Alpha-Jet

  • 117 Respostas
  • 48555 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #75 em: Fevereiro 03, 2006, 04:14:59 pm »
Luso:

E acha que não é maior desperdício ter uma esquadra de aviões que apenas sirvam de "treinadores" em vez de uma esquadra que possa ter as duas valências?

Os Alpha-Jet não vão durar para sempre.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8522
  • Recebeu: 1620 vez(es)
  • Enviou: 677 vez(es)
  • +933/-7256
(sem assunto)
« Responder #76 em: Fevereiro 03, 2006, 04:36:47 pm »
Não. :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #77 em: Fevereiro 03, 2006, 04:59:56 pm »
Pronto...Está dito   :lol:
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #78 em: Fevereiro 03, 2006, 07:03:45 pm »
Temos é que começar neste momento a equacionar atempadamente a troca dos Alphas e dos proprios F-16 e nunca equacionar a compra de modelos que datam do inicio dos anos 80 como o AMX

Rui, vc é accionista da Embraer???   :lol:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5499
  • Recebeu: 5467 vez(es)
  • Enviou: 3603 vez(es)
  • +10064/-2645
(sem assunto)
« Responder #79 em: Fevereiro 03, 2006, 07:07:24 pm »
Citação de: "Johnnie"
Rui, vc é accionista da Embraer???  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #80 em: Fevereiro 03, 2006, 07:19:20 pm »
:mrgreen:

Veste a camisola
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #81 em: Fevereiro 04, 2006, 05:15:02 am »
Saudações guerreiras.

Citação de: "Spectral"
AMX vs F-16.  

Preços :

AMX-T : 26 milhões de $ por unidade (baseado no negócio proposto à Eslováquia há já alguns anos)

F-16 MLU (usado) : 10 milhões de $ por unidade (negócio Holanda-Chile) incluindo revisão geral das aeronaves, aplicação do FALCON STAR nos Vipers que não o tinham e contratos de logística, treino etc.


Vale a pena continuar para uma comparação operacional ?

Caro Spectral, olhe que se formos por aí, em relação aos custos aquisição/uso, acho que o AMX venceria sempre, se á partida ambos tiverem a mesma vida útil, num prazo de 25 anos, por exemplo, ou até menos possivelmente.
Nesta comparação, tal como em qualquer outra que envolva os dois para comparar, está sempre, á partida, ganha pelo AMX. Repare que não é por ser mais caro ao princípio que o AMX deixará de ser competitivo (neste item, claro). Ele é mais caro, sem dúvida, mas no fim quem ri melhor é o AMX. O F-16 será sempre bem mais oneroso de manter e em relação a isso não há nada a fazer.

Agora, no que diz respeito á relação custo/benefício, nisso o F-16 será sempre o vencedor.

Citação de: "R. Elias"
Papatango:

Mas eu acho que embora nada no horizonte aponte para uma agressão externa ao nosso país, nós poderiamos ter a ganhar em termos um avião AMX "brasileiro", dedicado mais a ataque ao solo, já que nem teremos helis de ataque, do estilo Apache ou outro no GALE ou na FAP.

E poderia ser um excelente instrumento para atacar eventuais incursões inimigas, desde que previamente se assegurasse um mínimo de supremacia aérea, através dos F-16 e seu futuros substitutos.

Daí que eu proponha o AMX para atque ao solo, e que em tempos de paz (que todos esperamos que se mantenham) sirvam para treinador avançado.


Mesmo que não se vislumbre nenhuma ameaça externa iminente, não significa que o país tenha que estar de tanga  :idea: . As próprias cores e vernizes aplicados nos aviões vêm já preparadas com essa finalidade. Não esquecer o vidro de cor amarelada, também. É muito importante nessa função e protegem também a tripulação contra as ondas electromagnéticas, neste caso utilizados também nos Prowler (***).


(***)
Avião de guerra eletrónica  8)

Nos nº 4 e 5 isso já é tecnicamente possivel há anos. Mas isso não tem nada a ver com furtividade.
Os russos testaram equipamentos a bordo de aviões de combate convencionais em que os tornavam mais furtivos através de uma nuvem de plasma, tipo campo de forças, escudo iónico/magnético percorrendo todo o avião, mas creio que foi abandonada ou então estão a amadurecê-la.  

A saída com as tubeira orientáveis só é utilizada operacionalmente, neste momento por aviões de origem russa, da família Su-27. Já existem missíeis com orientação vetorial, também. Quer de origem russa quer de origem americana. Por acaso não sei se os franceses têm algo parecido. Os americanos, em resposta aos aviões com TVC- Thrust Vectoring control (acho que é assim que se designa, para aos aviões com tubeiras orientáveis) intoduziram isso nos misséis tornando-os ainda mais eficazes e letais.

O próprio avião não é penalizado por excesso de peso, pois as tubeiras orientáveis são baseadas em mecanismo hidráulicos e requerem materiais especiais e caríssimos de obterem, manutenção igualmente complicada e onerosa, também . Tirando os contras o avião em dog-fight tem muito mais probabilidades de êxito do que um sem TVC. As tubeiras orientáveis dão ao avião a possibilidade de fazer manobras impossíveis em relação a um que não a tem. A morte é quase, quase, quase certa para o adversário. Azares da vida.  :D  

Aqui vão umas fotos de uma versão mais musculada do Alphajet que o Egipto adquiriu, a SM1 e mais tarde SM2.
Vejam o míssil, um Magic.

Será treta ou é mesmo verdade? Um AM39 Exocet!!! UAU
É mesmo verdade. Atualmente estes são os mais sofisticados Alphajet.
(Outra vez o Magic. Será este o II?)

Cumprimentos
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #82 em: Fevereiro 04, 2006, 04:42:47 pm »
...
« Última modificação: Fevereiro 25, 2007, 06:01:37 am por NotePad »
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #83 em: Fevereiro 04, 2006, 08:16:25 pm »
Citar
Caro Spectral, olhe que se formos por aí, em relação aos custos aquisição/uso, acho que o AMX venceria sempre, se á partida ambos tiverem a mesma vida útil, num prazo de 25 anos, por exemplo, ou até menos possivelmente.
Nesta comparação, tal como em qualquer outra que envolva os dois para comparar, está sempre, á partida, ganha pelo AMX. Repare que não é por ser mais caro ao princípio que o AMX deixará de ser competitivo (neste item, claro). Ele é mais caro, sem dúvida, mas no fim quem ri melhor é o AMX. O F-16 será sempre bem mais oneroso de manter e em relação a isso não há nada a fazer.

Continuando a analisar de um ponto de vistar meramente económico, teríamos que :

a) uma frota de apenas F-16 implica poupanças em manutenção não possíveis numa frota de F-16+AMX de dimensão semelhante

b) existem por todo o mundo milhares de F-16. Quantos AMX ? A cadeia logística do F-16 é muito mais comum e generalizada, o que também tem influência nos seus  custos de manutenção/operação.


Portanto, não estou assim tão certo que contas feitas no final, a opção dos AMX fosse mais barata em termos de custos de operação ( mas também não tenho a certeza do contrário) ;).

**********
Citação de: "Luso"
1.º Alterar a geometria do "radome";
2.º Alterar a geometria da entrada de ar;
3.º Eliminar a deriva;
4.º instalar motor com saída vectorizada;
5.ª Instalar IRST.


Os F-16C da USAF ( e os MLU também, acho eu) já sofreram algumas modificações para diminuir o RCS, por exemplo a coloração dourada que às vezes se vê nas canopys.

Quanto a eliminar a deriva, tal apenas seria possível com a introdução de motores TVC para manter a estabilidade do aparelho.

TVCs :Não são só os Su-30MKI a já tê-los, o proposto MiG-35 também, e também foi estudado para o Eurofighter, o F-22 também os tem. No entanto a sua utilidade parece estar a ser posta em causa devido ao advento dos novos mísseis supermanobráveis, que tornam os ganhos na capacidade de manobra dada pelos TVCs insignificantes.

o F-16E dos UAE já tem um IRST.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #84 em: Fevereiro 04, 2006, 08:36:56 pm »
Esta  admiração pelos AMX para mim é dificil de explicar...Avião com 20 anos de operação, caro e ineficaz...

Falem-me de F-35...
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2268
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #85 em: Fevereiro 04, 2006, 08:52:17 pm »
Citação de: "Johnnie"
Esta  admiração pelos AMX para mim é dificil de explicar...Avião com 20 anos de operação, caro e ineficaz...

Falem-me de F-35...


F-35 então é que é coisa impossível... sem falar de serem feios.
Só daqui a uns 50 anos é que os EUA começam a nos mandar alguns restos, isto é, se até lá o F-35 for terminado :lol:
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #86 em: Fevereiro 04, 2006, 08:56:41 pm »
A pensar assim não chegamos lá...

Acho que temos capacidade para operar 40 destas maquinas quando os Vipers forem retirados de serviço.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #87 em: Fevereiro 05, 2006, 04:15:01 am »
Pelos vistos os iluminados "habituês" voltaram com as velhas cantigas sem lógica.




É muito "à frente" para mim! :P


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #88 em: Fevereiro 05, 2006, 02:53:10 pm »
Citação de: "p_shadow"
Pelos vistos os iluminados "habituês" voltaram com as velhas cantigas sem lógica.

 


É muito "à frente" para mim!  


Cumptos
 

 :mrgreen:  :mrgreen:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #89 em: Fevereiro 05, 2006, 03:37:57 pm »
Saudações guerreiras

Citação de: "Spectral"
Continuando a analisar de um ponto de vistar meramente económico, teríamos que :

a) uma frota de apenas F-16 implica poupanças em manutenção não possíveis numa frota de F-16+AMX de dimensão semelhante

b) existem por todo o mundo milhares de F-16. Quantos AMX ? A cadeia logística do F-16 é muito mais comum e generalizada, o que também tem influência nos seus custos de manutenção/operação
.

Caro Spectral, na minha opinião nunca levo em consideração, a hipótese de alguma vez os F-16 operarem em conjunto com os AMX, daí afirmar que o AMX seria a longo prazo a mais favorável. Talvez isso não tenha ficado bem exposto.  
Quanto á alínea b, mesmo assim, não acredito que uma reparação de bate-chapas para um AMX possa ficar mais cara que para um F-16. Admito também que esteja a ser teimoso.  :oops:  

(*) Se bem sei que há malta a saber o que significam as nomenclaturas e linguagem própria convém pensar naqueles que não as sabem e qual a sua função. Eu, no que diz respeito a numenclatura para a marinha e exército, a maior parte delas não consigi entender.  :D  

Citação de: "Johnnie"
Esta admiração pelos AMX para mim é dificil de explicar...Avião com 20 anos de operação, caro e ineficaz...

Não entendi, Johnnie!!  :D :D  
Não sei porquê, mas o avião deverá mesmo ultrapassar o Rafale, neste aspeto!!! É quase o preço das duas Perry, Johnnie!!  :oops:  

Cumprimentos