Separatismos em Espanha

  • 2282 Respostas
  • 418162 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3134
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +644/-8579
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2265 em: Setembro 29, 2019, 03:41:28 pm »
Sánchez promete agir em Espanha se Catalunha “quebrar” Estatuto de Autonomia
https://eco.sapo.pt/2019/09/29/sanchez-promete-agir-em-espanha-se-catalunha-quebrar-estatuto-de-autonomia/

Citar
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse este domingo que, se a independência da Catalunha “mais uma vez quebrar o Estatuto de Autonomia”, o Governo responde “com serena firmeza para garantir a coexistência, integridade territorial e a soberania nacional” de Espanha.

Num discurso durante a tradicional Festa da Rosa dos Socialistas Catalães, na Pineda de Gavà (Barcelona), Sánchez afirmou que vai defender a Constituição, o Estatuto da Autonomia catalã, juízes e forças e órgãos de segurança, desde a Polícia Nacional à Guarda Civil, a quem agradeceu o trabalho.

O chefe do executivo espanhol criticou a atitude da Generalitat e dos independentistas contra a prisão, na semana passada, de vários membros do CDR (Comité de Defesa da República) acusados de terrorismo.
“Pode haver muitas opções políticas, mas, quando há alguma indicação de violência, só pode haver uma posição política, a da firme e retumbante condenação à violência “, afirmou.


“Eles estão a dar lições de democracia e não condenam a violência”, denunciou Sánchez antes de pedir aos líderes da independência que parem de “enganar” os cidadãos com um projeto político que eles próprios reconhecem que naufragou.
Contra aqueles que acusam Espanha de ser uma ditadura, Sánchez enfatizou que é um Estado de direito social e democrático em que não há presos políticos e que, lembrou, vai exumar os restos mortais do ditador Franco e acabar com o mausoléu do ditador.

O líder do PSOE, que pretende tornar o PSC na primeira força na Catalunha nas eleições de novembro, deixou claro que o problema não é a independência, mas a coexistência.

Sánchez ironizou os partidos que surgem a cada nova eleição, em referência, sem citá-la, à decisão da CUP de comparecer nas eleições: “Tudo o que eles fazem é ficar na fila para aparecer e ter representação no Congresso dos Deputados de Madrid”, disse.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3134
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +644/-8579
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2266 em: Outubro 17, 2019, 11:10:00 am »
Barcelona, dia 3. Das manifestações convocadas pela organização “Tsunami democrático" aos confrontos provocados por radicais
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/barcelona-dia-3-das-manifestacoes-convocadas-pela-autodenominada-tsunami-democratico-aos-confrontos-provocados-por-radicais

Citar
Grupos radicais separatistas lançaram pela terceira noite consecutiva ações violentas contra a polícia catalã, transformando o centro da cidade espanhola de Barcelona num campo de batalha com várias avenidas cortadas e fogueiras em vários locais.


A estratégia parece ser a mesma da dos dias anteriores: uma organização misteriosa autodenominada “Tsunami democrático” convoca manifestações pacíficas a partir do fim da tarde, mas no início da noite uma minoria formada por jovens encapuçados lança a confusão.

No Passeio de Sant Joan de Barcelona, cerca das 21:00 locais (menos uma em Lisboa), a Lusa constatou que muitos manifestantes já estavam a regressar a casa e a situação parecia calma.

Mais à frente, o cenário alterou-se com a polícia regional catalã (Mossos d’Esquadra) a avisar os poucos transeuntes e os jornalistas presentes para os perigos colocados por um grupo radical que estaria a lançar pedras e objetos com ácido.

Um automóvel estava a arder não muito longe de um posto de abastecimento de combustível, enquanto a polícia enfrentava os grupos radicais que tinham acendido várias fogueiras com contentores que tentavam empurrar contra as forças da ordem a partir de barricadas que tinham feito.

Nos minutos seguintes a confusão era grande, com os bombeiros a tentar apagar os vários fogos no meio da polícia e dos grupos de jovens, alguns deles também com capacetes para se protegerem das balas de borracha que alguns agentes disparavam.

Noutros locais, os grupos radicais tinham arrancado tijolos do chão que arremessavam contra as forças da ordem.

Os jovens gritavam palavras de ordem como “liberdade para os presos políticos” e chamavam “fascistas” e “polícias de ocupação” às autoridades.

Os movimentos de protesto começaram na segunda-feira, depois ser conhecida a sentença contra os principais políticos catalães responsáveis pela tentativa de independência em outubro de 2017.

Os juízes decidiram condenar nove deles a penas de nove a 13 anos de prisão por delitos de sedição e peculato.

Depois do anúncio da sentença, começaram a ser feitos cortes de estradas e de vias de caminho-de-ferro um pouco por toda a Catalunha.

Na noite de segunda-feira houve manifestações em redor do aeroporto internacional de Barcelona seguidas de ações de grupo violentos e na noite seguinte a mobilização mudou-se para o centro de Barcelona, onde voltou a haver distúrbios.

Li um comentário que dizia o seguinte. Não acham muito estranho, na manifestação do aeroporto e muitas outras anteriormente ,não haver qualquer distúrbio e agora isto... A quem lhe interessa tamanha visibilidade??? A polícia em conjunto com os partidos radicais do Vox e ciudadanos têm centenas de infiltrados a provocar estes incêndios. Leiam o que dizem os jornais internacionais e aí conseguem fazer um trabalho mais isento.
 

*

zocuni

  • Especialista
  • ****
  • 1055
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +30/-4
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2267 em: Outubro 18, 2019, 05:41:55 pm »
A situação está crítica na Catalunha.
zocuni
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3134
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +644/-8579
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2268 em: Outubro 19, 2019, 10:38:42 am »
A situação está crítica na Catalunha.

O que a direita tem medo de dizer sobre a Catalunha
https://ionline.sapo.pt/artigo/674602/-o-que-a-direita-tem-medo-de-dizer-sobre-a-catalunha?seccao=Opini%C3%A3o
Citar
O perigo para a democracia da repressão na Catalunha é bem maior do que qualquer Salvini ou Le Pen.Sou de direita e monárquico. Ou seja, teria tudo para ser um fervoroso apoiante do unionismo de Espanha. Acontece que, por ser de direita, coloco as liberdades individuais e coletivas acima de tudo o resto e que, por ser monárquico em Portugal, sei bem o que é uma Constituição proibir os cidadãos de se exprimem livremente, em referendo, sobre um determinado tema – no nosso caso, a forma de chefia do Estado.

Aliás, para além de ser de direita e monárquico, sou também um liberal. Talvez por isso olhe com estranheza para a forma como o Governo português aceitou que um país vizinho condenasse à prisão pessoas que tentaram fazer um referendo democrático. Mas pior do que o comportamento do Governo só mesmo o da oposição. Partidos com raízes liberais (quanto mais não seja na economia e quanto às liberdades políticas) como o PSD, CDS e IL simplesmente assobiam para o lado perante o que se está a passar? Será que as boas relações do PSD e do CDS com o PP espanhol são mais importantes do que a defesa do ideal democrático? Será que as relações da IL com o Cidadãos são mais importantes do que os valores que deveriam servir de pilar ideológico a qualquer liberal?

Até quando vamos viver numa Europa em que as instituições assobiam para o lado perante um atropelo dos direitos humanos e da liberdade de opinião? Os burocratas de Bruxelas que se indignam tão facilmente com a boçalidade de Trump ou Bolsonaro são exatamente os mesmos que se calaram quando polícias de Madrid atacaram pessoas que organizavam um referendo. Quando polícias de Madrid prenderam políticos catalães. Quando juízes de Madrid condenaram a penas pesadíssimas políticos que em Barcelona nunca apelaram ao uso da força para a defesa dos seus ideais políticos.

A Europa tem de ser um espaço de liberdade. Um espaço onde o direito ao referendo democrático e à autodeterminação dos povos nunca pode ser negado. Sob pena de todos os valores basilares da fundação da União caírem em descrédito perante os seus cidadãos. O perigo para a democracia da repressão na Catalunha é bem maior do que qualquer Salvini ou Le Pen. Aliás, penso que, neste tema, estes dois são improváveis compagnons de route dos supostos democratas que preferem assistir impávidos e serenos ao que se passa mesmo aqui ao lado.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 17943
  • Recebeu: 5372 vez(es)
  • Enviou: 5674 vez(es)
  • +7034/-9362
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2269 em: Outubro 20, 2019, 01:02:09 pm »
Aqui podemos ver a pacífica polícia castelhana tratando como deve ser de perigosos agitadores

https://www.facebook.com/775169864/posts/10156915599084865/?app=fbl
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1433
  • Recebeu: 314 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +221/-4346
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2270 em: Dezembro 04, 2019, 04:54:36 pm »
As imagens foram tratadas. Ao ver o vídeo ficamos com a impressão que os policias arreiam em inocentes transeuntes. Isso é como interpretar uma palavra só no meio de uma frase completa. Se tivessem mostrado a "frase toda" teríamos visto os "inocentes" a enviar coktails molotov para incendiar os agentes ,... antes das bastonadas .  Fácil julgar filmes sentado numa cadeira no conforto de sua casa.
Estamos na era dos drones e os terroristas e agitadores ja não se podem esconder tão facilmente como antes .
Levaram foi poucas.
.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, MATRA

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3134
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +644/-8579
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2271 em: Outubro 09, 2020, 12:58:23 pm »
Cerca de 800 pessoas manifestam-se contra a presença do rei em Barcelona
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/cerca-de-800-pessoas-manifestam-se-contra-a-presenca-do-rei-em-barcelona?ref=HP_OutrasNoticias3

Citar
Manifestantes formaram uma corrente humana e exibiram faixas com frases como "A Catalunha não tem rei".Cerca de 800 pessoas protestaram esta sexta-feira em Barcelona contra a presença do rei espanhol na cidade, formando uma corrente humana e exibindo faixas com frases como "A Catalunha não tem rei", segundo a polícia local.
O rei Felipe VI e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, estão em visita à cidade para participar numa entrega de prémios organizada pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZFB).
Os manifestantes protestaram ao longo do Moll de la Fusta em direção a Pla de Palau, muito longe da estação ferroviária de França, que foi cercada por um grande dispositivo dos Mossos d'Esquadra (polícia local), local escolhido para a entrega dos prémios da Barcelona New Economy Week, um evento organizado pelo CZFB.
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3347
  • Recebeu: 2276 vez(es)
  • Enviou: 692 vez(es)
  • +1389/-485
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2272 em: Outubro 09, 2020, 01:50:56 pm »
Uauuuuuuu.....800 personas  de casi 8 millones de catalanes....

Y cabian todos?.. :mrgreen:
A España servir hasta morir
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2273 em: Fevereiro 16, 2021, 09:49:25 pm »

A Catalunha separatista. O problema de sempre de Espanha
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2274 em: Fevereiro 02, 2023, 03:42:14 pm »
Exposição imersiva recria perseguição a opositores da ETA


 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3347
  • Recebeu: 2276 vez(es)
  • Enviou: 692 vez(es)
  • +1389/-485
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2275 em: Julho 25, 2023, 06:52:52 am »
El separatismo fracasa en Cataluña, ni el 25% de los votos

A España servir hasta morir
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2276 em: Setembro 05, 2023, 03:17:06 pm »
Independentistas da Catalunha exigem amnistia para ajudar Sánchez


« Última modificação: Setembro 05, 2023, 03:18:39 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 255 vez(es)
  • +1088/-1474
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2277 em: Setembro 12, 2023, 10:33:31 am »
Catalães saem às ruas de Barcelona no dia nacional da Catalunha


 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3347
  • Recebeu: 2276 vez(es)
  • Enviou: 692 vez(es)
  • +1389/-485
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2278 em: Setembro 12, 2023, 12:45:32 pm »
Catalães saem às ruas de Barcelona no dia nacional da Catalunha




La fiesta del independentismo en caída libre: así ha evolucionado la asistencia a la Diada

https://www.abc.es/espana/fiesta-independentismo-caida-libre-evolucionado-asistencia-diada-20230912125147-nt.html
A España servir hasta morir
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3347
  • Recebeu: 2276 vez(es)
  • Enviou: 692 vez(es)
  • +1389/-485
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #2279 em: Setembro 13, 2023, 06:28:11 am »
A España servir hasta morir