fala pessoal, tudo bom, desculpa nao ter respondido mais rapidamente, mas sobre os dados do crescimento eu consegui eles no site do istituto brasileiro de pesquisa geograficas e estatisticas ibge
http://www.ibge.gov.brbom nao entendo muito de economia mas esses dados sao verdadeiros, mas eu acho mais coerente pegar os dados do crescimento do primeiro trimestre que foi (se nao me engano de 1,2%) como o segundo trimestre (esse em que estamos agora) esta registrando crescimento e exportacoes recordes creio que deva crescer mais de 1,6% - 1,8% e se mantida esse crescimento seria so somar 1,2 + 1,6 + 1,6 + 1,6 = um crescimento de 6% por isso os dados da pesquisa mostrada pelo ibge fazem sentido, eu realmete estou preocupado sobre dois itens muito importantes.
1- energia - como disse nos vivemos uma crise de energia em 2001 e desde daquela epoca o governo retomou investimentos na area energita, principalmente nas termoeletricas e criou uma taxa tambem pra bancar os investimentos, mas sera que eles foram suficientes?
2- a questao da Argentina que agora ficou inventando moda pra atrapalhar o Brasil, restringiu as importacoes e agora nao quer deixar nem mesmo os caminhoneiros brasileiros passarem pelo pais pra levarem mercadorias ao chile.
obs. sobre a questao da colonia portuguesa, creio que o Brasil nao e' um pais melhor por incopetencia (nos primordios) da familia real brasileira e nao por ter sido colonia portuguesa, vide que as primeiras industrias que o pais teve foram construidas pelo barao de Maua que pouco teve o apoio da familia real.