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F-35
46 (40.4%)
Rafale
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Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1290 em: Dezembro 10, 2017, 02:39:18 pm »
Com um país e um povo que cada vez menos tem consciência de si próprio e em que a juventude é cada mais "cosmopolita" e "globalizada (https://www.publico.pt/2017/04/24/sociedade/opiniao/jovens-o-mundo-e-o-futuro-1769578) e para não dizer emasculada, afinal o que se pretende defender?
Este é um povo que não se quer defender. É um povo decadente e que é levado a isso pelas "elites" que o dinheiro estrangeiro consegue comprar.
É por isso que estas discussões sobre equipamentos que custam centenas de milhões de € são irrelevantes.
A questão de fundo é cultural, caralho!
A escolha dos caças é o menor dos problemas, irra!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1291 em: Dezembro 10, 2017, 03:07:00 pm »
Com um país e um povo que cada vez menos tem consciência de si próprio e em que a juventude é cada mais "cosmopolita" e "globalizada (https://www.publico.pt/2017/04/24/sociedade/opiniao/jovens-o-mundo-e-o-futuro-1769578) e para não dizer emasculada, afinal o que se pretende defender?
Este é um povo que não se quer defender. É um povo decadente e que é levado a isso pelas "elites" que o dinheiro estrangeiro consegue comprar.
É por isso que estas discussões sobre equipamentos que custam centenas de milhões de € são irrelevantes.
A questão de fundo é cultural, caralho!
A escolha dos caças é o menor dos problemas, irra!

Mas isso já nos sabemos e não adianta lutar contra, se vamos a pensar assim então que se dissolvam as FA´s, e que se façam mais uns estádios de futebol que é isso que o povo gosta!


Voltando ao tema,

“If you are not interoperable you are: Not on the net; Not contributing, Not
benefiting, Not part of the information age”



Mesmo que a FAP encare como natural a substituição do F-16MLU, deverá ter em
conta as seguintes qualidades no novo SA (Maj Dionísio):
Regressão, Eficiência, Integrável, Actualizável, Sustentável, Stealth;



A participação de Portugal em missões NATO está logo à partida condicionada e
nunca é de acordo com os desejos dos militares45. Apesar do F-16MLU ser actualmente uma
plataforma equilibrada e credível para participação em missões da NATO, a participação
deste SA tem sido reduzida, logo em 2025 a manter-se o F-16MLU com as capacidades
que hoje possui, essa participação poderá ser menos efectiva. Como frisou o MGen Aires,
não será de todo provável que o F-16MLU deixe de cumprir os requisitos NATO46, contudo
outros entrevistados defendem que os requisitos operacionais serão mais exigentes e
como tal será um SA limitado.



Como afirma o Cor Francisco, por volta de 2025 os TO estarão repletos de SA
com capacidade stealth, sistemas de defesa aérea sofisticados e o F-16MLU não estará
preparado para essas evoluções. Assim para lidar com TO com estas características só
com SA eficazes e de última geração, conferindo ao mesmo tempo às FA as necessárias
capacidades que lhe permitam operar num largo espectro de actuação. Só assim se justifica
que, por exemplo, algumas EPAF tenham optado pela substituição do F-16MLU, não só
pela obsolescência, mas também porque, um sistema tipo o F-35 integra capacidades que
superam em muito as fornecidas por plataformas recentes como é caso do EF-2000 ou
mesmo F-16 Bloco 60. Face a estas premissas pode-se validar a H3



As aeronaves de quinta geração (5G) vêm revolucionar por completo o conceito de
aeronave de combate, já que o seu poder não se contabiliza pela quantidade de armamento
que levam, mas pela informação que colocam na rede. A combinação da capacidade
stealth aliada a sensores sofisticados integrados com armas, comunicações, aviónicos,
sistemas computorizados, permitem a estes SA efectuar Information Surveillance and
Reconaissance (ISR), SEAD, Target Aquisition (TA) mais rápido e melhor que aviões de
quarta geração (4G), assegurando uma melhoria nas capacidades de C2, tornando-se
autênticos multiplicadores de força (LAIRD, 2009).


A realidade é esta, se quizermos estar na linha da frente, senão quizermos, (que é o mais provável), vamos continuar de MLU até começarem a cair de velhos.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1292 em: Dezembro 10, 2017, 08:18:40 pm »
O que venho sabendo, o F16 no caso Português a modernização será extendida até ao limite, das actualizações existentes!

Neste momento há vontade política para continuar a modernizar os F16, agora comprar um caça novo, vai ser necessário muito jogo de cintura ou então que aparece uma compra de ocasião!

No último hotblade falava-se nos eurofighters, eu acho um erro, até porque é um caça caro de se manter se a Austria não consegue não vejo Portugal a conseguir!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1293 em: Dezembro 11, 2017, 10:48:21 am »
O que venho sabendo, o F16 no caso Português a modernização será extendida até ao limite, das actualizações existentes!

Neste momento há vontade política para continuar a modernizar os F16, agora comprar um caça novo, vai ser necessário muito jogo de cintura ou então que aparece uma compra de ocasião!

No último hotblade falava-se nos eurofighters, eu acho um erro, até porque é um caça caro de se manter se a Austria não consegue não vejo Portugal a conseguir!

Não é a primeira vez que se fala de Eurofighters, Tranche 1 ainda por cima, mas isso seria um erro terrível como bem disseste, não só pelo custos de operação como pela configuração limitada desses aparelhos, já de si em segunda-mão, que apenas dariam para combate ar-ar.

Acho muito difícil que o F-16V não venha a ser a realidade da futura FAP. Tal opção daria tempo ao F-35 para maturar, para se conhecer a fundo todas as suas virtudes e defeitos, e depois sim decidir-se se é esse o caça de 5ª Geração a adquirir.

Com o avanço da tecnologia radar na Rússia e China (e o regresso dos sistemas IRST), a capacidade stealth do Lightning II será cada vez menos importante, e se este caça quiser ser uma ameaça credível terá sempre de ter carga suspensa, o que anula essa invisibilidade ao radar. Gripen NG ou então Rafale F4 seriam melhores opções, na minha opinião.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1294 em: Dezembro 11, 2017, 10:03:03 pm »
O que venho sabendo, o F16 no caso Português a modernização será extendida até ao limite, das actualizações existentes!

Neste momento há vontade política para continuar a modernizar os F16, agora comprar um caça novo, vai ser necessário muito jogo de cintura ou então que aparece uma compra de ocasião!

No último hotblade falava-se nos eurofighters, eu acho um erro, até porque é um caça caro de se manter se a Austria não consegue não vejo Portugal a conseguir!

Não é a primeira vez que se fala de Eurofighters, Tranche 1 ainda por cima, mas isso seria um erro terrível como bem disseste, não só pelo custos de operação como pela configuração limitada desses aparelhos, já de si em segunda-mão, que apenas dariam para combate ar-ar.

Acho muito difícil que o F-16V não venha a ser a realidade da futura FAP. Tal opção daria tempo ao F-35 para maturar, para se conhecer a fundo todas as suas virtudes e defeitos, e depois sim decidir-se se é esse o caça de 5ª Geração a adquirir.

Com o avanço da tecnologia radar na Rússia e China (e o regresso dos sistemas IRST), a capacidade stealth do Lightning II será cada vez menos importante, e se este caça quiser ser uma ameaça credível terá sempre de ter carga suspensa, o que anula essa invisibilidade ao radar. Gripen NG ou então Rafale F4 seriam melhores opções, na minha opinião.

Essa questão dos Eurofighter parece-me mais uma "balela" que alguns militares soltam nesses eventos para os "fan boys" como nós comerem...Acho que andar de MLU para Tranche 1 seria andar para trás, a menos que fizessem um MLU para tranche 4, de modo a operar armas ar-terra inteligentes... Para isso mais vale termos F-16MLU.

Agora, o que tenho visto e ouvido das chefias da FAP, é que querem estar "inseridos" no cerne da NATO, no que toca ao "air power", veja-se como fomos postos de lado em 1999, pois os nossos F-16A, eram mesmo isso...A, limitamos-nos a escoltar KC-135 e KC-10

Os F-35, são vetores poderosos, mesmo so com o armamento da "Internal-bay", com JDAM, JDAM-ER, JSOW/JSOW-ER, e futuramente com as SDB e afins.

