Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1545 em: Fevereiro 24, 2023, 02:05:07 pm »
Um óptimo avião. Mas sejamos sinceros, em Portugal, ainda corríamos o risco que substituísse o F-16.  ::)

Para isso já vamos ter os ST  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1546 em: Fevereiro 25, 2023, 10:58:33 am »
Entretanto na Malásia, para o programa LIFT:

Malaysia picks South Korea’s FA-50 light combat jet over Indian bid
(24 de Fevereiro de 2023)
Citação de: Mike Yeo / DefenseNews
Korea Aerospace Industries has won a competition to supply light attack aircraft to Malaysia, the company announced, marking its latest export for the line of trainer/light attack jets.

The South Korean company said the contract, worth $920 million, will see it deliver 18 FA-50 jets to the Southeast Asian country, with the first due for delivery in 2026.

The FA-50 beat the Tejas light combat aircraft, made by India's Hindustan Aeronautics Ltd., for the Malaysian requirement. The country had shortlisted the two types out of an initial field that included the JF-17, made by the Pakistan Aeronautical Complex, and the Russian-made MiG-35.

Malaysia is seeking to bolster its air combat and training capabilities as it seeks to replace its fleet of BAE Systems-made Hawk trainers and light combat aircraft, which has suffered from a high attrition rate in recent years.

The country also wants to replace 16 MiG-29 interceptors it retired in 2017 due to inadequate funding for sustainment. But a planned multirole combat aircraft program to replace the aircraft also stalled due to budget constraints.

Malaysia previously said it required 36 jets, meaning it will continue looking for an additional 18 aircraft.

[continua]
Fonte: https://www.defensenews.com/air/2023/02/24/malaysia-picks-south-koreas-fa-50-light-combat-jet-over-indian-bid/

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1548 em: Março 08, 2023, 11:56:00 am »
Também ninguém na Europa compra uma esquadra para treinar um ou no máximo dois pilotos por ano.



Então mas não andavas a dizer que a FAP além dos ST, também queria M-346?  :mrgreen:
Tu proprio respondestes. Era para a escola internacional.
Citar

Comprar uma esquadra de PC-21 para formar tão poucos pilotos por ano? Não!
Uma esquadra PC-21 para substituir os Sucata TB-30 era uma grande ideia. E ai não é para formar um ou dois mas toda uma turma. Visto que pelos TB-30 passam todos os pilotos formados na FAP.

Citar
Comprar uma esquadra de ST e depois outra de M-346 para formar os mesmos pilotos por anos? SIM!!!!!
Só se devia comprar M-346 e M-346FA que são os substitutos naturais do Alpha-jet. Mas o custo é pornográfico.

Um avião do tipo do M-346 ou do T-7 vai ser importante quando chegarem os F-35.
Quanto ao ST e o seu papel no futuro, bem eles vão ser adquiridos para ataque ao solo. Eles poderem ajudar na formação de pilotos é um bónus.

Os Super Tucanos vão ser oficialmente adquiridos para substituir os Alpha Jet, mantendo-se os TB-30 ao serviço. É esta a indicação que tem sido dada desde que se fala na compra dos ST. A realidade portuguesa será, mesmo que por um curto espaço de tempo (10/15 anos diria), ter 3 aeronaves de treino a hélice em simultâneo. A compra ou aluguer do M-346 ou semelhante, não há indicação nenhuma nem verba para isso. No fim, ia ficar mais caro alugar as ditas aeronaves, do que enviar os pilotos para fora enquanto der para o fazer.

A função dos ST é tudo e mais alguma coisa. Ora num dia dizem que a missão primária é ataque ao solo, e quando é rebatido por ser uma aeronave de ataque apenas adequada a cenários de baixa intensidade, não justificando o investimento, mudam a narrativa para ser primariamente de treino. Quando se conclui que o PC-21 é mais adequado para treino, volta o ataque ao solo à baila.

É um ping-pong autêntico este assunto.

A ideia é fazer a vontade politica aos manos zucas. O interesse nacional há muito que fica para trás, nisto e em muita coisa
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1549 em: Março 14, 2023, 02:47:01 pm »
por cá, non pasa nada !!


Following a 2020 purchase order for 24 Pilatus PC-21 trainers, the Spanish Air Force has now entered another purchase agreement for a further 16 aircraft.

The Spanish Air Force, Ejército del Aire, originally decided to purchase 24 PC-21s in early 2020. The final PC-21 of this order was delivered to Spain in mid-2022.

Largest operator of PC-21s in Europe
The Spanish Air Force has now decided to buy another 16 PC-21s, which will effectively make Spain the largest PC-21 operator in Europe.
Since summer 2022, Spanish military pilots have trained with the world’s most advanced training system by Pilatus.
After a very professional negotiation phase, the Spanish Air Force has now ordered another 16 PC-21s to reinforce pilot training with additional Pilatus trainer aircraft.
The training programme of the PC-21 is also be enlarged. In future, the PC-21 will also be used for elementary training in addition to basic training.


Photo Credit: Pilatus

Positive response from Spanish Air Force
Lieutenant Colonel Ildefonso Martínez-Pardo González, Academia General del Aire (AGA) Air Operations Group Commander, spoke very highly of the aircraft, commenting:
“Now in use with the Spanish Air and Space Force for over 18 months, the PC-21 integrated training system far exceeds our expectations.”
“Its reliable and efficient powerplant, aerodynamics, safety systems and avionics make the PC-21 a highly versatile trainer, capable of performing any phase of flight training from the most elementary to the most advanced.”
“Our relationship with Pilatus has been outstanding throughout, and a key factor for successful implementation.”
“The excellent collaboration, professionalism and teamwork of everyone involved over the past three years have enabled us to roll out this PC-21 training course in record time without interruption to training.”


Photo Credit: Pilatus

PC-21 & Simulators
14 PC-21s will be delivered to the Academia General del Aire (AGA) in San Javier. An additional two PC-21s will also be delivered to the Centro Logístico de Armamento y Experimentación (CLAEX).
These two PC-21s will be used for experimental, flight test training and research and development activities. The aircraft will be based in Torrejón near Madrid.
The package also includes a PC-21 simulator, two cockpit procedure trainers, additional mission planning and debriefing systems as well as pilot training software.

Markus Bucher, CEO of Pilatus, said on the occasion of the contract signing ceremony: “What could be better than a customer who buys again from to Pilatus! Spain is an extremely renowned, professional air force.”

“As such, Spain’s decision is a testimony to the capabilities of our training system. It is the most advanced, most efficient training system available on the market!”

André Zimmermann, VP Government Aviation at Pilatus, added:

“Over the last few years, we have built an excellent relationship with the Spanish customer and are now very pleased to help them enhancing their training skills with this follow-on order of PC-21 aircraft and associated Ground Based Training Systems.”
“This proves once again that Pilatus is producing and delivering first class products to satisfy the high requirements of our customers.”

PC-21 – an efficient training platform
With ever growing pressure on air force funding, the completely newly developed PC-21 offers a highly efficient, intelligent platform for training jet pilots. To meet all expectations, the PC-21 has extremely high equipment and performance features.

They enable the single-engine turboprop to perform a range of missions previously reserved exclusively for jets. The PC-21 is far more cost-effective and fuel-efficient to operate than a jet trainer.
Experience with existing PC-21 customers shows that with the Pilatus Training System, the cost of training a future military pilot can be reduced by over 50 percent.

https://aviationsourcenews.com/military/spanish-air-force-to-acquire-a-further-16-pilatus-pc-21s/

abracos
« Última modificação: Março 14, 2023, 02:51:58 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1550 em: Março 14, 2023, 09:44:30 pm »
Adquirir uma aeronave usada por países próximos a nós, em quantidades consideráveis, aumentando o nível de interoperabilidade e com claras vantagens do ponto de vista logístico? Não, é comprar o modelo que ninguém na Europa usa, com o pseudo-argumento das missões COIN.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1551 em: Março 14, 2023, 09:55:14 pm »
Se vira o Super tucano e um aviao que tem provas dadas....portanto nao havera problema de fornecimento de material,desde que seja bem elaborado a mesma compra,onde se acautele tambem  a manutenção dos mesmos,e por quanto tempo....
E um belissimo aviao....que nao restem dúvidas...mesmo se assim nao fosse os EUA nao o comprariam....

Assim como tantos outras nacoes,ao contrario do kc 390 este tem um grande numero de vendas no estrangeiro....é reconhecidamente um bom aviao...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1552 em: Março 14, 2023, 10:35:36 pm »
Um bom avião que não responde às nossas necessidades, nem se adequa a qualquer conceito de interoperabilidade entre países da NATO/UE. A maioria dos utilizadores, são países africanos e da América Latina, sendo que na Europa ninguém o quis, porque as suas forças armadas não precisam de aeronaves COIN.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1553 em: Março 15, 2023, 02:52:49 am »
Agora vou-me armar em advogado do diabo :mrgreen:.

Se calhar a Força Aérea percebeu que se escolher um aparelho "Embraer" ele realmente vêm...  :mrgreen:
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1554 em: Março 15, 2023, 07:24:58 am »
Agora vou-me armar em advogado do diabo :mrgreen:.

Se calhar a Força Aérea percebeu que se escolher um aparelho "Embraer" ele realmente vêm...  :mrgreen:

Pena a EMB não produzir, helis, Fragatas, NPO, Submarinos, AOR, VB Porta Morteiros, sistemas SHORAD, e ATGM, só para mencionar uns quantos equipamentos em falta. :mrgreen:
« Última modificação: Março 15, 2023, 07:36:09 am por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1555 em: Março 15, 2023, 08:27:22 am »
Eu só não percebi ainda é em que é que o PC-21 é tão bom e o Super Tucano é tão mau
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1556 em: Março 15, 2023, 09:20:00 am »
Sejamos honestos para as missoes que portugal efectua diariamente ou pontualmente chega,treino,treino de tiro,fiscalidade de outras aeronaves...etc...eem missoes no exterior teatro RCA  chega e sobra....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1557 em: Março 15, 2023, 12:45:11 pm »
Eu só não percebi ainda é em que é que o PC-21 é tão bom e o Super Tucano é tão mau

PC-21 é mais barato, mais rápido, mais ágil, melhor para treino e usado por diversos aliados (com óbvias vantagens logísticas e de interoperabilidade).

O ST ganha ao PC-21 na vertente de combate, algo que é (ou deveria ser) irrelevante para um país Europeu onde COIN não é nem sequer missão secundária, e cujo tipo de aeronave é virtualmente inútil num contexto de conflito a sério, sendo que helicópteros armados são os mais versáteis para dedicar à ocasional missão de COIN e n outras missões.

Se vários países da NATO operassem o Super Tucano, ainda vá, mas nem sequer é o caso. Essencialmente, não existe vantagem nenhuma em ter o ST em vez do PC-21, nenhuma mesmo. Existe sim o risco de para algum "génio" ainda virem a substituir parte da frota de F-16, ou do pouco dinheiro para munições dos F-16, ser cortado ainda mais para financiar armamento do ST.

Essa do treino de armas do ST para pilotos de F-16 sempre me fez confusão. O Pandur IFV 30mm não serve de treino para os Leopard. Porque raio é que um ST com duas .50, serve de treino para um caça a jacto com canhão gattling de 20mm? Vão largar bombas guiadas a laser dos ST, o que vai obrigar a adquirir targeting pods (quando nem sequer FLIR para helicópteros navais compram)?
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1558 em: Março 15, 2023, 05:44:37 pm »
Se calhar nao passei devidamente a mensagem...vamos imaginar um cenario de guerra...imaginemos portugal a ser invadido sei la por um pais x....obviamente portugal tera que ter meios para fazer frente...detecção,informacao do inimigo,e a destruição do mesmo...a partir daqui Portugal tera que por em campo uma estratégia,que ira obedecer numa fase primaria enfraquecimento da forca invasora,seja atraves de missoes especificas,alvos especificos,tendo em conta este objectivo.
Para determinada missao um meio especifico....correcto....seja ele terrestre aereo ou maritimo....portanto um bom planeamento de uma ação,uma boa estrategia,e empregar os meios adequados ,sera sempre mais facil de obter um objectivo....e indeferente ser um f 16 destruir um alvo especifico,ou um super tucano,desde que ambos o destruam,entra aqui é o valor da logistica,do material belico usado,o custo da manutencao,etc....
Tudo tem seu custo....preferia perder um ST que um F 16 ....

Minha opiniao
« Última modificação: Março 15, 2023, 07:11:01 pm por luis simoes »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1559 em: Março 15, 2023, 06:45:21 pm »
wotttt
Não é indiferente destruir um alvo com um ST ou F-16, a probabilidade de um o conseguir fazer é em primeiro lugar bem mais elevada, e segundo as capacidades e integração de armamento nem se comparam nos dois

Se F-16 contra um Eurofighter já não tem grande hipótese então o ST.....bom coitado, contra o Typhon original ainda daria mas assim não, Meteor vs ST, e o Meteor ri-se e muito

Finalmente e acima de tudo, não não é melhor perder um ST em vez de um F-16, primeiro porque é melhor perder nenhum (óbvio eu sei), acima de tudo por um motivo, o ST, F-16 ou F-35 não é caro, caro é o piloto, caro é perder 18 anos de crescimento, 5 anos de academia de força aérea e anos e anos de treino, e rios de dinheiro no crescimento e treino deste piloto (já para não falar no "custo emocional", mas vamos ignorar isso e olhar de forma mais cínica até), tudo isto, toda a experiência dele, são deitados ao lixo em segundos num ST, enquanto num F-16 as hipóteses de voltar para casa são bem maiores para o piloto, e no F-35 nem se compara, e de novo nem se compara os danos que cada um pode fazer a um adversário

Não quero ser mau mas diria que alguém com uma foto de perfil de um F-35 perceberia melhor isto

Um ST é um bom avião de treino, ninguém pode dizer que não, é bom para a nossa realidade? Na minha opinião, não.
Da mesma forma é um bom avião para COIN, mas para isto temos de nos perguntar, Portugal precisa de uma aeronave destas que efetivamente só pode fazer isto, particularmente tendo em conta que querem comprar para COIN e não para treino. Na minha opinião, é de novo um não redondo.
 
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