KC-390 na FAP

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1860 em: Fevereiro 03, 2022, 02:08:33 pm »
Como as coisas estão actualmente também não acredito em termos dois tipos de aeronave de transporte, por isso ou é o KC390 ou não é. Termos 2/3 KC390 e 2 de outro tipo de aeronave não acredito.

Só se miraculosamente aparecer um saco cheio de dinheiro, e um aumento de efectivos na FAP.

No panorama actual ninguém acredita, mesmo com a crise na Ucrânia, se bem que para sermos correctos a verdade é que já dispomos de dois tipos de aeronaves de transporte táctico ao serviço: o C-130H e o C-295M. ;)

No futuro serão 3, KC-390, C-130H e C-295M.
Se o plano hi-low tivesse sido seguido, 4 A-400M e 12 C-295, o problema estava resolvido há muitos anos.
 
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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1861 em: Fevereiro 03, 2022, 02:09:53 pm »
se bem que para sermos correctos a verdade é que já dispomos de dois tipos de aeronaves de transporte táctico ao serviço: o C-130H e o C-295M. ;)

Mae isso é porque para Portugal o C-130 é transporte estratégico  :mrgreen:.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2022, 02:10:57 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1862 em: Fevereiro 03, 2022, 02:12:28 pm »
Renegocia é outra coisa. Agora cancelar o contrato com o primeiro avião já em construção, os pilotos treinados, já uns milhões pagos e até com adiantamento s já efetuados não faz qq sentido. E ainda tínhamos de pagar a multa de quebra contratual. Esqueçam isso.

Não é nada pessoalmente contra si, caro colega forista, mas as pessoas que falam em termos absolutos fazem-me confusão. "Não pode ser", "está feito e não se mexe mais", "esqueçam isso", etc, desculpe mas discordo. Não só há provas anteriores disso já ter acontecido em mais do que uma ocasião no que diz respeito à aquisição de sistemas de armas, como obviamente é algo acautelado ou não estivessem normalmente previstas penalizações para esse facto nos próprios contratos.

E ter já uma tripulação treinada não quer dizer nada; por exemplo, para os EC635 que eram destinados à UALE, encontravam-se já prontas 3 tripulações, o que não impediu que o negócio abortasse e as aeronaves fossem posteriormente parar à Jordânia. No Alfeite, em 2003/04, andava tudo num lufa-lufa de um lado para o outro com manuais e TO's referentes às fragatas norte-americanas da classe Oliver Hazard Perry, e no entanto os navios não chegaram a vir. Por isso, neste aspecto, isso não quer dizer nada.

Sinceramente, e falando agora a nível pessoal, em lugar de denunciar o contrato iria antes sentar-me à mesa com a Embraer para o renegociar, passando da encomenda original de 5 aparelhos + 1 de opção para 2/3 aparelhos no máximo, com a restante verba já paga diluída na compra de alguns Super Tucano e/ou um ou outro ERJ-135/145 para transporte VIP ou AEW. Os KC-390 ficariam para transporte táctico rápido e reabastecimento aéreo de EH-101 CSAR, eventualmente C-295M com lança, e outros meios de aliados da NATO que utilizem o sistema "probe & drogue", e tentaria a compra de 3 C-130J-30 usados ou negociava com a Airbus 2 A400M e 1 A330MRTT. Ficaríamos melhor equipados e com reconhecida interoperacionalidade com o resto da Aliança Atlântica.

Porém, com a maioria absoluta do Partido Socialista, não errarei por muito se afirmar que o mais certo é virem mesmo cá parar os cinco KC-390, talvez mesmo até o sexto de opção, e depois o resto logo se vê quando, e se, acontecer. Aliás, tem sido a matriz dos Governos do António Costa: deixa andar, e quando acontecer depois logo se vê isso. ::)

Espero que o colega forista Visitante 123 não tenha levado a mal, como disse inicialmente não é nada pessoal ou contra si. ;)

Não fico nada chateado. Aliás, sem discordâncias isto era uma seca.

E eu nem estou "casado" com o KC-390. Não me aquece nem arrefece. Não vejo é a lógica de estarmos a rasgar contratos. É que eles foram renegociados acho eu ainda em 2021. A Embraer queria mais dinheiro e o negócio esteve para cair. Portugal até se disponibilizou para comprar peças diretamente aos fornecedores em vez da Embraer. Mas parece ter sido ultrapassado o problema.

Além disso nós não estávamos no programa do A-400M e tivemos que os indemnizar pela saída? É que não ter dinheiro e gastar o pouco que se tem em indemnizaçoes contratuais é assustador para o futuro das FA.
 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1863 em: Fevereiro 03, 2022, 03:21:44 pm »
Nem mais, acrescentando-se que um correto planeamento e stock adequado de sobressalentes minimizaria os riscos de paragens não previstas.
Isso aliás deveria acontecer com qualquer tipo de equipamento.
Pelo que percebi os EH101 já pararam precisamente por este tipo de falhas e não são equipamentos únicos ou estranhos 😉

Estamos em Portugal, e estamos sem frota para as fragatas há não sei quanto tempo por falta ou falha de planeamento, estamos sem AOR por falta ou falha pagamento, estamos apenas com 1 fragata operacional (e velha) por falta ou falha de planeamento,... o que o faz pensar que as coisas vão ser diferentes no futuro?
A mim nada.
Mas também se já nem isso conseguimos fazer não servimos para nada. 
Nesse caso não passamos de imbecis e incompetentes?
De que vale estarmos a pensar em evoluir equipamentos?
O comodismo e mansidão dos portugueses é transversal a toda a nossa sociedade. Ninguém reclama com vontade...
Esse tipo de situação deveria ter feito "vítimas" políticas e militares, servido de exemplo.
Mas infelizmente nunca acontece nada e a miséria persiste.
Submarinos, EH101, KAMOV, contrapartidas PANDUR, TANCOS , etc.,  é so escolher e ver no que deu.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2022, 03:25:59 pm por Lampuka »
João Pereira
 


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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1865 em: Fevereiro 10, 2022, 05:24:35 am »
Sobre as encomendas da FAB o número foi reduzido oficialmente de 28 para 22 aeronaves.

https://www.aereo.jor.br/2022/02/09/embraer-chega-a-acordo-com-a-fab-para-reducao-de-28-para-22-aeronaves-kc-390/
 

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1866 em: Fevereiro 10, 2022, 09:09:09 am »
Sobre as encomendas da FAB o número foi reduzido oficialmente de 28 para 22 aeronaves.

https://www.aereo.jor.br/2022/02/09/embraer-chega-a-acordo-com-a-fab-para-reducao-de-28-para-22-aeronaves-kc-390/

Ou seja um SUCESSSO ESTRONDOSO mesmo assim não é ?
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1867 em: Fevereiro 10, 2022, 09:56:44 am »
Sobre as encomendas da FAB o número foi reduzido oficialmente de 28 para 22 aeronaves.

https://www.aereo.jor.br/2022/02/09/embraer-chega-a-acordo-com-a-fab-para-reducao-de-28-para-22-aeronaves-kc-390/

Ou seja um SUCESSSO ESTRONDOSO mesmo assim não é ?

O Dólar (moeda em que está sendo pago) estar a 2,30 reais na assinatura do contrato e agora está 5,50, a economia brasileira ruindo na pandemia global e você culpando a aeronave? Por favor...


P.S.: Sem contar a enorme incompetência da gestão do aeroclube que é a FAB de não seguir seus cronogramas estratégicos.
« Última modificação: Fevereiro 10, 2022, 10:06:24 am por Tikuna »
 
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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1868 em: Fevereiro 10, 2022, 12:49:45 pm »
Redução de 28 para 22 aeronaves, com as entregas a estenderem-se até 2034

https://embraer.com/global/en/news?slug=1206982-communique-for-the-press
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1869 em: Fevereiro 13, 2022, 11:45:55 am »
Citar
(...) Report saying Bundeswehr is reviewing their plan to base at least 10 A400M at second airbase in Lechfeld (first being at Wunstdorf) centred around a multinational unit (MNAU), after only one foreign partner (said to be Hungary) showing interest. Report says evaluation of a purely national operation is ongoing. Primary national air transport base Wunstdorf is at capacity supporting 40 A400M. It is therefore unclear what will happen to surplus 13 A400M, should Lechfeld-plan not proceed. (...)

(...) As backgrounder: Berlin originally tried to sell off 13 A400M out of original order of 53 airframes. Since purchase was binding and Airbus couldnt at the time find other customers, government decided to explore a multinational pooling solution instead, with Luftwaffe as operator. Ironically a requirement for more national airlift and air-refuelling capability (A400M is by design prepared to perform IFR role) to enable EU and NATO assets is not in dispute. The matter is, as always, primarily about who is going to pay for it. (...)

https://esut.de/2022/02/meldungen/32421/stationierung-a400m-lechfeld/

Várias questões se levantam depois da leitura deste artigo: primeiro, a Luftwaffe continua sem saber muito bem o que fazer às 13 células A400M que considera excedentárias, agora que vai reanalisar a questão de utilizá-las para formar uma unidade multinacional numa segunda localização, neste caso em Lechfeld. Segundo, a única nação que até agora terá mostrado interesse em fazer parte desse programa é a Hungria, que no ano passado encomendou um par de KC-390 à Embraer.