Relativamente a ter F16V até 2040 0u 2045, signifca chegar a essa altura, e adquirir avião de 5 geração, quando os aliados e EUA estiverem a ir para a 6ª...
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1295 em: Dezembro 12, 2017, 12:23:31 pm »
Agora, o que tenho visto e ouvido das chefias da FAP, é que querem estar "inseridos" no cerne da NATO, no que toca ao "air power", veja-se como fomos postos de lado em 1999, pois os nossos F-16A, eram mesmo isso...A, limitamos-nos a escoltar KC-135 e KC-10

Atenção que os nossos Block 15 OCU na Allied Force levaram a cabo missões importantes, precisamente protegendo HVA (High Value Assets) como os aviões cisterna e os AWACS. Na altura ainda continuavam principalmente vocacionados para Defesa Aérea, e foi só com a retirada de serviço do A-7P nesse mesmo ano de 1999, e no ano seguinte com a ida ao Red Flag, que passaram a cumprir também missões ASFAO.

E em determinada ocasião foram orientados pelo "Magic" (E-3) para interceptar um MiG-29A sérvio, só que o Fulcrum regressou à base por falta de combustível. Portanto não eram assim tão inúteis, até porque em 1999 haviam somente umas poucas dezenas de F-16MLU ao serviço da EPAF.

Sim, também acho que quando atiram o nome do Eurofighter para o ar é para desviar atenções, para não dizer gozar com a cara da pessoa, pois seria o pior negócio possível. Mesmo se fossem os Tranche 3A (a um preço exorbitante), não são adequados à nossa realidade. O JAS-39E/F é um caça perfeitamente encaixável na FAP e, se quiséssemos ir mais longe, o Rafale F4 seria qualquer coisa de extraordinário com todas as capacidades e armamento à sua disposição, além de que ambos podiam ser reabastecidos pelo KC-390.

Mas sendo a doutrina da FAP fortemente orientada pela influência norte-americana, primeiro F-16V e depois logo se verá. Com Espanha e Alemanha como potenciais novos utilizadores do F-35, provavelmente a realidade a partir de 2030/35 será o Lightning II em primeira ou segunda-mãos.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1296 em: Dezembro 13, 2017, 12:28:45 am »
Os Eurofighter Tranche 1 Block 5 não são assim tão incapazes quanto isso, mas concordo que faz mais sentido ir prosseguir com o upgrade dos nossos Viper para a versão V.

Citar
Block 5 supports full air-to-air and initial air-to-ground capabilities. The aircraft is cleared for the 9g envelope as intended, with additional features such as sensor fusion, the full Direct Voice Input, enhanced GPS, and Defensive Aids Sub-System (DASS) countermeasures including automatic chaff and flare dispensers. The radar air-to-surface modes are enhanced with ground mapping, and the aircraft also provides initial FLIR (Forward Looking Infra-Red) capability. Block 5 Eurofighter Typhoon is cleared to carry AMRAAM, ASRAAM, IRIS-T and AIM-9L air-to-air missiles, as well as Paveway II laser-guided bombs and GBU-16s. External fuel tanks are certified for supersonic flight, while air-to-air refueling is cleared for all customer specified tanker types. The British RAF and Italian Air Force received its first Block 5 aircraft in August 2007.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1297 em: Dezembro 13, 2017, 12:03:43 pm »
Os Eurofighter Tranche 1 Block 5 não são assim tão incapazes quanto isso, mas concordo que faz mais sentido ir prosseguir com o upgrade dos nossos Viper para a versão V.

Citar
Block 5 supports full air-to-air and initial air-to-ground capabilities. The aircraft is cleared for the 9g envelope as intended, with additional features such as sensor fusion, the full Direct Voice Input, enhanced GPS, and Defensive Aids Sub-System (DASS) countermeasures including automatic chaff and flare dispensers. The radar air-to-surface modes are enhanced with ground mapping, and the aircraft also provides initial FLIR (Forward Looking Infra-Red) capability. Block 5 Eurofighter Typhoon is cleared to carry AMRAAM, ASRAAM, IRIS-T and AIM-9L air-to-air missiles, as well as Paveway II laser-guided bombs and GBU-16s. External fuel tanks are certified for supersonic flight, while air-to-air refueling is cleared for all customer specified tanker types. The British RAF and Italian Air Force received its first Block 5 aircraft in August 2007.

