A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

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os_pero

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3795 em: Março 28, 2023, 10:50:13 am »
Uma curiosidade: (Ler descrição do post, os srs reformaram-se)


Um mês depois:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3796 em: Março 28, 2023, 10:52:52 am »
ÚLTIMA-HORA: NRP MONDEGO AVARIOU DE VEZ E FOI REBOCADO PARA O PORTO DO CANIÇAL
Paulo Graça

As condições de navegabilidade do navio NRP Mondego continuam a ser muito questionáveis, como ilustram as últimas horas.

Sabe o JM que o navio patrulha ficou parado em alto-mar esta madrugada, já depois de ter falhado duas partidas, ontem, devido a avaria.

Ao que conseguimos perceber, as máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal, onde se encontra agora o navio.

Face ao sucedido, não foi possível concluir a missão de rendição dos operacionais da Polícia Marítima e Vigilantes da Natureza destacados nas Ilhas Selvagens.

Apurou ainda o JM que a marinha já deu ordens para outro navio patrulha navegar em direção à Madeira, de forma a suprir o vazio deixado pela inoperacionalidade do NRP Mondego.

Recorde-se que o NRP Mondego esteve no centro de uma grande polémica, depois de 13 militares se terem recusado a partir para uma missão alegando constantes insuficiências técnicas no navio.

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/202418/Ultima-hora_NRP_Mondego_avariou_de_vez_e_foi_rebocado_para_o_porto_do_Canical
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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os_pero

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3797 em: Março 28, 2023, 11:11:07 am »
ÚLTIMA-HORA: NRP MONDEGO AVARIOU DE VEZ E FOI REBOCADO PARA O PORTO DO CANIÇAL
Paulo Graça

As condições de navegabilidade do navio NRP Mondego continuam a ser muito questionáveis, como ilustram as últimas horas.

Sabe o JM que o navio patrulha ficou parado em alto-mar esta madrugada, já depois de ter falhado duas partidas, ontem, devido a avaria.

Ao que conseguimos perceber, as máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal, onde se encontra agora o navio.

Face ao sucedido, não foi possível concluir a missão de rendição dos operacionais da Polícia Marítima e Vigilantes da Natureza destacados nas Ilhas Selvagens.

Apurou ainda o JM que a marinha já deu ordens para outro navio patrulha navegar em direção à Madeira, de forma a suprir o vazio deixado pela inoperacionalidade do NRP Mondego.

Recorde-se que o NRP Mondego esteve no centro de uma grande polémica, depois de 13 militares se terem recusado a partir para uma missão alegando constantes insuficiências técnicas no navio.

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/202418/Ultima-hora_NRP_Mondego_avariou_de_vez_e_foi_rebocado_para_o_porto_do_Canical

O outro Navio foi o NRP Setubal.

(Com video da chegada ao cais)
https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/nrp-setubal-acaba-de-chegar-ao-canical-para-render-mondego-video_114413
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3798 em: Março 28, 2023, 11:14:02 am »
Então a Vasco da Gama vai ficar uma especie de ARA Hercules da Marinha Argentina.



Até podia ver isto como o copo meio cheio, isto é, a capacidade anfibia da Marinha é tão fraca que até isto é uma "suposta" melhoria, e se isto fosse para testar o conceito XO, para ver se vale a pena adquirir esse tipo de navios no futuro.

Mas apesar desta "suposta" transformação, se não se adquirir meios de projecção comtinua-se a depender de zebros e Lynx para chegar a terra como até agora.

Estou farto de dizer isso

Mas também, tendo em conta que somos a Argentina da NATO..
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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tenente

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3799 em: Março 28, 2023, 11:32:55 am »
ÚLTIMA-HORA: NRP MONDEGO AVARIOU DE VEZ E FOI REBOCADO PARA O PORTO DO CANIÇAL
Paulo Graça

As condições de navegabilidade do navio NRP Mondego continuam a ser muito questionáveis, como ilustram as últimas horas.

Sabe o JM que o navio patrulha ficou parado em alto-mar esta madrugada, já depois de ter falhado duas partidas, ontem, devido a avaria.

Ao que conseguimos perceber, as máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal, onde se encontra agora o navio.

Face ao sucedido, não foi possível concluir a missão de rendição dos operacionais da Polícia Marítima e Vigilantes da Natureza destacados nas Ilhas Selvagens.

Apurou ainda o JM que a marinha já deu ordens para outro navio patrulha navegar em direção à Madeira, de forma a suprir o vazio deixado pela inoperacionalidade do NRP Mondego.

Recorde-se que o NRP Mondego esteve no centro de uma grande polémica, depois de 13 militares se terem recusado a partir para uma missão alegando constantes insuficiências técnicas no navio.

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/202418/Ultima-hora_NRP_Mondego_avariou_de_vez_e_foi_rebocado_para_o_porto_do_Canical

O outro Navio foi o NRP Setubal.

(Com video da chegada ao cais)
https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/nrp-setubal-acaba-de-chegar-ao-canical-para-render-mondego-video_114413

Fabuloso, este episódio só vem REconfirmar, estado operacional a que as unidades da frota estão a atingir !!

Quem vai ficar a ganhar com esta situação são os treze elementos da guarnição que se recusaram a embarcar no NRP Mondego, provando, que, afinal, o navio não estava mesmo em condições de navegar.
O 1ºTen no cmd do NRP Mondego é que pode vir a ter que CLARIFICAR as suas, DUAS, posições, quanto ao estado dos motores do Navio, PROFERIDAS primeiro em frente á guarnição, quando da recusa de parte desta em executar a missão, e posteriormente, ao CMD Naval.

Espero que o CEMA tome uma posição mais firme quanto ás verbas para a MNT dos Navios, pois o reforço anunciado não é nem por sombras, suficiente para reparar as consequências, que estão á vista, da consecutiva falta de acções de MNT, nos Navios da Armada, durante anos e anos !
   
« Última modificação: Março 28, 2023, 08:46:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3800 em: Março 28, 2023, 11:36:48 am »
O navio vai ser levado a tribunal por insubordinação...
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3801 em: Março 28, 2023, 11:37:37 am »
O navio vai ser levado a tribunal por insubordinação...

Mai nada !!
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3803 em: Março 28, 2023, 01:16:43 pm »
Esta situação em torno do Mondego é hilariante. Não devia ser, mas é. Passaram o tempo todo a atirar areia para os olhos da malta, a dizer que o navio estava em condições e os 13 militares é que estavam errados, e agora vê-se quem tinha razão.  ::)

Então a Vasco da Gama vai ficar uma especie de ARA Hercules da Marinha Argentina.



Até podia ver isto como o copo meio cheio, isto é, a capacidade anfibia da Marinha é tão fraca que até isto é uma "suposta" melhoria, e se isto fosse para testar o conceito XO, para ver se vale a pena adquirir esse tipo de navios no futuro.

Mas apesar desta "suposta" transformação, se não se adquirir meios de projecção comtinua-se a depender de zebros e Lynx para chegar a terra como até agora.

A malta tem sede, dão-nos copo meio cheio... de vinagre.

Isso poderia fazer algum sentido, se a ideia fosse arrumar com a ideia do LPD/JSS, para ter XOs. A partir do momento em que se vai gastar uma carrada de dinheiro no LPD/JSS (segundo a LPM), os XO deixam de fazer sentido. Isto de ter uma Marinha em que quase todos os meios são logísticos, é estúpido, quando era preciso era um equilíbrio (algo que XOs + fragatas dava, e XOs + LPD não dá).

Ainda por cima, os aspectos mais distintos de um XO, são, além do armamento moderno, o pessoal e meios que pode transportar e a doca alagável, 2 coisas que a VdG não tem, como tal, não há doutrina para testar, porque Zebros lançados de uma grua =/= CB-90 ou LCVP lançados da doca alagável de um XO. É o mesmo que testar a doutrina de operar um C-295, recorrendo a um Cessna 172,

Essencialmente, não há nada que a VdG desmodernizada faça, que não seria capaz de fazer se estivesse equipada como as outras. Talvez pela redução da guarnição, dê espaço para transportar mais algumas pessoas, e usar o hangar para guardar Zebros, mas nada mais.

O resultado será, capar o armamento do navio, reduzir a guarnição, e está feito. Depois improvisa-se ora lançando uns zebros, ora operando drones do convés, ora patrulha marítima como as corvetas faziam.
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3804 em: Março 28, 2023, 03:21:28 pm »
https://sicnoticias.pt/pais/2023-03-15-Problema-no-motor-do-NRP-Mondego-ja-foi-resolvido-garante-comandante-261c0e9e
tbt....

Vá bro então agora qual é a desculpa???

Epa será que um dos 13 marinheiros se escapuliu, nadou até a Madeira e sabotou um dos motores? hmmm não sei não
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3805 em: Março 28, 2023, 03:32:40 pm »
O picas agora vai fingir de morto vai uma aposta?
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3807 em: Março 28, 2023, 04:13:40 pm »
Então mas a inspeção não tinha concluído que estava tudo bem com o navio?
Talent de ne rien faire
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3809 em: Março 28, 2023, 05:07:58 pm »


Acredito que nenhum dos participantes neste fórum está surpreendido com a situação.
A única coisa que poderia surpreender, é ou foi a absoluta infantilidade dos responsáveis da marinha a tentar deitar areia para os olhos, não ententendo, que ela pode ser limpa ...


A comunicação social, comprou a treta de que os navios têm redundâncias ...
E como a maioria dos jornalistas não tem ideia do que fala, a coisa vai passando.

Volto a repetir...
A NRP Mondego nunca viu a turbina a trabalhar, o motor de recursos (que me dizem que existe nos navios, não tenho como confirmar) está avariado. Apenas os dois motores a Diesel estavam operacionais. Um deles avariou e precisa de uma grande intervenção.

O NRP Mondego navega com o último motor avariado, com problemas de refrigeração do motor e com fugas de oleo.

Daqui a informação de que o sistema de refrigeração foi ligado às bombas do sistema de controlo de incendios.
volto a lembrar, que as bombas de regrigeração dos motores têm uma MTBF muito elevada (Medium Time Between Failiures).

As bombas de um sistema de incendio, foram feitas para operar durante algumas horas, já que depois disso, ou o fogo acabou, ou então o fogo não foi controlado e o navio já foi ao fundo.
Não estou a dizer que o problema esteja aqui, mas é uma das possibilidades que aparece como a mais óbvia...

Em todo o caso, a impressão que fica para um civil com informação limitada, é a de que os comandos responsáveis, faltaram aos seus deveres, incumpriram com as suas obrigações, e em última instância, colocaram em causa o navio e a guarnição ...

Há que haver realmente julgamento, mas tem que ser para todos ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...