KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1890 em: Fevereiro 27, 2022, 08:50:38 pm »
Ontem andava por aí um artigo brasileiro a falar sobre usar os KC para AEW com um radar montado na fuselagem. E sobre poderem fazer AEW e reabastecimento ao mesmo tempo. Mas era só teoria.





https://www.aereo.jor.br/2017/09/24/campanha-de-testes-do-kc-390-emprega-nvg/

E provavelmente vai continuar a ser pois a FAB aposta é no E99M.

https://www.aeroflap.com.br/guardiao-e-99m-ganha-atualizacoes-que-marcarao-o-futuro-da-fab-junto-como-o-gripen-ng-e-kc-390/



E a Embraer apresenta uma nova versão com base no Praetor 600.

https://www.airway.com.br/embraer-apresenta-novo-aviao-radar-baseado-no-praetor-600/



Cumprimentos

Só falta efectuar uma largada de Paras em simultâneo !!!!
Muito á frente esta aeronave !!  ::)

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1891 em: Fevereiro 28, 2022, 10:31:31 am »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1892 em: Fevereiro 28, 2022, 10:43:33 am »
Afinal o reabastecimento aéreo é efectuado por paraquedistas munidos de garrafões. A marinheca é que devia ter adquirido esta preciosidade.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1893 em: Março 07, 2022, 08:09:38 am »
O potencial estratégico deste cargueiro fica bem espelhado nesta missão. Vai ser um salto brutal para a FAP… ficar basicamente na mesma.

Divulgada a rota do avião KC-390 que vai amanhã buscar brasileiros saindo da Ucrânia

https://aeroin.net/divulgada-a-rota-do-aviao-kc-390-que-vai-amanha-buscar-brasileiros-saindo-da-ucrania/?amp
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1894 em: Março 07, 2022, 08:59:36 am »
A aeronave vai efectuar três escalas técnicas até chegar ao destino, a rota apresentada poderia/pode ser efectuada por um C ou J, por aí a vantagem não é nenhuma, a única vantagem será a duração do voo, quando muito poderá poupar umas três horas, no EET total.
Como eu já venho dizendo vezes se conta a FAP com este substituto do C, não ganha nada de substancial quanto ao Raio de acção Vs payload.
este birreator será um cargueiro táctico excelente para países como o Brasil, ou a UCrãnia por exemplo, para Países como Portugal com vários arquipelagos a mais de 1000 Kms do continente, e com FND noutros continentes o 390 é má escolha e pior compra.
Nesta Missão o 390 está limitado não podendo transportar o seu máximo payload, em duas pernas Recife-Cabo Verde e Cabo Verde-Lisboa.



Se aprendi a fazer bem as contas para elaborar um ATC FPL, a missão apresentada pela FAB se fosse efectuada por um Atlas necessitaria apenas de uma escala técnica, ao contrário das três escalas técnicas necessárias para o 390.

O A400 com um payload de 20 Tons, conseguia voar directo Brasilia-Cabo verde, 4700 Kms, a segunda perna seria Cabo verde-Varsóvia, 5560 kms. 

O Atlas com um payload de 20 Tons tem um raio de acção de 6400 Kms, para a presente missão até poderia transportar mais umas três tons.
Se o payload for de 30 tons o raio de acção desce para os 4500 Kms.


Esta missão seria efectuada em cerca de menos quatro horas que o 390.
Este modelo de cargueiro, teria sido uma excelente escolha e muito melhor compra para a FAP !!

Data from Airbus Defence & Space specifications[143][144]

General characteristics

Crew: 3 or 4 (2 pilots, 3rd optional, 1 loadmaster)
Capacity: 37,000 kg (81,600 lb)
116 fully equipped troops / paratroopers[144]
up to 66 stretchers accompanied by 25 medical personnel[144]
cargo compartment: width 4.00 m (13.12 ft) x height 3.85 m (12.6 ft) x length 17.71 m (58.1 ft) (without ramp 5.40 m (17.7 ft))[144]
Length: 45.1 m (148 ft 0 in)
Wingspan: 42.4 m (139 ft 1 in)
Height: 14.7 m (48 ft 3 in)
Wing area: 225.1 m2 (2,384 sq ft)
Empty weight: 78,600[145] kg (173,283 lb)
Max takeoff weight: 141,000 kg (310,852 lb)
Fuel capacity: 50,500 kg (111,300 lb) internal fuel
Max landing weight: 123,000 kg (271,000 lb)
Powerplant: 4 × Europrop TP400-D6 turboprop, 8,200 kW (11,000 hp) each
Propellers: 8-bladed Ratier-Figeac variable pitch propellers with feathering and reversing capability[nb 3][92], 5.3 m (17 ft 5 in) diameter
Performance

