Esta classe de navios britânicos são pensados para reabastecer porta-aviões.
Grande capacidade para transportar combustivel para aviões, e capacidade para transportar combustível para abastecer a marinha portuguesa durante anos, caso a marinha tivesse capacidade para colocar os navios no mar.
Este navio tem grande capacidade para transporte de combustível...
Como é do conhecimento úblico, há navios portugueses que saem de Lisboa para os exercicios da NATO quase sem combustivel, para depois serem reabastecidos pelos navios dos países aliados ?
Mesmo com o Bérrio operacional, há anos atrás um comandante da marinha mandou guardar toda a esquadra ao Alfeite, porque não havia combustivel.
Para que serve uma grande plataforma de transporte de combustível, num país que nao tem dinheiro para encher os depositos de uma fragata ?
O problema aqui, é o nível de polivalência. Um navio polivalente tem que ser capaz de fazer várias coisas.
Este RFA Wave Knight, tem uma grande capacidade de transportede combustível e líquidos. Tanta capacidade que até os britânicos concluiram que era demasiada para as suas necessidades (isto poderá mudar, se a guerra da Ucrânia levar a alterações efetivas e não apenas a declarações de intenções).
Se é para ser grande, tem que ser polivalente.
De nada serve um navio capaz de transportar combustível para sustentar uma marinha que não existe, mas não tem capacidade efetiva para projetar força.
Este navio faria sentido se:
Portugal tivesse várias fragatas e navios de vários tipos... os quais não tem .