O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?

  • 89 Respostas
  • 22779 Visualizações
*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #60 em: Setembro 12, 2010, 10:31:38 pm »
Só uma pequena questão, o que é que os EUA teriam a perder se invadissem os Açores?
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #61 em: Setembro 12, 2010, 10:59:31 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Sinceramente não sei se é impressão minha, mas o 'Luso-Efe' parece-me demasiado "fogoso" nas palavras. Já não é primeira vez que reparo que quando alguém não concorda totalmente com as suas ideias é logo apelidado de "iberista". (Vide presente situação com o 'Cabeça de Martelo') Na minha opinião fica-lhe mal essa postura.

Não exageremos.

Eu não chamei iberista ao cabeça de martelo, ele interpelou o meu post, e em respondi-lhe com ironia, como é visivél pelo post.

Depois não é verdade que eu chame iberista a quem não concorda comigo, mas uma coisa pode ter a certeza a mim é que é impossivel que alguém mo chame, o problema é que os que são pró-espanhóis ou iberistas esses normalmente é que vêm marrar comigo, e ainda não o vi a si a tomar partido por mim vez nenhuma.

Apenas lhe disse e em jeito de ironia, que se gostava assim tanto da espanha que fosse para lá e que se increve-se na legião espanhola.

Mas acho que ele não precisa de advogados de defesa.

Depois caro Pereira Marques, deixe-me que lhe diga, andam cá muitos, disso não tenha dúvidas, e isto tanto é verdade que eu tenho ganho aqui alguns anti-corpos por parte destes mesmos iberistas traidores.

Mas eu posso bem com isso.

Aliás, tanto eu não me estava a referir ao cabeça de martelo nesses termos, que o próprio cabeça de martelo, até foi um dos que já interpelou um post meu sobre o mundial de futebol para dizer isso mesmo, que este blog anda muito povoado de pró-espanhóis.
« Última modificação: Setembro 13, 2010, 01:31:20 am por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #62 em: Setembro 12, 2010, 11:19:20 pm »
OK. Só mais uma pequena nota, isto é um fórum não um blog (seja lá qual for a diferença  :mrgreen:  )
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #63 em: Setembro 12, 2010, 11:19:50 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vamos lá ver se nos entendemos, acho que há uma certa parte de Espanha que se chama Canárias, sabe onde está?

Está no Atlântico!

Sabe quantas pessoas é que vivem lá? Quase 2 milhões de pessoas.

Se o Atlantico é nosso então para que é que estamos numa organização de seu nome Organização do Tratado do Atlântico Norte?

Mas ei, o atlantico é nosso... :lol:

Já agora em nome do quê é que eu ia para Espanha? Estou no meu pais, servi voluntáriamente nas Forças Armadas, gosto muito do meu pais.


Cabeça de martelo.

Dizer que as canárias estão no atlantico, sim é verdade, mas é muito subjectivo, aquilo está uns meros 100 km da costa marroquina.

Atlantico a sério, são Açores, isso sim são atlantico puro e duro.

Depois é normal que o atlantico não é todo nosso, mas não se esqueça que é uma grande parte, por alguma razão temos a 3 maior zona económica exclusiva da UE e 11ª do mundo, devemos isso ao atlantico.



Depois quando disse para ie para espanha foi um pouco na ironia, e pelo facto de ter dito que a espanha era uma potência, e ainda por cima compará-la com o brasil, isso então é o cúmulo.

E depois eu tenho que dizer isto, o cabeça de martelo não faz mais nada desde o inicio deste post que denegrir a imagem dos ingleses, porque eles nos fizeram um ultimato qualquer, quando nós é que os traimos antes, para alem disso como eu já disse parece movido por um ódio desmesurado para com a inglaterra.

E quer queiramos quer não, foram sempre as hostes iberistas quem sempre em Portugal quem nos tentou afastar da Inglaterra, com o objectivo de nos isolar politicamente e de nos afastar dos apoios externos, usando esse "ultimatozinho" como arama de arremesso para nos tentar afastar de Inglaterra, de modo anos fazer gravitar em torno de madrid.

Quem não quer ser "cordeiro" que não lhe vista pele.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #64 em: Setembro 12, 2010, 11:27:08 pm »
Citar
Só uma pequena questão, o que é que os EUA teriam a perder se invadissem os Açores?
Parto do principio de que se refere ao ano de 2010 e não a 1943.

