A tendencia actual é sistemas modulares (sempre que possivel)
qualquer viatura pode ser blindada (o nivel de blindagem dos hummers subiu de forma astronomica), e a viatura ser alta não é so inconvenientes pois aumenta o campo de visão, e se lhe meterem uma cabine blindada o sistema de armas fica mais elevado (e digo mais, quanto mais alta é a viatura, melhor a taxa de sobrevivencia contra um ataque de uma Mina ou IED).
Se um chassi protege contra uma mina anticarro de sopro com cerca de 10kg de explosivo, de certeza protegera contra uma uma mina de salto e fragmentação (em português diz se bailarina) ou mina de fragmentação direcional (a mais conhecida é a claymore americana, apesar de longe não ser a mais potente). Se me disseres que não resiste a uma mina anticarro de efeito Miznar Shirdin vertical ou uma mina anticarro off rout, ai ja teria que concordar (mas para dizer a verdade poucas coisas abaixo de Carros de Combat com reforço resistem).
Os americanos, canadianos, ingueleses etc, estão a adequirir viaturas MRAP para substituir nos TO os Hummers e parte dos jeeps. O que importa é a missão e ter o material mais adaptado a ela.
quando se critica um equipamento tem que se saber quais as variaves e qual a prioridade ao nivel de protecção do projecto.
(mais uma vez, estou me a basear nos meus conhecimentos militares, não li as especificações da viatura)