Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 3813 Respostas
  • 472017 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #660 em: Outubro 21, 2020, 11:48:43 pm »
John, pensa la um pouco comigo.

Então nos nao temos 50 milhões para um imprescindível AOR, navio que deveria, a par dos submarinos, ser a primeira prioridade da marinha e iamos arranjar 300 milhões para dois ab's, com cerca de trinta anos, que viriam daqui a quê, cinco ou mais anos ?
Nao acho grande negócio nem uma prioridade para uma Marinha como a nossa.

Abraços

Mas neste momento em que falamos, o que não é uma prioridade na Marinha? Todos os programas estão atrasados 10 anos ou mais, face ao que devia ter sido feito, logo todos os programas são prioritários.

Mas eu ainda estou à espera de uma sugestão genial, que não seja esperar 10/15 anos para finalmente substituir as VdG por fragatas novas.   É que vamos ficar 10 anos (o mais realista é serem 15) a gramar com 5 fragatas obsoletas quando estas deviam começar a ser substituídas em 2025. Não sei bem se estão a ver o que é mais 10/15 anos a vermos evolução tecnológica a passar-nos ao lado, a juntar ao facto das nossas fragatas já estarem 20/30 anos atrasadas no tempo...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #662 em: Outubro 22, 2020, 07:37:30 am »
:guitar: :guitar: :guitar: :guitar: :mala: :mala: :mala: :mala:

Estávamos a falar tão bem da EPC e tinham de vir as AB....

É a Marinha com ABs e eu com Simone Simons :mrgreen: e mesmo assim se calhar as minhas chances são maiores.

Já cansa essa conversa , já agora pensem nuns Zumwalt
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #663 em: Outubro 22, 2020, 08:43:48 am »
:guitar: :guitar: :guitar: :guitar: :mala: :mala: :mala: :mala:

Estávamos a falar tão bem da EPC e tinham de vir as AB....

É a Marinha com ABs e eu com Simone Simons :mrgreen: e mesmo assim se calhar as minhas chances são maiores.

Já cansa essa conversa , já agora pensem nuns Zumwalt

A continuar assim ja pouco faltará e porventura dois seriam poucos.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #664 em: Outubro 22, 2020, 08:46:07 am »
John, pensa la um pouco comigo.

Então nos nao temos 50 milhões para um imprescindível AOR, navio que deveria, a par dos submarinos, ser a primeira prioridade da marinha e iamos arranjar 300 milhões para dois ab's, com cerca de trinta anos, que viriam daqui a quê, cinco ou mais anos ?
Nao acho grande negócio nem uma prioridade para uma Marinha como a nossa.

Abraços

Mas neste momento em que falamos, o que não é uma prioridade na Marinha? Todos os programas estão atrasados 10 anos ou mais, face ao que devia ter sido feito, logo todos os programas são prioritários.

Mas eu ainda estou à espera de uma sugestão genial, que não seja esperar 10/15 anos para finalmente substituir as VdG por fragatas novas.   É que vamos ficar 10 anos (o mais realista é serem 15) a gramar com 5 fragatas obsoletas quando estas deviam começar a ser substituídas em 2025. Não sei bem se estão a ver o que é mais 10/15 anos a vermos evolução tecnológica a passar-nos ao lado, a juntar ao facto das nossas fragatas já estarem 20/30 anos atrasadas no tempo...

Mas é preciso sujestao genial ????

O que é preciso é vontade de investir porque dinheiro no OD há.

E, já agora, qual dos Ramos das FFAA, não está atrasado tecnologicamente 10 ou mesmo até 15 ou mais anos ??

Salvo raríssimas excepções, nenhum equipamento/armamento das FFAA, sofre actualizações significativas durante o seu ciclo de vida útil, é um mal geral do qual sabemos a origem e o porquê.



« Última modificação: Outubro 22, 2020, 08:51:29 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #665 em: Outubro 22, 2020, 10:18:52 am »
Até 2030 só haverá (se não for cativado, etc) o dinheiro da LPM, logo temos o quê? 120 milhões "MLU" da VdG e 150 milhões para o LPD... destes 270 milhões (mais venda das VdG) consigam 1 AOR e 2 fragatas - e vender 3 Meko não deve ser a mesma coisa que um Corsa no OLX  ::)

Já nem falo no tempo necessário para arranjar navios usados de entrega imediata "padrão NATO"  :mrgreen:, tempo e despesas com deslocações para decidir e inspeccionar, mudar a lei... arranjar forma de comunicar ao "povo" o adiar do adorado LPD, que não apaga fogos florestais mais é a coisa mais próxima de uso para a (também adorada) Protecção Civil.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #666 em: Outubro 22, 2020, 12:00:19 pm »
Mas é preciso sujestao genial ????

