Substituição dos Alpha-jet

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1590 em: Março 17, 2023, 11:31:34 am »
A Lei de Programação Militar que vigorará entre o período de 2023 e 2034, cuja proposta foi aprovada hoje pelo 🇵🇹 @govpt, prevê a acquisição de aeronaves de apoio próximo para a 🇵🇹@fap_emfa
.

https://twitter.com/Defence360/status/1636461055785472000?s=20

Se for como os 337. Deviam ser para a Guerra em África,  vieram depois de África e mesmo quando fomos para África nunca os 337 foram connosco para África (excepto 3 que foram para Moçambique, mas só foram recuperados por nós, porque era bom para os outros mas para nós não serviam, apesar de termos um piloto Fap qualificado para o mesmo 337). Pais de Brincar...  :mrgreen:

https://emfa.pt/noticia-3520-capitao-bernardo-pereira-qualificado-na-aeronave-cessna-ftb-337g







Saudações




« Última modificação: Março 17, 2023, 11:33:59 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1591 em: Março 17, 2023, 11:48:52 am »
Na minha perspetiva e olhando os países que usam os ST, para CAS/COIN/CSAR o uso de plataformas de asa fixa é sempre complementar aos helicópteros. Basta ver os Colombianos ou os Brasileiros e como são usados esses meios em conjunto.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1592 em: Março 17, 2023, 12:09:29 pm »
Na minha perspetiva e olhando os países que usam os ST, para CAS/COIN/CSAR o uso de plataformas de asa fixa é sempre complementar aos helicópteros. Basta ver os Colombianos ou os Brasileiros e como são usados esses meios em conjunto.

Já estou a ver os St/Koala - Civil Version ou ST/BH - SAR/FD.   :mrgreen: Mas só por cá que é para minimizar constipações e alergias ao exterior.  :mrgreen: (Merlin não vale a pena no continente pois o único que por cá está é para SAR).  :mrgreen:



Saudações e siga a Bounty do  picas  :mrgreen:
« Última modificação: Março 17, 2023, 12:10:31 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1593 em: Março 17, 2023, 12:49:28 pm »
E os defensores do PC-21 conseguem?

Nada sobre a aquisição do Super Tucano condiciona os outros programas, o pessoal aqui é que entra logo em modo teoria da conspiração.

Mas estamos em Portugal, e por qualquer razão os programas podem ser cancelados pelo governo, tal como podem ser cancelados se vierem PC-21.

E que heli armado é que afinal se está a falar para executar apoio aéreo próximo? É que algumas conversas que se tiveram atrás sobre este mesmo tema queriam helis de ataque puro, tipo Apache, Cobra, etc, pois podia ir para cenários de alta intensidade no leste. Ou afinal é um Black Hawk mais armado?

Até acho que se vier o Super Tucano, o armamento que for comum, por exemplo bombas guiadas, até pode ter que aumentar, pois passamos a ter mais um grupo de aeronaves que as usa, logo tem que existir um stock maior para os treinos.

*Os defensores de uma opção mais barata, mais compatível com os aliados, e que seja adquirida estritamente para treino, para manter os custos e exigência de pessoal para esta frota com os custos mais baixos possíveis.

E sim, como vimos na revisão da LPM, o valor usado para a compra tos Tucas, podia ter dado o lugar a outro programa prioritário. Poderá colocar pressão noutras esquadras que já se vêem com falta de pessoal. Poderá colocar pressão no orçamento de manutenção que já é curto (agora acrescenta a isto, os custos de um destacamento lá fora, e de um hipotético QRA). Custos com o treino de pilotos dos ST, que já não vão ser só pilotos instrutores, mas pilotos de combate.

Ou seja, com a vinda de mais uma aeronave de combate, como o ST, é mais despesa que se tem numa FAP com pouco dinheiro para manter o básico.

Quanto ao heli, já foi discutido mais de 500 mil vezes (arredondado, claro) que a opção racional seria o UH-60, como parte de um plano maior para no futuro reduzir nos modelos de helicópteros nas FA (passando a operar os UH-60 dos combate aos fogos, os do programa dos helis de evac., e os substitutos dos Lynx). Aquelas ideias loucas de uniformizar/padronizar as coisas. Ironicamente, a compra de Apaches teria mais lógica, já que pelo menos usam o mesmo motor dos UH-60. E o UH-60 pode ser usado em guerra de alta intensidade, não vai é ser atirado à toa para a linha da frente.

Pois, aumenta-se o número de bombas, que como serão overkill para missões em África, terão que se comprar outras armas, incompatíveis com o F-16, e que terão de ser adquiridas em quantidade suficiente, para treinar tripulações e ainda para os destacamentos (ou então resumem-se ao uso de canhões/metralhadoras pesadas dos ST, o que seria hilariante). Isto tem o seu custo e valor psicológico (nomeadamente em quem toma decisões, e acha que um rocket não guiado e um AMRAAM fazem a mesma coisa). Mísseis anti-navio nos F-16? Nada. JASSM? Nada. Mais AIM-9X? Nope. Mais AMRAAM? Nicles. SDB/SDB-II? Rien. ESSM para as fragatas? Esquece. Hellfire ou outro armamento para os helis de evacuação? .50 e já vais com sorte.

A malta esquece-se como funcionam as coisas por cá, e a psicologia por trás das decisões que se tomam.
 

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1594 em: Março 17, 2023, 03:26:12 pm »
Eu não acredito muito na projeção destes meios no Sahel, acho bem mais provável que seja uma compra por conveniência. De todo o modo, é um não problema, faz falta um avião de treino, este cumpre. É aguardar para ver que condições saem no possível contrato.

Há uma vantagem que o ST tem sobre os restantes "concorrentes", é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção que por cá o aguarda.

Kalil, desculpe mas fiquei curioso, não se importa de esclarecer este ponto que coloquei a negrito ??

Cumprimentos

Claro que sim, chama-se sarcasmo. Basta ler a frase até ao fim.
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1595 em: Março 17, 2023, 04:59:47 pm »
Eu não acredito muito na projeção destes meios no Sahel, acho bem mais provável que seja uma compra por conveniência. De todo o modo, é um não problema, faz falta um avião de treino, este cumpre. É aguardar para ver que condições saem no possível contrato.

Há uma vantagem que o ST tem sobre os restantes "concorrentes", é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção que por cá o aguarda.

Kalil, desculpe mas fiquei curioso, não se importa de esclarecer este ponto que coloquei a negrito ??

Cumprimentos

Claro que sim, chama-se sarcasmo. Basta ler a frase até ao fim.

Sarcasmo, mas na frase que está a bold, é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção onde está o sarcasmo ??
E agradeço a sua amabilidade em me ter alertado para ler a frase até ao fim, apercebi-me da sensibilidade revelada pelo seu discurso escrito.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1596 em: Março 17, 2023, 10:41:14 pm »
Eu não acredito muito na projeção destes meios no Sahel, acho bem mais provável que seja uma compra por conveniência. De todo o modo, é um não problema, faz falta um avião de treino, este cumpre. É aguardar para ver que condições saem no possível contrato.

Há uma vantagem que o ST tem sobre os restantes "concorrentes", é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção que por cá o aguarda.

Kalil, desculpe mas fiquei curioso, não se importa de esclarecer este ponto que coloquei a negrito ??

Cumprimentos

Claro que sim, chama-se sarcasmo. Basta ler a frase até ao fim.

Sarcasmo, mas na frase que está a bold, é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção onde está o sarcasmo ??
E agradeço a sua amabilidade em me ter alertado para ler a frase até ao fim, apercebi-me da sensibilidade revelada pelo seu discurso escrito.

Muito simpático da sua parte.

Na frase em apreço, escapou-lhe que o objecto de sarcasmo era a falta de manutenção dos equipamentos?

Ou será a sua sensibilidade tão exuberante que, de entre tudo o que foi escrito nas últimas páginas, se melindrou com a minha adjectivação do ST como "robusto"? Terá sido a comparação positiva com outros aviões? Ou terá sido pela associação directa dos termos "robustez" e "manutenção"?


