou os três principais prémios nacionais da 17/a edição do Festival de BD, que decorre na Amadora até 05 de Novembro.

      João Paulo Cotrim, jornalista e ex-director da Bedeteca, é distinguido pelo argumento, enquanto Miguel Rocha, já premiado anteriormente pelo FIBDA, é galardoado pelo desenho.

      "Salazar, agora na hora da sua morte", história inédita em torno da figura de António de Oliveira Salazar, tem a chancela da editora Parceria AM Pereira, que retoma a edição de banda desenhada.

      A estas três distinções junta-se o "prémio juventude", atribuído pelos alunos de uma turma de artes visuais de uma escola da Amadora.

      "Salazar, na hora da sua morte" será apresentado oficialmente na segunda-feira no Ministério das Finanças, com a presença de Guilherme de Oliveira Martins.

      O júri deste ano do FIBDA atribui ainda o prémio de melhor álbum estrangeiro a "Cidade de Vidro", de Paul Auster, adaptado por Paul Karasik e David Mazzucchelli.

      "Cidade de Vidro", novela gráfica adaptada a partir de um texto do livro "Trilogia de Nova Iorque", de Auster, foi editado em Portugal pela Asa.

      Alain Corbel, ilustrador francês a viver em Portugal há quase dez anos, foi distinguido com o galardão de melhor ilustração para literatura infantil com o álbum "A Máquina Infernal".

      Editado pela Editorial Caminho em Outubro de 2005, o livro já tinha merecido no ano passado uma menção especial do júri do Prémio Nacional de Ilustração.

      Matt Groening, criador da série televisiva animada "The Simpsons", é premiado na categoria de melhor álbum de tiras humorísticas pelo livro "O Amor é um inferno", editado pela Gradiva.

      O prémio "clássicos da nona arte" é atribuído este ano a "História de Ÿ", de Guido Crepax, pela Marginália Editoria, e o melhor fanzine é, segundo o júri do FIBDA, "O Menino Triste: Os livros", segundo volume de uma obra de edição de autor criada por João Mascarenhas e que já esteve em exposição no FIBDA de 2005.

      Os prémios são atribuídos hoje nos Recreios da Amadora.

      O 17/o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, dedicado este ano a "17 graus periféricos e o resto do mundo", decorrerá até 05 de Novembro em vários locais da Amadora, com o núcleo central localizado no Fórum Luís de Camões.


"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito