KC-390 na FAP

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Subsea7

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3255 em: Dezembro 12, 2023, 09:39:16 pm »


Já todos adoram o KC-390!
É lindo de se ver!

Queridos camaradas do Forum Defesa...
Para este Natal, preparem-se para receber o menino.

O menino Super Tukano.

Aleluia.

Quanto lhe paga a Embraer ?
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3256 em: Dezembro 12, 2023, 09:47:38 pm »


Já todos adoram o KC-390!
É lindo de se ver!

Queridos camaradas do Forum Defesa...
Para este Natal, preparem-se para receber o menino.

O menino Super Tukano.

Aleluia.

Quanto lhe paga a Embraer ?

Mais que o Subsea7 recebe como Primeiro Cabo.

Já agora por onde anda aquele seu heterónimo que se meteu numa conversa que tivemos há uns dias atrás?
O poeta que falou das pedras da calçada?


 

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Subsea7

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3257 em: Dezembro 12, 2023, 09:51:31 pm »


Mas atenção!

Hoje tenho que dormir cedo.

Responda lá e ficamos por aqui.
Não estou para o aturar.

Vais dormir com o CEO Neto?
 

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Visitante123

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3258 em: Dezembro 12, 2023, 10:06:32 pm »


Não faria sentido que não viesse esta capacidade. Agora a pergunta é se será um KC-390 com 12.000 kgs de capacidade ou 3 KC-390 com 4.000 kgs de capacidade cada um (ou dois em 8+4)?
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3259 em: Dezembro 12, 2023, 10:23:16 pm »
O ideal é que fosse configurável, com um, dois ou três depositos conforme o que se quer fazer.

Por exemplo para uma configuração de reabastecedor levar o máximo de depósitos, se quisermos levar carga e/ou pessoas levar só um ou dois depósitos conforme o espaço livre necessário para o que se quer transportar.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3260 em: Dezembro 12, 2023, 11:05:08 pm »
Isso é sequer viável/possível? É que mesmo com um só depósito, este não tem de ser colocado de acordo com o centro de gravidade da aeronave? Ao usar um depósito, o compartimento de carga ficará dividido em dois, com uma grande parte do volume ocupado pelo dito depósito, e sobrando muito pouco para o material que é necessário transportar? Com isto tudo, é muito mais prático os habituais depósitos nas asas, e deixar o compartimento de carga para... a carga, não?
 

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3261 em: Dezembro 13, 2023, 12:52:15 am »
Agora o ká-cê é mesmo "estratégico". O único "caveat" é que tem que voar aos pares: um carrega e o segundo reabastece o primeiro. 'Tá feito.
Talent de ne rien faire
 
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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3262 em: Dezembro 13, 2023, 03:49:20 am »
Isso é sequer viável/possível?

O proprio texto refere que o combustível extra tanto pode ser usado para a própria aeronave como para abastecer outras aeronaves em voo, pois o combustível antes de chegar às mangueiras circula sempre pelos depósitos das asas.

Não ser se é possível instalar só um ou dois depósitos internos ou se tem sempre de ser os três. Só estou a referir que se der para instalar só um ou dois isso permite "jogar" com o restante espaço livre, se tiver que levar sempre os três já limita isso.



Citar
É que mesmo com um só depósito, este não tem de ser colocado de acordo com o centro de gravidade da aeronave?

Tem sempre, mas isso não quer dizer que seja no centro do compartimento de carga, a tripulação é que saberá.

Citar
Ao usar um depósito, o compartimento de carga ficará dividido em dois, com uma grande parte do volume ocupado pelo dito depósito, e sobrando muito pouco para o material que é necessário transportar?

Não sei se é muito ou pouco, pelas brochuras o KC390 pode transportar 6 ou 7 paletes (1 ou 2 na rampa, já vi desenhos com os dois). O espaço da rampa está de certeza sempre disponível, o restante é que vai variar, mesmo com os depósitos internos no meio pode ser, por exemplo, pessoas à frente, carga atrás, pessoas à frente e atrás, etc.





Citar
Com isto tudo, é muito mais prático os habituais depósitos nas asas, e deixar o compartimento de carga para... a carga, não?

A nível de espaço acredito que sim, mas deve prejudicar a velocidade do KC390, pois fica menos aerodinâmico, mas eu era a favor de ser possível instalar esses depósitos externos no KC390, seria mais uma possibilidade.

