LPM 2023-2034

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #135 em: Abril 03, 2023, 05:47:14 pm »
Parece-me que ter uma frota bem completa de UH-60, seja o mais indicado. Melhor do que ter uma mão cheia de helicópteros de 2, 3 ou 4 modelos diferentes. A variedade de armamento que pode receber, deve cobrir quase todo o espectro de missões de combate, desde anti-pessoal, anti-carro e anti-navio (neste caso pequenas embarcações rápidas, pequenos barcos usados por piratas, etc), além das demais missões de transporte, MEDEVAC, etc.

Sem qq dúvida, até missões AAR o heli pode efectuar, !!

Estando eu longe de ser perito/ou outra coisa do género, neste tipo de matérias, acho que aquisição de um meio, que pode, fazer diversas missões, desde  civis, de proteção civil , militares, etc,  para um pais pobre como  nosso é o único caminho

vantagens de ter um só logística,  manutenção, formação , ou mesmo poder até alterar a função do mesmo conforme as necessidades, é incomparável do que  a qualquer outra aquisição,  mesmo que essa possa ser melhor numa determinada missão, ou mesmo em duas funções.

Não sei se existem outro helicópteros, melhores e mais baratados etc..

mas estando já planeada a aquisição de 6....

Multi-Role Capabilities
At 9,979 kg / 22,000 lbs. max. gross weight, the utility version of the BLACK HAWK helicopter transports 12 fully equipped, seated troops into the heat of battle. Within the following mission sets, Sikorsky can further customize to specific requirements.

Internal / External Lift
Carry 4,080 kg/9,000 lbs. of supplies as an internal or external load. Sling load firefighting Bambi bucket or light vehicles from the cargo hook, then release to the ground from a hover.

Combat Assault
Protect your aircraft during armed assault missions with crew served door or window guns, and armored floors.

MEDEVAC
Quickly replace troop seats with litters/stretchers to bring the wounded home. Sikorsky’s dedicated HH-60M MEDEVAC variant for the U.S. Army does this best.

Aerial Firefighting
Extinguish ground fires with a Bambi bucket from the cargo hook, or with a belly-mounted water tank

Armed
Attach wings to carry forward firing guns, rockets and missiles for effective fire suppression. An integrated electro-optical sensor ensures greatest accuracy.

Search and Rescue
Bolt on a rescue hoist to perform humanitarian assistance and disaster relief missions. An electro-optical sensor and weather radar will greatly assist the (combat) search and rescue mission.

Special Operations
Fast rope troops to the ground while hovering with a Fries bar. Add 200-gallon external or internal fuel tanks for extra range and endurance. Consider crew-served guns as well.

VIP Transport
Equip the 11.2 m3 / 396 ft3cabin with executive seating and communications for comfortable, safe, secure, VIP or Head of State transport.

Não entendo como o UH-60 não é ainda o helicóptero rei das FA nacionais, com sonda AAR poderia até fazer as missões SAR mais longínquas...
Existe o objetivo de ser o heli utilitário nos 3 ramos...
Cps,

 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #136 em: Abril 03, 2023, 05:54:59 pm »
Boas decisões não devem ser populares

Até iria mais longe e diria que poderia ser equacionado para o INEM e GNR para substituir os Hueys que usam
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #137 em: Abril 03, 2023, 06:28:18 pm »
Não falei em reabastecimento aéreo pois o Subsea7 não tinha falado, tinha falado no helicóptero ser transportado dentro de um avião.

É verdade que um helicóptero com reabastecimento aéreo pode teoricamente manter-se no ar infinitamente, mas os pilotos são humanos, tem os seus limites físicos. E as Forças Aéreas e Autoridades Aeronáuticas impõe um limite de horas que um piloto pode voar por dia, depois é obrigado a um periodo de descanso.

O uso de um avião reabastecedor poderia também ser usado para apoiar a projecção dos helicópteros, mas continuamos na mesma a ter a despesa extra do avião reabastecedor em relação à aeronave conseguir voar pelos seus próprios meios.

