KC-390 na FAP

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Pescador

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2790 em: Maio 19, 2023, 11:27:26 am »
Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar

Mas isso também pode acontecer com os A400M, e seriam ainda menos a voar.

Pelo menos durante os primeiros 12 anos isso não irá suceder

Sim, como foi o o resto que agora está encostado, Merlin , C295, Fragatas, Leopard 2. É normal nos primeiros anos as coisas irem durando, depois as diminutas verbas fazem encostar. Porque decerto nos primeiros 10 anos não precisam de tantos gastos em peças de substituição e manutenção.
Depois também os desvios de interesses. Corta-se aqui e esbanja-se ali. 
 

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Cabeça de Martelo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2791 em: Maio 19, 2023, 11:57:32 am »
Fetiche para muita gente deve ser outra coisa e não um avião, mas ai voltávamos a outro assunto de gajas medalhadas.
Depois enquanto português, um brasileiro dizer que tenho um fetiche com um modelo de avião europeu, porque o acho superior ao brasileiro no aspecto em causa, a capacidade de transporte, só pode ser piada, ou daquelas situações que temos vindo a notar no dia a dia na sociedade de alguns se esticam fora do charco deles. Ai...para.

Mas para colaborar com os spunik.br e afins feitos a coisa, deixo aqui uma alternativa de um avião que se o Costa entender, em vender  a parte portuguesa da OGMA à China e assim até bate mais certo a maneira de pensar, de proceder e, a posição politica dos dois envolvidos depois na mesma empresa. 
https://www.airway.com.br/maior-aviao-ja-produzido-na-china-y-20-kunpeng-entra-em-servico/

Pronto, aqui um avião a contendo que se deveria adquirir para mandar os tais meios extraordinários cheios de falhas e incompletos para voos expedicionários.
Porque para meios de Soberania, não se vê a mesma preocupação. Mas podiam comprar fragatas a China depois também.

Esta mentalidade já me ...coiso um bocado. Por isso...siga. Venda-se

Quem falou em fetiche fui eu e da última vez que eu vi, sou 100% nacional.

Ok, estavam os dois comentários na mesma caixa de diálogos e troquei. Então sinto-me a vontade para perguntar se por acaso isso do fetiche se aplica também ao Kc e aos Tucanos?

Só que o pior é o que fica por fazer, ou adquirir, para a realidade nacional, depois de tanto interesse com dois produtos tão bem apadrinhados?
Não vi mais nada do tanto que falta e de muito menos despesa ou da mesma mas muito mais pertinente, ser tão apadrinhado. 
Isso é que é estranho.

Quando ao aparelho, vale o que vale para a sua capacidade. Pior não é que nenhum semelhante. Não é isso que está em causa.
Relativamente ao Tucano, pior, porque usando algumas das mesmas justificações da sua aquisição, com os helicópteros era melhor serviço pela versatilidade de funções e de teatros de operação.
Por isso, a insistência é apadrinhamento e sem duvida interesses, para além dos referentes as necessidades prementes das Forças Nacionais.

Queria ver usar a mesma justificação sobre ser feito cá e tecnologia blá blá, para o Alfeite.
Queria ver usar mais insistência da defesa da Soberania e das responsabilidades inerentes a nossa posição geográfica.
Queria ver gastar o mesmo e com a mesma vontade, onde aqui se tem falado de tantas faltas.

Aí até que não fazia julgamentos sobre padrinhos nem sobre onde se gasta tão facilmente e falta no essencial.
Por fim, não escondo que preferia ver equipamentos dos aliados, nomeadamente na Europa, a outros que até alinham num namoro com gente como a China e a Rússia. Já para não falar (afinal falo) do histórico de corrupção bilateral entre os intervenientes políticos.

Querem uma aliança desse tipo, aliem-se a empresas da Espanha. Afinal até temos bons produtos vindos de Espanha, como os Vantac e os C295 (mal aproveitados). E se calhar até se podia ter algo de parceira ao nível da construção naval
E não tenho nenhum fetiche pela Espanha, é apenas parte da península que ambos partilhamos. E também não tenho complexos de eles centenas de anos atrás terem sido corridos quando nos tentaram invadir e quando abancaram cá uns tempos por causa dessa coisa dos reinados. Deixo esse tipo de complexos para aqueles outros, que falam de nós e não se olham ao espelho e ao que tem feito e fazem, depois de nós.

