KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 467314 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3262 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6486
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3330 em: Janeiro 25, 2024, 10:52:06 am »
Estão a ver a Fap de duplo uso? Já justifica o Mrtt ou A400 pois só faziam um voo ...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3331 em: Janeiro 25, 2024, 11:34:05 am »
Estão a ver a Fap de duplo uso? Já justifica o Mrtt ou A400 pois só faziam um voo ...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

O A400 mete dois Pandur, e o KC um. Logo faz por dois.
O A400 consegue carregar os sistema de artilharia móvel de 8x8 e munições e o KC nem um. Só o 6x6
o A400 consegue transportar um blindado  de apoio de infantaria de lagartas e o KC nenhum

Mas pronto, está feito, é aproveitar o que há. Deve dar para a maioria das coisas.
Já nem dá para falar nisso, tirando a obsessão que anda de opção pelo 6ª que deve ser para manter algum corredor aéreo com os manos a sul

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3332 em: Janeiro 25, 2024, 11:39:26 am »
Só um pormenor curioso desta operação: o Jornal de Notícias afirma esta manhã que a Polícia Judiciária recorreu a aviões da FAP de modo a evitar fugas de informação. E no entanto, às 9h já se encontrava a nossa conhecida Tânia Laranjo da CMTV a reportar desde o Funchal. Nenhum segredo é sagrado para os portugueses, que gente mais linguaruda. :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 25, 2024, 11:44:57 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, raphael, PTWolf

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3333 em: Janeiro 25, 2024, 11:40:34 am »
Estão a ver a Fap de duplo uso? Já justifica o Mrtt ou A400 pois só faziam um voo ...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

Assim é melhor:
Fazem-se quatro voos, quando dois eram suficientes;
Utilizam a totalidade dos cargueiros tácticos simultaneamente na mesma operação;
Sao efectuados dois voos de posição FNC-PXO-FNC pelo C;
As HV serão pelo menos 2,5 X mais,  tal como o aumento do combustível utilizado;
Como temos muitas tripulações, foram empenhadas, duas nas missões quando uma era suficiente.

Mais um exemplo da mais valia e das vantagens do 390 " estratégico " em relação ao velhinho C, táctico .

Abraços

« Última modificação: Janeiro 25, 2024, 11:46:18 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pescador

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3334 em: Janeiro 25, 2024, 02:42:28 pm »
Só um pormenor curioso desta operação: o Jornal de Notícias afirma esta manhã que a Polícia Judiciária recorreu a aviões da FAP de modo a evitar fugas de informação. E no entanto, às 9h já se encontrava a nossa conhecida Tânia Laranjo da CMTV a reportar desde o Funchal. Nenhum segredo é sagrado para os portugueses, que gente mais linguaruda. :mrgreen:

CJ nem é uma questão de linguaruda, bom até é... mas na FAP plano de voo e preparação de missão demora o seu tempo e quando sai para um jornalista sai para todos, os voos civis para a madeira no dia anterior deviam ir à pinha com equipas de reportagem e o aluguer de carros local também ganhou com isso.
Mas a partir que entramos na componente logística a informação espalha-se.
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3335 em: Janeiro 25, 2024, 02:59:18 pm »
CJ nem é uma questão de linguaruda, bom até é... mas na FAP plano de voo e preparação de missão demora o seu tempo e quando sai para um jornalista sai para todos, os voos civis para a madeira no dia anterior deviam ir à pinha com equipas de reportagem e o aluguer de carros local também ganhou com isso.
Mas a partir que entramos na componente logística a informação espalha-se.

Que é como quem diz, é e não deixa de ser uma questão linguaruda. :mrgreen:

Mas atenção que quando falava disso até me estava antes a referir às supostas fugas de informação que partem de dentro das polícias, e não à FAP. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, raphael

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 214
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3336 em: Janeiro 25, 2024, 04:23:52 pm »
Estão a ver a Fap de duplo uso? Já justifica o Mrtt ou A400 pois só faziam um voo ...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

Ora pois que já deviam ter buscado logo alguns C-17, cargam uma pá de strikers + umas tropas e os levam e trazem em um meio voo apenas.



 :mrgreen:

« Última modificação: Janeiro 25, 2024, 04:27:31 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3337 em: Janeiro 25, 2024, 04:33:38 pm »
Estão a ver a Fap de duplo uso? Já justifica o Mrtt ou A400 pois só faziam um voo ...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

Ora pois que já deviam ter buscado logo alguns C-17, cargam uma pá de strikers + umas tropas e os levam e trazem em um meio voo apenas.



 :mrgreen:

Esses até levavam casas préfabricadas para sul para montar no Mussulo.
Mas a questão não será essa de ter o maior que existe, julgo eu.

Podíamos também ter ficados só com C130, no lado oposto da equação. A questão é que no caso dos C, deixam aquilo até a ultima.
Se calhar é essa a filosofia vigente. Comprar uma série de material e depois deixar ir ficando inop e, fazer pilhagem de peças de uns para outros. Está a acontecer com EH101 e C212. Decerto acontece com mais meios das FA
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3338 em: Janeiro 25, 2024, 04:45:54 pm »


(---)
A questão é que no caso dos C, deixam aquilo até a ultima.
Se calhar é essa a filosofia vigente. Comprar uma série de material e depois deixar ir ficando inop e, fazer pilhagem de peças de uns para outros. Está a acontecer com EH101 e C212. Decerto acontece com mais meios das FA
[/quote]

Sempre foi assim - F86, G91, Allouette III, C212, A7.... querem mais?

