Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1665 em: Março 24, 2023, 02:01:55 pm »
Acho muita piada comparar as necessidades/meios/financiamento/responsabilidades/missões do SOCOM com o panorama Português e concluir que...

...se o SOCOM acha que determinado meio ou equipamento é bom = também é bom para Portugal.

Ok. 

Sendo assim, estou á espera que a Marinha Portuguesa opte por uma frota de 10 porta-aviões nucleares, tal como a US Navy.

 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1666 em: Março 24, 2023, 02:12:44 pm »
Acho muita piada comparar as necessidades/meios/financiamento/responsabilidades/missões do SOCOM com o panorama Português e concluir que...

...se o SOCOM acha que determinado meio ou equipamento é bom = também é bom para Portugal.

Ok. 

Sendo assim, estou á espera que a Marinha Portuguesa opte por uma frota de 10 porta-aviões nucleares, tal como a US Navy.

Pois, também acho que não devíamos comprar nada americano.  Se não temos dinheiro para B-52 também não devemos comprar F-35
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1667 em: Março 24, 2023, 02:31:08 pm »
Pois, na falta de argumentos, é fazer birrinha.

O que foi dito é que não faz sentido fazer paralelismos com as super potencias numas coisas, e depois noutras andarmos em sentido contrário. Dois pesos e duas medidas. Melhor mesmo, era olharmos a opções que respondem da melhor forma às nossas necessidades e não às dos outros.

Mas quem gosta de comparar doutrinas e estudos, será que vão fazer o mesmo na hora de substituir os P-3 (meio primário nas FA)? Vão ter em consideração o trio Triton/SeaGuardian/Poseidon, ou aí já podemos adquirir meios inferiores/não ideais para patrulha marítima, como um KC-390 improvisado e drones low cost da classe "LAME" (low altitude, medium endurance, ou simplesmente lame enquanto adjectivo)?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1668 em: Março 24, 2023, 02:58:44 pm »
Pois, na falta de argumentos, é fazer birrinha.

O que foi dito é que não faz sentido fazer paralelismos com as super potencias numas coisas, e depois noutras andarmos em sentido contrário. Dois pesos e duas medidas. Melhor mesmo, era olharmos a opções que respondem da melhor forma às nossas necessidades e não às dos outros.

Mas quem gosta de comparar doutrinas e estudos, será que vão fazer o mesmo na hora de substituir os P-3 (meio primário nas FA)? Vão ter em consideração o trio Triton/SeaGuardian/Poseidon, ou aí já podemos adquirir meios inferiores/não ideais para patrulha marítima, como um KC-390 improvisado e drones low cost da classe "LAME" (low altitude, medium endurance, ou simplesmente lame enquanto adjectivo)?

A única birra que vejo aqui é de alguns com o ST.
Existe uma necessidade identificada pelas FA que é necessário um conjunto de turboprop + helicopteros evacuação para apoiar forças destacadas em África(BrigRR).
Essa necessidade é validada pelo maior operador de forças especiais do mundo, que tem tem já nos seus meios disponíveis coisas que nós só podemos sonhar. Mas que viu nos turboprop a melhor solução para o apoio das forças. Ainda mais que a grande razão para esta escolha pelo turboprop é os custo de operação vs capacidades.

Mas devemos nos render a uns especialistas de sofá, porque não gostam da Embraer?
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1669 em: Março 24, 2023, 04:37:59 pm »
Então mas agora os helicópteros já servem para a RCA? Mas não eram demasiado lentos e coiso e tal? Agora já é financeiramente viável usar 2 modelos de aeronave, em vez de 1 que consiga cumprir todas as necessidades? Por momentos pensei que um dos argumentos contra o uso de UCAV, é estes obrigarem a que lá tivéssemos 2 meios distintos, ao invés de 1... afinal...

Curioso que o mesmo país que valida essa questão, validou prevendo cenários em que não há acesso a grandes infraestruturas (bases aéreas e/ou aeroportos) de onde operar as ditas aeronaves, quando nós, até ver, estaremos a usar um aeroporto. E se querem usar aquele país como exemplo, porque não falam do uso de V-22 Osprey para aquela função?

Citar
Mas que viu nos turboprop a melhor solução para o apoio das forças. Ainda mais que a grande razão para esta escolha pelo turboprop é os custo de operação vs capacidades.