Cumprimentos


 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1597 em: Março 18, 2023, 07:28:35 pm »

Apesar da comparação entre meios ser questionável (nem vou entrar por aí), os turboprop são o meio mais equilibrado para o Sahel e outros fins, ao contrário do que vem sendo por aqui afirmado
Porque:
-não vais levar F-16 para a RCA
-UCAVs tambem custam dinheiro e não podem treinar pilotos de caça
-hélis levarem mais armamento que um ST depende de alguns factores como a distância ao TO e a quantidade de combustível necessária.

wyldething

O equilibrio mencionado quanto ao empenhamento de um determinado tipo de aeronave, reflete-se na compra de um modelo de aeronave, aeronave essa que deverá ser versátil e não apenas que possa ser utilizada num par de missões, CAS/COIN e treino, mas sim que abranja um leque maior de missões, permitindo o seu emprego em missões de SAR, Transporte, Evacuação, treino, por exemplo, quando não empenhada na sua missão primária.

Essa limitação da capacidade de armamento transportado, não se aplica também ao ST ??
Meu caro compararem uma aeronave de asa fixa a uma de asa rotativa no espectro de missões que estão incluidas em CAS/COIN não é comparável.
A quantidade de missões que um Heli pode efectuar nesse tipo de TO é largamente superior às missões que uma aeronave de asa fixa, seja ela qual for, pode executar.
No nosso caso específico, e seja em que TO for, devido principalmente ás nossas enormes capacidades financeiras, a melhor opção será adquirir helis pois este tipo de aeronave permite efectuar missões de CAS, CSAR, Medevac, transporte, em simultâneo, isto claro se o numero de aeronaves empenhadas o permitir.

Cumprimentos

Só demorou 18 anos a enviar para treino de CSAR um piloto dos EH-101.

Para certificar a disparar misseis devia ser uns 30 anos. c56x1
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1598 em: Março 20, 2023, 08:25:01 am »
Eu não acredito muito na projeção destes meios no Sahel, acho bem mais provável que seja uma compra por conveniência. De todo o modo, é um não problema, faz falta um avião de treino, este cumpre. É aguardar para ver que condições saem no possível contrato.

Há uma vantagem que o ST tem sobre os restantes "concorrentes", é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção que por cá o aguarda.

Kalil, desculpe mas fiquei curioso, não se importa de esclarecer este ponto que coloquei a negrito ??

Cumprimentos

Claro que sim, chama-se sarcasmo. Basta ler a frase até ao fim.

Sarcasmo, mas na frase que está a bold, é mais robusto, pelo que aguenta melhor a ausência de manutenção onde está o sarcasmo ??
E agradeço a sua amabilidade em me ter alertado para ler a frase até ao fim, apercebi-me da sensibilidade revelada pelo seu discurso escrito.

Muito simpático da sua parte.

Na frase em apreço, escapou-lhe que o objecto de sarcasmo era a falta de manutenção dos equipamentos?

Ou será a sua sensibilidade tão exuberante que, de entre tudo o que foi escrito nas últimas páginas, se melindrou com a minha adjectivação do ST como "robusto"? Terá sido a comparação positiva com outros aviões? Ou terá sido pela associação directa dos termos "robustez" e "manutenção"?

Cumprimentos

Melindrei-me e muito, com a sua extremamente bem fundamentada e exuberante, conclusão acerca da robustez da dita aeronave !!

Cumprimentos
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1599 em: Março 20, 2023, 08:30:00 am »

Apesar da comparação entre meios ser questionável (nem vou entrar por aí), os turboprop são o meio mais equilibrado para o Sahel e outros fins, ao contrário do que vem sendo por aqui afirmado
Porque:
-não vais levar F-16 para a RCA
-UCAVs tambem custam dinheiro e não podem treinar pilotos de caça
-hélis levarem mais armamento que um ST depende de alguns factores como a distância ao TO e a quantidade de combustível necessária.

wyldething

O equilibrio mencionado quanto ao empenhamento de um determinado tipo de aeronave, reflete-se na compra de um modelo de aeronave, aeronave essa que deverá ser versátil e não apenas que possa ser utilizada num par de missões, CAS/COIN e treino, mas sim que abranja um leque maior de missões, permitindo o seu emprego em missões de SAR, Transporte, Evacuação, treino, por exemplo, quando não empenhada na sua missão primária.