Você precisa de entender os Estados Unidos e a opinião pública dos Estados Unidos.
Os americanos vêm-se como uma espécie de facho de luz de liberdade no mundo.
Por isso para levar a América a atacar alguma coisa ou a entrar numa guerra, você precisa que a opinião pública do país considere que está em perigo o seu modo de vida.

Consegue antever alguma situação em que a opinião pública americana aceitasse a ocupação dos Açores ?
Além disso eles nem precisavam de ocupar os Açores, precisavam apenas de uma ilha :mrgreen:
Nós dependemos do facto de a América como uma democracia, respeitar um estado de direito democrático (ainda que nos últimos tempos apenas formal).

O que impede os Estados Unidos de invadir os Açores, são as suas próprias leis.



Já durante a II guerra mundial, o que impedia os Estados Unidos de invadir os Açores, era exactamente o medo de aparecer perante a sua própria opinião pública e perante a opinião pública dos países neutros e também dos países da Alemanha ocupada, como uma potência agressora.

Os Alemães utilizariam o ataque feito pelos americanos contra um pequeno e indefeso país neutro para mostrar na Europa ocupada, que era necessário lutar contra as mentiras dos bolcheviques e dos americanos.
Foi esse tipo de propaganda que permitiu aos alemães recrutar centenas de milhares de homens para as unidades voluntárias das SS.

Um ataque a Portugal, poderia ser argumento mais que suficiente, para apoiar as teses alemãs.

Este argumento foi aliás utilizado por Anthony Eden para demover Churchill.
Para que a Grã Bretanha não faça exactamente aquilo que acusa a Alemanha de fazer ! ! !
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #65 em: Setembro 13, 2010, 12:55:01 am »
Citação de: "papatango"
Citação de: "Luso-Efe"
E a Inglaterra foi sempre o nosso apoio e a nossa aliada contra castelhanos e franceses..

Não me parece correcta uma separação tão radical das águas entre ingleses e franceses. Só para lhe dar um exemplo, note o seguinte:

Portugal separa-se da Coroa dos Habsburgos em 1640, mas essa Coroa só reconhecerá a independência 28 anos mais tarde em 1668.

Praticamente ninguém estava disponível para ajudar Portugal, mas a ajuda mais significativa foi a ajuda indirecta da França (que já tinha prometido ajuda a Portugal para lutar contra as tropas da coroa hispânica).

O exemplo mais claro desse apoio ainda que indirecto ocorreu apenas três anos após o inicio da Restauração, em 1643 na batalha de Rocroi, onde caiu pela primeira vez por terra o mito da invencibilidade dos Tércios hispânicos, que acabaram derrotados.

Esta e outras derrotas conduziram a uma redução da pressão sobre Portugal (e sobre a Catalunha).

Devemos isso aos franceses e não aos ingleses.

Nessa altura ocorreu um episódio em que o governo de Londres envia uma esquadra a Lisboa por causa das opções portuguesas na guerra civil inglesa.

caro papatango.

Voce esta a comparar o imcomparável na minha opinião.,

A França ajudou-nos uma unica vez pontualmente entre 1640 e 1648, isto no contexto da guerra dos 30 anos, de resto foi sempre contra nós.

Richelieu prometeu tudo e mais alguma coisa ao duque de bragança, porque estava interresado em abrir mais um frente de combate de modo aliviar a pressão dos habsburgos, mas isso foi um apoio pontual, que com a assinatura da paz da vestfália se esfumou, a a partir dai os franceses mandaram-nos á couves, e voltaram a alinha com castela, e isso ficou patente com o tratado dos pirinéus em 1659, quando trairam a catalunha e assinaram a paz com castela, o que permitiu que aos habsburgos virarem-se contra Portugal com tudo, visto que a catalunha estava derrotada.

E foi novamente a diplomacia inglesa que nos salvou, não fosse o casamento ingles de D. Catarina e não sei como nos teriamos safo, e se me 1668 foi assinado o tratado de Lisboa que celebrou a paz isso em muito ficou-se a dever à Inglaterra.

Por isso, comparar os franceses com os ingleses apenas porque frança nos ajudou pontualmente porque lhe dava muito jeito, e depois nos abandonou novamente parece deturpar a história, os ingleses não nos ajudaram uma vez, ajudaram-nos dezenas de vezes.