Maximum speed: Mach 0.72
Cruise speed: 781 km/h (485 mph, 422 kn) at 9,450 m (31,000 ft)[89]
Initial cruise altitude: 9,000 m (29,000 ft) at MTOW
Range: 3,300 km (2,100 mi, 1,800 nmi) at max payload[nb 4]
Range with 30-tonne payload: 4,500 km (2,450 nmi)
Range with 20-tonne payload: 6,400 km (3,450 nmi)

Ferry range: 8,700 km (5,400 mi, 4,700 nmi)
Service ceiling: 12,200 m (40,000 ft)
Wing loading: 637 kg/m2 (130.4[89] lb/sq ft)
Tactical takeoff distance: 980 m (3,215 ft)[nb 5]
Tactical landing distance: 770 m (2,530 ft)[nb 5]
Turning radius (ground): 28.6 m

https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M_Atlas


Desempenho
Velocidade máxima: 0,8 Ma (988 km/h)
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 kn (870 km/h)
Alcance com carga útil máxima: 1 520 m.n. (2 820 km)
Alcance de traslado: 3 310 m.n. (6 130 km)
Transferência de combustível: 2 495 km (raio de missão REVO)
Altitude máxima da operação: 36 000 ft (11 000 m)
Distância de decolagem: 1 100 m (missões táticas); 1 300 m (normal) e 1 630 m (transporte logístico)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium

Abraços

« Última modificação: Março 07, 2022, 09:18:43 am por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1895 em: Março 07, 2022, 12:47:42 pm »
Como esta missão, em concreto, se trata de transportar uma carga de 11,6 toneladas, é provável que um Atlas conseguisse fazer Recife-Varsóvia sem escalas. Podes confirmar, tenente?

PS: Não tinha reparado que o ferry range são 8.700 km e a flight distance Recife-Warsaw são cerca de 8.500 km. É impossível o alcance em ferry range e com uma carga de 12 ton serem iguais. Mas para o tipo de carga que é, um MRTT fazia esta viagem sem escalas e nem pestanejava.
« Última modificação: Março 07, 2022, 12:55:51 pm por NVF »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1896 em: Março 07, 2022, 12:57:38 pm »
E com o MRTT, nem havia o argumento da velocidade a favor do KC.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1897 em: Março 07, 2022, 08:05:14 pm »
Como esta missão, em concreto, se trata de transportar uma carga de 11,6 toneladas, é provável que um Atlas conseguisse fazer Recife-Varsóvia sem escalas. Podes confirmar, tenente?

PS: Não tinha reparado que o ferry range são 8.700 km e a flight distance Recife-Warsaw são cerca de 8.500 km. É impossível o alcance em ferry range e com uma carga de 12 ton serem iguais. Mas para o tipo de carga que é, um MRTT fazia esta viagem sem escalas e nem pestanejava.

NVF, o Atlas só consegue fazer REC-WAW em Ferry Flight, se as condições atmosféricas forem favoráveis, refiro-me especialmente ao vento. 

Como este tipo de voos são efectuado a altitudes iguais ou superiores ao FL300, se, em grande parte do voo, os jet streams fossem adversos, ventos de nariz, como nós chamamos, pois com um Flight level de 30.000 ft, ou mais, por vezes os acft enfrentam ventos de mais de 100 milhas/hora, o que obrigaria a um consumo de fuel bem superior, reduzindo substancialmente o raio de acção.  >:(

Quando por exemplo os voos dos EUA apanham ventos de cauda daquela grandeza, o EET, chega a ter uma hora ou até mais de redução, com as respectivas poupanças de combustível.  ;)

Abraços
« Última modificação: Março 07, 2022, 08:51:51 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1898 em: Março 07, 2022, 09:05:44 pm »
O potencial estratégico deste cargueiro fica bem espelhado nesta missão. Vai ser um salto brutal para a FAP… ficar basicamente na mesma.

