lurker escreveu:
Tanto quanto sei, a TAP já assumiu compromissos relativos ao futuro dos A310 que vai deixar de operar.
E quais serão esses "compromissos" ? Alguma especulação ?
Um camarada espanhol afirmou noutro tópico que Espanha estava no mercado por A310 em 2º mão para aumentar a sua frota.
Será que a TAP foi sondada ?
No seguimento do que está neste tópico, jantei há dias com um bom e velho amigo, ex-piloto da FAP, e com muita responsabilidade nesta questão na TAP, que, mesmo quando insisti se podia divulgar esta informação, me esclareceu o seguinte:
- A TAP, ao negociar os 12/15 A-350, que são por ora apenas um desenho, e que os primeiros sairão de Toulouse em 2012 ( se Deus quiser... ), impôs como condição contratual a compra intermédia de 5 A-330, que serão retomados pela Airbus em condições vantajosas contra a entrega dos A-350, se a TAP julgar que são dispensáveis.
- Isto é: a TAP está a receber este ano aviões A-330 novos de fábrica e em 2014 quando começar a receber os A-350 decide se entrega à Airbus estes A-330 nas condições e valores que estão no contrato.
- Como parte do pagamento destes 5 aviões A-330 novos que está a receber ( já recebeu 3 ) e os restantes virão até ao verão, a TAP entrega à Airbus os A-310 que possuia, sendo a responsabilidade da sua venda da própria Airbus.
- A Airbus procedeu já à venda de todos - há procura para este modelo e os da TAP estão bem conservados -, conforme este quadro:
CS-TDI " Padre António Vieira " : Vendido à Portuguesa White Airways, alugado à Air Niugini;
CS-TEH " Bartolomeu Dias " : Previsto o Phase Out. Destino não revelado. Possivelmente será cargueiro;
CS-TEI " Fernão de Magalhães " : Vendido à Portuguesa Hy Fly;
CS-TEJ " Pedro Nunes " : Previsto o Phase Out. Destino não revelado. Possivelmente será cargueiro;
CS-TEW " Vasco da Gama " : Vendido à Canadiana Air Transat,
CS-TEX " João XXI " : Vendido à Portuguesa Hy Fly, alugado à Omar Air;
CS-TEY " Alvares Cabral " : Vendido à JEZ Air;
CS-TEZ " Viana da Mota " : Vendido à Canadiana Air Transat;
Logo, tal como o negócio foi feito e segundo se sabe em condições muito vantajosas para a TAP, a Força Aérea, nem sequer a Força Aérea Espanhola, apesar de já ter Airbus, não teria direito a nada já que a Airbus colocou estes aviões usados nos seus bons clientes. " E se mais houvera, mais iriam... "
Segundo a opinião deste meu amigo, o avião Airbus novo que mais convirá à Força Aérea é o A-319 CEJ. Simples, fácil de operar, razoávelmente barato e de custos operacionais aceitáveis, tecnológicamente avançado, nem grande nem pequeno, e uma excelente e duradoura máquina e melhor que o Embraer ERJ, igual aos da Portugália ( Grupo TAP ).
Cumprimentos,