Essa limitação da capacidade de armamento transportado, não se aplica também ao ST ??
Meu caro compararem uma aeronave de asa fixa a uma de asa rotativa no espectro de missões que estão incluidas em CAS/COIN não é comparável.
A quantidade de missões que um Heli pode efectuar nesse tipo de TO é largamente superior às missões que uma aeronave de asa fixa, seja ela qual for, pode executar.
No nosso caso específico, e seja em que TO for, devido principalmente ás nossas enormes capacidades financeiras, a melhor opção será adquirir helis pois este tipo de aeronave permite efectuar missões de CAS, CSAR, Medevac, transporte, em simultâneo, isto claro se o numero de aeronaves empenhadas o permitir.

Cumprimentos

Só demorou 18 anos a enviar para treino de CSAR um piloto dos EH-101.

Para certificar a disparar misseis devia ser uns 30 anos. c56x1

Possivelmente até mais que trinta anos, muito provavelmente nem teremos os 101 ao serviço quando tal capacidade for conseguida.
No entanto, mesmo sem essa capacitação, a tal de dispara os tais misseis, o 101, efectuar um leque de missões muito superior ao, ST, sendo, desse modo, uma aeronave muito mais útil, polivalente, em qq TO que a aeronave Brasileira.


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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1600 em: Março 20, 2023, 03:59:50 pm »
Eu não disse que ia haver dinheiro para Apaches. Disse que um helicóptero como o Apache (e não é o único) consegue levar mais armamento que o ST. Agora também não sabem ler?

É mais ou menos o mesmo que estar a discutir-se a compra de um utilitário e vir um artista dizer "mas o Ferrari do meu pai anda mais" ou "o camião do meu tio leva mais carga".
Qual é a utilidade do argumento?  :bang:

Quanto aos profissionais de topo, refere-se aos mesmos que aceitaram esta revisão da LPM? Esses mesmos, que sabendo (suponho eu) o real estado das FA, vêem aquela revisão e pensam "assim está bem, sinto orgulho em enviar os meus soldados para um potencial conflito, com os meios que lhes são dados"?
Já o repeti várias vezes antes: pilotos com curso Tactical/Weapons Instructor. Muitos dos estudos e relatórios são produzidos por eles.
Obviamente que não são eles que decidem o que fica na LPM ou não e o que se compra ou não e os estudos e relatórios são valorizados ou ignorados conforme quem decide quer.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1601 em: Março 20, 2023, 04:15:46 pm »

Apesar da comparação entre meios ser questionável (nem vou entrar por aí), os turboprop são o meio mais equilibrado para o Sahel e outros fins, ao contrário do que vem sendo por aqui afirmado
Porque:
-não vais levar F-16 para a RCA
-UCAVs tambem custam dinheiro e não podem treinar pilotos de caça
-hélis levarem mais armamento que um ST depende de alguns factores como a distância ao TO e a quantidade de combustível necessária.

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O equilibrio mencionado quanto ao empenhamento de um determinado tipo de aeronave, reflete-se na compra de um modelo de aeronave, aeronave essa que deverá ser versátil e não apenas que possa ser utilizada num par de missões, CAS/COIN e treino, mas sim que abranja um leque maior de missões, permitindo o seu emprego em missões de SAR, Transporte, Evacuação, treino, por exemplo, quando não empenhada na sua missão primária.

Essa limitação da capacidade de armamento transportado, não se aplica também ao ST ??
Meu caro compararem uma aeronave de asa fixa a uma de asa rotativa no espectro de missões que estão incluidas em CAS/COIN não é comparável.
A quantidade de missões que um Heli pode efectuar nesse tipo de TO é largamente superior às missões que uma aeronave de asa fixa, seja ela qual for, pode executar.
No nosso caso específico, e seja em que TO for, devido principalmente ás nossas enormes capacidades financeiras, a melhor opção será adquirir helis pois este tipo de aeronave permite efectuar missões de CAS, CSAR, Medevac, transporte, em simultâneo, isto claro se o numero de aeronaves empenhadas o permitir.