Com quem nos vimos foi como sempre com os ingleses.


Citação de: "papatango"
Citação de: "Luso-Efe"
Ninguém pode negar a cobiça dos Açores pelos EUA, cobiça esta que já vem dos tempos da segunda guerra mundial, e se não fosse a intervenção apaziguadora da Inglaterra há quem diga que os EUA ocupariam a terceira sem a autorização de Salazar na segunda guerra mundial.

Os americanos ficaram irritados com o facto de Salazar não querer autorizar os americanos a utilizar os Açores.

É verdade que os americanos ameaçaram utilizar os Açores pela força.

Salazar avisou que como já tinha autorizado a utilização dos Açores pelos ingleses ao abrigo da Aliança, caso as ilhas fossem atacadas pelos americanos, então Portugal pediria o auxílio dos ingleses para lutar contra os americanos.

No entanto, sendo isto verdade, não é menos verdade outra coisa:

Churchill foi o primeiro a considerar a necessidade de invadir os Açores, com ou sem a autorização de Salazar. Quem o demoveu terá sido Anthony Eden, ministro dos estrangeiros.

Sobre o Brasil, não há que ter grandes dúvidas !

O Brasil não tem capacidade para servir de aliado e substituir os Estados Unidos ou a NATO em nenhuma circunstância.

É preferível ter qualquer coisa que os americanos precisam e utilizar isso em nosso favor  quando for mesmo necessário.

O apoio da América, é inimaginavelmente mais importante que o do Brasil. Continuará a ser assim pelo menos nos próximos 100 ou 200 anos.

Pois lá está, quem são os aliados e o pais amigo?

Invariavelmente a resposta é apenas uma.

Inglaterra.

Se não fosse o Anthony Eden e a Inglaterra os yankee's levavam tudo à frente, e o facto de Churcill por a hipótese de entrar por ai era devido á pressão americana.

Sobre o Brasil, na minha opinião é que não há que ter dúvidas.

É o caminho a seguir, não têm pretensões sobre os nossos territórios, e não vão ser precisos muitos anos paraa que o brasil se torne numa potencia mundial, já o é economicamente, ao nivel agricola também, só lhe falta ter umas forças armadas poderosas.

Os americanos têm muito poder, sem dúvida, mas não nos podemos tornar totalmente dependentes deles, devemo-nos alavancar-nos me mais pontos, na minha opinião no Brasil, na Inglaterra, e nós EUA também mas a um nivel inferior.

A NATO meu caro como já lhe disse nada nos garante que não se esfume, de acordo com o actual quadro do médio oriente,  é um cenário que não deve ser posto de parte.

Vamos andando e vamos vendo.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #66 em: Setembro 13, 2010, 02:43:21 am »
Citar
Pois lá está, quem são os aliados e o pais amigo?
Invariavelmente a resposta é apenas uma.
Inglaterra.
Se não fosse o Anthony Eden e a Inglaterra os yankee's levavam tudo à frente, e o facto de Churcill por a hipótese de entrar por ai era devido á pressão americana.
Há só um problema: É que quando o Churchill quis invadir os Açores, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na guerra. O que se pode dizer é que os Estados Unidos consideravam de facto os Açores como fazendo parte do seu cordão de defesa atlântico.



- - - - -

Relativamente aos franceses, eu não estou a compara-los aos ingleses, estou apenas a dizer que não podemos colocar os bons num prato e os maus no outro.
A França apoiou Portugal durante o conflito em África, muito mais que a Grã Bretanha.
Portugal adquiriu submarinos (Daphné), fragatas (João Belo), aviões(Nord-Atlas), helicópteros (Allouete e Puma), viaturas blindadas (Panhard EBR, Panhard ETT, Panhard AML), quando outros países nos negavam a possibilidade de adquirir armamento.
Em contrapartida, nos anos 60, os ingleses mandavam fragatas deles impor um bloqueio contra Moçambique por causa da questão da Rodésia...

Por estas e por outras (e há outras) é que não podemos colocar os franceses de um lado e os ingleses do outro. Isto, independentemente de eu achar que o francesismo de certas elites distorceu completamente o papel da Inglaterra na nossa história.
Citar
Os americanos têm muito poder, sem dúvida, mas não nos podemos tornar totalmente dependentes deles, devemo-nos alavancar-nos me mais pontos, na minha opinião no Brasil, na Inglaterra, e nós EUA também mas a um nível inferior.
OS americanos são muito mais fortes. Porque razão devemos dár preferência aos mais fracos ?
Na verdade temos mantido alguma independência relativamente aos americanos, a outra verdade é que precisamos deles.
Precisamos deles com ou sem NATO.
Acima de tudo, precisamos deles como contraponto do ponto de vista militar, às ideias pan-europeistas e federalistas de franceses e alemães.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9516
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #67 em: Setembro 13, 2010, 09:23:08 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Sinceramente não sei se é impressão minha, mas o 'Luso-Efe' parece-me demasiado "fogoso" nas palavras. Já não é primeira vez que reparo que quando alguém não concorda totalmente com as suas ideias é logo apelidado de "iberista". (Vide presente situação com o 'Cabeça de Martelo') Na minha opinião fica-lhe mal essa postura.


é a rebeldia tipica da juventude. Com o tempo passa.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #68 em: Setembro 13, 2010, 09:53:40 am »
Citação de: "P44"
Citação de: "PereiraMarques"
Sinceramente não sei se é impressão minha, mas o 'Luso-Efe' parece-me demasiado "fogoso" nas palavras. Já não é primeira vez que reparo que quando alguém não concorda totalmente com as suas ideias é logo apelidado de "iberista". (Vide presente situação com o 'Cabeça de Martelo') Na minha opinião fica-lhe mal essa postura.


é a rebeldia tipica da juventude. Com o tempo passa.

Não é a rebeldia nenhuma.

É a força de vontade para dizer o que tem na mente. Piores abdominações já eu ouviu da sua parte, caro P44.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #69 em: Setembro 13, 2010, 10:37:50 am »
E eu que pensava que só o Talha do DB é que era tão pancas com os Ingleses/Britânicos... :shock:  c34x  :lol:

PS: acho que o assunto está esgotado, já percebi que para o Efe é "UK ober alles".
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1011
  • Recebeu: 172 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #70 em: Setembro 13, 2010, 01:11:51 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E eu que pensava que só o Talha do DB é que era tão pancas com os Ingleses/Britânicos... :shock:  c34x  :lol:

Mas atenção - pode haver aqui atenuantes. É que dia 11 foi a Last Night of the Proms, deu em direto na BBC-HD e durante aquilo (e por mais uma semana) qualquer um fica pronto a jurar fidelidade eterna a Her Majesty the Queen. Rule Brittania...
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #71 em: Setembro 13, 2010, 04:57:37 pm »
Citação de: "Luso-Efe"
Citação de: "papatango"
Pois lá está, quem são os aliados e o pais amigo?
Invariavelmente a resposta é apenas uma.
Inglaterra.
Se não fosse o Anthony Eden e a Inglaterra os yankee's levavam tudo à frente, e o facto de Churcill por a hipótese de entrar por ai era devido á pressão americana.

Há só um problema: É que quando o Churchill quis invadir os Açores, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na guerra. O que se pode dizer é que os Estados Unidos consideravam de facto os Açores como fazendo parte do seu cordão de defesa atlântico..

Papatango, a invasão dos açores foi sempre ideia dos americanos.

A unica coisa que Churchill fez foi propor aos ingleses que patrulhassem as ilhas de modo a dissuadir hitler de as ocupar, com isto churcill queria apenas arrastar os EUA para guerra mais cedo, porque a alemanha podia ver nisto uma ingerencia intolerável, e poderia declarar guerra aos EUA.

Mas o alto comando americano, declinou este proposta de churcill, para os americanmos a unica hipoteses era a ocupação da ilha para prevenir ou em caso de ataque alemão.
 
Mas a ideia deixou de ser uma possibilidade para o alto comando americano para passar a ser uma realidade, depois da vitória de hitler na Grécia, nessa latura a ocupação dos açores era vista como a segunda prioridade do alto comando americano, apenas atras de dakar, e a histeria e cobiça americana pelos açores aumentou ainda mais depois do bismark afundar com uma unica salva o orgulho da marinha real inglesa, o hood, isto em maio de 41, ou seja, os EUa ainda nem sequer estavam na guerra, só entraram em Novembro de 41 depois de pearl harbour.

