A classe Centauro não tem a capacidade destes navios, que na Dinamarca nunca cumpriram missões "costeiras" (Os próprios Cacine levam duas Bofors de 40mm e nunca foram propriamente costeiros, sendo essa a classe que o SF300 vai substituir).
Só um aparte:
A classe Cacine, construída para as especificidades da Guerra Colonial e territórios ultramarinos, até teve mais poder de fogo, duas Bofors de 40 mm e lança foguetes de 37 mm para bater as margens dos rios e praias onde se escondiam os guerrilheiros africanos, e cumpriram essa missão admiravelmente.
Mas nunca foram as embarcações mais adequadas para a patrulha da ZEE portuguesa e os caprichos do mar da Madeira (desconheço se serviram nos Açores). Mas era o que havia.
Os SF300 já foram projectados com vista ao rigor do Mar do Norte

Quanto à questão do armamento, a padronização da MARLIN WS 30mm nas duas classes de patrulhas parece-me a escolha acertada.
Só tenho uma questão, os NPOs poderiam receber algo com mais "coice" sem comprometer a navegabilidade? E, perdoem-me o termo leigo, haverá uma perfuração do casco para acomodar o mecanismo ? Sei que há por aqui uma explicação do saudoso chaimites sobre essa capacidade.