Economia nacional

  • 884 Respostas
  • 127333 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #585 em: Setembro 21, 2022, 04:34:37 pm »
Airbus expande em Portugal com escritório satélite em Coimbra

O novo escritório vai abrir portas em janeiro de 2023 e vai contar inicialmente com 50 postos de trabalho, mas prevê crescer para 100 funcionários até ao primeiro semestre de 2024. Braga, Guimarães e Aveiro eram as outras cidades na corrida para acolher as novas instalações da subsidiária da Airbus em Portugal.





Um ano e meio depois de ter instalado em Portugal o centro de serviços internacional, o Global Business Services Center, a Airbus anuncia que vai expandir os serviços no país através de um escritório satélite que vai abrir em Coimbra.


O anúncio foi feito pelo diretor geral da Airbus Portugal, Charles Huguet, que acrescentou ainda que o novo escritório vai abrir portas em janeiro de 2023 e vai contar, inicialmente, com 50 trabalhadores que, até ao primeiro semestre de 2024, deverão subir para 100 funcionários.


Contabilidade, Procurement, IT Systems, Recursos Humanos e Travel & Expenses vão ser as áreas dos serviços da Airbus que vão funcionar em Coimbra com a fase de recrutamento a arrancar dentro de semanas.


A escolha da cidade acontece depois de a subsidiária da Airbus em Portugal ter mantido conversações com Braga, Aveiro e Guimarães.

"Queríamos escolher uma localização fora de Lisboa e Porto e expandir para uma cidade de meia dimensão. Coimbra é uma cidade onde há muitos talentos com a universidade e o politécnico e tem acessos muito fáceis" para outras regiões do país.


A aposta da fabricante francesa de aeronaves em Portugal acontece depois de em maio de 2021 ter aberto no Parque das Nações o hub para sediar no país a sua plataforma internacional de desenvolvimento que congrega as operações internacionais de controlo, segurança de dados e processos.


Até agora, em Lisboa, a Airbus já conta com 300 trabalhadores e com os dois escritórios tem como meta chegar aos 900 funcionários nos próximos três anos, diz Charles Huguet.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/airbus-expande-servicos-em-portugal-com-escritorio-satelite-em-coimbra

A Airbus continua a apostar em Portugal. O facto de termos RH qualificados, estarmos longe de Moscovo  :mrgreen:, o clima ser bom e aposta na diversificação!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Economia nacional
« Responder #586 em: Setembro 24, 2022, 10:58:39 am »
A indústria nacional está a crescer imenso... entusiasmado começo a ler as notícias, sem dúvida há muito boas notícias, mas a maior parte do aumento estratosférico na indústria nacional explica-se com a inflação e não tanto com o aumento do volume de vendas, que também se verifica de facto  :mrgreen:

Exportações das empresas do metal sobem 40,5% em junho
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/exportacoes-das-empresas-do-metal-sobem-405-em-junho

Volume de negócios na indústria acelera 31,5% em junho
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/volume-de-negocios-na-industria-acelera-315-em-junho

Outra boa notícia, para quem não conhece que Portugal ainda tem clusters interessantes e produzimos já muito ao nível da indústria:

Portuguesa Grupel escolhida por gigante norte-americana para fabricar geradores



A Grupel chegou a acordo com a gigante norte-americana Cummins para o desenvolvimento e produção de geradores elétricos até 700 kVA. Este acordo fará com que a empresa aveirense aumente a sua produção e proceda à contratação de profissionais.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo ‘Negócios’ que dá conta que a Cummins faturou 23 mil milhões de euros em 2021

Com este acordo, a Grupel acredita que irá satisfazer as necessidades do mercado europeu de baixa potência, sendo que os primeiros geradores resultantes do acordo deverão chegar ao mercado até ao final do ano.

O CEO da Grupel disse ainda ao ‘Negócios’ que o acréscimo de produção resultante deste acordo deve contribuir para uma subida de 30% ou 40% do volume de negócios, prevendo que a faturação da empresa se situe nos 28 milhões de euros em 2022, sendo que 90% deste valor é proveniente de exportações.

https://executivedigest.sapo.pt/portuguesa-grupel-escolhida-por-gigante-norte-americana-para-fabricar-geradores/

Conclusão, a aposta nacional deve debruçar-se na Indústria + Indústria e + Indústria. E em vez de apostarmos no turismo, que pouco VAB gera, devíamos assediar as empresas que querem deslocalizar-se da China, Rússia e arredores da Rússia. Não devemos ter vergonha de dizer a bom som que estamos muito longe da Rússia e estamos localizados numa área geográfica muito mais estável.

Sei de uma boa noticia referente a exportações nacionais, nem sei é se vi isso aqui pelo forum noutro tópico qualquer  :mrgreen:.

A produção de autocarros a hidrogénio pela Caetano, que até exportamos para países do norte da Europa.

https://insider.dn.pt/noticias/caetanobus-primeira-produzir-autocarros-hidrogenio-na-europa/6078/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/primeiro-autocarro-a-hidrogenio-da-kinto-portugal-chega-a-maior-operadora-nordica-de-transportes-publicos

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/air-liquide-toyota-e-caetanobus-assinam-parceria-para-desenvolver-cadeia-de-valor-do-hidrogenio
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 11:01:10 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #587 em: Setembro 25, 2022, 12:27:35 am »
Sei de uma boa noticia referente a exportações nacionais, nem sei é se vi isso aqui pelo forum noutro tópico qualquer  :mrgreen:.

A produção de autocarros a hidrogénio pela Caetano, que até exportamos para países do norte da Europa.

https://insider.dn.pt/noticias/caetanobus-primeira-produzir-autocarros-hidrogenio-na-europa/6078/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/primeiro-autocarro-a-hidrogenio-da-kinto-portugal-chega-a-maior-operadora-nordica-de-transportes-publicos

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/air-liquide-toyota-e-caetanobus-assinam-parceria-para-desenvolver-cadeia-de-valor-do-hidrogenio

Sim, é verdade, as exportações nacionais nunca foram tão elevadas!!!!! O 1º semestre foi quase 40% superior ao período homólogo (1º semestre de 2021). Exportamos mais de 56 mil milhões de euros em 6 meses!!!!! Vai fazer subir bastante a riqueza do país!!!!!
Aliás, nos primeiros 6 meses do ano, exportamos quase tanto como todo o ano de 2021!!!!!! (63 mil milhões de euros)

Quanto à indústria, eu refiro aqui n vezes, quem não conhece as zonas industriais do norte e centro, devia fazer umas viagens para conhecer empresas industriais gigantes.

Referiu os transportes, só o Concelho de Gaia tem dos 3 maiores carroçadores nacionais: ATOMIC (Irmãos Mota, conheci um dos irmãos accionista da empresa, que nos vendeu 2 autocarros. E..... são os mais baratos); Salvador Caetano e CAMO. Tudo em Gaia! Estamos a falar de empresas gigantes que produzem dezenas de autocarros por mês.

Quase todos os autocarros vendidos em Portugal são carroçados cá. Eles pegam no chassis + motor + caixa e um volante de uma marca (MAN, Scania, Mercedes, etc) e a seguir constroem tudo o resto, caixa exterior, bancos, AC, electrónica, etc.......
O nosso na altura demorou 7 meses a construir.

É verdade que não tem o luxo de uma Setra, mas são mais baratos e podemos personalizar tudo!

https://www.irmaosmota.pt/

https://caetanobus.pt/pt/company/who-we-are/

https://www.camo.pt/

Quem puder, visite as zonas industriais de Gaia, Aveiro, Santa Maria da Feira, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Viseu........
E vão perceber que construímos carros, auto-rádios, cadeiras de criança, autocarros, comboios..........   :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Economia nacional
« Responder #588 em: Setembro 25, 2022, 10:46:47 am »
Com um DesGoverno como este, tão competente, funcional, proativo, e empreendedor não dá para acreditar que esta noticia se venha concretizar.

Este jornalista só pode fazer parte do Forum da Má LÍNGUA.  :bang:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugal-vai-perder-metade-do-atual-peso-comercial-ate-2026-15192197.html

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LuisPolis

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Economia nacional
« Responder #589 em: Setembro 25, 2022, 07:08:41 pm »
Quanto à indústria, eu refiro aqui n vezes, quem não conhece as zonas industriais do norte e centro, devia fazer umas viagens para conhecer empresas industriais gigantes.

Referiu os transportes, só o Concelho de Gaia tem dos 3 maiores carroçadores nacionais: ATOMIC (Irmãos Mota, conheci um dos irmãos accionista da empresa, que nos vendeu 2 autocarros. E..... são os mais baratos); Salvador Caetano e CAMO. Tudo em Gaia! Estamos a falar de empresas gigantes que produzem dezenas de autocarros por mês.

Quase todos os autocarros vendidos em Portugal são carroçados cá. Eles pegam no chassis + motor + caixa e um volante de uma marca (MAN, Scania, Mercedes, etc) e a seguir constroem tudo o resto, caixa exterior, bancos, AC, electrónica, etc.......
O nosso na altura demorou 7 meses a construir.

É verdade que não tem o luxo de uma Setra, mas são mais baratos e podemos personalizar tudo!

https://www.irmaosmota.pt/

https://caetanobus.pt/pt/company/who-we-are/

https://www.camo.pt/

Quem puder, visite as zonas industriais de Gaia, Aveiro, Santa Maria da Feira, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Viseu........
E vão perceber que construímos carros, auto-rádios, cadeiras de criança, autocarros, comboios..........   :mrgreen:

Na base aberta em Monte Real estava junto aos bombeiros da FAP algumas viaturas da Jacinto, um camião de bombeiros "normal", e um camião de bombeiros de aeroporto, mas com a característica de ser eléctrico. Pelo que vi no site além disso até pode ser operado remotamente.

https://www.razaoautomovel.com/2019/07/jacinto-eco-camoes-apresentacao
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2360
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 460 vez(es)
  • +632/-323
Re: Economia nacional
« Responder #590 em: Setembro 26, 2022, 12:41:35 am »
Muito melhor pagar mais uns euros que vergar perante o ditador pudin.  Sacrifícios são necessários para defender valores e príncípios.

Não faltam por aí a quinta "coluna", de invertebrados pró-russos dispostos a arregaçar as nádegas para o Filho da Putin. Consegues identificá-los facilmente pelos constantes posts que servem os interesses do pudim e os constantes ataques ad hominem a quem os denuncia.. espera só... 10, 9, 8, 7, 6...  ::)
« Última modificação: Setembro 26, 2022, 12:42:16 am por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #591 em: Outubro 05, 2022, 10:40:11 am »
Para percebermos como é que empobrecemos e com o aval político. Só no caso da banca e de 2008 a 2021 nós portugueses ficamos a arder em 22 mil milhões de euros (dinheiro público injectado na banca ascendeu a 29 587 milhões de euros e o estado recuperou 7 538 milhões de euros!!!!)   :'(

Ajudas à banca entre 2008 e 2021 geram saldo negativo de mais de 22 mil milhões de euros (corrigido, os jornaleiros baralham-se com os números)



No ano passado, os apoios ao setor financeiro atingiram o valor mais baixo desded 2008, indica o Tribunal de Contas

Os apoios ao setor financeiro originaram, entre 2008 e 2021, um saldo desfavorável para o Estado de 22.049 milhões de euros, ainda que tenham atingido o valor mais baixo desde o ano inicial, indicou o Tribunal de Contas (TdC).

“Os apoios ao setor financeiro em 2021 atingiram o valor mais baixo desde 2008”, referiu a entidade, destacando, no entanto, que “em termos acumulados, de 2008 a 2021, as despesas atingiram 29.587 milhões de euros e as receitas 7.538 milhões de euros, originando um saldo desfavorável para o Estado de 22.049 milhões de euros”.

No ano passado, “esse saldo foi de 213 milhões de euros, sendo a despesa mais significativa a transferência de 429 milhões de euros do FdR [Fundo de Resolução] para o NB [Novo Banco], no âmbito do acordo de capitalização contingente”, disse o TdC.

No parecer, o Tribunal disse ainda que “as responsabilidades contingentes associadas a estes apoios, em 2021, diminuíram para 39 milhões de euros (200 milhões de euros, em 31/12/2020)”.

No parecer, o TdC destacou que “o reflexo dos apoios concedidos ao nível das operações com ativos financeiros no património financeiro do Estado traduziu-se, em 31/12/2021, num valor nominal de 10.473 milhões de euros, ou seja, menos de metade dos encargos líquidos suportados”.

A entidade voltou a alertar para o facto de que “a expectativa de recuperação dos montantes aplicados na aquisição destes ativos é bastante limitada, especialmente ao nível das verbas para absorção de prejuízos ou ao abrigo de mecanismos de capital contingente, e, no que respeita às ações/aumentos de capital, o respetivo valor nominal corresponde a pouco mais de um terço do esforço financeiro do Estado”.

Num comunicado também hoje divulgado, o TdC realçou que esta é a primeira vez que “disponibiliza o parecer antes da entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2023, ao abrigo da Lei de Enquadramento Orçamental de 2015 e também na sequência da apresentação pelo Governo da Conta Geral do Estado (CGE) de 2021 em 16 maio”.

De acordo com a mesma nota, “esta antecipação configura uma alteração qualitativa de grande significado, uma vez que permite que a discussão do Orçamento do Estado para o ano seguinte tenha em consideração a apreciação aos resultados do ano anterior, neste caso o ano de 2021”, tratando-se “de uma concretização há muito desejada e que agora vem melhorar o processo de apreciação dos orçamentos e das contas do Estado”.

https://cnnportugal.iol.pt/banca/apoio-a-banca/ajudas-a-banca-entre-2008-e-2021-geram-saldo-negativo-de-mais-de-22-milhoes-de-euros/20221004/633c4c1c0cf2ea367d515877

E isto foi só na banca! Mas neste momento estão a acontecer mais decisões criminosas como a nacionalização idiota da TAP, injecção de mais de 3 mil milhões de euros e agora até os palermas dos socialistas já perceberam que cometeram um tremendo erro e querem "vender" a TAP! O problema é que o fizeram com o nosso dinheiro!!!!!
E quando os aldrabões dizem vender, basta alguém olhar para a Prestação de contas e percebe-se logo que a TAP ou recebe mais dinheiro e acaba com os prejuízos ou vai ter de ser oferecida a alguém para ficar com ela e provavelmente até pagar para a levarem....... tal e qual como o Novo Banco!!!!!
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #592 em: Outubro 12, 2022, 12:39:14 pm »
Ministro da Economia critica portugueses: "Tratam o lucro como um pecado"

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, criticou hoje, em Barcelos, os portugueses que hostilizam as empresas e os empresários.



“Infelizmente, vivemos num país que, por motivos ideológicos, hostiliza as empresas, hostiliza os empresários, muitas vezes trata o lucro como um pecado (…). E, sobretudo, há também um ataque sistemático contras as grandes empresas e contra aquilo que muitos chamam o grande capital”, referiu.

Falando durante um Fórum Regional da Indústria, Costa Silva disse que aqueles ataques subvertem completamente “tudo aquilo que deve ser uma economia de um país avançado”.

“Oxalá o país tivesse grande capital, o capital é exatamente uma das coisas que mais falta faz para capitalizar as empresas e desenvolver um percurso para o futuro”, acrescentou.

Na sua intervenção, criticou ainda a lentidão da máquina do Estado, sublinhando que quase o leva à “exasperação”.

“Todos os dias quase que chego à exasperação, temos ainda uma máquina lenta, uma fraca ligação ao que é o tecido industrial”, afirmou, defendendo que é preciso reformar métodos de trabalho e digitalizar processos, para agilizar procedimentos.

Em relação ao futuro, o ministro disse que o que o preocupa não é o desempenho deste ano, mas sim o que se vai passar em 2023, fruto de um contexto de conflitos geopolíticos que “não auguram nada de bom”.

“É uma conjuntura extremamente difícil, temos de nos preparar para um mundo novo”, alertou.

Para o governante, as chaves para o sucesso das empresas portuguesas serão a capitalização e a cooperação.

Antes de Costa Silva falou o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, que aludiu à “brutal carga fiscal” que impende sobre as empresas e cidadãos e defendeu a necessidade de uma reforma que alivie aquela carga.

No entanto, na sua intervenção, o ministro da Economia não se pronunciou sobre a questão fiscal.

No final, Costa Silva não fez declarações à comunicação social.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ministro-critica-portugueses-tratam-o-lucro-como-um-pecado

Concordo em absoluto com o que o Ministro afirma!!!!!
E secalhar uma ferroada dada aos acólitos socialistas, principalmente os "amigos" de governo que recentemente o desautorizaram (até 3 secretários de Estado do Ministro!).

Em Portugal há uma concepção irracional contra o "lucro", "grande capital", (palavras repetidas pela cacete riscada comunista, até à exaustão) entre outras palavras, banidas do léxico da esquerda e da extrema esquerda!!!!
Até parece que nós preferimos ter empresas que dão prejuízo crónico como a TAP, CP, RTP, que nos vão aos bolsos todos os anos.

Ao contrário, mesmo quando a nossa CGD tem lucro, é logo atacada como se fosse um crime um banco público ter lucro. Preferímos a CGD quando tivemos de lá meter 9 mil milhões de euros desde o início deste milénio!!!!!  ::)

E talvez seja esta a origem da nossa triste sina, pelo facto de não termos muitas grandes empresas nacionais e com alguma dimensão a nível internacional, porque já temos decalcado no nosso ADN que uma empresa não pode ter lucro! E se calhar é por isso que tantos negócios vão à falência, porque "é pecado" ganharmos dinheiro, associado ao mal crónico de sermos maus a matemática (até um antigo PM que até era Engenheiro, falhava miseravelmente a fazer contas de improviso)  :mrgreen:

Desde que estudo economia, já vi governos a tentarem derrubar bancos (BCP, BPA, Totta.......), a fazerem o mesmo com grandes grupos económicos (SONAE, Impresa, PT, CIMPOR, ......

E até atacamos os grandes grupos que trabalham cá e com bastante sucesso!
Pergunto, já alguém se dignou perguntar, só por curiosidade, quanto ganha um quadro superior (sem ser dirigente), de um grande grupo internacional? Como na Bosch, Autoeuropa, Continental, PSA, Nestlé....... Se não conhecerem ninguém, eu ajudo, um simples Engenheiro com 10 anos a trabalhar num destes grupos, ganha entre 50 a 100 000€ por ano. Vocês ganham isso?

Tiro o chapéu ao Ministro, o único que parece não tem de obdecer a nada nem ninguém e muito menos aos acéfalos xuxas.
Uma pedrada no charco nas tristes mentes!!!!
Se o país quer enriquecer, tem de meter no ADN que o lucro tem de estar sempre presente, mas ao contrário do que temos por cá, com os negócios quase entregues a amigos do partido.

Uma valente bofetada em toda a esquerda, incluindo o PS!!!!!

Uma sugestão, quem critica cegamente os empresários, eu aconselho a abrirem um negócio e a fazerem melhor! Darem salários muito elevados aos colaboradores, pagarem a tempo e horas...... e se aguentarem mais do que 1 ano, vão no bom caminho!
« Última modificação: Outubro 12, 2022, 12:41:09 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, LM, Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Economia nacional
« Responder #593 em: Outubro 12, 2022, 03:02:37 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #594 em: Outubro 14, 2022, 10:31:12 am »
Fundo do Haitong Bank ficou com 100% das ações da empresa portuguesa Ach Brito por apenas um euro

Sem conseguir reembolsar um empréstimo concedido por um fundo da Haitong Bank, a empresa Ach Brito, com mais de 100 anos de existência, passou a ser detida a 100% pelo fundo, avança o Negócios.



Um fundo do Haitong Bank (antigo BES Investimento) ficou com 100% das ações da empresa portuguesa de sabonetes Ach Brito, fundada em 1918 — ou seja, com mais de 100 anos de existência —, por apenas um euro.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que indica que a Ach Brito não conseguiu fazer o reembolso dos empréstimos que lhe foram concedidos pelo fundo. Estes foram, então, convertidos em capital, com a Ach Brito a passar a ser detida exclusivamente pelo Haitong Bank. O Jornal de Negócios indica ainda que, contactada, a sociedade preferiu não prestar esclarecimentos sobre esta operação.

Atualmente com cerca de 80 funcionários, a empresa “entrou em sufoco” com a pandemia da Covid-19, refere o Negócios. Os sabonetes de uma das suas principais marcas, a Claus Porto (que tem duas lojas em Lisboa e uma no Porto), chegaram a ser elogiados pela famosa apresentadora Oprah Winfrey no segmento Oprah’s Favorite Things, do programa The Oprah Winfrey Show. Aí, a célebre comunicadora norte-americana referiu:

São sabonetes grandes lindíssimos. São sabonetes Claus Porto. Adoro-os. (…) São feitos na fábrica Claus Porto, em Portugal, há 117 anos.


Em 2018, o Observador contava a história desta empresa, que era então detida pela quarta geração familiar dos Achilles de Brito. Aí, contava-se que o bisneto do fundador da empresa, Aquiles de Brito (já com apenas um “l”), tinha alienado em 2015 parte da empresa, vendendo uma fatia maioritária das ações à Menlo Capital, uma sociedade de capitais de risco portuguesa.

https://observador.pt/2022/10/14/fundo-do-haitong-bank-ficou-com-100-das-acoes-da-empresa-portuguesa-ach-brito-por-apenas-um-euro/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/haitong-fica-com-a-centenaria-ach-brito-por-1-euro

Mais uma empresa nacional conhecida e reputada que tomba (eu próprio não dispenso esta marca, mas não sendo a mais barata).
E mais uma bandeira chinesa em território nacional.
O Haitong (empresa mãe), nasceu na China à pouco mais de 10 anos e já vale dezenas de milhares de milhões de euros!!!!!!!!!!!
Em Portugal aproveitou a derrocada do BES e comprou toda a parte financeira e de investimento do Grupo, o BESI que passa a chamar-se Haitong Bank.
A Ach Brito não conseguiu pagar um empréstimo ao Haitong e este ficou com a empresa!

Enquanto barafustamos com os americanos ou alemães por terem uma ou outra empresa nacional, os chineses compram empresas nacionais sem parar e não são empresas de vão de escada! Começamos com a EDP (EDP + EDP renováveis) que valem só metade de todo o PSI20, depois temos a REN, BCP, Fidelidade, Hospitais Luz Saúde.....

Mas os estrategas que nos governam já previram tudo isto várias décadas à nossa frente!!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8615
Re: Economia nacional
« Responder #595 em: Outubro 16, 2022, 04:07:25 pm »
Primeiro metro “made in China” já está a caminho do Porto
https://eco.sapo.pt/2022/10/16/primeiro-metro-made-in-china-ja-esta-a-caminho-do-porto/

Citar
Aprimeira das 18 novas composições encomendadas pela Metro do Porto à chinesa CRRC Tangshan já está a caminho de Portugal, a bordo de um navio de carga. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.

Enquanto isto não terminar, seja com Portugal ou a nível da EU, a China continuará a crescer e cada vez mais forte.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Economia nacional
« Responder #597 em: Outubro 17, 2022, 11:28:34 am »


« Última modificação: Outubro 17, 2022, 11:29:31 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #598 em: Outubro 17, 2022, 11:48:23 am »




E se acontecer, quem é que estava nas 2?



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Economia nacional
« Responder #599 em: Outubro 17, 2022, 09:21:16 pm »