Tu tens este hábito, de mentir ou apenas dizer meias verdades. Viram nos turboprop a melhor solução para apoio das forças, nos cenários/contextos especificados. Se fosse pura e simplesmente o melhor em todos os contextos, eles adquiriam muitos mais e substituíam muitas outras aeronaves no processo.

Entretanto, não tem nada a ver com ser contra a Embraer (algo que as crianças embirrentas tendem a usar sempre como argumento, quando a narrativa começa a não favorecer), sendo que os mesmos argumentos seriam usados contra o AT-6, AT-802U e demais aeronaves equivalentes. Para Portugal, não importa de que forma pintem a história, existem demasiadas prioridades a ter em conta, antes de se pensar em adquirir meios para funções tão específicas. O que se defendeu, desde sempre, foram meios mais versáteis, que cumpram a missão em África, e que possam cumprir outras missões em vários TOs e em conflitos de diferentes níveis de intensidade. Aeronaves COIN não fazem isto, portanto todo o investimento feito neste meio e o treino nos seus pilotos de combate e mecânicos, não tem qualquer retorno fora de TOs específicos para eles.

Mas lá está, nós estamos a entrar num mundo em que o risco de guerra convencional é cada vez maior, e o único investimento militar que se vai fazer até 2034, será em aeronaves COIN. Isto, sim, é grave, e perante isto, as FA ainda não conseguiram identificar nenhuma necessidade.

Ora, a necessidade de responder à ameaça de drones baratuchos usados por grupos de insurgentes, é bem real e identificada por todos. Mas em Portugal só se consegue identificar uma ameaça de cada vez, a cada 10 anos. Por agora é COIN, daqui a 10 anos, logo se vê.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1670 em: Abril 13, 2023, 09:22:50 am »
No início do mês concretizou-se o voo do primeiro M-346 para a Grécia:

First Hellenic Air Force Master in full livery
(4 de Abril de 2023)
Citação de: Scramble
On 3 April 2023, the first of ten ordered Leonardo M346B Master advanced lead-in fighter trainer (LIFT) aircraft was seen flying in its full Elliniki Polemiki Aeroporia (HAF, Hellenic Air Force) livery from its birthplace Varese-Venegono Airport, Italy.

The aircraft, registered CSX55277, made it maiden flight in a primer colour scheme on 30 January and was given the HAF identity 250 when painted in its final overall grey colours.

Five Masters are on the production line (probably line numbers HAF1 through HAF5), and two of them will be delivered in the middle of this year.

[continua]
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/first-hellenic-air-force-master-in-full-livery

Entretanto continuam as notícias sobre a intenção da Nigéria em adquirir 24 M-346 para substituir os seus Alpha-Jets.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1671 em: Abril 13, 2023, 09:52:35 am »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1672 em: Abril 13, 2023, 11:54:36 am »
No início do mês concretizou-se o voo do primeiro M-346 para a Grécia:

First Hellenic Air Force Master in full livery
(4 de Abril de 2023)
Citação de: Scramble
On 3 April 2023, the first of ten ordered Leonardo M346B Master advanced lead-in fighter trainer (LIFT) aircraft was seen flying in its full Elliniki Polemiki Aeroporia (HAF, Hellenic Air Force) livery from its birthplace Varese-Venegono Airport, Italy.

The aircraft, registered CSX55277, made it maiden flight in a primer colour scheme on 30 January and was given the HAF identity 250 when painted in its final overall grey colours.

Five Masters are on the production line (probably line numbers HAF1 through HAF5), and two of them will be delivered in the middle of this year.

[continua]
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/first-hellenic-air-force-master-in-full-livery

Entretanto continuam as notícias sobre a intenção da Nigéria em adquirir 24 M-346 para substituir os seus Alpha-Jets.

Cumprimentos,

Não vamos comparar essa potencia da Nigéria aos parolos em Portugal, obcecados por um teatrinho qualquer da ONU(enquanto esta pagar) e esquecendo todo o resto.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1673 em: Abril 13, 2023, 11:55:50 am »


Vendem bem

A ministra da igualdade também recebeu um avião trans.
Temos cada figurinha na liderança de instituições que até dá dó. E vergonha
« Última modificação: Abril 13, 2023, 11:56:55 am por Pescador »
 
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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1674 em: Abril 13, 2023, 01:42:49 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1675 em: Abril 13, 2023, 06:16:57 pm »


Vendem bem

A ministra da igualdade também recebeu um avião trans.
Temos cada figurinha na liderança de instituições que até dá dó. E vergonha

Se desse para exportar parolisse eramos uma país rico  :N-icon-Axe:
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1676 em: Abril 13, 2023, 07:58:52 pm »
Se ao menos depois fizesse uma viagem aos EUA, e trouxesse de lá um modelo à escala do F-35, como símbolo da compra desta aeronave... Infelizmente, é só para determinados produtos que se faz isto.

Entretanto, e com esta suposta nova versão do ST... Como é que nós vamos ficar nisto???

É que até agora, era suposto adquirirmos ST que estavam armazenados, logo serão STs que não serão desta nova versão, mas sim de uma mais antiga. Significa então que, se os viermos a adquirir, sofrerão uma modernização para o padrão "N", ficando forçosamente mais cara a sua aquisição? Ficam como estão? Compram-se novos?

Se para ter a versão N, tiverem que se comprados novos, preparem-se para ter que gastar mais de 200 milhões nos aviões.  ::)
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1677 em: Abril 13, 2023, 08:16:39 pm »


Lindos !
Nelson, trabalha na Ceiia ou OGMA ?
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1678 em: Abril 13, 2023, 08:19:47 pm »
Pois, na falta de argumentos, é fazer birrinha.

O que foi dito é que não faz sentido fazer paralelismos com as super potencias numas coisas, e depois noutras andarmos em sentido contrário. Dois pesos e duas medidas. Melhor mesmo, era olharmos a opções que respondem da melhor forma às nossas necessidades e não às dos outros.

Mas quem gosta de comparar doutrinas e estudos, será que vão fazer o mesmo na hora de substituir os P-3 (meio primário nas FA)? Vão ter em consideração o trio Triton/SeaGuardian/Poseidon, ou aí já podemos adquirir meios inferiores/não ideais para patrulha marítima, como um KC-390 improvisado e drones low cost da classe "LAME" (low altitude, medium endurance, ou simplesmente lame enquanto adjectivo)?

A única birra que vejo aqui é de alguns com o ST.
Existe uma necessidade identificada pelas FA que é necessário um conjunto de turboprop + helicopteros evacuação para apoiar forças destacadas em África(BrigRR).
Essa necessidade é validada pelo maior operador de forças especiais do mundo, que tem tem já nos seus meios disponíveis coisas que nós só podemos sonhar. Mas que viu nos turboprop a melhor solução para o apoio das forças. Ainda mais que a grande razão para esta escolha pelo turboprop é os custo de operação vs capacidades.

Mas devemos nos render a uns especialistas de sofá, porque não gostam da Embraer?

Isso é mentira, está identificada a necessidade de CAS, sendo que pode ser de asa fixa ou rotativa.
Veja-se também quantas nações NATO usam turbo props para missões CAS...
Só aqui na pasmaceira é que querem usar, devido ao lobbie Embraer.
A educadora de infância, percebe tanto disto como eu de lagares de azeite.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1679 em: Abril 13, 2023, 09:04:23 pm »
Se ao menos depois fizesse uma viagem aos EUA, e trouxesse de lá um modelo à escala do F-35, como símbolo da compra desta aeronave... Infelizmente, é só para determinados produtos que se faz isto.

Entretanto, e com esta suposta nova versão do ST... Como é que nós vamos ficar nisto???

É que até agora, era suposto adquirirmos ST que estavam armazenados, logo serão STs que não serão desta nova versão, mas sim de uma mais antiga. Significa então que, se os viermos a adquirir, sofrerão uma modernização para o padrão "N", ficando forçosamente mais cara a sua aquisição? Ficam como estão? Compram-se novos?

Se para ter a versão N, tiverem que se comprados novos, preparem-se para ter que gastar mais de 200 milhões nos aviões.  ::)

Já há uma empresa qualificada para fazer manutenção e outra contratada para os upgrades que poderão muito bem ser estes visto que a especialização da empresa parecia ser software.
 
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