Cumprimentos

Eu não disse que as limitações de peso se aplicavam apenas aos helis. O que pretendi dizer é que helis levarem mais armamento que o ST não é uma ciência exacta e depende de vários factores e já agora, também do heli de que estejamos a falar.
De resto volto a repetir: segundo avaliação de pilotos de caças e helis com curso Tactical/Weapons Instructor, turboprop é melhor que helis armados para os cenários das nossas forças no Sahel.

Também já o disse acima, que o ST ao contrário do que se vem aqui a dizer, não é uma aeronave dedicada a uma única missão, dado que pode fazer instrução e QRA/vigilância de fronteiras para slow movers.
Se o vão fazer? Não sei. O EH101 tbm pode fazer tudo e mais alguma coisa e ficou quase só a fazer SAR.
 

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Drecas

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1602 em: Março 20, 2023, 04:28:41 pm »
Só uma coisa

Quantos turboprops é que a França usa no Sahel??
 
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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1603 em: Março 20, 2023, 05:27:41 pm »
É mais ou menos o mesmo que estar a discutir-se a compra de um utilitário e vir um artista dizer "mas o Ferrari do meu pai anda mais" ou "o camião do meu tio leva mais carga".
Qual é a utilidade do argumento?  :bang:

Mas vocês fãs do ST é que dizem que ele carrega mais armas que um helicóptero.  :mrgreen:
E até consegues um UH-60 a carregar 16 Hellfire, portanto.

Citar
Já o repeti várias vezes antes: pilotos com curso Tactical/Weapons Instructor. Muitos dos estudos e relatórios são produzidos por eles.
Obviamente que não são eles que decidem o que fica na LPM ou não e o que se compra ou não e os estudos e relatórios são valorizados ou ignorados conforme quem decide quer.

Só por curiosidade, alguns desses estudos e relatórios, incluem o uso de bombas de queda livre guiadas, para a função ASuW contra navios, ao invés de recorrer a mísseis, como os burros dos outros países?  ::)

Eu não disse que as limitações de peso se aplicavam apenas aos helis. O que pretendi dizer é que helis levarem mais armamento que o ST não é uma ciência exacta e depende de vários factores e já agora, também do heli de que estejamos a falar.
De resto volto a repetir: segundo avaliação de pilotos de caças e helis com curso Tactical/Weapons Instructor, turboprop é melhor que helis armados para os cenários das nossas forças no Sahel.

Também já o disse acima, que o ST ao contrário do que se vem aqui a dizer, não é uma aeronave dedicada a uma única missão, dado que pode fazer instrução e QRA/vigilância de fronteiras para slow movers.
Se o vão fazer? Não sei. O EH101 tbm pode fazer tudo e mais alguma coisa e ficou quase só a fazer SAR.

Os hélis (se não tivermos a falar de um héli ligeiro), conseguem levar em média mais armamento que o ST. Numa configuração relativamente básica, um UH-60, consegue levar sem grande problema 4 Hellfire de um lado, e uma metralhadora pesada/canhão ou foguetes do outro (isto nas versões com 2 suportes para armas). O ST para se comparar a esta configuração, terá de levar 4 Paveway, 4 Maverick ou 2 de cada, e não tem acesso aos rockets, podendo claro abdicar de 2 dos anteriores, para ter 2 pods de rockets. Na configuração "máxima" de cada uma das aeronaves (UH-60/ST), não incluindo portanto depósitos de combustível, o UH-60 também pode levar mais, se tivessem os 4 suportes para armas (como na versão AH-60 e outras). Acrescentando que o UH-60 poderia ainda ter a sonda de abastecimento.

Com isto dito, uma plataforma não só pode levar mais armamento, como pode aterrar em praticamente qualquer lado, pode executar muito mais missões dentro deste TO, como permitia ter só um modelo de aeronave destacada nesse TO (dando um exemplo, 4 UH-60 em vez de 2 UH-60 e 2 ST). Não podendo claro ignorar que, ao contrário do ST, que como aeronave de combate tem zero utilidade em TOs mais complexos (ou mesmo em TOs similares, em que não haja condições/infraestrutura da qual possam operar), uns helicópteros podem ser usados em TOs diversos.

