KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 467637 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3225 em: Dezembro 03, 2023, 11:08:14 am »
O expoente máximo da ignorância... ::)

https://aeroin.net/embraer-kc-390-faz-seu-1o-pouso-em-base-americana-dentro-de-portugal/?amp&fbclid=IwAR22yxW4j65kvt6u9iqtskoxpipo3vef-tp6a_0vy9HQTPpkyKdLI6koMfU

Sem dúvida, como por cá se diz, " burro velho não aprende línguas" .
É o que temos, caro amigo, é o que temos !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3226 em: Dezembro 03, 2023, 11:18:21 am »
Força Aérea Portuguesa EMBRAER KC-390 Pouso e Descolagem do Aeroporto de Lisboa



Com todos os defeitos que até possa ter, mas que o bicho é bonito lá isso é  c56x1

Eu sou de opinião que o 390 não tem defeitos, o tempo dirá da sua fiabilidade e qualidade, agora que para a FAP, fazia/faz todo o sentido ter uma aeronave de carga com um payload/autonomia bem maior que o velhinho C e o Novo 390, isso não tenho dúvidas que faz !!

Quanto a ser bonito, bem,  cada um gosta do que gosta, eu direi que para mim não é feio.

Abraços
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 11:46:58 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3227 em: Dezembro 03, 2023, 11:28:52 am »
O expoente máximo da ignorância... ::)

https://aeroin.net/embraer-kc-390-faz-seu-1o-pouso-em-base-americana-dentro-de-portugal/?amp&fbclid=IwAR22yxW4j65kvt6u9iqtskoxpipo3vef-tp6a_0vy9HQTPpkyKdLI6koMfU

Foi a todo o lado (aeroporto internacional das Lajes, base americana das Lajes), menos à "despresada" BA4 da Força Aérea Portuguesa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lampuka, tenente

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3228 em: Dezembro 03, 2023, 04:45:35 pm »

A sucata de que falou o HSMW depreendo que seja o C-130; ele que me corrija depois se estiver enganado. E se assim for, em que ponto é que aqui foi atacado agora o KC-390? ???


Caro CJ, referia-me sim ao C-130, mas também às restantes aeronaves e equipamentos mais antigos. Deste tudo o que está na BrigMec, passando pelos meios navais até às banais viaturas das unidades .

E não estamos a dar desculpas pelo bom funcionamento do avião. São os factos constatados por quem trabalha com a máquina todos os dias no terreno e no ar.

Eu também admiro o C-130 mas o bicho estava sempre a avariar.
O 130 e as corvetas...  8)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3229 em: Dezembro 04, 2023, 11:30:56 am »
Mais uma força aérea.
Agora a Coreia do Sul.
 :G-beer2:
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Monteiro, tenente, Tikuna

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3230 em: Dezembro 04, 2023, 01:55:43 pm »
Mais uma força aérea.
Agora a Coreia do Sul.
 :G-beer2:
Dá-me um imenso prazer ver como, com tempo, os factos desmentem a falta da capacidade operacional e potencial comercial do KC-390 sobre a qual os Velhos do Restelo tanto opinam. É altamente provável que nos próximos tempos a Suécia se junte ao clube:
https://twitter.com/Defence360/status/1731635912067395947

Enquanto isso o nosso C-390 lá continuará a voar pars os EUA para trazer os Black Hawk de combate a incêndios que, infelizmente, os nossos C-130H não seriam capazes de trazer...

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 01:57:10 pm por Pedro Monteiro »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Lightning, CruzSilva, Tikuna

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3231 em: Dezembro 04, 2023, 03:09:10 pm »
É nisso que o tempo é imbativel... e sábio.
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3232 em: Dezembro 04, 2023, 03:20:34 pm »
19 do Brasil,  outros 19 por fora, já são 38.
Na Coreia fala-se em outros 5, mas pelo valor do negócio poderão ser 7.
África do Sul, Arábia Saudita, Suécia... poderão ser pelo menos outros 15.
A brincar a brincar vamos vendendo umas fuselagens e mais uns componentes.  A economia portuguesa agradece.
Caso se conforme a Índia ou outro cliente "gigante", só espero que os componentes continuem a sair de cá.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3233 em: Dezembro 04, 2023, 03:55:04 pm »
19 do Brasil,  outros 19 por fora, já são 38.
Na Coreia fala-se em outros 5, mas pelo valor do negócio poderão ser 7.
África do Sul, Arábia Saudita, Suécia... poderão ser pelo menos outros 15.
A brincar a brincar vamos vendendo umas fuselagens e mais uns componentes.  A economia portuguesa agradece.
Caso se conforme a Índia ou outro cliente "gigante", só espero que os componentes continuem a sair de cá.

Aqui fala-se em 3:
https://www.flightglobal.com/defence/c-390-scores-first-asia-pacific-win-with-south-korean-commitment/156094.article
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

aasg

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +7/-3
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3234 em: Dezembro 04, 2023, 04:17:05 pm »
Concordado com outros comentários, a decisão de fazer parte do programa KC-390 foi mais que acertada. A quantidade de componentes e estruturas cá fabricadas, bem como a engenharia realizada e que certamente continuará para responder aos desafios operacionais, deveriam dar o mote para uma cooperação mais estruturada. A Embraer, não desconsiderando possíveis questões de preferência e lobby que possam afectar a sua relação com o estado Português, tem engenharia de 1º água. Foi, aliás, essa a principal motivação para a Boeing avançar com a aquisição da empresa. Mais do que uma resposta à aquisição do programa C Series pela Airbus. Penso que seria oportuno Portugal e o Brazil começarem a estudar o substituto do C-295. Porque capacidade para o fazer existe. Queria salientar que a lista de clientes do C-390 é o maior testamento às suas capacidades: Austria, Holanda, Hungria, República Checa, Portugal, Coreia do Sul. Todos países com instituições maduras (uns mais que outros), processos decisórios credíveis e pertencentes à NATO ou, no caso da Coreia, uma potência industrial, tecnológica e militar, como todos aqui sabem.

https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul-seleciona-embraer-c-390-como-nova-aeronave-de-transporte-militar
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3235 em: Dezembro 04, 2023, 05:33:02 pm »
19 do Brasil,  outros 19 por fora, já são 38.
Na Coreia fala-se em outros 5, mas pelo valor do negócio poderão ser 7.
África do Sul, Arábia Saudita, Suécia... poderão ser pelo menos outros 15.
A brincar a brincar vamos vendendo umas fuselagens e mais uns componentes.  A economia portuguesa agradece.
Caso se conforme a Índia ou outro cliente "gigante", só espero que os componentes continuem a sair de cá.

É o primeiro contrato. Há opção para mais.
« Última modificação: Dezembro 04, 2023, 05:34:52 pm por Tikuna »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3236 em: Dezembro 04, 2023, 05:33:54 pm »
Mercado para uma aeronave da classe do C-390/C-130, já se sabia que havia. O facto de haver apenas 2 concorrentes viáveis (C-130J e C-390), faz com que as chances de qualquer um deles vencer um concurso, é de 50%. Os poucos concorrentes que poderia haver, são da Ucrânia (em guerra), da Rússia (não conta), do Japão (avião maior e mais caro) e da Europa (igualmente avião maior e mais caro).

Importante frisar, é que eles estavam/estão a desenvolver o MC-X (que se parece essencialmente um C-390... maior), o que poderá explicar o número reduzido de C-390 encomendados. Não me chocaria que a intenção fosse mesmo pegar no Millenium e tirar algumas lições para o seu próprio avião. E aqui coloca-se a questão: se o MC-X vir a luz do dia, e corresponder às expectativas, como ficará o mercado do Millenium, perante um concorrente de preço similar, mas capaz de transportar 30t de carga?

Entretanto, a se confirmar o valor de 544,4 milhões de $ para o negócio, não serão mais do que 3, máximo 4, aeronaves. Se com aquele valor, os gajos conseguissem 5 a 7 C-390, então era porque tínhamos sido roubados.  :mrgreen:

De notar que a ROKAF vai ficar, no fim do "dia", com 4 MRTT, 4 C-130J, 3/4 C-390, e no futuro um número desconhecido de MC-X.
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3237 em: Dezembro 04, 2023, 05:37:30 pm »
Mercado para uma aeronave da classe do C-390/C-130, já se sabia que havia. O facto de haver apenas 2 concorrentes viáveis (C-130J e C-390), faz com que as chances de qualquer um deles vencer um concurso, é de 50%. Os poucos concorrentes que poderia haver, são da Ucrânia (em guerra), da Rússia (não conta), do Japão (avião maior e mais caro) e da Europa (igualmente avião maior e mais caro).

Importante frisar, é que eles estavam/estão a desenvolver o MC-X (que se parece essencialmente um C-390... maior), o que poderá explicar o número reduzido de C-390 encomendados. Não me chocaria que a intenção fosse mesmo pegar no Millenium e tirar algumas lições para o seu próprio avião. E aqui coloca-se a questão: se o MC-X vir a luz do dia, e corresponder às expectativas, como ficará o mercado do Millenium, perante um concorrente de preço similar, mas capaz de transportar 30t de carga?

Entretanto, a se confirmar o valor de 544,4 milhões de $ para o negócio, não serão mais do que 3, máximo 4, aeronaves. Se com aquele valor, os gajos conseguissem 5 a 7 C-390, então era porque tínhamos sido roubados.  :mrgreen:

De notar que a ROKAF vai ficar, no fim do "dia", com 4 MRTT, 4 C-130J, 3/4 C-390, e no futuro um número desconhecido de MC-X.
Você está errado, o MC-X foi cancelado em favor do KC-390
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3238 em: Dezembro 04, 2023, 06:46:20 pm »
Fonte?

O máximo que encontro (em inglês) é isto:
https://theaviationist.com/2023/12/04/south-korea-to-buy-c-390-and-additional-f-35a-aircraft/

Citar
With the C-130H fleet expected to retire in 2035, a future bid war between additional C-390s and the indigenous MC-X can be speculated.

Até agora não vi nada sobre o cancelamento da aeronave, e não fazia grande sentido cancelar já o projecto, sabendo que este propõe capacidades muito interessantes, como a de transportar K55 (variante sul coreana modernizada do M109) ou um K21 (IFV de lagartas), e ainda duas paletes. Não fazia sentido abandonar um projecto nacional para ter uma aeronave com capacidade inferior, a não ser que a intenção fosse arranjar outra aeronave ainda maior, como o C-2, A-400 ou C-17 em segunda-mão.
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3239 em: Dezembro 04, 2023, 06:49:31 pm »
Ouvi falar em 700M, com manutenção e outros serviços incluídos.
João Pereira