Fim do Serviço Militar Obrigatório

  • 3 Respostas
  • 7012 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Fim do Serviço Militar Obrigatório
« em: Setembro 14, 2004, 07:42:53 pm »
Público 2004/09/14

Citar
O Serviço Militar Obrigatório, que tinha o fim previsto para 19 de Novembro, foi antecipado em dois meses, terminando no próximo domingo, já que a partir dessa data os três ramos das Forças Armadas passam a contar apenas com voluntários contratados.

De acordo com uma nota hoje divulgada pelo Exército, não será necessário estender por mais dois meses o serviço efectivo normal a todos os militares incorporados a 20 de Maio - último contingente do Serviço Militar Obrigatório - devido à "adesão significativa de jovens para a prestação do serviço militar voluntário".

Desta forma, o serviço dos militares incorporados em Maio termina a 19 de Setembro, no domingo.

Fonte do Ministério da Defesa explicou à Lusa que já foi atingido em Maio o número mínimo - doze mil - de militares para garantir a operacionalidade do Exército, pelo que não se justificava o prolongamento até Novembro dos habituais quatro meses de Serviço Militar Obrigatório.

De acordo com a mesma fonte, "este problema de operacionalidade não se colocava" nos outros dois ramos das Forças Armadas - Marinha e Força Aérea -, que já só funcionam com contratados.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 04, 2009, 06:29:04 pm »
Camaradas hoje numa aula de Area de projeto já não sei bem a propósito do que caímos numa discussão acerca do serviço militar obrigatório. Na minha opinião acho que Portugal devia de voltar a ter serviço militar obrigatório mas muitos dos meus colegas discordaram. Na vossa opinião acham que se justifica o serviço militar obrigatório em Portugal?
 

*

BLZ_xFAP

  • 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 26, 2009, 04:58:06 pm »
Eu acho que se justifica por vários motivos:
1º - Obriga a que todos os jovens(especialmente os de bairros problemáticos como a Bela vista) se "disciplinem" e encontrem uma oportunidade de se estabilizarem caso queiram assinar contrato. É sempre uma forma de os tirar das ruas e evitar o desenrasque de vida através da criminalidade.

2º- Ia custar menos que as campanhas actuais de voluntariado, é melhor nem quererem saber o dinheiro gasto em instalações novas para os dias da defesa e para as demonstrações com material bélico que gasta combustível tipo sonho e bufa CO2 à moda antiga.

3º- A "tropa" está a ficar sem classe "trabalhadora" como praças e a ficar com cada vez mais oficiais e sargentos, e não me pareçe que esses vão fazer o mesmo trabalho que os praças. Então, temos cada vez menos recursos(só em 2008 e 2009 os RC que acabaram chegam para aumentar bem a taxa de desemprego) e cada vez menos voluntários, ou seja, o pessoal sai e não vem ninguém para os substituir, e as unidades mantém o mesmo ritmo de trabalho como se houvessem recursos; como não há recursos, há mais trabalho, mal dividido por vezes(por culpa de chefias incompetentes) que saturam o pessoal e os obriga a meter baixa e posteriormente o papel mais cedo para saírem.

4º e melhor- Ainda não vi nenhuma melhoria desde que acabaram os SEN, muito pelo contrário...
 

*

Nmensis

  • Membro
  • *
  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 27, 2009, 05:31:03 pm »
Eu defendo o serviço obrigatório para aqueles que não querem estudar depois de completar o 12º ano.