O estudos e relatórios feitos, tiveram isto em conta sequer? Ou ficou convenientemente de fora? Esses estudos feitos, foram só para a missão em África, ou fazem estudos para mais alguma coisa? Se fazem, sobre o quê e a que conclusões chegam? Concluíram que JDAM é melhor que Harpoon para atacar alvos navais?

Bom, sabemos que os franceses, os próprios, dizem que é o meio mais adequado para uma operação COIN naquela região. No entanto, eles, como são mais pobres que nós, escolheram não adquirir uma aeronave deste género, desenrascando-se com helicópteros, e deixando esta responsabilidade, de adquirir aeronaves COIN, para terceiros.

Entretanto, se quem é contra esta aquisição, o é por ser produto Embraer, como é que ninguém que se tem demonstrado contra, propôs o AT-6 ou o AT-802U? Será porque odeiam o ST, ou será que consideram que não faz qualquer sentido para um país como o nosso, estar a desperdiçar recursos financeiros e humanos, para não só adquirir aeronaves para esse fim, como para ter que treinar pilotos de combate para uma missão e uma aeronave cujas "capacidades combativas" não são úteis em mais lado nenhum, quando era preferível ter estes pilotos treinados para missões de combate, que se reflitam em TOs mais variados?
 
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« Responder #1604 em: Março 20, 2023, 08:18:41 pm »
O estudos e relatórios feitos, tiveram isto em conta sequer? Ou ficou convenientemente de fora? Esses estudos feitos, foram só para a missão em África, ou fazem estudos para mais alguma coisa? Se fazem, sobre o quê e a que conclusões chegam? Concluíram que JDAM é melhor que Harpoon para atacar alvos navais?
Pessoal com cursos FWIT e HTIC é tudo tapado. Basta vir ao Forum de Defesa e encontra-se quem perceba muito mais do assunto  :bang:

Entretanto, se quem é contra esta aquisição, o é por ser produto Embraer, como é que ninguém que se tem demonstrado contra, propôs o AT-6 ou o AT-802U? Será porque odeiam o ST, ou será que consideram que não faz qualquer sentido para um país como o nosso, estar a desperdiçar recursos financeiros e humanos, para não só adquirir aeronaves para esse fim, como para ter que treinar pilotos de combate para uma missão e uma aeronave cujas "capacidades combativas" não são úteis em mais lado nenhum, quando era preferível ter estes pilotos treinados para missões de combate, que se reflitam em TOs mais variados?
Já o PC-21 parece ser a ultima coca-cola do deserto....

Só por curiosidade, alguns desses estudos e relatórios, incluem o uso de bombas de queda livre guiadas, para a função ASuW contra navios, ao invés de recorrer a mísseis, como os burros dos outros países?  ::)
...por acaso alguns dos países que usam mísseis, descobriram recentemente que bombas guiadas para ataque a alvos marítimos , nem é uma ideia má de todo.
https://maritime-executive.com/article/video-u-s-air-force-develops-a-precision-guided-anti-ship-bomb

Os hélis (se não tivermos a falar de um héli ligeiro), conseguem levar em média mais armamento que o ST. Numa configuração relativamente básica, um UH-60, consegue levar sem grande problema 4 Hellfire de um lado, e uma metralhadora pesada/canhão ou foguetes do outro (isto nas versões com 2 suportes para armas). O ST para se comparar a esta configuração, terá de levar 4 Paveway, 4 Maverick ou 2 de cada, e não tem acesso aos rockets, podendo claro abdicar de 2 dos anteriores, para ter 2 pods de rockets. Na configuração "máxima" de cada uma das aeronaves (UH-60/ST), não incluindo portanto depósitos de combustível, o UH-60 também pode levar mais, se tivessem os 4 suportes para armas (como na versão AH-60 e outras). Acrescentando que o UH-60 poderia ainda ter a sonda de abastecimento.
Lendo isto dá ideia que para os helis, é tudo à borla. E a sonda de abastecimento também vale de muito se houver onde o abastecer. Porque um reabastecedor também é à borla.

Fui.