Não são assim tão incapazes, é verdade, mas não é possível integrar o Meteor, o Maverick e a JDAM. Aliás, quanto a esta última arma, não se percebe a demora na sua integração no Eurofighter. E a modernização para a Tranche 3 tem um custo tão exorbitante que as nações participantes no programa têm optado por adquirir novas células a modernizar as mais antigas.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1298 em: Dezembro 13, 2017, 01:11:42 pm »
Eu sei dessas coisas todas que referiste relativamente ao custo exorbitante dos upgrades, CG, mas a malta, por vezes, é demasiado exigente. Então se ao longo de 12 ou 15 anos só adquirimos duas ou três dezenas de AMRAAM, onde é que íamos arranjar a narta para comprar Meteor? Os Maverick que temos nos paióis já não devem ter muito mais shelf time, a grande lacuna é mesmo o JDAM.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1299 em: Dezembro 13, 2017, 04:26:57 pm »
Os Eurofighter Tranche 1 Block 5 não são assim tão incapazes quanto isso, mas concordo que faz mais sentido ir prosseguir com o upgrade dos nossos Viper para a versão V.

Citar
Block 5 supports full air-to-air and initial air-to-ground capabilities. The aircraft is cleared for the 9g envelope as intended, with additional features such as sensor fusion, the full Direct Voice Input, enhanced GPS, and Defensive Aids Sub-System (DASS) countermeasures including automatic chaff and flare dispensers. The radar air-to-surface modes are enhanced with ground mapping, and the aircraft also provides initial FLIR (Forward Looking Infra-Red) capability. Block 5 Eurofighter Typhoon is cleared to carry AMRAAM, ASRAAM, IRIS-T and AIM-9L air-to-air missiles, as well as Paveway II laser-guided bombs and GBU-16s. External fuel tanks are certified for supersonic flight, while air-to-air refueling is cleared for all customer specified tanker types. The British RAF and Italian Air Force received its first Block 5 aircraft in August 2007.

Não são incapazes, mas comparado com o F-16 MLU que temos não vejo grande evolução para gastarmos dinheiro neles, tem vantagem no ar-ar pois já tem capacidade de incorporar os misseis mais recentes ASRAAM e IRIS-T, os nossos F-16 acho que não, mas todas as outras capacidades mencionadas os nossos F-16 já tem.
« Última modificação: Dezembro 13, 2017, 04:34:30 pm por Lightning »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1300 em: Dezembro 13, 2017, 06:16:32 pm »
Os Eurofighter Tranche 1 Block 5 não são assim tão incapazes quanto isso, mas concordo que faz mais sentido ir prosseguir com o upgrade dos nossos Viper para a versão V.

Citar
Block 5 supports full air-to-air and initial air-to-ground capabilities. The aircraft is cleared for the 9g envelope as intended, with additional features such as sensor fusion, the full Direct Voice Input, enhanced GPS, and Defensive Aids Sub-System (DASS) countermeasures including automatic chaff and flare dispensers. The radar air-to-surface modes are enhanced with ground mapping, and the aircraft also provides initial FLIR (Forward Looking Infra-Red) capability. Block 5 Eurofighter Typhoon is cleared to carry AMRAAM, ASRAAM, IRIS-T and AIM-9L air-to-air missiles, as well as Paveway II laser-guided bombs and GBU-16s. External fuel tanks are certified for supersonic flight, while air-to-air refueling is cleared for all customer specified tanker types. The British RAF and Italian Air Force received its first Block 5 aircraft in August 2007.

Não são incapazes, mas comparado com o F-16 MLU que temos não vejo grande evolução para gastarmos dinheiro neles, tem vantagem no ar-ar pois já tem capacidade de incorporar os misseis mais recentes ASRAAM e IRIS-T, os nossos F-16 acho que não, mas todas as outras capacidades mencionadas os nossos F-16 já tem.

O IRIS-T já pode ser utilizado no MLU desde a OFP, ou Tape, 5.1. Os noruegueses utilizam-no, por exemplo.  ;)




Eu sei dessas coisas todas que referiste relativamente ao custo exorbitante dos upgrades, CG, mas a malta, por vezes, é demasiado exigente. Então se ao longo de 12 ou 15 anos só adquirimos duas ou três dezenas de AMRAAM, onde é que íamos arranjar a narta para comprar Meteor? Os Maverick que temos nos paióis já não devem ter muito mais shelf time, a grande lacuna é mesmo o JDAM.

