Missão militar portuguesa no Afeganistão

  • 1824 Respostas
  • 521349 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-260
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1680 em: Dezembro 12, 2014, 10:40:49 pm »
Citar
Nas suas memórias, recentemente publicadas, descreve a companhia de comandos portugueses no teatro de operações em 2005 como "verdadeiros heróis" e "as minhas forças preferidas no Afeganistão"

Mas que memórias publicadas recentemente? Estas: Taking Command – August 1, 2015?  :lol: Já sabe mais que o próprio autor? Ver mais: http://www.amazon.com/Taking-Command-Da ... d+richards

Gostaria de ver o excerto que esse senhor menciona pois cheira-me que não passa de uma falsa bajulação.
 

*

Digo

  • 44
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1681 em: Dezembro 12, 2014, 11:25:25 pm »
Eu encontrei esse excerto mas não foi no livro, foi numa ata do parlamento britânico
Le a resposta a pergunta 267
http://www.publications.parliament.uk/pa/cm200607/cmselect/cmdfence/408/7042405.htm
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It, nelson38899

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1682 em: Dezembro 13, 2014, 12:22:30 am »
" ..., as Forças Armadas portuguesas tinham, enquanto as chefiei, uma qualificação que em nada ficavam atrás de qualquer outra força armada no mundo."

So isto diz tudo...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1683 em: Dezembro 13, 2014, 12:32:43 am »
"As compensações financeiras são determinantes? Sem estas o nível de entrega e motivação seria o mesmo?
As questões materiais não são insensíveis a nenhum de nós, exceto para São Francisco de Assis [ironia]. Mas é minha profunda convicção de que não era esse o fator motivador fundamental. Conhecendo o Afeganistão, tendo lá estado, ou mesmo não tendo lá estado, ouvindo os relatos daqueles que já lá tinham estado, duvido, verdadeiramente, de que o dinheiro seja um fator determinante. O espírito de servir o país e os portugueses era muito mais determinante."

Quando sabemos que houve militares que se recusaram a ir e ao mesmo tempo sabemos que houve militares que disseram que se fosse para posições de combate não iam, só demonstra que este Sr nao tem a mínima noção da realidade!!!

Se isto fosse um País a serio era, esta Brigada/batalhão/etc vai para o Afeganistão, façam os vossos testamentos e orgulhem a vossa pátria... E nao havia mais conversa.

Enoja-me muita muitas vezes certas hipocrisias.

Ps.- todos sabemos que ha muito militar de valor que ia para o Afeganistão a receber zero! O que nao se diz é esta merd@ de afirmação que toda a gente sabe que é mentira total...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1684 em: Dezembro 13, 2014, 03:09:58 pm »
Citação de: "Digo"
Eu encontrei esse excerto mas não foi no livro, foi numa ata do parlamento britânico
Le a resposta a pergunta 267
http://www.publications.parliament.uk/pa/cm200607/cmselect/cmdfence/408/7042405.htm

Citar
My biggest heroes outside are the Portuguese, funnily enough, because they were my one little reserve, I had one company of light troops from Portugal, Britain's oldest ally, who did a hell of a lot of things that made a lot of difference, particularly in Farah province in a very demanding side shoot or offshoot of what was happening in the South.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1685 em: Dezembro 14, 2014, 10:50:34 am »
Citação de: "Camuflage"
Citar
Nas suas memórias, recentemente publicadas, descreve a companhia de comandos portugueses no teatro de operações em 2005 como "verdadeiros heróis" e "as minhas forças preferidas no Afeganistão"

Mas que memórias publicadas recentemente? Estas: Taking Command – August 1, 2015?  :snip:  :G-bigun:
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-260
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1686 em: Dezembro 14, 2014, 01:24:51 pm »
Citação de: "Digo"
Eu encontrei esse excerto mas não foi no livro, foi numa ata do parlamento britânico
Le a resposta a pergunta 267
http://www.publications.parliament.uk/pa/cm200607/cmselect/cmdfence/408/7042405.htm

Obrigado pela partilha!

Citação de: "saojorgexercito"
Citação de: "Camuflage"
Citar
Nas suas memórias, recentemente publicadas, descreve a companhia de comandos portugueses no teatro de operações em 2005 como "verdadeiros heróis" e "as minhas forças preferidas no Afeganistão"

Mas que memórias publicadas recentemente? Estas: Taking Command – August 1, 2015?  :lol: Já sabe mais que o próprio autor? Ver mais: http://www.amazon.com/Taking-Command-Da ... d+richards

Gostaria de ver o excerto que esse senhor menciona pois cheira-me que não passa de uma falsa bajulação.
Quero começar por dizer que não sou comando mas ainda assim estou bastante orgulhoso pela nomeação do General Richards relativamente a uma unidade portuguesa. Obviamente que isto não esconde o estado em que está o exército, mas ainda assim fico orgulhoso como português. Desculpem mas é um defeito que eu tenho este de ficar contente com o reconhecimento público do sucesso dos outros. Sabém? Gostava de ser reconhecido como um herói de muitas batalhas com capacidades e conhecimentos acima do comum mortal, mas infelizmente não consigo ir mais para além do que mandar uns papos-de-cona aqui no fórumdefesa aconchegado no conforto do meu quarto. É a vida!

De facto o livro ainda não foi publicado.
Será que o General Richards cedeu uma cópia do rascunho do livro para que o General Valênça Pinto, que era CEME na altura a que se refere a menção aos portugueses, fizesse uma revisão sobre este assunto? Pedir a revisão de um rascunho de um livro a várias pessoas e entidades é um procedimento normal e aconselhável para confirmar que o livro não contém erros factuais e para não sair desacreditado. Quero crer que deverá ter sido isto ou algo semelhante que aconteceu em vez de assumir que possivelmente o General Valênça Pinto é um mentiroso sabujo. Mais fácilmente penso isso de alguns politicos.

Eu estou farto do "diz que disse" e de outras histórias referentes a bajulação, daí que preferi que alguém me indicasse a fonte como foi o caso acima mencionado.

Vou aguardar pelo livro para perceber a afirmação: "Nas suas memórias, recentemente publicadas, descreve a companhia de comandos portugueses no teatro de operações em 2005 como "verdadeiros heróis" e "as minhas forças preferidas no Afeganistão" isto porque nesta altura também estiveram outras forças portuguesas. Atentar por favor ao negrito, simplesmente acho isto estranho, porque se ele tivesse tido acesso ao rascunho faria mais sentido dizer que colaborou ou teve acesso às memórias que serão futuramente publicadas pelo general, portanto aqui não houve um lapso.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1687 em: Dezembro 14, 2014, 10:05:39 pm »
Calculo so que as unidades que tiveram mortos em combate nao fiquem muito contentes por considerarem os Portugueses os verdadeiros heróis...

Mas se formos racionais e pensarmos que se calhar estas palavras querem diZer que os Portugueses são uns heróis porque eram poucos e trabalharam por muitos, que nao tinham meios nem armas mas fizeram o que lhes mandaram e que são homens honrados e orgulhosos do seu pais e forcas armadas mesmo quando tudo esta colapsar, isso sim, somos verdadeiros heróis...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1688 em: Dezembro 15, 2014, 12:38:40 am »
Pessoal, sei que houve pessoal a recusar-se a ir ao Afeganistão, com a justificação que era tempo para dar lugar aos mais novos e na missão seguinte (no Kosovo?), já esses militares lá estavam. Mas também é verdade que havia muito pessoal a crer [crer, refere-se a acreditar; querer, é que se refere a ter vontade] ir e não foi!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1689 em: Janeiro 20, 2015, 03:53:31 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1690 em: Junho 29, 2015, 12:38:49 am »
"Militares portugueses foram heróis no Afeganistão"  diz ex-comandante britânico


Antigo chefe supremo das Forças Armadas britânicas, David Richards escreveu um livro em que tece rasgados elogios ao profissionalismo dos militares portugueses.

Numa autobiografia publicada recentemente no Reino Unido, o general David Richards - antigo chefe supremo das Forças Armadas britânicas - não poupa adjetivos nos elogios aos militares portugueses que operaram sob seu comando direto no Afeganistão. [Os portugueses foram] verdadeiros heróis, uma tropa excelente, corajosa e destemida, um exemplo a nível estratégico", lê-se no livro Taking Command publicado pela editora Headline.

Richards, de 63 anos, foi o comandante das forças da NATO no Afeganistão (Força Internacional de Assistência à Segurança, ISAF) em 2006 e 2007. Durante esse período, uma companhia de infantaria da Brigada de Reação Rápida portuguesa esteve sob as ordens imediatas do general britânico. "Todos os generais em qualquer palco de guerra precisam de uma força de reserva, pronta para qualquer imprevisto. No início, a NATO não me deu ninguém. Até que por fim os bravos portugueses ofereceram esta companhia guarnecida por cerca de 150 comandos e paraquedistas", explicou David Richards em entrevista ao DN.

DN
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-260
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1691 em: Junho 29, 2015, 12:56:21 am »
Já havia sido comentado isso por aqui, falta conhecer o excerto do livro em que menciona tal coisa para se perceber o contexto, sem isso não passa de alimento para a baixa auto-estima do português.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitano89, night_runner

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1693 em: Julho 13, 2015, 08:08:36 pm »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-260
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1694 em: Julho 13, 2015, 08:37:14 pm »
Citação de: "mafets"
https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&id=cVRzAwAAQBAJ&q=POrtugal+Troops#v=snippet&q=POrtugal%20Troops&f=false

https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&id=cVRzAwAAQBAJ&q=Portuguese#v=snippet&q=Portuguese&f=false

Saudações

Bem já vi o livro, são essas meramente as referências que traz, não explicando em nenhuma altura o porquê.