Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?

  • 5 Respostas
  • 1651 Visualizações
*

TheLastOfHisName

  • Membro
  • *
  • 2
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Estou interessado em dar uns tiros com armas de fogo: classes B, C ou D num shooting range.
Sei que em Portugal o processo para obter uma licença é bastante demorado - ainda mais sendo eu um cidadão "normal" sem formação apropriada militar...
O que pretendo após ter licença é poder praticar com as armas do shooting range, pois não estou interessado em adquirir uma arma pessoal e sim apenas dar uns tiros num ambiente apropriado.
PS: não sei bem como é o processo dos shooting ranges ou se há aqueles que têm regras diferentes... alguém me esclarece?  :)
 

*

TheLastOfHisName

  • Membro
  • *
  • 2
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?
« Responder #1 em: Setembro 08, 2021, 07:06:22 pm »
Alguém?
 

*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Re: Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?
« Responder #2 em: Setembro 09, 2021, 09:39:57 am »
Por patamares: (i) o primeiro passo é associar-se a um clube federado (podendo consultar o site da Federação Portuguesa de Tiro para consultar a lista de clubes, https://www.fptiro.pt/wp-content/uploads/2020/02/listagem_contactos_clubes_2020.pdf ); (ii) o segundo passo é, por via desse mesmo clube, obter a sua licença federativa de tiro desportivo (sujeito, legalmente, a prova teórica e prática) e, (iii) terceiro passo, na posse desta, junto da DAE (Dpto de Armas e Explosivos) da DN-PSP (Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública), https://seronline.psp.pt/psp/login.pdc , solicitar uma LUPA (Licença de Uso e Porte de Arma). Na posse da sua licença federativa e da sua LUPA estará então em condições de poder praticar tiro desportivo numa carreira de tiro (sendo que a prática de tiro com arma de fogo requer, de acordo com a Lei e regulamento de licenças federativas, o atingimento de resultados mínimos prévios). Alguns Clubes possuem, no âmbito de acções formativas ou de provas de regularidade / renovação de licença, um parque de armas que podem, em tal contexto, ser usadas, sob monitorização de treinadores certificados, pelos seus associados. Não existe em Portugal, como existe por exemplo nos USA, um modelo legal em que existem armas "da carreira de tiro" para serem "alugadas".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, HSMW, Viajante, TheLastOfHisName

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?
« Responder #3 em: Setembro 09, 2021, 10:27:44 am »
A sequência referida pelo P_Mateus está correcta.

Veja na sua área de residência um clube de tiro desportivo reconhecido pela Federação Portuguesa de Tiro.

A categoria que refere não existe em Portugal, é tudo muito mais categorizado e demora anos a poder usar uma arma no mínimo com calibre de 9mm! Tem de começar por baixo.

Já coloquei aqui no passado os passos todos, mas resumidamente tem de:
- Inscrever-se num clube reconhecido;
- Efectuar um exame (tem de estudar a legislação e manuais de tiro desportivo), para poder praticar tiro desportivo;
- Depois de passar o exame, ter as quotas em dia no Clube (e quota anual para a Federação), ter um seguro válido e registo criminal limpo, então sim pede a licença desportiva na PSP;
Aconselho a tratar já dos procedimentos para poder participar em provas ou treinos já em 2022.

Vai começar com a Classe A (calibres .22 ou 5,5mm). E logo à partida já pode participar em várias provas, como pistola .22 (alvos a 25 metros), carabina .22 (alvos a 50 metros) ou mesmo pressão de ar (alvos a 10 metros).
Obrigatoriamente vai ter de fazer 2 provas por ano com juíz de campo inscrito na federação (treinos não contam). Se em algum ano não fizer as 2 provas, volta ao início e começa por fazer novamente o exame!!!!!!

Exemplo de prova ISSF com pistola .22:
Só passados 2 anos é que passa para a classe B (calibres .32), desde que consiga em alguma prova fazer pelo menos 400 pontos de 600 possíveis. E que diga-se de passagem, não é utilizado em Portugal, em provas oficiais.

O que pretende, julgo eu, será o tiro prático, com armas de calibre mínimo de 9mm, classe C - IPSC:
Mas para passar da classe B para a C, tem de conseguir pontuações em provas oficiais muito boas, como 480 pontos em 600 possíveis em pistola (é preciso ser muito bom) ou então 500 pontos em 600 possíveis em carabina Standard (mais fácil de cumprir do que em pistola).