Dito isto, é caso para perguntar: se a unidade multinacional for para a frente, a Hungria manterá a encomenda dos Millennium por exemplo? E estando os alemães ainda com certas dúvidas sobre o que fazer com os aparelhos que consideram a mais (apesar dos casos recentes do Afeganistão e Ucrânia poderem demonstrar que não é esse o caso), poderia ou poderá haver a hipótese de se adquirir células A400M a um preço mais reduzido? Ou mesmo até podermos vir a integrar essa unidade multinacional, já que para todos os efeitos os germânicos vêm treinar a Portugal com frequência?
« Última modificação: Fevereiro 13, 2022, 01:02:44 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1870 em: Fevereiro 13, 2022, 02:00:41 pm »
Citar
(...) Report saying Bundeswehr is reviewing their plan to base at least 10 A400M at second airbase in Lechfeld (first being at Wunstdorf) centred around a multinational unit (MNAU), after only one foreign partner (said to be Hungary) showing interest. Report says evaluation of a purely national operation is ongoing. Primary national air transport base Wunstdorf is at capacity supporting 40 A400M. It is therefore unclear what will happen to surplus 13 A400M, should Lechfeld-plan not proceed. (...)

(...) As backgrounder: Berlin originally tried to sell off 13 A400M out of original order of 53 airframes. Since purchase was binding and Airbus couldnt at the time find other customers, government decided to explore a multinational pooling solution instead, with Luftwaffe as operator. Ironically a requirement for more national airlift and air-refuelling capability (A400M is by design prepared to perform IFR role) to enable EU and NATO assets is not in dispute. The matter is, as always, primarily about who is going to pay for it. (...)

https://esut.de/2022/02/meldungen/32421/stationierung-a400m-lechfeld/

Várias questões se levantam depois da leitura deste artigo: primeiro, a Luftwaffe continua sem saber muito bem o que fazer às 13 células A400M que considera excedentárias, agora que vai reanalisar a questão de utilizá-las para formar uma unidade multinacional numa segunda localização, neste caso em Lechfeld. Segundo, a única nação que até agora terá mostrado interesse em fazer parte desse programa é a Hungria, que no ano passado encomendou um par de KC-390 à Embraer.

Dito isto, é caso para perguntar: se a unidade multinacional for para a frente, a Hungria manterá a encomenda dos Millennium por exemplo? E estando os alemães ainda com certas dúvidas sobre o que fazer com os aparelhos que consideram a mais (apesar dos casos recentes do Afeganistão e Ucrânia poderem demonstrar que não é esse o caso), poderia ou poderá haver a hipótese de se adquirir células A400M a um preço mais reduzido? Ou mesmo até podermos vir a integrar essa unidade multinacional, já que para todos os efeitos os germânicos vêm treinar a Portugal com frequência?

Era muito bom, mas segundo sei, é KC-390 "all the way"....
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1871 em: Fevereiro 13, 2022, 02:59:10 pm »
Sair do KC, meste momento,  não me parece opção.
Abrir a porta à entrada em unidades multinacionais, seja no A400, MRTT ou outras  que complementem os meios actuais, isso sim deveria ser prioritário. Caso esteja dentro das nossas capacidades financeiras,  obviamente.
João Pereira
 

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PTWolf

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1872 em: Fevereiro 13, 2022, 03:20:41 pm »
A opção pelo KC seria trazer tambem knowhow da área para Portugal, para começarmos a dar alguns passos. Agora como vamos (e se vamos) realmente usar esse conhecimento para alguma coisa já é outra história....
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1873 em: Fevereiro 13, 2022, 04:04:50 pm »
A opção pelo KC seria trazer tambem knowhow da área para Portugal, para começarmos a dar alguns passos. Agora como vamos (e se vamos) realmente usar esse conhecimento para alguma coisa já é outra história....

Deixe-me rir, um pouco...A embraer acabou de vender as suas fábricas em Évora, a um grupo Espanhol.
 

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Visitante123

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1874 em: Fevereiro 13, 2022, 04:22:16 pm »
A opção pelo KC seria trazer tambem knowhow da área para Portugal, para começarmos a dar alguns passos. Agora como vamos (e se vamos) realmente usar esse conhecimento para alguma coisa já é outra história....

Deixe-me rir, um pouco...A embraer acabou de vender as suas fábricas em Évora, a um grupo Espanhol.

Isso devia ter sido acautelado no contrato com a Embraer sem dúvida.