Muitas vezes quando leio o que escreves, fico com a impressão que tu dizes mal de algo porque gostas de dizer mal de algo.

Nós estávamos no programa do A400M, o Paulinho das Feiras tirou-nos de lá.

Depois de muitas voltas e baldrocas, o Socas colocou-nos no programa KC-390, em parte devido à Embraer ter decidido criar as fábricas em Évora (que entretanto foram vendidas a uma multinacional espanhola).

 :arrow: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/78-2010-342811

Dizer que queres o A400M por ser maior e mais capaz que o KC390, quando o que usas neste momento é o velhinho C130 e esse é inferior aos dois modelos anteriormente mencionados, está mais no plano dos sonhos/fantasias do que da racionalidade.

Eu também quero umas três Fragatas A300 para substituir as nossas Meko 200P, mas isso não vai acontecer pois não?! Mesmo as F110 já é demasiada areia para o nosso triciclo!

Em relação ao ST, eu já falei repetidas vezes que não sou especialista, mas já li a opinião de várias pessoas da área, umas a assegurar que o avião consegue cumprir perfeitamente a função de treinador avançado, outros que acham que só mesmo algo como o M-346 é que se consegue assegurar uma formação adequada. Eu acredito que consiga perfeitamente cumprir com o pedido, pelo menos até à entrada de caças de nova geração.

Ah, usar o ST em missões de manutenção de paz em África para mim não faz qualquer sentido.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2792 em: Maio 19, 2023, 09:20:35 pm »
Boas
Eu penso que já será mais que tempo de esquecer o A400M,penso que apesar de superior ao kc 390 o mesmo peca pela fiabilidade dos motores, portanto portugal para a realidade que existe a nivel de meios o kc serve perfeitamente para o transporte de alguns desses meios....obvio que haverá outros meios com maior volume de espaço e peso que iria sempre obrigar o aluguer de outro tipo de avião, isto que fique aqui claro, podemos transportar quase todos os meios de que dispõe seja exercito seja Marinha seja FAP,portanto a' que seguir caminho e abordar outros temas sensiveis...
« Última modificação: Maio 19, 2023, 09:23:01 pm por luis simoes »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2793 em: Maio 20, 2023, 10:14:48 am »



Só um ou dois pequenos detalhes que gostaria de acrescentar à discussão e que me parecem importantes ...

Em primeiro lugar, estamos a comparar capacidades e obviamente os aviões têm capacidades diferentes.
Já referi noutro tópico que o KC-390 não é um avião para substituir o C-130, porque o próprio C-130, mercê das realidades (peso) dos equipamentos também não o consegue fazer.

Não adianta de nada andarmos a ver o que é que se consegue meter dentro de um KC-390, sem contar com o que realmente conta, que é o alcance operacional da aeronave quando está carregada com um determinado tipo de carga.

O que faz o A400 superior, não é apenas o fato de transportar mais.
O A400 transportará na maioria dos casos uma carga de 20 toneladas, embora possa transportar muito mais.
O KC-390 também consegue transportar essa carga.

O problema é que o A400 consegue levar essa mesma carga muito mais longe (mais do dobro do alcance). Essa capacidade é da maior importância, caso seja necessário transportar material pesado para qualquer ponto do mundo.


Outro problema afetou por exemplo os Boeing 717 quando começaram a operar na Europa.
Tratava-se de uma versão do DC-9 / MD-95 com uma nova designação após a compra da McDonnel Douglas pela Boeing.
Na Europa, o avião tinha que andar com técnicos a bordo, porque havia muitos aeroportos onde por ser uma aeronave com muito poucas vendas, não havia praticamente suporte local.
O reduzido numero de clientes de uma aeronave acaba por levar a problemas com a manutenção.
Não sei até que ponto isto poderá afetar o avião, caso haja poucas forças aéreas a compra-lo e poucos aviões em operação.

Já o Super Tucano, Sinceramente, sempre que ouço falar nesse avião, lembro-me do Texan na Guiné...
Fico com a impressão de que uma eventual compra de um avião que na NATO só serve para treinador, tem a ver com conclusões tiradas com base nas operações das forças portuguesas destacadas, por exemplo, na RCA.

Nunca vi ninguém a defender a aquisição. Só se for por razões puramente politicas, caso contrário, não se entende.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2794 em: Maio 20, 2023, 02:47:28 pm »



Só um ou dois pequenos detalhes que gostaria de acrescentar à discussão e que me parecem importantes ...

Em primeiro lugar, estamos a comparar capacidades e obviamente os aviões têm capacidades diferentes.
Já referi noutro tópico que o KC-390 não é um avião para substituir o C-130, porque o próprio C-130, mercê das realidades (peso) dos equipamentos também não o consegue fazer.

Não adianta de nada andarmos a ver o que é que se consegue meter dentro de um KC-390, sem contar com o que realmente conta, que é o alcance operacional da aeronave quando está carregada com um determinado tipo de carga.

O que faz o A400 superior, não é apenas o fato de transportar mais.
O A400 transportará na maioria dos casos uma carga de 20 toneladas, embora possa transportar muito mais.
O KC-390 também consegue transportar essa carga.

O problema é que o A400 consegue levar essa mesma carga muito mais longe (mais do dobro do alcance). Essa capacidade é da maior importância, caso seja necessário transportar material pesado para qualquer ponto do mundo.


Outro problema afetou por exemplo os Boeing 717 quando começaram a operar na Europa.
Tratava-se de uma versão do DC-9 / MD-95 com uma nova designação após a compra da McDonnel Douglas pela Boeing.
Na Europa, o avião tinha que andar com técnicos a bordo, porque havia muitos aeroportos onde por ser uma aeronave com muito poucas vendas, não havia praticamente suporte local.
O reduzido numero de clientes de uma aeronave acaba por levar a problemas com a manutenção.
Não sei até que ponto isto poderá afetar o avião, caso haja poucas forças aéreas a compra-lo e poucos aviões em operação.

Já o Super Tucano, Sinceramente, sempre que ouço falar nesse avião, lembro-me do Texan na Guiné...
Fico com a impressão de que uma eventual compra de um avião que na NATO só serve para treinador, tem a ver com conclusões tiradas com base nas operações das forças portuguesas destacadas, por exemplo, na RCA.

Nunca vi ninguém a defender a aquisição. Só se for por razões puramente politicas, caso contrário, não se entende.

Já tinha feito varias "contas" entre as diferentes capacidades de ambos. Não se trata só da carga máxima, mas da dimensão e peso por unidade dessa mesma carga. o KC consegue levar um Pandur claro, entre 18 e 22 ton está dentro da capacidade. Mas não leva como já o afirmei o Caesar 8x8, nem um centauro. Ambos na linha do que deverá ser o futuro imediato por cá, sob pena de sermos e, disso não tenho duvida, uns bombeiros de balde em África, em casos como a RCA.
Também abordei esse aspecto da distancia em que ambos poderiam levar a mesma carga, o KC no limite e o A400 folgadinho faz mais do dobro.
Depois se for preciso entregar, como já foi dito 2 Pandur, um A200 faz , isso com o Kc tem de ser dois. Depois multiplicar por Vantac etc.
Ao ponto que se tivéssemos só 4 A400 entregavam 8  e, os 6 KC entregam só 6.
Mas até consta que um dos KC é para cenas VIP. Afinal vai ser preciso um cargueiro para meter comitivas do Costa, mesmo não sendo tão grandes como a comitiva dos moluscos que vieram em 2 aviões comerciais.

Mas pronto, realmente não tenho fantasias com nenhum deles, apenas me parece obvio e, também são óbvias as negociatas disso tudo e quem está envolvido, para mais ainda reforçado pelo caso tucanito. Um verdadeiro absurdo e deitar dinheiro fora.
Olhem para o c...da Marinha. Essa vergonha com uma das maiores ZEE existentes. Com essa não existe apadrinhamentos políticos envolvidos nem "justificações"
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2795 em: Maio 20, 2023, 03:41:29 pm »
Pescador nao me interprete mal, parte até posso concordar com o que diz, mas isto de ter a Marinha que temos peca pelo não
Investimento que sucessivos governos partilharam estes ultimos 30 anos, mas enfim são os incompetentes que temos elegido, muitos deles só ali estão para ganhar seu quinhao, querem lá saber se nossos homens teem armas,meios, enfim,
Voltando aqui ao assunto do KC não está iminente a vinda do 6 KC e mesmo que isso venha a suceder certamente será utilizado para os Arquipélagos Acores e Madeira na missao de transporte, apoio as populações, e patrulhamento da vasta area maritima que ali temos....até que Portugal compre ou satelites ou um Drone eficaz,para ali ser usado.
Isso dos Vips esqueca lá isso temos os Falcon 50 e agora o 900....portanto se vier que venha faz ca falta também,mas isso não invlida a compra de uma aeronave com outro tipo de resposta que o kc em parte nao faz, o transporte de grandes massas, meios com mais peso...
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2796 em: Maio 20, 2023, 04:00:15 pm »
Daqui a uns anos dos 6 KC estão 3 a voar

Mas isso também pode acontecer com os A400M, e seriam ainda menos a voar.

Pelo menos durante os primeiros 12 anos isso não irá suceder

Não necessariamente. Mesmo com acordos assinados de manutenção e fornecimento de peças,  não quer dizer que as mesmas existam, a tempo e horas. O facto de muito material ser civil e de empresas várias facilita, mas o que é projectado e com peças 100% Embraer, não terá um a logística como a dos C130. E depois vem a parte do carcanhol. Se um pneu para um C130 que existe à patada já é dificil de adquirir por falta de guito, imagine -se material específico de um avião especifico.  ;)

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/25885/AEROVIS%C3%83O%20-%20Inova%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20brasileira

Citar
Na lista de requisitos do avião, elaborada pela Força Aérea Brasileira, estava a necessidade de suportar pousos em pistas não preparadas (terra), seja na Amazônia ou na Antártida - locais extremos e com condições adversas de temperatura. A solução foi criar um sistema inédito de distribuição do peso no trem de pouso principal. A patente da nova tecnologia, que foi depositada nos Estados Unidos e aguarda homologação, prevê que, ao tocar o solo, a ‘viga balanço’ (também chamada de balancim) distribua com uniformidade a carga nas rodas. “Não havia nada no mundo e foi um grande desafio de engenharia”, explica Taucci. Diferente das opções existentes no mercado, esse produto faz com que o impacto seja absorvido de maneira mais eficaz pelo trem de pouso, melhora a performance no pouso e na decolagem e, também, no deslocamento em pistas não preparadas.



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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2797 em: Maio 20, 2023, 04:23:41 pm »
Mas até consta que um dos KC é para cenas VIP. Afinal vai ser preciso um cargueiro para meter comitivas do Costa,

Tal como o C-130 que vieram nos anos 70, ou os C295 nos inicios de 2000, as versões VIP destes aviões de carga não são permanentes, é um sistema palete roll on - roll off, não tinha muita lógica um avião de carga militar estar permanentemente em versão VIP, para isso arranjava-se um avião dedicado.

https://www.edrotacultural.com.br/kc-390-tera-datalink-da-otan-brasil-testa-versao-vip/



O C295 também tem cadeiras VIP que se podem instalar quando necessário, teve possivelmente o seu momento de maior fama quando o C295 transportou diretamente de Lisboa para um pequeno aerodromo em Andorra a selecção nacional de futebol.

https://www.dn.pt/desporto/amp/selecao-nacional-ja-esta-em-andorra-8822577.html

« Última modificação: Maio 20, 2023, 04:26:32 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2798 em: Maio 20, 2023, 08:48:28 pm »
Mas até consta que um dos KC é para cenas VIP. Afinal vai ser preciso um cargueiro para meter comitivas do Costa,

Tal como o C-130 que vieram nos anos 70, ou os C295 nos inicios de 2000, as versões VIP destes aviões de carga não são permanentes, é um sistema palete roll on - roll off, não tinha muita lógica um avião de carga militar estar permanentemente em versão VIP, para isso arranjava-se um avião dedicado.

https://www.edrotacultural.com.br/kc-390-tera-datalink-da-otan-brasil-testa-versao-vip/



O C295 também tem cadeiras VIP que se podem instalar quando necessário, teve possivelmente o seu momento de maior fama quando o C295 transportou diretamente de Lisboa para um pequeno aerodromo em Andorra a selecção nacional de futebol.

https://www.dn.pt/desporto/amp/selecao-nacional-ja-esta-em-andorra-8822577.html



Soube

Os C130 para VIP é lixado pelo barulho que aquilo faz no interior. A não ser que o forrem para os VIP.

Realmente o que mais faz falta no KC é isso.

Entretanto nos fogos este ano a coisa está bera. Nem aviões dedicados nem Helicópteros H60. E os KIts KC de apagar fogos?
Era tudo só uma ideia para se fazer quando possível.

Fica outra ideia: comprar os tucanos e dizer que é para apagar fogos
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2799 em: Maio 20, 2023, 09:13:30 pm »
Citar
Fica outra ideia: comprar os tucanos e dizer que é para apagar fogos
Bem visto. O melhor é passar a encomenda para 20 unidades.
João Pereira
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2800 em: Maio 20, 2023, 09:26:10 pm »
Os C130 para VIP é lixado pelo barulho que aquilo faz no interior. A não ser que o forrem para os VIP.

O C-130 não se forra, para o barulho há isto.



Citar
Realmente o que mais faz falta no KC é isso.

Tu é que vieste com a conversa do KC390 VIP  :mrgreen:

Citar
Entretanto nos fogos este ano a coisa está bera. Nem aviões dedicados nem Helicópteros H60. E os KIts KC de apagar fogos?

E os kits de reabastecimento em voo?
Que tal um bocado de calma, quantos aviões já foram entregues à Força Aérea? Primeiro devem começar nas missões normais de carga e depois, com tempo, vão adicionando capacidades. Existe uns termos de IOC (Initial Operational Capability) e FOC (Full Operational Capability), tanta impaciência.

Citar
Fica outra ideia: comprar os tucanos e dizer que é para apagar fogos

Acho que não vai ser necessário.
« Última modificação: Maio 20, 2023, 09:27:16 pm por Lightning »
 

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antoninho

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2801 em: Maio 20, 2023, 09:42:52 pm »
Comprar os Tucanos depois mandar os pilotos para a Suécia treinar bombardeamento a fogos, vai ser para ver na TV.
Ainda arranjam maneira de se livrarem de munição em fim de vida. Uma oportunidade para comprarem o avião sem entraves. Aleluia.....

https://weather.com/pt-PT/portugal/noticias/video/travar-os-incndios-da-sucia-fazendo-explodir-bombas
 

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nelson38899

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2802 em: Maio 20, 2023, 10:13:10 pm »
Comprar os Tucanos depois mandar os pilotos para a Suécia treinar bombardeamento a fogos, vai ser para ver na TV.
Ainda arranjam maneira de se livrarem de munição em fim de vida. Uma oportunidade para comprarem o avião sem entraves. Aleluia.....

https://weather.com/pt-PT/portugal/noticias/video/travar-os-incndios-da-sucia-fazendo-explodir-bombas

não seja por isso.

vai a este site desta empresa tuga: https://hephaesnus.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Subsea7

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2803 em: Maio 20, 2023, 10:41:09 pm »
 :mrgreen:
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2804 em: Maio 21, 2023, 12:55:06 pm »
Mesmo com bombas em fim de vida quero ver onde as vão arranjar em quantidade suficiente. Devem julgar que isto é os paióis dos EUA....  :mrgreen:

https://www.dn.pt/politica/helena-carreiras-faltam-nos-municoes-e-equipamentos-para-operar-os-meios-porque-desinvestimos-15975682.html

Saudações  ;)

P.S. Os broncos não andam nos incêndios dos EUA?  :mrgreen:



P.S. 2 - Até usaram os Cobra...  :mrgreen:



P.S. 3 - Kc a apagar fogos. A única coisa certa no Tugal é que já está certificado.  :mrgreen:

https://militaryleak.com/2022/09/17/c-390-millennium-aerial-firefighting-operation-certification/





« Última modificação: Maio 21, 2023, 12:55:59 pm por mafets »
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