GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS

  • 635 Respostas
  • 132140 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2493 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #465 em: Fevereiro 28, 2023, 10:50:15 am »
Após dez pacotes de sanções, como fica o comércio entre UE e Rússia?


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #466 em: Fevereiro 28, 2023, 07:12:06 pm »


Num dos mais recentes podcasts do “The Telegraph” faz-se referencia a um problema de que já aqui falámos há bastante tempo, e que tem a ver com o problema da demografia na Russia.

https://www.youtube.com/watch?v=xwts0_hAVzE

Há uma obra relativamente conhecida chamada “Death Ride” em que se exploram os erros da Alemanha nazi e da Russia soviética na II guerra mundial.

Nessa obra, chama-se à atenção para o facto de que, durante a II guerra mundial, a URSS sofreu perdas devastadoras, especialmente entre a sua população mais jovem, o que provocou uma terrivel “dentada” na piramide demográfica.

Defende o autor que, a Russia Soviética perdeu a guerra fria, porque nunca conseguiu recuperar das perdas da II guerra mundial.

A URSS queria competir com os Estados Unidos, mas embora a sua população fosse superior, o país nunca conseguiu formar um numero de quadros maior que o dos países ocidentais, nomeadamente os Estados Unidos e a Europa.
Aproveitando os que tinha para o desenvolvimento militar e aeroespacial, a URSS ficou atrasada na maioria dos outros setores.

Demorou 45 anos, até a URSS, que venceu a Alemanha em 1945 (com o macisso apoio dos americanos) sofrer as consequencias do atraso provocado pelos quatro anos de conflito, implodindo em 1990.

Slow burn

Neste momento, com uma população russa que corresponde a metade da população da URSS, as perdas no campo de batalha, mas especialmente a devastadora perda de mão de obra qualificada e de jovens formados, que sairam para não mais voltar, assumem uma dimensão devastadora. O problema evolve lentamente, muito lentamente, mas a Russia não aparenta ser capaz de resistir à permanente redução de população.

O numero de nascimentos no ano de 2022, deverá ser o mais baixo de que há registo na Russia. Só no Cazaquistão há 200,000 russos fugidos da guerra. Os russos afirmam que entretando há muitas pessoas que passaram a ser russas com a anexação de partes da Ucrânia, mas os ucranianos refugiados e forçados a ser russos, são pessoas idosas e que não estão em idade ativa.

Putin, afirmou há alguns anos que o problema demográfico da Russia é uma das poucas coisas que não o deixa dormir à noite.
Em Fevereiro de 2022 tentou reverter a posição, absorvendo um país com 40 milhões de habitantes.

Este tipo de dados, permite concluir porque é que muita gente afirma que, mesmo que os russos vençam a Ucrânia, o futuro do país, é no mínimo escuro...

Em vários países europeus, os problemas que os russos enfrentam, seriam combatidos com politicas de integração, apoio a populações menos favorecidas, apoios sociais ao incremento da população, melhores escolas, licenças para as mães, etc...

A Russia tenta resolver o probema, da maneira de sempre ...

Invade alguém ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #467 em: Março 01, 2023, 06:18:44 am »
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49271721

Eles até podiam tentar receber mais emigrantes? Mas quem é que quer ir para lá? Até muitos que nascem lá se querem por a andar.
« Última modificação: Março 01, 2023, 06:19:56 am por Lightning »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #468 em: Março 01, 2023, 08:57:09 am »
A Rússia tem muitos emigrantes, a começar por Ucranianos...

A questão é saber se essas comunidades são suficientes para reverter o colapso populacional. Tudo levar-me a crer que não, especialmente sabendo que na Rússia os abortos são em números industriais, os divórcios idem. Com esta guerra uma situação que já era grave, só aumentou de dimensão.

Obrigado tio Putin!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2493 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #469 em: Março 10, 2023, 06:14:11 pm »
Guerra na Ucrânia reaproxima França e Reino Unido


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2493 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #470 em: Março 11, 2023, 09:55:54 am »
Acordo UE-Estados Unidos sobre baterias para os veículos elétricos


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2493 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #471 em: Março 13, 2023, 01:53:58 pm »
Guerra na Ucrânia deixa Hungria isolada na cena internacional


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #472 em: Março 13, 2023, 02:14:06 pm »


ESta questão da Hungria, levanta uma outra questão, que é a da tentativa de ingresso na UE de um grupo de países, onde não há instituições minimamente organizadas, nem vai haver tão cedo.

O caso mais óbvio é o da Ucrânia.
Em 2024 o Zelensky vai a eleições, pode até ganhar, mas e depois ?
O que é que acontece, se estes países instáveis, com regimes potencialmente nada democráticos chegam ao poder e deixam de respeitar as regras que aceitaram, para aderir à UE ?

Para a opinião publica de alguns destes países, aquilo que nós consideramos uma democracia liberal, não é necessáriamente positivo,
Ou seja: A ideia de que com todos os problemas que conhecemos, continua a haver tribunais com alguma independência, liberdade de expressão e um poder executivo que obedece às regras e é controlado pelo poder legislativo.

Se as instituições destes países não mostram ser suficientemente fortes, e as da Hungria não são, então o que é que estes países estão a fazer na União Europeia ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #473 em: Março 13, 2023, 03:58:33 pm »
Afinal estas obras na ferrovia em Portugal, ligar os portos à ferrovia, tem um "grande plano" europeu por trás.
Que além de toda a componente da diminuição da poluição, melhoria dos tempos de transporte, transportes de mercadorias, possibilidade do comboio percorrer vários países seguidos, etc. Também têm uma vertente militar.



https://transport.ec.europa.eu/transport-themes/infrastructure-and-investment/trans-european-transport-network-ten-t_en

Citar
A new dimension of the TEN-T policy is the movement of military forces (troops, assets & equipment) within and beyond the EU, which was identified in the Action Plan on Military MobilityEN•••. This movement is currently hampered by physical, legal and regulatory barriers such incompatible infrastructure or cumbersome custom procedures. To overcome these barriers, dual-use (civilian-military) co-funding of transport infrastructure projects has been proposed within the next Connecting Europe Facility (CEF).

Num dos exercícios Orion o exército praticou o transporte de Pandur por comboio...

PS: Estar a enviar todos estes blindados para a Ucrânia deve estar a ser um bom teste do transporte logístico na Europa.
« Última modificação: Março 13, 2023, 04:17:15 pm por Lightning »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #474 em: Março 13, 2023, 04:26:55 pm »

Há o problema da bitola ibérica:
Em termos gerais, o envio por via férrea é mais adequado e barato, desde que a linha exista...
https://jakubmarian.com/wp-content/uploads/2018/11/railway-gauges-europe.jpg

A Ucrânia está a estudar a introdução de dupla bitola desde 2019, para permitir ligar-se à rede europeia e ao mesmo tempo conseguir utilizar o grande número de locomotivas e vagões que tem.

« Última modificação: Março 13, 2023, 04:31:05 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #475 em: Março 13, 2023, 06:44:56 pm »
Certo, mas a UE diz que isso não é grande problema, existem soluções técnicas para isso, desde vias ferreas com carris para várias bitolas, comboios que podem circular em várias bitolas... A Europa tem outros problemas mais prioritários a resolver nas linhas ferreas como a electrificação, as burocracias entre estados para permitir circulação regular entre países, etc.

Na Europa todas as novas linhas férreas que se construam tem que estar "preparados para" bitola europeia, mas por cá ainda se vai construír tudo em bitola ibérica, a nova linha de alta velocidade vai ser em bitola ibérica e preparada para bitola europeia, é para permitir que comboios alfa e inter-cidades actuais tanto possam circular na linha que já existe como na futura linha de alta velocidade, senão tinha que se comprar comboios novos para a nova linha pois nada do que a CP possui podia lá circular.

Também já vi em revistas que os próximos comboios que a CP vai adquirir são em bitola ibérica mas preparados para mudar para bitola europeia, essa alteração é possível de ser feita nas oficinas da CP.

Por isso, o futuro é a bitola europeia, estamos a ir nesse sentido quer em linha ferrea como em comboios, mas não vai acontecer já...