E nos outros ramos a política é a mesma
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 214
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3339 em: Janeiro 25, 2024, 05:06:46 pm »

https://www.dn.pt/2512065022/pj-preparou-maior-operacao-logistica-de-sempre-para-as-buscas-na-madeira/

Este tópico é muito instrutivo, percebo na imagem mais uma deficiência do projeto: não carrega dois autocarros em sua bodega.
E assim continuo ampliando a lista do desagrado com o pobre cargueiro:

- sua origem, não tem grife;
- performance inadequada, não é estratégico;
- compra equivocada, haviam outras prioridades;
- não teve dinheiro da NATO para a sua compra;
- muito novedoso, melhor um vintaje modelo 1976.

Os hungareses já estão em Gavião Peixoto treinando suas equipes de terra para o recebimento do seu este ano, a acompanhar se contribuirão para a lista do desagrado.

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3340 em: Janeiro 25, 2024, 05:26:59 pm »
Este tópico é muito instrutivo, percebo na imagem mais uma deficiência do projeto: não carrega dois autocarros em sua bodega.
E assim continuo ampliando a lista do desagrado com o pobre cargueiro:

- sua origem, não tem grife;
- performance inadequada, não é estratégico;
- compra equivocada, haviam outras prioridades;
- não teve dinheiro da NATO para a sua compra;
- muito novedoso, melhor um vintaje modelo 1976.

Os hungareses já estão em Gavião Peixoto treinando suas equipes de terra para o recebimento do seu este ano, a acompanhar se contribuirão para a lista do desagrado.

Sds!

E, como se diz em bom Português, você só continua dizendo me*** da boca para fora. Sem dúvida tem sido um contributo extremamente positivo para este tópico, que nem sequer lhe diz respeito. ::)

"Ora pois", diga-me cá uma coisa: o que significa "novedoso" e "hungareses"? É que o meu tradutor encravou e não percebo nada do que escreveu, "ora pois".
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3341 em: Janeiro 25, 2024, 06:02:41 pm »
Supostamente e pontualmente quando se aciona qualquer meio o mesmo é selecionado mediante a missao que se vai realizar, e como estao estruturadas as nossas FA, permite que alguns meios possam ser transportados pelo c 130 ou pelo kc 390, ou pelos helis ou pelo c295, tudo depende a natureza da missao como ja atras referi, obviamente que portugal nao dispoe de um meio pesado e desculpem minha ignorancia tambem nao seria com o A400 M que iamos resolver esta questao... acho que estamos de acordo... aviao esse que tambem é limitado, portanto portugal recorre quando necessario a outro tipo de aeronave  para poder transportar outros meios cujas caracteristicas seja em altura, ou peso, ou comprimento nao permita o transporte do mesmo...é o que temos.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 214
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3342 em: Janeiro 25, 2024, 06:12:24 pm »
E, como se diz em bom Português, você só continua dizendo me*** da boca para fora. Sem dúvida tem sido um contributo extremamente positivo para este tópico, que nem sequer lhe diz respeito. ::)

"Ora pois", diga-me cá uma coisa: o que significa "novedoso" e "hungareses"? É que o meu tradutor encravou e não percebo nada do que escreveu, "ora pois".

Vejo que fazes o papel de moderador deste tópico, prometo que não mais virei a intervir aqui. Mas respondo uma última vez para desculpar-me por meu mau português.
É que novedoso, como falam os hispânicos, se refere a algo novo ou recente. Já hungarês, ou o seu plural, é um regionalismo de Ungheresi, é como minha nona italiana se referia aos húngaros e descendentes que moravam em nossa região, me acabou ficando o termo.

Ciao
« Última modificação: Janeiro 25, 2024, 06:14:52 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3343 em: Janeiro 25, 2024, 06:30:06 pm »

https://www.dn.pt/2512065022/pj-preparou-maior-operacao-logistica-de-sempre-para-as-buscas-na-madeira/

Este tópico é muito instrutivo, percebo na imagem mais uma deficiência do projeto: não carrega dois autocarros em sua bodega.
E assim continuo ampliando a lista do desagrado com o pobre cargueiro:

- sua origem, não tem grife;
- performance inadequada, não é estratégico;
- compra equivocada, haviam outras prioridades;
- não teve dinheiro da NATO para a sua compra;
- muito novedoso, melhor um vintaje modelo 1976.

Os hungareses já estão em Gavião Peixoto treinando suas equipes de terra para o recebimento do seu este ano, a acompanhar se contribuirão para a lista do desagrado.

Sds!

Meu caro, este forum é em Português não nesses dialectos que ninguém sabe qual a origem, nem os seus significados.

« Última modificação: Janeiro 25, 2024, 06:50:35 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3344 em: Janeiro 25, 2024, 06:32:22 pm »
Supostamente e pontualmente quando se aciona qualquer meio o mesmo é selecionado mediante a missao que se vai realizar, e como estao estruturadas as nossas FA, permite que alguns meios possam ser transportados pelo c 130 ou pelo kc 390, ou pelos helis ou pelo c295, tudo depende a natureza da missao como ja atras referi, obviamente que portugal nao dispoe de um meio pesado e desculpem minha ignorancia tambem nao seria com o A400 M que iamos resolver esta questao... acho que estamos de acordo... aviao esse que tambem é limitado, portanto portugal recorre quando necessario a outro tipo de aeronave  para poder transportar outros meios cujas caracteristicas seja em altura, ou peso, ou comprimento nao permita o transporte do mesmo...é o que temos.

Mas que palavreado para não dizer nada de concreto.



Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF