KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3105 em: Outubro 29, 2023, 11:36:40 am »
A definição da FAP, sobre as capacidades e características do 390 Luso, é, A ÚNICA, que está correcta !!!

https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Abraços


"Fabricada no hemisfério sul"
Qual a dificuldade de escrever Brasil?

O máximo que se poderia dizer do Brasil é: Montado no Brasil, visto que o avião é feito em partes por diversos lugares do mundo!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3106 em: Outubro 29, 2023, 11:58:11 am »
Como aliás a maioria das aeronaves por esse mundo fora. Mas isso não invalida o facto de a aeronave ter sido concebida e ser fabricada no Brasil.

Quanto ao hemisfério sul, bem os brasileiros é que gostam muito de enaltecer o facto de serem o maior e mais populoso país do hemisfério sul. A FAP também podia ter referido que parte da aeronave é fabricada em Portugal, mas resolveram ir ao detalhe de especificarem a cidade de Évora. Não deixa de ser uma escolha estranha de palavras: por um lado generalizam do Brasil para o hemisfério sul e fazem exactamente o oposto em relação a Portugal. Parece que houve um esforço de não mencionarem nenhum país em particular. Estranho, no mínimo.
Talent de ne rien faire
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3107 em: Outubro 29, 2023, 01:34:56 pm »
Como aliás a maioria das aeronaves por esse mundo fora. Mas isso não invalida o facto de a aeronave ter sido concebida e ser fabricada no Brasil.

Quanto ao hemisfério sul, bem os brasileiros é que gostam muito de enaltecer o facto de serem o maior e mais populoso país do hemisfério sul. A FAP também podia ter referido que parte da aeronave é fabricada em Portugal, mas resolveram ir ao detalhe de especificarem a cidade de Évora. Não deixa de ser uma escolha estranha de palavras: por um lado generalizam do Brasil para o hemisfério sul e fazem exactamente o oposto em relação a Portugal. Parece que houve um esforço de não mencionarem nenhum país em particular. Estranho, no mínimo.
É bem observado e, independentemente das razões terem sido mais ou menos preparadas e não somente fruto do acaso, querendo entrar no pormenor do local de fabrico penso terem sido infelizes.  Nem carne nem peixe...
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3108 em: Outubro 29, 2023, 02:02:26 pm »
Projecto de concepção brasileira. Com algumas secções( ou o que for) construídas em x, y e z (Países)
Era simples e suficientemente esclarecedor.

Évora. Mas se fosse em Cuba, do Alentejo, era giro

Gente que não tem nada que fazer, senão lirismos
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3109 em: Outubro 29, 2023, 05:27:16 pm »
A definição da FAP, sobre as capacidades e características do 390 Luso, é, A ÚNICA, que está correcta !!!

https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Abraços


"Fabricada no hemisfério sul"
Qual a dificuldade de escrever Brasil?

O meu post é dirigido às capacidades e características da aeronave e apenas isso.
Não entendo o seu post no contexto do que escrevi, mas adiante a questão é a falta da palavra BRASIL ?

Para ter uma resposta tem de questionar a FAP .

É que a palavra Portugal também não aparece nem os nomes dos restantes países que fabricam partes e componentes para o 390, e já agora o fabricante das turbinas!!!

Preocupar-se com essa falta de menção do BRASIL, é deveras interessante pois ninguém se preocupou com o facto da FAP NÃO ter especificado que o 390 é um cargueiro estratégico,  vá se lá saber o porquê.

Cumprimentos

« Última modificação: Outubro 29, 2023, 05:30:42 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3110 em: Outubro 29, 2023, 09:10:52 pm »
A definição da FAP, sobre as capacidades e características do 390 Luso, é, A ÚNICA, que está correcta !!!

https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Abraços


A definição inclui uma passágem enigmática:

     "... e bastante capacidade de carga..."

A capacidade de carga é bastante  :-P.

Eu diria que o oficial da FA encarregue da elaboração de definições encomendou esta ao seu filho de 12 anos.

Isto é mau porque, caso se prove um dia que um KC-390 desempenhou uma missão estratégica, temos um inquérito parlamentar por violação de definição.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3111 em: Outubro 29, 2023, 10:02:20 pm »
A definição da FAP, sobre as capacidades e características do 390 Luso, é, A ÚNICA, que está correcta !!!

https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Abraços


A definição inclui uma passágem enigmática:

     "... e bastante capacidade de carga..."

A capacidade de carga é bastante  :-P.

Eu diria que o oficial da FA encarregue da elaboração de definições encomendou esta ao seu filho de 12 anos.

Isto é mau porque, caso se prove um dia que um KC-390 desempenhou uma missão estratégica, temos um inquérito parlamentar por violação de definição.

ChatGPT e está feito  :mrgreen:

Nota: Fui simular uma descrição no chatgpt e era mais completa  :bang:
 

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Lusitano89

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3112 em: Outubro 30, 2023, 11:03:52 am »
C-390 Millennium - Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa - FAP) Entry into Service


« Última modificação: Outubro 30, 2023, 11:05:24 am por Lusitano89 »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3113 em: Outubro 31, 2023, 03:51:41 pm »
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3114 em: Outubro 31, 2023, 05:02:44 pm »
A definição da FAP, sobre as capacidades e características do 390 Luso, é, A ÚNICA, que está correcta !!!

https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Abraços


A definição inclui uma passágem enigmática:

     "... e bastante capacidade de carga..."

A capacidade de carga é bastante  :-P.

Eu diria que o oficial da FA encarregue da elaboração de definições encomendou esta ao seu filho de 12 anos.

Isto é mau porque, caso se prove um dia que um KC-390 desempenhou uma missão estratégica, temos um inquérito parlamentar por violação de definição.

Galera. o cara leva bué da carga.
Ou cá, ali nos lados da Baixa da Banheira, "leva carga como o c.....", ou do contra, "não leva um piço de carga"

Foi estratégico ser adquirido. Para a empresa.
Está a ai o conceito estratégico

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3115 em: Outubro 31, 2023, 05:11:04 pm »
https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Resumindo a grande diferença para o C130 J é que um é um projecto com mais de 50 anos e outro recente. Mais umas toneladas de carga, aumento de velocidade e um bocado mais de alcance.
isto sem discutir agora a aquisição, mas acalmar o mijo, como se de repente fosse uma salto quântico em capacidade de transporte. É o que é, faz um bocado mais e melhor ao ter equipamentos modernos.
Não foi como passar do A7 para o F16
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3116 em: Outubro 31, 2023, 07:22:06 pm »
https://www.emfa.pt/aeronave-81-kc390

Resumindo a grande diferença para o C130 J é que um é um projecto com mais de 50 anos e outro recente. Mais umas toneladas de carga, aumento de velocidade e um bocado mais de alcance.
isto sem discutir agora a aquisição, mas acalmar o mijo, como se de repente fosse uma salto quântico em capacidade de transporte. É o que é, faz um bocado mais e melhor ao ter equipamentos modernos.
Não foi como passar do A7 para o F16

Pessoalmente se a ideia era fazer o mesmo que o C-130 (troca por troca) então na teoria (ainda precisa de uns anos para comprovar a teoria) é um excelente avião.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3117 em: Outubro 31, 2023, 11:14:08 pm »
Interessante, amanhã vai o 26901 novamente a caminho dos States e o C130 16803 a caminho das Bermudas . Terão o mesmo destino final?
O Rinoceronte sabemos ao que vai. Já o Bisonte...
« Última modificação: Novembro 01, 2023, 12:02:20 am por Lampuka »
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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3118 em: Novembro 01, 2023, 07:36:28 am »
O KC-390 já vai a caminho.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3119 em: Novembro 01, 2023, 09:46:29 am »
Bom dia
Sim ao que parece ira buscar o segundo blackhawk, ja o C130 desconheco se alguem souber pois que partilhe aqui...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.