O que é preciso é vontade de investir porque dinheiro no OD há.

E, já agora, qual dos Ramos das FFAA, não está atrasado tecnologicamente 10 ou mesmo até 15 ou mais anos ??

Salvo raríssimas excepções, nenhum equipamento/armamento das FFAA, sofre actualizações significativas durante o seu ciclo de vida útil, é um mal geral do qual sabemos a origem e o porquê.

É pois, eu gostava de ver a Marinha a receber navios novos antes de 2030 em vez deste "empurrar com a barriga" constante. Neste momento já se deviam estar a assinar contratos para novos navios, para o primeiro entrar ao serviço em 2025. Mas é isso que vão fazer? Não, vamos ser "mirones" em mais um programa internacional, e entretanto aguentamos com o zero naval até 2030, "só porque sim". Não é por nada, mas podíamos ter 20 AOR e 20 LPDs, o zero naval mantinha-se pois a capacidade de combate é praticamente nula.

Mas eu concordo contigo, que é preciso vontade de investir, mas já não vejo isso acontecer, nem vejo pressões de ninguém da Marinha para se procurar navios novos o mais depressa possível. Eu, gostando das EPC e tantos outros conceitos, ainda acho que o prazo é problemático se mantiverem o plano de receber navios novos de 2030 em diante.

Até 2030 só haverá (se não for cativado, etc) o dinheiro da LPM, logo temos o quê? 120 milhões "MLU" da VdG e 150 milhões para o LPD... destes 270 milhões (mais venda das VdG) consigam 1 AOR e 2 fragatas - e vender 3 Meko não deve ser a mesma coisa que um Corsa no OLX  ::)

Já nem falo no tempo necessário para arranjar navios usados de entrega imediata "padrão NATO"  :mrgreen:, tempo e despesas com deslocações para decidir e inspeccionar, mudar a lei... arranjar forma de comunicar ao "povo" o adiar do adorado LPD, que não apaga fogos florestais mais é a coisa mais próxima de uso para a (também adorada) Protecção Civil.

Por esse valor não arranjam 2 fragatas de jeito em lado nenhum, ainda por cima reduziam o número de navios ainda mais. Quanto muito o Wave e o resto da verba era "cativada".
A verdadeira perda foi a "nega" que deram às duas FREMM italianas.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #667 em: Outubro 22, 2020, 12:02:31 pm »
Mas as FREMM foram mesmo propostas ou é mais um mito urbano estilo Arleigh Burke?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #668 em: Outubro 22, 2020, 12:08:18 pm »
Mas as FREMM foram mesmo propostas ou é mais um mito urbano estilo Arleigh Burke?

é mais isso nada há de concreto sobre essa oferta, se é que existiu, que eu saiba, o que há é vontade em ter esse tipo de navios e não passa disso.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #669 em: Outubro 22, 2020, 12:13:56 pm »
Só os do topo da "cadeia alimentar" é que saberão com toda a certeza. Mas nem me parece descabido que os italianos andassem a sondar alguns países para ficar com elas. E olhando para o estado da nossa Marinha, com 5 fragatas da mesma idade, é fácil perceber que seríamos um potencial cliente.  ::)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #670 em: Outubro 22, 2020, 12:16:32 pm »
essa aquisição seria muito boa, mas como não há vontade ficaremos mais uns anos a navegar com chassos !!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #671 em: Outubro 22, 2020, 12:27:35 pm »
Exacto, seria uma aquisição de qualidade e atempada. Depois era fazer como o Egipto acabou por fazer, encomendar mais novas (3 no nosso caso). Com um contrato mais alargado, talvez conseguíssemos uma redução do preço nestas duas primeiras.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #672 em: Outubro 22, 2020, 12:38:19 pm »
cinco fragatas seria o minimo dos minimos a considerar, quanto ao dinheiro se o orçamento das FFAA tem como objectivo 20% para investimentos, se contabilizarmos essa percentagem a partir de 1,5% do PIB, teremos cerca de 600 milhões/ano para as compras o que em dez anos totalizaria só 6.000 milhões, e só nos resta imaginar os equipamentos que não se comprariam se as FFAA tivessem 600 milhões/ano para tal. ::)

è por este motivo e por outros, que eu digo que dinheiro há, não há é vontade para modernizar as FFAA, tanto por parte dos politicozecos de pacotilha como das altas chefias, por anuência/subserviência aos seus chefes directos !!! :bang:

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #673 em: Outubro 22, 2020, 01:06:58 pm »
Aí é que está. Nem precisávamos de 2% do PIB para ter umas FAs decentes. Mas enquanto não se mudar a perspectiva das FA, torna-se complicado.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #674 em: Outubro 22, 2020, 01:37:26 pm »
Enquanto a perspectiva politica não mudar...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."