Salazar comunica a churcuill que Portugal consideraria a ocupação das ilhas um acto de agressão, e os ameicanos desistiram da ideia, e a questão foi resolvida como sempre pela aliança e diplomacia luso-britanica, e só em agosto de 43 salazar depois de ver que a Alemanha se ia afundar deu o direito á inglaterra sobre as base das lajes e de rabo de peixe, e uso de facilidades sobre os portos de ponta delgada.

Em relação a salazar, não há dúvida, nervos de aço, nem um passo atrás.

Por isso, mais um a vez, ve-se que a Inglaterra esteve sempre do nosso lado.


Citação de: "papatango"
Relativamente aos franceses, eu não estou a compara-los aos ingleses, estou apenas a dizer que não podemos colocar os bons num prato e os maus no outro.
A França apoiou Portugal durante o conflito em África, muito mais que a Grã Bretanha.

Portugal adquiriu submarinos (Daphné), fragatas (João Belo), aviões(Nord-Atlas), helicópteros (Allouete e Puma), viaturas blindadas (Panhard EBR, Panhard ETT, Panhard AML), quando outros países nos negavam a possibilidade de adquirir armamento.

Em contrapartida, nos anos 60, os ingleses mandavam fragatas deles impor um bloqueio contra Moçambique por causa da questão da Rodésia.

Por estas e por outras (e há outras) é que não podemos colocar os franceses de um lado e os ingleses do outro. Isto, independentemente de eu achar que o francesismo de certas elites distorceu completamente o papel da Inglaterra na nossa história.

Os Franceses não nos apoiram, vendiam-nos armamento a nós, ísso pode ser visto como uma forma de apoio, certo, mas na volta andavam secretamente a financiar o Paigc.

Pois, faziam disto um negócio, se isto é apoio?

Pelo menos os americanos e os ingleses podiam não nos vender armamento directamente, mas davam-nos os contactos de onde é que os podiamos ir buscar, e não andavam a armar secretamente os movimentos rebeldes.

Essa questão da Rodésia desconheço.

Depois o que não podemos nunca fazer na minha opinião, é comparar os Franceses com o Ingleses, isso é que não podemos fazer., isso seria falsificar a história Portuguesa, não obstante de termos tido algum desagisague ou outro com a inglaterra, mas os nosso interesses são coincidentes, por isso é que somos aliados naturais.

Inglaterra esteve invariavelemnte ao nosso lado, contra castela e frança.


Citação de: "Luso-Efe"
Citação de: "papatango"
Os americanos têm muito poder, sem dúvida, mas não nos podemos tornar totalmente dependentes deles, devemo-nos alavancar-nos me mais pontos, na minha opinião no Brasil, na Inglaterra, e nós EUA também mas a um nível inferior.

OS americanos são muito mais fortes. Porque razão devemos dár preferência aos mais fracos ?

Na verdade temos mantido alguma independência relativamente aos americanos, a outra verdade é que precisamos deles.

Precisamos deles com ou sem NATO.

Acima de tudo, precisamos deles como contraponto do ponto de vista militar, às ideias pan-europeistas e federalistas de franceses e alemães.


Sim os americanos são mais fortes, mas a questão é que os interesses deles colidem mais com os nossos que os dos ingleses, e o assédio deles aos Açores é o exemplo disso, então esta de meter lá os F-22 não lembra  ninguem, é que depois de lá estarem não saem mais.

Para alem disso os americanos têm uma relação muito promiscuosa com espanha, como se ve pela cooperação militar entre eles.

E a prova que eles não iriam tirar partido por nós em relação a espanha, está em Olivença, já por várias vezes eles declararam que essas questão é uma questão entre dois paises de que eles são amigos. e por isso não se metem.

Depois, eu nunca disse que não precisamos deles, precisamos de toda a gente, tal como em sociedade ninguem vive sozinho, em politica externa funciona da mesma maneira, o que não podemos é colocar-nos de cabeça nas mãos dos americanos.

Devemos sim manter alavancar-nos no Brasil, e na Inglaterra, porque os interesses ingleses no atlantico são coincidentes com os portugueses, e não entram em choque, para alem disso os interesses ingleses no atlantico são contrários com espanha, mais um motivo para a aliança inglesa.

Por fim, essa de que os americanos são contra os pan-europeismos dos franceses e alemães, por terem medo do poder que europa possa vir a ter, esse é um logro em que eu já caí no passado, mas hoje já não caio.

Essa na minha opinião é uma falsa ideia que muita gente tem, porque quem esta por detras do dito "projecto europeu" não são mais que os americanos.

Quem é que meteu o nosso durão na comissão europeia?

Kissinger, na altura da cimeira das lages, em que o Durão estava lá quase que para servir o chá ao bush e ao Blair, Kisseinger disse em relação ao Durão:

 "Este pode ser o pior primeiro-ministro da história Portuguesa, mas é o nosso homem na europa "

Por isso, essa de que os americanos estão interessados em "dinamitar" a europa a mim não me convence, visto que são eles que em grande parte estão por detras de tudo isto.

Este saco de gatos a qe se chamam UE só dará o estoiro por acção das 3 potencias euroepeis, Inglaterra, Alemanha e França.

Aliás, eu espero ansiosamente por esse dia, e pelo fim desta UE.

Por mim os ingleses, começavam já amanha à "turra" com os franceses e os alemães, quanto mais depressa melhor, claro está à "turra" no sentido figurado, sem pancadaria, resolver as coisas diplomaticamente, mas acabar com esta UE o mais rápido possivel.
« Última modificação: Setembro 13, 2010, 05:36:03 pm por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #72 em: Setembro 13, 2010, 05:10:31 pm »
As minhas desconfianças que este fórum andava muito povoado de propagandistas de Castela, estão infelizmente a passar de suspeitas a quase certezas.

Mas enfim.

Depois caro Cabeça de Martelo denegrir a imagem de Portugal, é afastá-lo dos seus aliados naturais e cuspir no prato onde comemos tantas vezes, com isto estamos a denegir a imagem de Portugal  e dos Portugueses porque não estamos a ser agradecios com quem tantas vezes nos apoiou, estamos a ser ingratos, e isto é que é denegrir a imagem de Portugal, afastando Portugal dos seus aliados naturais e dos apoios externos, com isto está-se a obrigar o pais a gravitar sobre madrid.

Foi sempre isto que os traidores iberistas, espanholistas e castelhanistas fizeram ao longo dos séculos, agora tal como no passado, o objectivo é o mesmo, afastar Portugal dos apoios externos de modo a fazer o pais gravitar sobre madird.

Não muda nada.

Depois voce a mim nunca me pode chamar iberista, isso seria ultima coisa que alguem me poderia chamar.

Portugal acima de tudo, aliado com quem devemos, e Inglaterra é um aliado.

Depois estes europeístas disfarçados de patriotas a mim nunca me enganaram, não todos, mas muitos destes que clamam pela dita integração europeia querem sim a integração ibérica disfarçada de integração europeia, mas estes topam-se á légua.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #73 em: Setembro 13, 2010, 06:16:12 pm »
Citar
Papatango, a invasão dos açores foi sempre ideia dos americanos.
Isso depende de muita coisa.
O que é que você quer dizer com o "foi sempre" ?

A importância estratégica dos Açores para os americanos aumentou à medida em que novos sistemas de armas podiam por em causa o controlo do Atlântico e a navegação no Atlântico. A questão começa a ter alguma relevância no século XX, quando os americanos começam a projectar o seu poder para fora das suas fronteiras. Essa projecção de poder é essencialmente naval e os Açores estão obviamente no caminho.
O problema dos americanos não são os Açores, mas sim quem está nos Açores.
É por isso que existem todas aquelas alegações sobre entidades obscuras terem analisado a possibilidade da independência quando o Partido Comunista dava cartas em Lisboa em 1975.

Citar
Mas o alto comando americano, declinou este proposta de churcill, para os americanmos a unica hipoteses era a ocupação da ilha para prevenir ou em caso de ataque alemão.
O «alto comando americano», no final de 1940, não foi visto nem achado na questão dos Açores.

A título de curiosidade lembro que o presidente Roosevelt, conhecedor das peculiaridades portuguesas (muito mais tarde já em 1943), considerou uma outra possibilidade.

Com o conhecimento de Roosevelt, o Departamento de Estado americano escreveu uma carta ao embaixador americano no Brasil, datada de 19 de Maio de 1943, (Roosevelt,Churchill e Salazar, Freire Antunes, Ediculube, pag.149) dando-lhe instruções para que o embaixador sondasse oralmente o presidente brasileiro Getulio Vargas sobre a questão dos Açores.

Na carta, lembrava-se a Getúlio Vargas, uma conversa que este tinha tido com Roosevelt na cidade de Natal no final de 1942. Na conversa o presidente do Brasil e o presidente americano tinham falado sobre a conveniência de garantir que «certas ilhas atlânticas não se transformavam numa fonte de problemas para o hemisfério ocidental».

O americano, concluia que o Brasil, como os Estados Unidos estavam de acordo em que os seus dois países tinham direito à auto-defesa, implicando que a tomada dessas ilhas seria uma acção de auto-defesa.

Roosevelt fundamenta assim o pedido que faz depois:
Os americanos pediram ao governo do Brasil, para sondar o governo de Lisboa sobre a possibilidade de o Brasil ocupar os Açores a título de «aluguer», tradução minha do termo «lease».
De seguida, os americanos reafirmam que tais acções se limitariam ao período de duração da guerra, até à derrota da Alemanha.




Citar
Os Franceses não nos apoiram, vendiam-nos armamento a nós, ísso pode ser visto como uma forma de apoio, certo, mas na volta andavam secretamente a financiar o PAIGC.
Pois, faziam disto um negócio, se isto é apoio?
Pelo menos os americanos e os ingleses podiam não nos vender armamento directamente, mas davam-nos os contactos de onde é que os podiamos ir buscar, e não andavam a armar secretamente os movimentos rebeldes.
quando falamos de apoio falamos normalmente dos governos e não de organizações não governamentais.

Desse ponto de vista, também podemos  perguntar quem começou a guerra em África com os massacres de 1961 ?
De certeza que não foi a União Soviética, já que tudo aponta no sentido de que quem atirou a primeira pedra e «tecnicamente» começou a guerra contra Portugal foram movimentos evangélicos e cristãos protestantes financiados a partir dos Estados Unidos e que lutavam pela entrega da África aos africanos.

Se aceitar vender armamento não é apoio, se autorizar o fabrico de equipamentos militares franceses (vide as Berliet) em Portugal não é apoio, então eu não sei o que é.
A verdade é que a ideia de um Portugal «Orgulhosamente Só» nunca passou de uma frase do Salazar para unir os portugueses, que depois foi aproveitada pelo Mário Soares para dar a ideia de que depois de 25 de Abril tínhamos a Europa connosco. Nunca estivemos tão sozinhos como depois de 25 de Abril de 1974 (mas isso é outra Estória e são outros cinco Euros ... :mrgreen: ).

A realidade de 2010, é a que é.
Há uma tese de António José Telo, que defende que a importância de Portugal em relação à Inglaterra está directamente ligada à decadência da Espanha. Ou seja:
À medida que a Espanha vai perdendo poder e influência, a necessidade de a Inglaterra se apoiar em Portugal como forma de pressão e balanceamento estratégico também se perde. Isso é visivel nos três principais conflitos mundiais:
As guerras napoleónicas, a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial.

A partir de aí, a nossa importância mede-se pelos Açores e já não pela capacidade do rectangulo continental poder servir para conter a Espanha e impedi-la de aderir ao bloco opositor.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6302
Re: O que é feito da velha aliança Portugal-Inglaterra?
« Responder #74 em: Setembro 14, 2010, 01:07:56 am »
Citar
Desse ponto de vista, também podemos perguntar quem começou a guerra em África com os massacres de 1961 ?
De certeza que não foi a União Soviética, já que tudo aponta no sentido de que quem atirou a primeira pedra e «tecnicamente» começou a guerra contra Portugal foram movimentos evangélicos e cristãos protestantes financiados a partir dos Estados Unidos e que lutavam pela entrega da África aos africanos.

Ah, meu caro que eu queria que o Luso-Efe descobrisse por ele mesmo que os tão "queridos USA", durante a administração Kennedy, foram dos principais patrocinadores dos grupos rebeldes. Aliás, sabe-se hoje que a URSS não tinha, de inicio interesses, por aqueles lados, mas o mundo é redondo.......

Outra coisa, foram mesmo em 10 horas que os stocks de pereciveis começaram a entrar em rotura, sendo esse "susto" um dos principais impulsionadores para que o plano que o governo do RU já estava a desenhar, fosse acelarado e implementado. E olhe que a nossa situação nesse campo também não é brilhante, basta reparar no que aconteceu com os "frescos" nos supermercados da capital, logo depois da tempestade que destroçou boa parte da região Oeste e isto apesar de Portugal ter uma rede logistica que ombreia ou supera virtualmente qualquer país do mundo.