Vamos ver, caro amigo. Para já o que sei é aquilo que também o Nélson avançou: que há vontade política de avançar para o Viper e que a FAP está de acordo.



P.S. Por falar em IRIS-T, achei a fotografia do patch deste míssil que circulava na Esquadra 301 em 2007/8.

« Última modificação: Dezembro 13, 2017, 06:26:25 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1301 em: Dezembro 13, 2017, 07:18:09 pm »
Vou-te dizer porque é que não via com maus olhos a aquisição de umas duas dezenas de Tranche 1 (a preço de amigo, claro):

- Em 2035 as células mais recentes dos MLU terão 40 anos, enquanto os Typhoon estarão perto dos 30 anos;
- Podíamos ter o Viper como um SA mais orientado para ASFAO e TASMO e o Typhoon para superioridade aérea;
- Podíamos, por exemplo adquirir Sniper para os Viper e passar os Litening para os Typhoon, de acordo com a premissa anterior;
- Quando (ou se) vierem os F-35 não deve haver dinheiro para adquirir mais de 15 células, o que é um número claramente insuficiente, mesmo para as nossas necessidades e o Typhoon seria um bom complemento em termos numéricos e não só;
- Mesmo daqui a 30 anos, o Typhoon ainda será uma plataforma melhor para combate aéreo próximo que o 35.

Isto foi só o que me ocorreu em cima do joelho, mas como não há guito nem Pilavs e isto é capaz de ser demasiado lógico para quem comanda os destinos da nação — olha, que se lixe com F grande.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1302 em: Dezembro 13, 2017, 09:41:22 pm »
Caríssimos, uma outra opção é operar entre 10 a 12 F-35A, na esquadra 201, e 15 a 20 F-16V na esquadra 301, aproveitando as melhores células para modernização. Não esquecer que os aviões do PA II, foram construídos no inicio dos anos 80, e as 8000 hours per frame, por volta de 2030 já devem estar esgotadas..além disso existe a questão das cablagens que começam a dar sinais de alguma velhice nos atuais F-16.

Concordam com a ideia de 2 plataformas?

Na minha opinião é melhor do que só ter 10 a 12 F-35, ou só ter 25 a 30 F-16V... (mesmo que se comprem novos)...

Quanto a questão dos caças como o Rafale F4, Gripen e Typhoon 4, o preço deles novos anda entre os 80 a 90 milhões por avião, o que não é muito longe de um F-35A novo.
 

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Get_It

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1303 em: Dezembro 13, 2017, 11:02:57 pm »
Não consigo nem imaginar e nem fantasiar uma compra de F-35A. Especialmente numa altura em que perdemos as Lajes como moeda de troca e quando temos muitas outras prioridades.

É inimaginável para mim que exista capacidade para operar dois tipos distintos de caças. Não consigo mesmo ver onde é que temos ou teremos o dinheiro para operar uma aeronave como o F-35, mesmo que fossem em segunda-mão.

Consigo é prever uma continuação com o F-16V ou, principalmente fruto da pressão o lobby brasileiro, uma aquisição do Gripen. Mais que isso... não consigo mesmo imaginar devido aos factores financeiros e políticos.

Essas histórias dos generais da FAP a querer F-35 é para mim como o outro que queria 100 Mirage F1.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1304 em: Dezembro 13, 2017, 11:14:06 pm »
Não consigo nem imaginar e nem fantasiar uma compra de F-35A. Especialmente numa altura em que perdemos as Lajes como moeda de troca e quando temos muitas outras prioridades.

É inimaginável para mim que exista capacidade para operar dois tipos distintos de caças. Não consigo mesmo ver onde é que temos ou teremos o dinheiro para operar uma aeronave como o F-35, mesmo que fossem em segunda-mão.

Consigo é prever uma continuação com o F-16V ou, principalmente fruto da pressão o lobby brasileiro, uma aquisição do Gripen. Mais que isso... não consigo mesmo imaginar devido aos factores financeiros e políticos.

Essas histórias dos generais da FAP a querer F-35 é para mim como o outro que queria 100 Mirage F1.

Cumprimentos,

Mas não temos dinheiro, porquê não interessa gastar em defesa?

Quais são as prioridades ?

Porque não podemos, se a Grécia consegue ?

So não podemos se NÃO HOUVER vontade.. não é por falta de dinheiro.
 
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