E só depois de ter tido uma prova oficial com estas pontuações é que pode fazer um novo exame para poder praticar tiro prático, classe C, para armas de calibre mínimo de 9mm.
O exame está dividido em 2 partes, a teórica (carácter eliminatório) e a parte prática onde vai fazer uma box no menor tempo possível.

O facto de não ter sido militar é irrelevante e até pode ajudar, por exemplo quando estiver a testar com que mão atira e qual o olho usado para fazer pontaria  :mrgreen:
O mais importante é que obtenha a pontuação máxima seja qual for o seu olho director......
Eu em pistola atiro com a mão direita e aponto com a vista direita (apesar do meu olho director ser o esquerdo), mas com a minha carabina atiro com a mão esquerda e aponto com a vista esquerda, o que trás-me problemas em arranjar a carabina certa para mim (ainda não encontrei, para já utilizo uma semi-automática CZ512, mas estou claramente em desvantagem com os meus colegas com carabinas de ferrolho).

Qualquer dúvida diga e boas provas  :mrgreen:

Alerta, é um vício caro, conte sempre gastar pelo menos 200€ por ano fora a compra da arma (arma .22 toda XPTO custa 1000 a 2000€).

Outra dica, quando o vício começa a acumular armas..... e não quer desfazer-se de nenhuma, depois ainda há a classe D para coleccionadores (atenção, classe D da Federação, porque na PSP a classe é outra, há sempre uma confusão de classes).

Em qualquer ponto da sua evolução desportiva, se em algum ano não fizer 2 provas oficiais (já aconteceu comigo), volta à estaca zero e começa tudo de novo como se fosse a primeira vez....
« Última modificação: Setembro 09, 2021, 10:33:17 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, TheLastOfHisName

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?
« Responder #4 em: Setembro 09, 2021, 03:25:52 pm »
Deixo-lhe mais uns vídeos da moçoila do Tiro Prático nacional, a Ana Bessa  ;)




Um pormenor importante, enquanto que nas provas de precisão .22LR o que interessa é o máximo de pontos conseguido, respeitando o tempo que o atirador tem para disparar. No caso da pistola PSTD .22LR, uma prova tem 60 tiros e divididos em 3 séries. A 1ª série é composta por 4 entradas de 5 tiros cada em 150 segundos (muito tempo), para acertar num alvo de 55cm quadrado a 25 metros. A 2ª série são 4 entradas de 5 tiros cada, com cada entrada com apenas 20 segundos de tempo (aqui já tem de gerir bem o tempo para disparar 5 tiros em 20 segundos e acertar sempre no 10!!!!).
Por fim a 3ª e última série são também compostas por 5 tiros mas a cumprir cada entrada em apenas 10 segundos!!!!!
No fim conseguir 480 pontos em 600 possíveis (60 tiros) com estas restrições, é obra!!!!!!!

O alvo de precisão é este: https://www.waffen-ferkinghoff.com/english/250-issf-target-centre
E aconselho as miras (pistola ou carabina) a acertar para o fundo dos círculos pretos, por causa da ilusão de óptica a dezenas de metros, e evidentemente a bala a acertar no centro  :mrgreen:

Já na carabina tem muitas mais vantagens, a começar pelo facto de lhe darem 1 hora para disparar 60 tiros no alvo a 50 metros, também um quadrado de 55cm de lado!!!!! Miras abertas. Tem em média 60 segundos para dar 1 tiro!

No tiro prático (demonstrado pela Ana Bessa) já é totalmente diferente, importa a precisão do tiro, evidentemente, mas no menor tempo possível e de preferência sem penalizações!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheLastOfHisName

*

P_Mateus

  • Membro
  • *
  • 16
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +6/-0
Re: Preciso de ter arma pessoal para praticar em shooting ranges em Portugal?
« Responder #5 em: Setembro 09, 2021, 04:25:53 pm »
De notar que as modalidades ditas "de grosso calibre" não se resumem ao tiro dinâmico da IPSC - contando com modalidades, de precisão, como sejam as armas de ordenança (curta e longas), pistola sport 9mm, pistola sport .45 ACP e ainda as diferentes categorias de "Benchrest" (BR), a 100, 200 e a 300 metros, com armas longas de miras abertas ("iron sights") e com miras telescópicas ("optical sights"); bem como ainda o tiro de precisão com armas históricas (curtas e longas) de pólvora preta (MLAIC).
« Última modificação: Setembro 09, 2021, 04:30:13 pm por P_Mateus »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheLastOfHisName