A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3646 em: Março 15, 2023, 08:23:55 pm »
Ainda não vi ninguém comentar a frase que dizia que os Tejo têm recursos de segurança que nunca foram ativados desde a sua compra. Inacreditável.
 

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Vicente de Lisboa

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3647 em: Março 15, 2023, 09:13:06 pm »
Ainda não vi ninguém comentar a frase que dizia que os Tejo têm recursos de segurança que nunca foram ativados desde a sua compra. Inacreditável.
Acho que isso só significa "ainda não pegaram fogo".
 

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Luso

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3648 em: Março 15, 2023, 10:10:01 pm »
A pouca vergonha revelada pelos corajosos HOMENS do Mondego (justiça lhes seja feita) inicia que poderá existir algo mais grave: mesmo os poucos investimentos declarados parecem não ter sido executados. Será que o dinheiro efectivamente declarado "investido" nas forças armadas (que ninguém se interessa escrutinar (nem Assembleia da República - onde pára a CP de Defesa? -  nem Presidência da República nem a Imprensa) tem vindo a ser desviado para os partidos, com a conivência dos medalhados?

Mafets, aposto que descobriste qualquer coisa...

Cá para mim a coisa é ainda mais vergonhosa.
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3649 em: Março 15, 2023, 10:38:17 pm »
Citar
Ainda não vi ninguém comentar a frase que dizia que os Tejo têm recursos de segurança que nunca foram ativados desde a sua compra. Inacreditável.

Eu não sei se não estarão a falar de um dos adicionais sistemas do navio, um quarto sistema que permite mover a hélice.

O navio tem uma turbina a gás e dois motores a Diesel.
Mas também tem o que se chama de propulsor hidráulico, de emergência, que permite ao navio deslocar-se mesmo que a turbina e os motores a Diesel estejam inoperacionais.
Mas tanto quanto sei, neste caso é necessário acesso a alguma fonte de energia elétrica.

Os Flyvefisken, era utilizados como lanchas de ataque, com uma velocidade elevada para a dimensão da embarcação. Transportavam mísseis e torpedos e podiam atacar navios russos, e aproveitar a velocidade para se esconderem em fiordes na costa.

O ministro Aguiar Branco, que estava com a corda na garganta, com os NPO's encalhados por causa da Troika, as corvetas apodrecidas e os Cacine praticamente a afundar, optou por adquirir estes navios, não para função combatente, mas para patrulha.

Ao contrário do que se pode pensar, eles não foram retirados por não prestarem, mas sim porque a sua função de navio combatente  tinha deixado de fazer sentido, numa NATO que passou a incluir a Polónia  e os estados bálticos e perante uma Russia que tinha passado a ser boazinha.

A Dinamarca utilizou as armas para instalar noutros navios, mas como patrulhas, eles podiam ser eficazes.

O problema é que como em todos os navios a manutenção é cara. Muito mais cara que o que pode parecer de inicio. Os navios custaram à volta de 28 milhões. Quatro navios a sete milhões cada um (na realidade mais um para peças)

E aqui está o problema. Compraram um navio para peças, e nunca houve intenção de manter os navios operacionais com peças de reposição, que estão constantemente ser precisas em qualquer embarcação.

Ao preço a que foram comprados, e considerando o que custa a sua manutenção, o pessoal deve ter ficado embaçado quando viu o primeiro orçamento.
E isto não se resolve com reparações no Alfeite. O problema é que tudo precisa ser importado, desde módulos de controlo, até simples impulsores de uma bomba ou até parafusos.

A única coisa que podemos fazer é aprender a montar e a desmontar, mas não se pode baixar o preço das peças, apenas porque se montam numa oficina portuguesa.

Portanto, por trágico e cómico que isto seja, pelo que se reveste de humilhação para o país, a verdade é que não podemos dizer que é inesperado...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3650 em: Março 15, 2023, 10:41:34 pm »
 

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papatango

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3651 em: Março 15, 2023, 11:02:49 pm »


Se este estronço fosse advogado dos militares, bem que eles podiam preparar-se para uma pena longa.

Ainda que algumas das coisas que ele diz sejam óbvias, há com cada disparate e mentira inventada à pressão, que se o homem fosse mergulhado numa tina por cada cretinice, afogava-se antes do video chegar ao fim.

Os Kamov custaram centenas de milhões   :mrgreen:
As OGMA quiseram reparar os Kamov e os russos quiseram cá vir.   :mrgreen:
O inventor das cativações foi o Mário Centeno   :mrgreen:

A esquerda o centro e a direita, mentiram sobre os submarinos...  :mrgreen: (Já dizia a Ana Gomes)

E este estronço não é nem da esquerda, nem da direita, nem do centro. Deve ser debaixo... Do esgoto.  8)

Haja paciência
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3652 em: Março 16, 2023, 12:31:41 am »
A pouca vergonha revelada pelos corajosos HOMENS do Mondego (justiça lhes seja feita) inicia que poderá existir algo mais grave: mesmo os poucos investimentos declarados parecem não ter sido executados. Será que o dinheiro efectivamente declarado "investido" nas forças armadas (que ninguém se interessa escrutinar (nem Assembleia da República - onde pára a CP de Defesa? -  nem Presidência da República nem a Imprensa) tem vindo a ser desviado para os partidos, com a conivência dos medalhados?

Mafets, aposto que descobriste qualquer coisa...

Cá para mim a coisa é ainda mais vergonhosa.
Lembrem-se: a realidade mostra quanto mais se sobe na hierarquia menor é a honestidade.

Em poucos minutos, estes treze homens fizeram mais pela Marinha que todos os CEMA nos últimos 10 anos. Rapidamente, “apareceu” dinheiro para o AA. Fala-se em menos de 10 milhões anuais para manutenção — 13 milhões já é uma melhoria, mesmo que insuficiente.
« Última modificação: Março 16, 2023, 09:27:10 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3653 em: Março 16, 2023, 06:43:06 am »
Na volta o quarto navio nunca ficou operacional porque também está a ser canibalizado

Outra...já li mais que um comentário por essa net fora que aconteceu "algo" ao navio que supostamente ia para a madeira render o Mondego...não faço sequer ideia que navio era

Como dizia o outro...
Inbestigue-se!
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3654 em: Março 16, 2023, 06:44:54 am »
Citar
O navio tem uma turbina a gás e dois motores a Diesel.
Mas também tem o que se chama de propulsor hidráulico, de emergência, que permite ao navio deslocar-se mesmo que a turbina e os motores a Diesel estejam inoperacionais.
Mas tanto quanto sei, neste caso é necessário acesso a alguma fonte de energia elétrica.





Creo que no, sus Clase Tajo son Serie 2, y esta no tenía la propulsión hidráulica, si no un 3er Diesel:

Citar
La diferencia entre las series está principalmente en la configuración del sistema de propulsión. La Serie 2 no está equipada con propulsión hidráulica, sino que tiene un motor auxiliar adicional y la Serie 3 tiene un motor auxiliar más.

https://hmong.es/wiki/Tejo-class_patrol_vessel
« Última modificação: Março 16, 2023, 06:45:48 am por goldfinger »
A España servir hasta morir
 

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papatango

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3655 em: Março 16, 2023, 09:33:03 am »
Citação de: goldfinger
La diferencia entre las series está principalmente en la configuración del sistema de propulsión. La Serie 2 no está equipada con propulsión hidráulica, sino que tiene un motor auxiliar adicional y la Serie 3 tiene un motor auxiliar más.

Sim, é verdade. É aliás algo que está na Wikipedia e que me passou.
No entanto, fico com algumas duvidas sobre a questão já que a  Janes Fighting Ships, da altura em que os navios estavam ainda a entrar ao serviço, e eram todos ainda da primeira série, não fala de qualquer propulsão hidraulica. Porém, são dados antigos, e é muito mais provavel que os  dados conhecidos mais recentes, sejam os corretos.

Isso levanta-me ainda mais duvidas sobre a real configuração das Flyvefisken ao serviço da marinha portuguesa...

A minha questão, é que estou a tentar perceber, sem ter contato com o caso, se o que os militares que recusaram seguir em missão têm ou não têm razão.

Pelo que eles dizem, e a ser verdade, a falta da turbina, a falta do motor de bombordo e a utilização das bombas de incendio para refregirar o único motor que ainda funcionava, demonstram que o navio sairia para uma missão, sem possibilidade de voltar ao porto pelos seus próprios meios, caso houvesse uma avaria, ou no motor a Diesel, ou na (ou nas) bombas do sistema de combate a incendios.

Friso aqui, que as bombas de um sistema de incendio, em principio não estão preparadas para funcionar ininterruptamente durante horas. Já as bombas dos sistemas de arrefecimento de um motor, têm que estar preparadas e certificadas para operar durante dias seguidos.

A minha questão continua a ser ... Havia ou não havia outro sistema adicional.

Tudo isto, demonstra que, a compra das Flyvefisken não foi uma compra tonta, e fazia todo o sentido.
Sem necessidade de utilizar a turbina e apenas com os dois motores a Diesel, os navios podem atingir uma velocidade normal para um navio patrulha, que deverá andar em torno a 20 nós.

Quando foram comprados os navios da classe tinham em média 16 anos de serviço. O NRP Tejo esteve ao serviço durante 14 anos, de 1996 a 2010, quando foi retirado, sendo vendido a Portugal em 2014.

Mas esta ideia de que os navios não precisam manutenção e que se pode poupar neste quesito ...
 ... Deu nisto
« Última modificação: Março 16, 2023, 09:38:34 am por papatango »
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3656 em: Março 16, 2023, 10:59:57 am »
Por acaso sabem quanto desse dinheiro que é dado para a manutenção, fica no estaleiro do Alfeite para ordenados, sem entrar na manutenção dos navios, é estranho os milhões que entraram lá ao princípio para operação de transformar ao plano de patrulha da marinha e posso estar errado mas a turbina a gás não iria ser abrangida nesse plano iria ficar
desativada ao que levou a críticas mas enfim onde foi parar o guito???
Segundo acho que por portas e travessas andamos a ser enganados.
 

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3657 em: Março 16, 2023, 11:07:56 am »
Ontem um comentador disse e bem que o senhor almirante anda mais preocupado a falar para fora do que para o ramo. Depois de sondagem para a presidência em que esse está incluído ficar na sondagem bastante atrasado nos votos passado três dias vem falar do perigo do tráfico da droga com entrada pelo mar e de tanto falar nem uma vez pediu reforço para o seu ramo agora saiu o tiro pela culatra ao dito personagem.
Está a aproveitar o ramo para discutir política a proveito próprio.
 
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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3658 em: Março 16, 2023, 11:40:11 am »
O AA não cobrava mais de 1M só para o navio estar encostado ao cais?

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Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #3659 em: Março 16, 2023, 12:51:33 pm »
O AA não cobrava mais de 1M só para o navio estar encostado ao cais?

Falou-se disso, as importâncias (€) é que me escapam.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.