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugal-nao-precisa-de-mudar-de-bitola-segundo-bruxelas-12895471.html
« Última modificação: Março 13, 2023, 06:51:58 pm por Lightning »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5504 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #476 em: Março 14, 2023, 09:03:03 am »
Não digam isso da vertente militar ao Costa, que ele ainda manda arrancar os poucos carris que restam
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, LM, Lightning

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #477 em: Março 14, 2023, 10:46:20 am »
Certo, mas a UE diz que isso não é grande problema, existem soluções técnicas para isso, desde vias ferreas com carris para várias bitolas, comboios que podem circular em várias bitolas... A Europa tem outros problemas mais prioritários a resolver nas linhas ferreas como a electrificação, as burocracias entre estados para permitir circulação regular entre países, etc.

Na Europa todas as novas linhas férreas que se construam tem que estar "preparados para" bitola europeia, mas por cá ainda se vai construír tudo em bitola ibérica, a nova linha de alta velocidade vai ser em bitola ibérica e preparada para bitola europeia, é para permitir que comboios alfa e inter-cidades actuais tanto possam circular na linha que já existe como na futura linha de alta velocidade, senão tinha que se comprar comboios novos para a nova linha pois nada do que a CP possui podia lá circular.

Também já vi em revistas que os próximos comboios que a CP vai adquirir são em bitola ibérica mas preparados para mudar para bitola europeia, essa alteração é possível de ser feita nas oficinas da CP.

Por isso, o futuro é a bitola europeia, estamos a ir nesse sentido quer em linha ferrea como em comboios, mas não vai acontecer já...

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugal-nao-precisa-de-mudar-de-bitola-segundo-bruxelas-12895471.html

O problema não é só da bitola.
Mas apenas sobre a bitola, é admirável como o PS mudou completamente de opinião e agora não quer a bitola Europeia, quando nos últimos momentos de Sócrates no governo, tinha lançado o primeiro troço do TGV em..... bitola Europeia!!!!!! À precisamente 15 anos atrás!!!

https://www.publico.pt/2008/06/03/jornal/socrates-consciente-de-que-o-tgv-vai-mudar-portugal-263444

Mas há mais problemas para resolver para além da bitola, como o tipo de electrificação que não é homogéneo na Europa, as dimensões permitidas aos comboios (para não cometerem o erro de Espanha: https://pplware.sapo.pt/informacao/surreal-espanha-comprou-comboios-que-nao-cabem-nos-tuneis/
Ou então são demasiado longos e não cabem nas estações: https://greensavers.sapo.pt/franca-erro-comico-na-encomenda-de-novos-comboios-vai-custar-milhoes/

Mas o maior problema é logístico e sabem bem e referem aqui constantemente. É muito mais caro manter 2 linhas incompatíveis do que termos apenas 1 sistema. Até pela gestão dos escassos comboios. E já agora, já imaginaram o custo para comprar e manter comboios que circulem em 2 bitolas? Não é seguramente nada barato:


Talvez o ideal é iniciar uma linha nova de TGV em bitola europeia, com 1 única entrada/saída para Espanha e a ligar a Sines e Lisboa e progressivamente ampliarem a linha em direcção ao norte até entrar na Galiza. Desta forma, conseguimos enviar, principalmente mercadorias para a Europa. Mesmo que tivéssemos de criar alguns hubs de mercadorias.

Mas eu fico sempre séptico por um motivo simples, então a CP não tem dinheiro para manter comboios da IIª Guerra Mundial (as carruagens Schindler) e vai passar a ter dinheiro para manter comboios novos ou até um TGV, mesmo que a UE pague todas as linhas e comboios a 100%?
« Última modificação: Março 14, 2023, 10:48:08 am por Viajante »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5504 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #478 em: Março 14, 2023, 11:11:55 am »
A UE que nem se meta nisso, que o dinheiro vai desaparecer e nem linhas nem comboios
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1011
  • Recebeu: 173 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: GEOPOLÍTICA EUROPEIA NOS CONFLITOS ACTUAIS
« Responder #479 em: Março 14, 2023, 01:52:51 pm »
Sines em TGV? A que propósito?

A rede de Alta Velocidade já foi anunciada, e a prioridade é Porto-Entroncamento, a que se seguirá Porto-Vigo.

Lisboa fica depois, e para Madrid nem há planos.

https://observador.pt/2022/11/17/plano-ferroviario-preve-alta-velocidade-para-10-cidades-e-um-servico-competitivo-para-28-centros-urbanos/