Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 08:18:42 pm »
1.º Curso de Paraquedistas de 2024 realizou adaptação ao meio aquático incluindo helocasting, com o apoio de um AW119 Koala dos Zangões - Esq. 552 da Força Aérea Portuguesa


2
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:07:14 pm »
Já agora e não sei se sabem, os PPA italianos que o sr dr concerteza considera obsoletos também têm uma rampa na popa para embarque e desembarque de forças especiais



E podem sair drones de superfície e subaquáticos com descrição
3
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 07:38:02 pm »
Faria sentido rearmar os eventuais Bradley com Bushmaster II 30mm?

Li em tempos um artigo com fotos de experiencias dos projeteis de 25 e 30, feitos pelos americanos e mostrava uma diferença considerável, tendo em conta que parece pouca.
É como a diferença imensa do canhão de 30mm para 40mm. O 40mm já pertence a outro campeonato fora dos 25 e 30.
E contudo todas essas viaturas blindadas em geral, podem usar qualquer um deles. E em termos de cadencia, embora altere de uns para outros, mas dado os tipos de projeteis que podem usar, não será tão relevante. Mas viram-se muito para o 35mm por alguma razão. Deve haver um certo equilíbrio

No fundo como está a acontecer algo assim com os calibres de carabina. 5,56mm, 7,62mm e agora o 6,5mm que veio equilibrar, segundo consta, as diferenças



penso que é 6,8
4
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por luis simoes em Hoje às 07:22:53 pm »
Nao me interpretem mal...maioria dos paises europeus e falo só a nivel europeu que é onde estamos localizados paises como Alemanha, suica, Holanda,grecia, entre outros já ha muito que optaram por esta plataforma, nao penso que Portugal está a fazer mal...é um excelente vector, que dá outras soluções e que é altamente sofisticado portanto portanto obviamente que peca por tardio....
Mas ha que aguardar e ver se no meio militar se ouve algum comentario acerca desta noticia...
5
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 07:06:22 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.
Três pontos rápidos:
1.   Dizer que a única vantagem do F-35 é ser stealth é absolutamente errado. O F-35 tem um nível de integração de sensores absolutamente único, e proporciona uma vantagem tão grande em termos de situational awareness e guerra eletrónica, que é por vezes apelidado de mini-AWACS. Não há absolutamente nada de 4ª geração que chegue nem perto.

2.   Dizer que é um risco sermos os últimos a operar não faz sentido nenhum, pelo contrário, sendo os últimos, já nos vamos integrar numa cadeia logística bem estabelecida. Qualquer aeronave tem problemas de manutenção e disponibilidade no início da sua vida e o F-35 não é exceção. Os israelitas, por exemplo, têm atingido taxas de operacionalidade de 90% na operação em Gaza…

3.   Para ficarmos na 4ª geração, mais vale ficarmos com o F-16V, que não é em nada inferior ao Gripen e não implica estabelecer uma nova infraestrutura logística.
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 07:05:25 pm »
Antonov AN-30 Romanian Air Force Takeoff from Lisbon Airport 2024


7
Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 07:00:33 pm »
CdM mas eu não vejo mal nenhum no PNM ter o EH101 em conta, a FAP até pode dizer que não precisa de lá aterrar para cumprir as suas missões diárias de SAR, mas se um dia precisar, já valeu a pena.

Os Noruegueses, que adquiriram AW101 depois de nós, já aterraram com ele num navio... ???

Algum heli teria que se usar para a certificar o PNM, podia ser o Chinook (o mais pesado que anda por ai), podia ser o Lynx (o mais provável que lá aterre), usar os valores do EH101 até me parece ver um bocadinho mais à frente.
8
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 06:58:29 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.
9
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 06:55:01 pm »
https://www.thalesdsi.com/wp-content/uploads/2018/12/Smart-S-Data-Sheet.pdf

Eu tinha descoberto um PDF com o "nosso" radar e muita informação relevante. Colei o link e enviei e agora é que vi que o link é o anterior ao dito PDF.  :N-icon-Axe:

Este é o S-Mk2, os instalados na classe BD são S "apenas"...
10
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por luis simoes em Hoje às 06:53:47 pm »
Boas fazendo fé ha mesma entrevista o mesmo abordou o tema e está eleito o novo candidato para subtítuir nosso F 16A
Pessoalmente penso belissima escolha.. vamos e so aguardar por parte dos governantes a verecidade desta noticia...
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10