Votação

EADS/CASA C-295 ou LOCKEED/ALENIA C-27J ?

O C-295 da EADS/CASA é melhor
10 (26.3%)
O C-27J SPARTAN da Lockeed/ALENIA é o melhor
28 (73.7%)

Votos totais: 38

Votação encerrada: Maio 11, 2004, 11:38:56 pm

EADS/CASA C-295 versus LOCKEED/ALENIA C-27J

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papatango

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EADS/CASA C-295 versus LOCKEED/ALENIA C-27J
« em: Maio 11, 2004, 11:38:56 pm »
Fiz uma comparação entre estes dois aviões, que está aqui http://web.1asphost.com/Lusitanos/opiniao/Substituir_aviocar.asp, mas gostaria de saber mais opiniões sobre a comparação entre estes dois aviões. De notar que o C-27J poderá ser até 10% mais caro que o C-295.

Cumprimentos


PS.
O servidor está particularmente lento á hora do envio desta mensagem

PPS
O objectivo é saber qual o melhor, para a FAP, portanto, para as necessidades portuguesas
« Última modificação: Maio 11, 2004, 11:56:17 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Spectral

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(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 11, 2004, 11:45:24 pm »
Hum, para votar deve-se entrar em conta com coisas como a existência dos C-130,  e as poupanças resultantes da operação do C-27 com o Hercules?

É que este parece-me ser um dos factores decisivos.

Cumptos

EDIT: porque é que o C-295 não pode levar uma VBL ou um Humvee ? Dimensões da cabina ? De qualquer maneira não custava muito terem desenhado o aparelho para os poder transportar. Logo, já perdeu o meu voto   :twisted:
« Última modificação: Maio 11, 2004, 11:50:05 pm por Spectral »
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Luso

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« Responder #2 em: Maio 11, 2004, 11:47:50 pm »
Olha! Acertei!  :mrgreen:
(há aquela questão da polivalência de missões mas...)
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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JQT

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Re:
« Responder #3 em: Maio 11, 2004, 11:58:40 pm »
Spectral: o CASA C295 tem uma cabina demasiado baixa. As dimensões do C-27 estão mais próximas dos padrões de um C-130. Eu prefiro o C-27, pelo que foi projectado justamente para seguir o conceito de 1/2 ou 2/3 de Hércules. É um avião 100% militar, enquanto o C295 recorre em grande parte a componentes de especificação civil, sendo militar apenas onde é necessário. É claro, isto tem a vantagem de tornar o avião mais barato, e não é por acaso que se tem vendido mais que o C-27. Tem também a vantagem de transportar mais homens, mas não muitos mais, e de a fuselagem ser fabricada pelas OGMA, o que sempre reverte alguma coisa para a indústria nacional. Mesmo assim, e do ponto de vista técnico, inclino-me mais para o C-27. Num avião militar - que é acima de tudo um avião de carga - a capacidade de carga é mais importante. O perfeito seria uma versão alongada do C-27 mas a Lockheed é que não deve ir nisso para não prejudicar as vendas do C-130.

Muito boa comparação entre os dois aviões, Papatango!

Cumpts,

JQT
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #4 em: Maio 12, 2004, 02:08:57 pm »
O meu voto foi também para o C-27J.

Penso que face ao binómio C-27J/C-130J a FAP tem um sem número de vantagens que o CN-295 não poderia oferecer.
Penso que a minha opinião, que já tive a oportunidade de expressar diversas vezes num outro topic,  já é bem conhecida de todos vós.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

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JNSA

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« Responder #5 em: Maio 12, 2004, 02:36:01 pm »
Concordo com o que já foi dito em abono do C-27J Spartan - também é a minha escolha, tendo em conta o espaço da cabina, mas sobretudo, a logística comum com o C-130J... Claro que se as OGMA pudessem participar na construção, à semelhança dos C-295, era bem melhor... :wink:
 

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Fábio G.

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« Responder #6 em: Maio 12, 2004, 02:50:31 pm »
O meu voto foi também para o C-27J.

Citação de: "Ricardo Nunes"
Penso que face ao binómio C-27J/C-130J a FAP tem um sem número de vantagens que o CN-295 não poderia oferecer.


Completamente de acordo. E claro que se as OGMA pudessem entrar no programa era o ideal, ainda mais das boas relações com Lockheed se vamos ter C-130J (em detrimento dos A-400) e C-27J (em vez dos C-295) ao todo 18 aviões logo $$$, bem poderiam "dar trabalho" ás OGMA.
 

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Spectral

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« Responder #7 em: Maio 12, 2004, 07:48:38 pm »
Bem acho que por uma vez, há unanimidade por aqui  :lol:

Já agora, e apenas como exercício teórico, se em vez de C-130 viéssemos a adquirir A400M, a vossa escolha mantinha-se ?

Neste caso eu era capaz de apontar para o C-295, mas a sua incapacidade de transportar um Humvee ou um VBL é muito limitativa...
Logo, acho que voltava a escolher o Spartan.

Cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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papatango

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« Responder #8 em: Maio 12, 2004, 09:15:56 pm »
Tenho planos para fazer uma comparação A-400 versus C-130J  :D


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Fábio G.

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« Responder #9 em: Maio 12, 2004, 11:17:15 pm »
Deve ser uma comparação um pouco desiquilibrada a favor do A-400M que deve ser em quase tudo superior ao C-130J.
 

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typhonman

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« Responder #10 em: Setembro 13, 2005, 12:14:05 am »
Pelos vistos o ganhador foi o C295... :cry:
 

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NotePad

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« Responder #11 em: Setembro 13, 2005, 12:22:26 am »
e vencedor que se diz compadre besse mexmo que é do nuorte!!!

 :G-beer2:
 

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typhonman

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« Responder #12 em: Setembro 14, 2005, 12:58:36 am »
notepad, o C27J é melhor que o C295...
 

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NotePad

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« Responder #13 em: Setembro 14, 2005, 02:22:04 pm »
eu sei...lol
 

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Rui Elias

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« Responder #14 em: Setembro 14, 2005, 04:57:59 pm »
O meu votto foi obviamente para o C-27J.

Se fossemos nós a decidir, estava decidido, mas das duas uma:

Ou somos todos burros, parvos e ignorantes, ou as chefias que decidem sabem de coisas que desconhecemos.

É caso para dizer que os desígnios de Deus são insondáveis.

Julgo que Portugal não ficará até à eternidade com os 6 C-130H, e que terá que os substituir um dia.

Por mim, preferia os C-130J, num númetro não inferior a 8 unidades, e se asim fosse isso permitiria dar complementaridade à frota dos Spartan, para além de haver uma cadeia de manutenção única ao nível de motorização entre os 2 aparelhos.

Não entendo o que levou a FAP a decidir pelos C-295, já que quando o C-27J andou a fazer demonstrações em Sintra, os tripulantes dos Aviocar ficaram bem impressionados pelos da Alenia.

Ora isso só mostra que a decisão pelos aviões da CASA pode ter sido mais política que operativa.

Foi pena, mas já nos começámos a habituar, desde o momento em que deixámos escapar duas fragatas da classe L para o Chile e recebemos agora 2 OHP com 27 anos :evil: