Idade da Estupidez?

  • 0 Respostas
  • 1054 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Idade da Estupidez?
« em: Abril 03, 2006, 09:03:54 am »
Citar
Viana: acusados de roubar estudantes ouvem sentença

O Tribunal Judicial de Viana do Castelo lê hoje, pelas 14:00, a sentença de dois jovens, de 20 e 21 anos, acusados de dez roubos a estudantes nas ruas daquela cidade.

Segundo a acusação do Ministério Público, os crimes remontam à segunda quinzena de Novembro de 2003, usando os arguidos, naturais de Barcelos, uma arma branca para consumar os assaltos.
As vítimas dos dez casos em julgamento foram alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, a quem os arguidos, sob a ameaça de uma faca ou de uma navalha, obrigavam a entregar-lhes os telemóveis, as carteiras e tudo o mais que tivessem de valor.~

Um deles foi detido pela PSP junto à Estação de Caminhos-de-Ferro, após ter roubado três rapazes, enquanto que o outro conseguiu fugir para Barcelos, sendo capturado no dia imediato.

Em tribunal, os arguidos confessaram a autoria dos assaltos, mas negaram a utilização de qualquer arma, acrescentando que faziam os assaltos como forma de «conseguir dinheiro fácil» para a compra de droga, já que à data dos factos eram toxicodependentes.

Nas alegações finais, o delegado do Ministério Público disse que «se calhar, não fazia nada mal que os arguidos passassem quatro anos e meio ou cinco anos na prisão», mas admitiu que, face às suas idades, poderá também ser «juridicamente defensável» uma pena de três anos suspensa na sua aplicação.

Uma suspensão que, no entanto, terá que ser acompanhada de «uma imposição forte para que se façam à vida de outra maneira» e que durante o tempo da pena sejam vigiados «sem dó nem piedade».

«Dar-se-á assim a esta rapaziada uma oportunidade que não sei se merecerá», acrescentou o magistrado.

O procurador salientou a gravidade dos crimes praticados pelos arguidos e criticou-os por não colaborarem para a descoberta da verdade, não pedirem desculpa às vítimas, não darem provas de arrependimento e não apresentarem provas de uma sólida vontade de reinserção social.

Os advogados dos dois arguidos pediram pena suspensa, já que, como salientou um deles, os crimes foram praticados na «chamada idade da estupidez».

Diário Digital / Lusa

03-04-2006 6:38:00


   http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=222146

 
    E eu a pensar que era o periodo da adolescencia....epá..20 anos..já não é bem adolescente, e daí para os advogados de defesa esta deve ir desde o nascimento até á senilidade (aí uma pessoa já não é responsável totalmente pelos seus actos).

   ...eles que fiquem cá fora que é como a gente gosta (ou não!!)