Divulgada a rota do avião KC-390 que vai amanhã buscar brasileiros saindo da Ucrânia

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Os burros que decidiram assim, que limpem aí as mãos.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1899 em: Março 07, 2022, 10:21:18 pm »
E os voos do Canadá também  ;D Eu sei amigo tenente, já experimentei esse fenómeno coriolano muitas vezes.

Como esta missão, em concreto, se trata de transportar uma carga de 11,6 toneladas, é provável que um Atlas conseguisse fazer Recife-Varsóvia sem escalas. Podes confirmar, tenente?

PS: Não tinha reparado que o ferry range são 8.700 km e a flight distance Recife-Warsaw são cerca de 8.500 km. É impossível o alcance em ferry range e com uma carga de 12 ton serem iguais. Mas para o tipo de carga que é, um MRTT fazia esta viagem sem escalas e nem pestanejava.

NVF, o Atlas só consegue fazer REC-WAW em Ferry Flight, se as condições atmosféricas forem favoráveis, refiro-me especialmente ao vento. 

Como este tipo de voos são efectuado a altitudes iguais ou superiores ao FL300, se, em grande parte do voo, os jet streams fossem adversos, ventos de nariz, como nós chamamos, pois com um Flight level de 30.000 ft, ou mais, por vezes os acft enfrentam ventos de mais de 100 milhas/hora, o que obrigaria a um consumo de fuel bem superior, reduzindo substancialmente o raio de acção.  >:(

Quando por exemplo os voos dos EUA apanham ventos de cauda daquela grandeza, o EET, chega a ter uma hora ou até mais de redução, com as respectivas poupanças de combustível.  ;)

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1900 em: Março 09, 2022, 08:06:20 am »
Placa Charlie,  hoje pela manhã, com o 390 da missão de repatriamento e um dos dois AN30, que a Força Aérea Romena possui.





Abraços
« Última modificação: Março 09, 2022, 08:11:50 am por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1901 em: Março 09, 2022, 11:22:52 am »
Placa Charlie,  hoje pela manhã, com o 390 da missão de repatriamento e um dos dois AN30, que a Força Aérea Romena possui.

A minha placa! :mrgreen:


O An-30 romeno é um visitante pouco usual. Nem fazia ideia que o Open Skies ainda se encontra activo.

Foto de ontem à chegada, esta manhã anda pela zona de Monte Real. ;)

« Última modificação: Março 09, 2022, 11:24:03 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1902 em: Março 09, 2022, 05:56:58 pm »
Placa Charlie,  hoje pela manhã, com o 390 da missão de repatriamento e um dos dois AN30, que a Força Aérea Romena possui.

A minha placa! :mrgreen:


O An-30 romeno é um visitante pouco usual. Nem fazia ideia que o Open Skies ainda se encontra activo.

Foto de ontem à chegada, esta manhã anda pela zona de Monte Real. ;)



Aeronave feia como o caruncho !!

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1903 em: Março 09, 2022, 07:15:38 pm »
Placa Charlie,  hoje pela manhã, com o 390 da missão de repatriamento e um dos dois AN30, que a Força Aérea Romena possui.

A minha placa! :mrgreen:


O An-30 romeno é um visitante pouco usual. Nem fazia ideia que o Open Skies ainda se encontra activo.

Foto de ontem à chegada, esta manhã anda pela zona de Monte Real. ;)



Deve ter vindo buscar algo para os F-16.

E o Open Skies não se aplica a membros da NATO.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1904 em: Março 09, 2022, 07:31:15 pm »
Deve ter vindo buscar algo para os F-16.

E o Open Skies não se aplica a membros da NATO.

Isso não é verdade, nem a sua passagem por cá tem alguma coisa a ver com os F-16.

https://www.nti.org/education-center/treaties-and-regimes/treaty-on-open-skies/
https://www.armscontrol.org/factsheets/openskies


Este An-30B romeno esteve recentemente na Alemanha igualmente no âmbito do tratado "Open Skies".
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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