« Última modificação: Dezembro 13, 2023, 03:54:26 am por Lightning »
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3263 em: Dezembro 13, 2023, 07:37:42 am »
Isso é sequer viável/possível? É que mesmo com um só depósito, este não tem de ser colocado de acordo com o centro de gravidade da aeronave?
Ó DC, na aviação já está tudo inventado, não vale a pena ligar o complicómetro.

A centragem da aeronave faz parte da funções do LM O/B, foi para isso que ele se formou e treinou.
tanto faz que carregue os três depositos com só um com ou sem carga/pax, quando o fuel desse depósito for accionado, é transferido para os tanques, não depósitos, alares, mantendo-se a centragem dentro dos limites.

Citar
Ao usar um depósito, o compartimento de carga ficará dividido em dois, com uma grande parte do volume ocupado pelo dito depósito, e sobrando muito pouco para o material que é necessário transportar? Com isto tudo, é muito mais prático os habituais depósitos nas asas, e deixar o compartimento de carga para... a carga, não?

Uma das limitações do KC390, é o ter de usar o Mdeck para a colocação dos tanques de combustivel para as operações AAR.
Ao ter de o fazer limita, a capacidade de transporte de pessoal e carga.
Claro que seria muito mais prático ter os, depositos suplementares, alares, mas tem um pequeno/grande inconveniente, é a capacidade dos mesmos vs, os tanques internos, do KC390, neste caso.
temos que ter em conta que o combustivel, das aeronaves, para uso próprio, maioritáriamente, é transportado nas asas, e isso pesa, se adicionarmos o peso das turbinas, sobra pouco "espaço" para os tais depositos alares, limitando a capacidade de carregamento dos mesmos, consoante a sua colocação, as tais estações como muitos gostam de mencionar por aqui, no plano de asa !

Esta é uma das limitações do KC390, comparativamente aos MRTT sejam eles de que modelo forem.
O facto de possuir um só Deck limita a capacidade da aeronave, ser a tal multifunções que o vendedor apregoa, para mim uma aeronave multifunções é aquela que no mesmo voo executa vários tipos de transporte/missões não uma que para tal tem de ser modificada para executar uma missão " polivalente " chamemos-lhe assim.

KC390 tem tudo para ser uma excelente aeronave de carga, consegue ser superior ao C130H, agora para a função AAR tem muitas limitações tantas quantas as dos C's ou os A400, que necessitam de ocupar o Mdeck para tal missão, no caso do KC390, agravado pelo facto de que para abastecer os F's ainda estamos á espera de saber se será viável, e o preço adicional que essa versão ainda nos vai custar.
A minha opinião mantêm-se, este modelo de aeronave não serve os interesses da FAP, nem das FFAA Nacionais, mas é o que temos !

Espero ter ajudado

Abraços
 
« Última modificação: Dezembro 13, 2023, 07:42:17 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3264 em: Dezembro 13, 2023, 12:01:29 pm »


Já todos adoram o KC-390!
É lindo de se ver!

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O menino Super Tukano.

Aleluia.

O menino, deve ser da tal geração. Deve ter sido criado com croissants e a mamã e o papa sempre a limpar "a coisa" que o menino fazia. Conheço uns assim. Geralmente atordoo-os primeiro, tipo anestesia.
Mas nunca aqui neste Fórum onde Homens as vezes discutem, as vezes até por má interpretação ou má explicação que depois dá origem a coisa. Mas essa dimensão de conversa pequenina/mesquinha é mais coisa da turma do ciclo e em algum colégio. Digo eu que andei na pública.

Vier o Tucano é como ter cá a Janja, e lhe dar uma medalha. É órgia meio pornochachada  entre alguns envolvidos
« Última modificação: Dezembro 13, 2023, 12:03:53 pm por Pescador »
 
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3265 em: Dezembro 14, 2023, 11:52:42 pm »


Os tanques de combustível interno se conectam naquelas 4 entradas azuis no teto.  E sim, dá pra levar carga/pessoal/veículo e mais combustível junto.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3266 em: Dezembro 15, 2023, 08:40:17 am »
O "Rhino 01" no AT1, Figo Maduro.

(Fotos: Esquadra 506)




Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3267 em: Dezembro 19, 2023, 07:07:18 pm »
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Sempre a bombar...
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3268 em: Dezembro 19, 2023, 10:05:54 pm »
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Sempre a bombar...

O Falcon devia andar a passear alguém ou em manutenção.
 

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raphael

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3269 em: Dezembro 20, 2023, 02:33:47 am »
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Sempre a bombar...

O Falcon devia andar a passear alguém ou em manutenção.

Como é que a Ministra da Defesa foi ver as tropas a Moçambique?
Um abraço
Raphael
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