Tenente, não sabia que a autonomia do helicóptero Black Hawk podia ser tanta, os helicópteros normalmente tem autonomias mais curtas, não me tinha lembrado que o Black Hawk também pode ser equipado com depósitos externos, não sei é se é uma capacidade geral ou de alguma versão especial SOCOM, etc.



Realmente é uma aeronave muito versátil, assim poderia fazer um ferry flight muito longo.
« Última modificação: Abril 03, 2023, 06:31:25 pm por Lightning »
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #138 em: Abril 03, 2023, 06:36:37 pm »

Existe ainda a versão Seahawk  com diversas capacidades

O SH-60B LAMPS III (Light Airborne Multi-Purpose System
- Sistema Multifuncional Leve Aerotransportado) é usado primariamente a partir de fragatas, destróieres e cruzadores. As missões primárias do SH-60B são guerra anti-submarino e guerra anti-superfície, que são realizadas através de um complexo sistema de sensores levados a bordo do helicóptero, incluindo um MAD rebocado (magnetic anomaly detector - detector de anomalias magnéticas) e sonobóias aeroransportadas. Outros senores incluem o radar de busca APS-124, o sistemas de ESM ALQ-142 e uma torreta FLIR opcional. O método primário de ataque é com o torpedo Mk-46 ou Mk-50, mísseis AGM-114 Hellfire, com capacidade para uma metralhadora M-60D ou GAU-16 montada na porta lateral para proteção. Uma tripulação habitual para um SH-60B é um piloto, um co-piloto/oficial tático e um operador de sensores e sistemas de ataque. Os esquadrões da Marinha dos EUA que usam o SH-60B são designados HSL (Helicóptero Anti-submarino Leve).

O SH-60F
 é a versão baseada em porta-aviões, sendo o principal meio de guerra anti-submarino e busca e salvamento disponível para os comandantes de porta-aviões. Ele difere do SH-60B no métido de detecção de submarinos, utilizando o sonar imersível AQS-13F em vez do detector MAD e carregando menos sonobóias (14 contra 25). O SH-60F é capaz de carregar o torpedo Mk-46 e uma escolha entre metralhadoras de porta lateral para autodefesa, incluindo a M-60D, M-240 e GAU-16. A tripulação padrão do SH-60F é um piloto, um co-piloto, um operador de sistemas e sensores de ataque e um operador de sensores acústicos.

O HH-60H é o principal helicóptero de busca e salvamento de combate (CSAR), operações especiais navais (NSW) e guerra anti-superfície (ASuW). Ele leva uma variedade de sensores ofensivos e defensivos que o tornam um dos helicópteros com maior probabilidade de sobrevivência do mundo. Os sensores incluem uma torreta FLIR com designador laser e um grupo de equipamentos de sobrevivência (ASE) incluindo o interferidor infravermelho ALQ-144, o detector de laser AVR-2, o detector de radar APR-39(V)2, o detector de lançamento de míssil AAR-47 e o dispensador de chaff/flare ALE-47. Adicionalmente, há melhorias estruturais nos defletores de emissões térmicas dos motores, que provêm redução na assinatura inframermelha, reduzindo a ameaça de mísseis guiados por calor. O HH-60H pode carregar até quatro mísseis AGM-114 Hellfire numa aleta estendida usando o lançador M-299 e uma variedade de metralhadoras laterais montadas na porta, como a M-60D, M-240, GAU-16 e GAU-17. A tripulação habitual para um HH-60H é um piloto, um co-piloto e dois atiradores laterais. Os HH-60H junto com os SH-60F nos esquadrões designados HS (Helicóptero Anti-submarino), com uma composição padrão de quatro SH-60F e três HH-60H.


