LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5460 em: Março 18, 2023, 09:24:55 am »
Não percam tempo

"O país não é só forças armadas" disse o ...CEMA
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5461 em: Março 18, 2023, 11:39:06 am »
Mas tem uma capacidade de transporte de aviação reduzida, de 2 helicópteros. Creio que uma solução que permitisse transportar mais helicópteros e/ou carga seria melhor, e o navio poderia ser defendido por corvetas ou fragatas.
 
Já era uma benção um (ou dois,lol) igual ao de Taiwan. Por 160 milhões de $ é bem bom, e tá armado até aos dentes.



4 × missile launchers for either 16 Hsiung Feng II SSMs or 32 Hai Chien SAMs
1 × 76 mm gun
2 × 20 mm Phalanx CIWS
2 × 20 mm T-75 gun

 :-P

As fragatas mal se defendem a elas próprias. E as Corvetas a única coisa que defendem é a água onde assentam em cima.
 
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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5462 em: Março 18, 2023, 12:15:16 pm »
Não temos uma Marinha em condições para andar a operar bestas de navios logísticos, quando tudo o resto que são os pilares da Marinha, está no estado em que está. Desde as fragatas, à falta de NPOs, às corvetas velhas, e ao estado de uma grande percentagem dos restantes patrulhas.

Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs, com um deles destacado precisamente naquele arquipélago. Numa Marinha com falta de patrulhas, e que os que têm avariam mal saem do porto, era um solução para tapar um buraco (capacidade logística) e complementar as unidades de patrulha.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5463 em: Março 18, 2023, 12:18:56 pm »
Não temos uma Marinha em condições para andar a operar bestas de navios logísticos, quando tudo o resto que são os pilares da Marinha, está no estado em que está. Desde as fragatas, à falta de NPOs, às corvetas velhas, e ao estado de uma grande percentagem dos restantes patrulhas.

Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs, com um deles destacado precisamente naquele arquipélago. Numa Marinha com falta de patrulhas, e que os que têm avariam mal saem do porto, era um solução para tapar um buraco (capacidade logística) e complementar as unidades de patrulha.

Ou:

https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_MPV_90_web.pdf

Uma nova geração de navios, os Fassmer MPVs (Multipurpose Patrol Vessels) são orientados para atender às funções de Apoio ao Combate, mantendo um tamanho razoável para uso extensivo nas operações do dia a dia como navios logísticos e de patrulha. Este conceito oferece flexibilidade operacional, maior disponibilidade de embarcações e economia de logística de ciclo de vida. Servindo como navios de apoio da marinha ou como navios de resposta a emergências do governo, os MPVs Fassmer são conceituados para fornecer ajuda humana e alívio de desastres em grande escala com recursos hospitalares fixos, bem como módulos médicos adicionais modulares e implementáveis ​​pré-conceituados. As capacidades dos MPVs são bastante estendidas, com os maiores capazes de operar vários pontos de pouso para helicópteros ou UAVs.
« Última modificação: Março 18, 2023, 12:27:24 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5464 em: Março 18, 2023, 01:36:36 pm »
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https://en.wikipedia.org/wiki/Type_072A_landing_ship

Não temos uma Marinha em condições para andar a operar bestas de navios logísticos, quando tudo o resto que são os pilares da Marinha, está no estado em que está. Desde as fragatas, à falta de NPOs, às corvetas velhas, e ao estado de uma grande percentagem dos restantes patrulhas.

Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs, com um deles destacado precisamente naquele arquipélago. Numa Marinha com falta de patrulhas, e que os que têm avariam mal saem do porto, era um solução para tapar um buraco (capacidade logística) e complementar as unidades de patrulha.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5465 em: Março 18, 2023, 01:54:26 pm »
Subscrevo
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_072A_landing_ship

Não temos uma Marinha em condições para andar a operar bestas de navios logísticos, quando tudo o resto que são os pilares da Marinha, está no estado em que está. Desde as fragatas, à falta de NPOs, às corvetas velhas, e ao estado de uma grande percentagem dos restantes patrulhas.

Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs, com um deles destacado precisamente naquele arquipélago. Numa Marinha com falta de patrulhas, e que os que têm avariam mal saem do porto, era um solução para tapar um buraco (capacidade logística) e complementar as unidades de patrulha.

Portugal, um país da OTAN obviamente comprar não ia comprar material à China.

Talvez isto fizesse um pouco mais sentido.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5466 em: Março 18, 2023, 04:17:43 pm »
Ou:

https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_MPV_90_web.pdf

Uma nova geração de navios, os Fassmer MPVs (Multipurpose Patrol Vessels) são orientados para atender às funções de Apoio ao Combate, mantendo um tamanho razoável para uso extensivo nas operações do dia a dia como navios logísticos e de patrulha. Este conceito oferece flexibilidade operacional, maior disponibilidade de embarcações e economia de logística de ciclo de vida. Servindo como navios de apoio da marinha ou como navios de resposta a emergências do governo, os MPVs Fassmer são conceituados para fornecer ajuda humana e alívio de desastres em grande escala com recursos hospitalares fixos, bem como módulos médicos adicionais modulares e implementáveis ​​pré-conceituados. As capacidades dos MPVs são bastante estendidas, com os maiores capazes de operar vários pontos de pouso para helicópteros ou UAVs.

Uma alternativa interessante, sem dúvida. Depois em comparação com um LST, ganha numas coisas, perde noutras, como seria de esperar, mas o essencial passaria mesmo por encontrar alternativas mais baratas, com guarnição menor e mais versátil para missões do "dia-a-dia" que um LPD. Com sorte, conceitos alternativos permitiriam (pela redução dos custos e guarnição) que a Marinha dispusesse de mais que um navio.
 

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HonraLusa97

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5467 em: Março 18, 2023, 07:22:28 pm »
Não me referia ao navio em si, mas ao conceito.

Subscrevo
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_072A_landing_ship

Não temos uma Marinha em condições para andar a operar bestas de navios logísticos, quando tudo o resto que são os pilares da Marinha, está no estado em que está. Desde as fragatas, à falta de NPOs, às corvetas velhas, e ao estado de uma grande percentagem dos restantes patrulhas.

Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs, com um deles destacado precisamente naquele arquipélago. Numa Marinha com falta de patrulhas, e que os que têm avariam mal saem do porto, era um solução para tapar um buraco (capacidade logística) e complementar as unidades de patrulha.

Portugal, um país da OTAN obviamente comprar não ia comprar material à China.

Talvez isto fizesse um pouco mais sentido.

 

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Luso

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5468 em: Março 18, 2023, 07:31:56 pm »
A marinheca não vai agora transformar uma vdg num muy holístico NLP?
Quanto tempo teremos que aguentar com a maldição Marcelo / Costa / Lusitano89? Estou absolutamente FARTO dessa tropa.
« Última modificação: Março 18, 2023, 07:34:02 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5469 em: Março 18, 2023, 07:36:21 pm »
Citação de: dc
Ironicamente, esta situação na Madeira, teria solução, se, por sua vez, em vez do LPD, se comprassem 2 ou 3 LSTs,

 :o

Não me parece que a questão da madeira, com um navio patrulha, tenha a mais pequena ponta de ligação com qualquer questão relacionada com a capacidade de transporte logístico.

O problema que ocorreu na Madeira tem uma solução muito simples.
E nem deveria ter acontecido.
Basta prover a marinha com os recursos necessários para manter navios em condições de operar, com dois motores operacionais, manter todos os navios da classe em condições e prontos, com um de substituição em caso de ser absolutamente necessário.

Os Flyvefisken são navios com menos de 25 anos e nós temos navios com 50 anos...

Um navio do tipo LST, que é bonito nas imagens de estaleiro, não tem qualquer cabimento na marinha portuguesa.
Não é um tipo de navio para o qual a NATO tenha qualquer utilidade, todos os exercicios da aliança consideram navios do tipo LPD, ou então LHD.

Se não é para utilizar em operações militares, então um ferrie-boat é suficiente.


Ainda que, nas atuais circunstâncias, em que nos apercebemos que o que era mau, consegue ser ainda pior, com um CEMA que foi escolhido, porque mesmo com o copo completamente vazio, acha sempre que o copo está meio-cheio ...

Sem uma mudança radical de governo, isto não vai a lado nenhum...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5470 em: Março 18, 2023, 08:22:32 pm »
Não percam tempo

"O país não é só forças armadas" disse o ...CEMA

grande ajuda para obter novos meios não foi ?
Se repararem, é o mesmo discurso do PM Costa, após a Cimeira da NATO em Madrid...
Cps.
 
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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5471 em: Março 23, 2023, 08:44:03 pm »
Um navio do tipo LST, que é bonito nas imagens de estaleiro, não tem qualquer cabimento na marinha portuguesa.
Não é um tipo de navio para o qual a NATO tenha qualquer utilidade, todos os exercicios da aliança consideram navios do tipo LPD, ou então LHD.

Se não é para utilizar em operações militares, então um ferrie-boat é suficiente.

Os americanos estão a equacionar um navio que parece um LST, o Light Amphibious Warship (LAW), mas que não é para substituir LHD ou LPD, são para complementar.



Mas pode ser algo mais específico para o cenário das ilhas do Pacífico, e que não faça sentido para o euro-Atlântico...
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5472 em: Março 23, 2023, 11:00:19 pm »
Sim, para os americanos passa por não usar mega-navios, que não têm qualquer chance de chegar perto dos locais onde possam desembarcar, e usar sim navios mais pequenos, rápidos e numerosos para efectuar os desembarques anfíbios (pelo menos numa perspectiva de um primeiro assalto, deduzo que a consolidação de forças anfíbias desembarcadas, será feita com recurso aos meios mais convencionais quando a situação o permitisse).

Para nós, continua a não ter qualquer cabimento um LPD, não só pelas conhecidas deficiências da Marinha, em termos da falta de pessoal e de orçamento para manutenção, mas também do ponto de vista operacional, sendo impossível utilizar militarmente este navio fora de uma aliança com outros países que não se importem de lhe "dar boleia", protegendo-o de ameaças.

Mas como faltam escoltas na NATO, tanto de superfície como sub-superfície, nenhum país vai andar a emprestar metade dos seus navios de guerra para proteger os navios dos sonsinhos dos tugas, que não têm capacidade de proteger o próprio LPD, porque não quiseram gastar dinheiro. Reduzia-se assim, o LPD a operações civis, o que torna o navio estupidamente caro para isso.
 

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papatango

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5473 em: Março 26, 2023, 09:42:30 am »
Nem os americanos nem os europeus consideram a possibilidade de ter navios de maiores dimensões próximos da costa.

É a doutrina da NATO e seria importante ver como, e que exercicios os vários países da NATO fizeram ainda há poucos meses no Mar do Norte.

Isto não funciona com os outros países a emprestarem proteção aos navios do pobres dos Tugas para lhes dar proteção.
Os LPD dos países da aliança é suposto agirem de forma organizada e coordenada. Por exemplo, os holandeses estão à espera que um LPD espanhol saia da doca, para poderem enviar o deles para reparação.

Estes meios só assim fazem sentido. Olhar para um LPD na marinha portuguesa, como se ainda estivessemos no tempo da guerra em África e não estivessemos na NATO não faz sentido absolutamente nenhum.

Navios com outras caracteristicas, não servem de nada na NATO, porque a NATO não vai mudar as suas doutrinas de operação, apenas porque a marinha portuguesa se lembrou de comprar um navio diferente, e prafrentex.

Se um navio logístico, tiver também capacidade para apoiar populações civis em caso de catástrofes, melhor.
E é sempre melhor ter qualquer coisa pronta e operacional (no caso de estar operacional) do que não ter nada e ficar à espera dos outros.

A cana para o foguete, já foi inventada há muito tempo. Praticamente todos os países da Europa Ocidental com ilhas atlanticas habitadas possuem este tipo de navios. Nós somos o mais pequeno e aquele que tem menos dinheiro.

Caso não entendamos isto, e não quisermos entender a lógica por detrás da lógica de todos esses países, devemos absternos de ter marinha. A Belgica não tem LPD's e a Dinamarca, como a Islândia, há muito tempo que entendeu que só quem pode defender as águas do extremo norte do Atlantico são os ingleses, americanos e canadianos.

Na pratica é o que está a acontecer, e caso continuemos a tentar descobrir a cana para o foguete, com navios disruptivos pequeninos e bonitinhos, ou entregamos a defesa aos espanhóis, ou vendemos as ilhas atlânticas em leilão, a ver quem dá mais.

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PJviana

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5474 em: Março 26, 2023, 11:21:20 am »
Um navio do tipo LST, que é bonito nas imagens de estaleiro, não tem qualquer cabimento na marinha portuguesa.
Não é um tipo de navio para o qual a NATO tenha qualquer utilidade, todos os exercicios da aliança consideram navios do tipo LPD, ou então LHD.

Se não é para utilizar em operações militares, então um ferrie-boat é suficiente.

Os americanos estão a equacionar um navio que parece um LST, o Light Amphibious Warship (LAW), mas que não é para substituir LHD ou LPD, são para complementar.



Mas pode ser algo mais específico para o cenário das ilhas do Pacífico, e que não faça sentido para o euro-Atlântico...


Para a quantidade de blindados que temos seria a melhor opção ter uns 2 ou 3 desses a ser construidos em Portugal em Viana do Castelo.