KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 467424 Visualizações
*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2340 em: Outubro 16, 2022, 01:19:51 pm »
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2341 em: Outubro 16, 2022, 03:35:37 pm »
Primeiro KC-390 Millenium da Força Aérea Portuguesa, já estacionado em Beja.
Créditos da imagem: Via Base Aérea nº11 - Beja



É a entrega oficial?

Março de 2023

Se demorarem tanto tempo como com os C-130, deve ser Março de 2024...
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2342 em: Outubro 16, 2022, 03:37:37 pm »
O meu receio era que trouxessem já os aeroplanos tucas desmontados como legos.
Ainda há esperança de meter à frente a modernização dos F16 em vez de tico ticos. Não só em meia dúzia de F16 para constar nas missões externas
« Última modificação: Outubro 16, 2022, 03:39:44 pm por Pescador »
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2343 em: Outubro 16, 2022, 10:34:40 pm »
Parada no Brasil antes de atravessar o atlântico. Aquele gravando vídeo no celular é oficial da FAP?

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114, Red Baron

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2344 em: Outubro 16, 2022, 11:59:09 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, oi661114, Vitor Santos

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2345 em: Outubro 17, 2022, 12:06:24 am »


Continuo a achar que a cor é demasiado clara!
« Última modificação: Outubro 17, 2022, 12:06:37 am por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899, Pescador

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2346 em: Outubro 17, 2022, 11:17:43 am »


Continuo a achar que a cor é demasiado clara!

Essa pintura será Have Glass V??

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2347 em: Outubro 17, 2022, 01:19:10 pm »
Primeiro KC-390 da FAP já está em Portugal


Citar
Já está em solo português a primeira aeronave KC-390 adquirida pelo Estado Português.

Escoltados por dois F-16M da Força Aérea, eram 10H00 de 16 de outubro quando aterrou em Beja, na Base Aérea N.º 11, a primeira de cinco aeronaves com as cores nacionais.

Segue-se agora a fase de integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes da entrega à Força Aérea.

Recorde-se que Portugal adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador, em 2019, e a primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2022/10/16/primeiro-kc-390-da-fap-ja-esta-em-portugal/

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2348 em: Outubro 17, 2022, 01:21:56 pm »
 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2349 em: Outubro 17, 2022, 05:50:10 pm »
Gosto bem mais da cor do C-130 .
Essa se não é igual é muito parecida à do c-295.
Existe alguma razão para usarem cores diferentes?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +596/-75
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2350 em: Outubro 17, 2022, 06:27:36 pm »
No inicio de Setembro esse assunto (pintura) foi abordado aqui...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4064
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2190 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2351 em: Outubro 17, 2022, 09:49:32 pm »
Gosto bem mais da cor do C-130 .
Essa se não é igual é muito parecida à do c-295.
Existe alguma razão para usarem cores diferentes?

Era a tinta disponível. Vá que não veio as cores, como as passadeiras do actual ministro das finanças quando estava em Lisboa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2352 em: Outubro 18, 2022, 09:22:03 am »
Continuo a achar que a cor é demasiado clara!

É um esquema de pintura tão controverso quanto a própria aeronave, cinza-claro semi-brilhante, ao contrário do costumeiro US/NATO Dark Grey. E deverá sair das OGMA a envergar o mesmo, sem passar pela "paint shop".

O cinza-claro não é inédito para aviões de transporte táctico de médio porte da Aliança Atlântica, a Itália usa na sua frota C-130J por exemplo, mas sendo baço/fosco.



Por isso não percebo ainda muito bem esta opção da FAP para o KC-390, sendo que normalmente pinturas mais claras e brilhantes ou semi-brilhantes servem para não acumular demasiada carga térmica/radiação, e dissipar a existente de forma mais rápida. Um exemplo claro disso é o P-3C CUP+, cujo esquema cinza-claro brilhante serve não só para não aquecer ainda mais o interior de uma aeronave que já de si produz uma boa carga térmica devido a todos os equipamentos e sensores que possui a bordo, como para dificultar danos causados pela corrosão salina. E sendo o Millennium um avião de carga, em princípio essa preocupação não precisará de estar tão presente.

Em relação ao 26901, este deverá permanecer em Beja até pelo menos amanhã, data em que é inaugurado o novo hangar da Esq. 501 para os albergar. Após isso segue para a OGMA, onde terá todos os equipamentos e sensores NATO e não-NATO instalados, específicos para os nossos requisitos. Depois disso só faltará a sua certificação aeronáutica, e deverá ser entregue oficialmente à FAP em Março ou Abril do ano que vem.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, Major Alvega, NVF, HSMW, oi661114, JohnM, PTWolf

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2353 em: Outubro 18, 2022, 04:47:10 pm »
Sobre a cor do KC-390, Hungria:

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2354 em: Outubro 18, 2022, 07:10:37 pm »
Continuo a achar que a cor é demasiado clara!

É um esquema de pintura tão controverso quanto a própria aeronave, cinza-claro semi-brilhante, ao contrário do costumeiro US/NATO Dark Grey. E deverá sair das OGMA a envergar o mesmo, sem passar pela "paint shop".

O cinza-claro não é inédito para aviões de transporte táctico de médio porte da Aliança Atlântica, a Itália usa na sua frota C-130J por exemplo, mas sendo baço/fosco.



Por isso não percebo ainda muito bem esta opção da FAP para o KC-390, sendo que normalmente pinturas mais claras e brilhantes ou semi-brilhantes servem para não acumular demasiada carga térmica/radiação, e dissipar a existente de forma mais rápida. Um exemplo claro disso é o P-3C CUP+, cujo esquema cinza-claro brilhante serve não só para não aquecer ainda mais o interior de uma aeronave que já de si produz uma boa carga térmica devido a todos os equipamentos e sensores que possui a bordo, como para dificultar danos causados pela corrosão salina. E sendo o Millennium um avião de carga, em princípio essa preocupação não precisará de estar tão presente.

Em relação ao 26901, este deverá permanecer em Beja até pelo menos amanhã, data em que é inaugurado o novo hangar da Esq. 501 para os albergar. Após isso segue para a OGMA, onde terá todos os equipamentos e sensores NATO e não-NATO instalados, específicos para os nossos requisitos. Depois disso só faltará a sua certificação aeronáutica, e deverá ser entregue oficialmente à FAP em Março ou Abril do ano que vem.

Sabes se o J-MUSIC vai ser instalado na OGMA?