O MH-60S
foi desenvolvido quando a Marinha dos EUA decidiu aposentar o consagrado helicóptero CH-46 Sea Knight. O MH-60S The Sierra é operado a partir de navios de assalto anfíbio e navios ligeiros de apoio. Suas duas missões são transporte de tropas e ressuprimento vertical (VERTREP), mas ele também pode realizar busca e salvamento (SAR). O MH-60S não tem sensores ofensivos, mas pode carregar o interferidor infravermelho ALQ-199. Contudo, o MH-60S é o primeiro helicóptero da Marinha dos EUA a utilizar o painel de instrumentos digital do tipo “glass cockpit”, onde os dados são mostrados aos pilotos através de quatro telas digitais ao invés de instrumentos e ponteiros analógicos. O principal meio de defesa é com as metralhadoras laterais M-60D, M-240 ou GAU-17, embora esteja sendo planejada uma reforma introduzindo aletas semelhantes às do UH-60L dos Exército dos EUA, com capacidade para mísseis Hellfire ou Penguin. O MH-60S era conhecido extra-oficialmente como Knighthawk, refletindo seu papel como sucessor dos CH-46 Sea Knight, mas esse nove foi oficialmente rejeitado, permitindo ao MH-60S reter seu nome como Seahawk. A tripulação padrão do MH-60S é um piloto, um co-piloto e dois tripulantes. Com a aposendtadoria do CH-46 Sea Knight, a designação de esquadrão HC (Helicóptero de Apoio a Combate) foi também retirado da Marinha dos EUA. Os esquadrões de MH-60S foram redesignados HSC (Helicóptero Combate Naval).


Um MH-60R conduz uma avaliação operacional com o ALFS (sonar aerotransportado de baixa freqüência)
O MH-60R está atualmente passando pela fase final de testes apra incorporação à frota. O primeiro esquadrão da Marinha dos EUA a receber o MH-60R foi o HSL-47, em 2008. O Esquadrão de Substituição de Frota (FRS) HSM-41 recebeu o MH-60R em dezembro de 2005 e iniciou o treinamento da primeira turma de pilotos. O MH-60R foi projetado para substituir os tradicionais SH-60B e SH-60F, provendo um verdadeiro helicóptero multifuncional. Os sensores incluem o conjunto ASE (ver HH-60H), FLIR, um avançado sistema de datalink, a eliminação da suíte MAD e um sistema de sonar leve mais avançado, possivelmente o UYS-2A. Outras melhorias permitirão ao MH-60R realizar operações de contra-medidas contra minas, usando a tecnologia laser LIDAR (Light Imaging Detection and Ranging (LIDAR) ). Os instrumentos do pilotos serão baseados no “glass cockpit” do MH-60S, usando várias telas digitais em vez do complexo arranjo de ponteiros e botões que são usados nas versões SH-60B/F. O poder de fogo também foi melhorado, pelo desenvolvimento do novo torpedo aerotransportado Mk-50 e pela incorporação da aleta estendida igual à do HH-60H, permitindo o carregamento de mísseis Hellfire
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #139 em: Abril 03, 2023, 06:38:58 pm »
Não falei em reabastecimento aéreo pois o Subsea7 não tinha falado, tinha falado no helicóptero ser transportado dentro de um avião.

É verdade que um helicóptero com reabastecimento aéreo pode teoricamente manter-se no ar infinitamente, mas os pilotos são humanos, tem os seus limites físicos. E as Forças Aéreas e Autoridades Aeronáuticas impõe um limite de horas que um piloto pode voar por dia, depois é obrigado a um periodo de descanso.

O uso de um avião reabastecedor poderia também ser usado para apoiar a projecção dos helicópteros, mas continuamos na mesma a ter a despesa extra do avião reabastecedor em relação à aeronave conseguir voar pelos seus próprios meios.

Tenente, não sabia que a autonomia do helicóptero Black Hawk podia ser tanta, os helicópteros normalmente tem autonomias mais curtas, não me tinha lembrado que o Black Hawk também pode ser equipado com depósitos externos, não sei é se é uma capacidade geral ou de alguma versão especial SOCOM, etc.



Realmente é uma aeronave muito versátil, assim poderia fazer um ferry flight muito longo.
Não é exclusivo SOCOM, os helis Japoneses e sul coreanos são várias vezes vistos com eles
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #140 em: Abril 03, 2023, 06:49:24 pm »
Até iria mais longe e diria que poderia ser equacionado para o INEM e GNR para substituir os Hueys que usam

Drecas esses helicópteros não são deles, são de empresas privadas que ganham concursos para fornecer esse serviço, os helis podem ir mudando conforme o que a empresa tiver.

Mas os futuros helicópteros de combate a incêndios da Força Aérea acho que também deverão transportar os GNR da UEPS, tal como os privados fazem.

Alguns exemplos de notícias sobre o assunto.
https://expresso.pt/sociedade/2019-03-23-INEM-novos-helicopteros-previstos-ha-mais-de-tres-meses

https://www.publico.pt/2018/02/17/sociedade/noticia/quase-todas-as-propostas-para-aluguer-de-meios-aereos-para-combate-a-incendios-foram-excluidas-1803364

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-compra-seis-helicopteros-para-combater-fogos
« Última modificação: Abril 03, 2023, 06:53:08 pm por Lightning »
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #141 em: Abril 03, 2023, 07:01:49 pm »
Até iria mais longe e diria que poderia ser equacionado para o INEM e GNR para substituir os Hueys que usam

Drecas esses helicópteros não são deles, são de empresas privadas que ganham concursos para fornecer esse serviço, os helis podem ir mudando conforme o que a empresa tiver.

Mas os futuros helicópteros de combate a incêndios da Força Aérea acho que também deverão transportar os GNR da UEPS, tal como os privados fazem.

Alguns exemplos de notícias sobre o assunto.
https://expresso.pt/sociedade/2019-03-23-INEM-novos-helicopteros-previstos-ha-mais-de-tres-meses

https://www.publico.pt/2018/02/17/sociedade/noticia/quase-todas-as-propostas-para-aluguer-de-meios-aereos-para-combate-a-incendios-foram-excluidas-1803364

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-compra-seis-helicopteros-para-combater-fogos
Ah desconhecia isso por acaso, não tinha mesmo mínima ideia, obrigado.
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #142 em: Abril 03, 2023, 07:20:52 pm »
A questão dos tanques externos dos H60 é quase um não tópico porque é preciso desarmar o heli completamente ou quase. Para um nível idêntico de armamento um turboprop como o A29 vai voar mais rápido, mais longe, por mais tempo e com menos custos. Dizer o contrário não é correto.

Eu continuo a dizer que dadas as nossas limitações umas esquadras de A29 nas ilhas davam alguma capacidade de QRA e patrulha (seria necessário um pod radar). Até com pilotos das próprias ilhas. Claro que se fosse possível operar F-16 em permanência a partir da Madeira (especialmente da Madeira) era preferível. Ou usar light trainers a jato. E sim podemos e devemos usar drones mas assim havia mais redundância. Um ping no radar podia ser interceptado ou verificado por C295, drones ou A29 conforme a situação.
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #143 em: Abril 03, 2023, 07:41:45 pm »
A questão dos tanques externos dos H60 é quase um não tópico porque é preciso desarmar o heli completamente ou quase.

Estava a referir os tanques externos para os voos ferry, não para uso operacional, mas se calhar até é possível.

Citar
Para um nível idêntico de armamento um turboprop como o A29 vai voar mais rápido, mais longe, por mais tempo e com menos custos. Dizer o contrário não é correto.

Sim, eu também acho isso, agora já quase que ia defender o Black Hawk contra o Super Tucano  :mrgreen:.

Citar
Até com pilotos das próprias ilhas.

Pois, mas não existe a Força Aérea dos Açores ou Força Aérea da Madeira, existe a Força Aérea Portuguesa, depois os pilotos (e qualquer militar) pode colocar transferência para a unidade que mais lhe interessar, olhe que muitos militares que não são de lá, gostam dos Açores, tem boa qualidade de vida.
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #144 em: Abril 03, 2023, 08:08:01 pm »
A questão dos tanques externos dos H60 é quase um não tópico porque é preciso desarmar o heli completamente ou quase. Para um nível idêntico de armamento um turboprop como o A29 vai voar mais rápido, mais longe, por mais tempo e com menos custos. Dizer o contrário não é correto.

Eu continuo a dizer que dadas as nossas limitações umas esquadras de A29 nas ilhas davam alguma capacidade de QRA e patrulha (seria necessário um pod radar). Até com pilotos das próprias ilhas. Claro que se fosse possível operar F-16 em permanência a partir da Madeira (especialmente da Madeira) era preferível. Ou usar light trainers a jato. E sim podemos e devemos usar drones mas assim havia mais redundância. Um ping no radar podia ser interceptado ou verificado por C295, drones ou A29 conforme a situação.

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O que é um nível medio de armamento??
O A29 carrega 4300 lbs e o blackhawk até 10.000 lbs 

Mas a questao levantada refere-se ao voo ferry, logo sem qq payload.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #145 em: Abril 03, 2023, 08:14:43 pm »
A questão dos tanques externos dos H60 é quase um não tópico porque é preciso desarmar o heli completamente ou quase. Para um nível idêntico de armamento um turboprop como o A29 vai voar mais rápido, mais longe, por mais tempo e com menos custos. Dizer o contrário não é correto.

Eu continuo a dizer que dadas as nossas limitações umas esquadras de A29 nas ilhas davam alguma capacidade de QRA e patrulha (seria necessário um pod radar). Até com pilotos das próprias ilhas. Claro que se fosse possível operar F-16 em permanência a partir da Madeira (especialmente da Madeira) era preferível. Ou usar light trainers a jato. E sim podemos e devemos usar drones mas assim havia mais redundância. Um ping no radar podia ser interceptado ou verificado por C295, drones ou A29 conforme a situação.

Visitante123.
O que é um nível medio de armamento??
O A29 carrega 4300 lbs e o blackhawk até 10.000 lbs 

Mas a questao levantada refere-se ao voo ferry, logo sem qq payload.

Não disse médio. Disse idêntico.

Mas deixa-me dizer que percebo se escolherem os Hélis. E se escolherem o A29 também consigo compreender. Além do mais não me parece que seja uma escolha um ou outro. Penso que os Hélis de evac vêm de QQ das formas. Agora se a escolha for entre A29 e Hélis de ataque aí prefiro o ST.

Ademais sem ter toda a informação do que se pretende não consigo decidir sobre qual seria a melhor escolha.
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #146 em: Abril 03, 2023, 08:53:52 pm »
A questão dos tanques externos dos H60 é quase um não tópico porque é preciso desarmar o heli completamente ou quase. Para um nível idêntico de armamento um turboprop como o A29 vai voar mais rápido, mais longe, por mais tempo e com menos custos. Dizer o contrário não é correto.

Eu continuo a dizer que dadas as nossas limitações umas esquadras de A29 nas ilhas davam alguma capacidade de QRA e patrulha (seria necessário um pod radar). Até com pilotos das próprias ilhas. Claro que se fosse possível operar F-16 em permanência a partir da Madeira (especialmente da Madeira) era preferível. Ou usar light trainers a jato. E sim podemos e devemos usar drones mas assim havia mais redundância. Um ping no radar podia ser interceptado ou verificado por C295, drones ou A29 conforme a situação.

Visitante123.
O que é um nível medio de armamento??
O A29 carrega 4300 lbs e o blackhawk até 10.000 lbs 

Mas a questao levantada refere-se ao voo ferry, logo sem qq payload.

Não disse médio. Disse idêntico.

Mas deixa-me dizer que percebo se escolherem os Hélis. E se escolherem o A29 também consigo compreender. Além do mais não me parece que seja uma escolha um ou outro. Penso que os Hélis de evac vêm de QQ das formas. Agora se a escolha for entre A29 e Hélis de ataque aí prefiro o ST.

Ademais sem ter toda a informação do que se pretende não consigo decidir sobre qual seria a melhor escolha.

Sim, peço desculpa, idêntico.

M para um nível, de armamento idêntico o BlackHawk, consegue ainda transportar mais 6.600 lbs de payload, três vezes mais que o A-29, pois enganei-me quanto ao A-29, que apenas transporta externamente 3400 lbs e não 4300 lbs como eu tinha escrito, quer em fuel, logo, consegue voar mais tempo que o A-29, ou se usar a diferença a favor de tropas embarcadas, consegue executar até um heli assalto, ou outra operação qq, digamos de transporte médico ou EVAC.
Logo, o que não é correcto é afirmares o que afirmaste, o A-29  voa mais tempo e mais longe, com o mesmo nível de armamento, até porque essa afirmação estava fora do contexto inicial deste debate, o voo ferry entre o A-29 e o heli em questão. 
Não haja dúvida que até nesse aspecto, o heli é superior ao A-29.

O pessoal está a querer comparar o que não é comparável, em termos de capacidades e execução de missões, ponto !
O heli em questão executa, transporte, heli assalto, carrega armamento, faz operações de evacuação, executa CAS, também o SAR,  Reconhecimento, e até combate aos incêndios, o A-29 não faz metade dessas missões, ponto!
Outra mais valia do heli sobre o A-29.

Mas agora a escolha é entre o A-29 e helis de ataque ??
Onde é que eu falei em helis de ataque ???
Não me tinha apercebido, deve ser da idade, ou da vista.

« Última modificação: Abril 03, 2023, 09:07:19 pm por tenente »
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #147 em: Abril 03, 2023, 10:08:28 pm »
Como eu gosto de vos dar mais trabalho, tenho que mencionar o C-295, mais concretamente nas versões ISR ou AC-295.

Ora na questão do Ferry Range, ganha à vontade ao ST. Partilhando as vantagens da velocidade, tempo no ar (on station), capacidade de operar em pistas semi-preparadas, e o armamento que pode levar acaba por ser idêntico. Depois tem as vantagens da versatilidade, podendo não só fazer ISR, COIN, transporte, lançamento de cargas de paraquedas e paraquedistas, etc. Outra vantagem, é que já os temos, na pior das hipóteses, seria necessário adquirir mais 2 ou 3 C-295 (num eventual negócio que incluísse o upgrade de toda a frota para W). Assim, naqueles cenários extremamente específicos onde o ST pode ser visto como superior ao helicóptero (que não são assim tantos), em vez de se comprar uma aeronave própria, era só instalar o material nos C-295, e e enviar para a missão.

Outra vantagem gigante do C-295, é que tanto pode ser abastecido por outras aeronaves no ar, como pode ainda abastecer (outros C-295 e helicópteros, desde que equipados com a "lança"). Esta capacidade, de ter C-295 com o equipamento de AAR, permitiria expandir o alcance dos helicópteros SAR nos arquipélagos.

https://www.airbus.com/sites/g/files/jlcbta136/files/2022-10/3-TMMP0154_06_2021_C295%20Armed%20ISR%20Versions%20Brochure%202021_ENG-Low.pdf
https://www.airbus.com/sites/g/files/jlcbta136/files/2022-10/1-TMMP0147_06_2021_C295%20Armed%20ISR%20Dataposter%202021_ENG-Low.pdf

Uma coisa que fazia neste caso, era ver se em vez do canhão de 27mm, seria possível operar o M230 de 30mm (usado no AC-235). Este último também pode ser instalado nos UH-60, facilitando a logística e no tipo de munições necessárias. Esta arma também poderá ser a mesma usada naquela torre Kongsberg RS6 que se falou para os Pandur. Ou seja, em TOs destes, teríamos 3 meios (UH-60, AC-295 e Pandur) que partilhavam da mesma munição.

A necessidade de UH-60 ou equivalente mantém-se.
 
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« Responder #148 em: Abril 04, 2023, 12:19:46 am »
Dc não vale, esse era o meu preferido,  :mrgreen:
 

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« Responder #149 em: Abril 04, 2023, 09:24:59 am »
Esqueçam o C-295 armado...
Ainda ontem voltamos a ser alertados acerca das nossas responsabilidades no flanco sul da NATO....
Por isso não apostem muito nas africanizes
CPS
 
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