NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)

  • 691 Respostas
  • 224293 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #645 em: Maio 15, 2020, 06:04:42 pm »
Light para melhor evolui-se sempre...aparentemente a CZ superou a G-36...e, por isso, aparentemente substituiu-a...mas continuam com outros modelos HK.

Claro, nem sabia que estavam em processo de substituir as G36, podiam só ter comprado "meia-duzia" para algo em particular.

Se tivesse que apostar, diria que a substituta era a HK416, mas assim, uma marca sem implementação cá, até mostra que a escolha foi imparcial.

Citar
Claro que a foto é no chão...provavelmente na pista aeronáutica do Campo de Tiro, claro que foi para a foto...ou vocês acham que no ar o C-295 com ambas a portas abertas não ia logo marrar no chão??? No minimo ficavam todos colados á rampa de carga nas retaguarda da aeronave...

Falei nisso pois noutro tópico disseram que a FAP andava a treinar CAS a partir de C295 para ir para a RCA, penso que as armas novas também ajudaram a confundir, pois vê-se que não são G36, e alguém pensou que fossem atiradores Paras ou Comandos como se vê nas imagens dos helis na RCA.

A porta aberta no solo, já aqui aparece.


Citar
E têm o tripulante atrás a fotografar com o telm pessoal...só por essa não deviam ter divulgado essa foto!

És lixado, vai ao gajo exigir uma grade  :mrgreen:.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #646 em: Maio 15, 2020, 06:27:16 pm »
A aeronave já faz um cagaçal lindo com tudo fechado...mas acredito que no solo no Mali possa acontecer isto em algumas localizações...com os motores a funcionar...mas no solo...

A malta já sabe que a aeronave vai destacar para o Mali com contingente da Força Aérea...para quê meter RCA ao barulho??
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #647 em: Maio 15, 2020, 08:42:16 pm »
A aeronave já faz um cagaçal lindo com tudo fechado...mas acredito que no solo no Mali possa acontecer isto em algumas localizações...com os motores a funcionar...mas no solo...

A malta já sabe que a aeronave vai destacar para o Mali com contingente da Força Aérea...para quê meter RCA ao barulho??

A aeronave que vai para o Mali é uma PG03 com o sistema FITS não é para essas "brincadeiras".
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #648 em: Maio 16, 2020, 12:38:08 am »
Estou a ver a fotografia no meu TM, mas a mim parece-me tudo Bren 2

A arma do lado esquerdo é igual às restantes?
 

*

Togus

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • +17/-5
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #649 em: Maio 16, 2020, 10:03:46 am »
A aeronave já faz um cagaçal lindo com tudo fechado...mas acredito que no solo no Mali possa acontecer isto em algumas localizações...com os motores a funcionar...mas no solo...

A malta já sabe que a aeronave vai destacar para o Mali com contingente da Força Aérea...para quê meter RCA ao barulho??

A aeronave que vai para o Mali é uma PG03 com o sistema FITS não é para essas "brincadeiras".

É uma PG01, o 16703 se não me engano, e  Já andaram a fazer treino de lançamento de flares sobre o mar há umas semanas atrás.

Cumps.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #650 em: Maio 16, 2020, 11:58:54 am »
A aeronave já faz um cagaçal lindo com tudo fechado...mas acredito que no solo no Mali possa acontecer isto em algumas localizações...com os motores a funcionar...mas no solo...

A malta já sabe que a aeronave vai destacar para o Mali com contingente da Força Aérea...para quê meter RCA ao barulho??

A aeronave que vai para o Mali é uma PG03 com o sistema FITS não é para essas "brincadeiras".

É uma PG01, o 16703 se não me engano, e  Já andaram a fazer treino de lançamento de flares sobre o mar há umas semanas atrás.

Cumps.

Suponho que tembém leve ALQ-131(V)... é nesta hora que gostava que tivessemos comprado C-27J.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #651 em: Maio 16, 2020, 12:21:46 pm »
A aeronave já faz um cagaçal lindo com tudo fechado...mas acredito que no solo no Mali possa acontecer isto em algumas localizações...com os motores a funcionar...mas no solo...

A malta já sabe que a aeronave vai destacar para o Mali com contingente da Força Aérea...para quê meter RCA ao barulho??

A aeronave que vai para o Mali é uma PG03 com o sistema FITS não é para essas "brincadeiras".

É uma PG01, o 16703 se não me engano, e  Já andaram a fazer treino de lançamento de flares sobre o mar há umas semanas atrás.

Cumps.

A 16703 é de carga nem FLIR tem. Vão fazer recolha de informação com binóculos?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Crypter

*

Togus

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • +17/-5
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #652 em: Maio 16, 2020, 02:23:05 pm »
Não sei onde leu "recolha de informação" mas posso confirmar que a aeronave é o 16703. A missão é em tudo semelhante à primeira missão do C295 no Mali.

Acrescento que em relação aos PG03, o 11 está no Porto Santo e o 12 em manutenção.

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #653 em: Maio 16, 2020, 03:38:06 pm »
Não sei onde leu "recolha de informação" mas posso confirmar que a aeronave é o 16703. A missão é em tudo semelhante à primeira missão do C295 no Mali.

Acrescento que em relação aos PG03, o 11 está no Porto Santo e o 12 em manutenção.

Cumps.

"A partir de maio e até outubro teremos mais cerca de 70 portugueses da Força Aérea, que estarão lá [no Mali] com a aeronave C295, que é muito competente para a recolha de informações, equipada de muitos sensores que permite desenvolver uma visão integrada e completa num espaço imenso"  A revelação feita pelo ministro da Defesa João Gomes Cravinho na sexta-feira, 17 de Janeiro.  8)
 

*

Togus

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • +17/-5
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #654 em: Maio 16, 2020, 03:59:06 pm »
Ah! Essa notícia... estaria tudo certo se ele não se tivesse "enganado" na missão e na aeronave...

Mas não insisto, daqui por 3 semanas saberemos... isto porque a missão foi adiada.
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 154
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +8/-36
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #655 em: Maio 22, 2020, 09:52:13 pm »
Ah! Essa notícia... estaria tudo certo se ele não se tivesse "enganado" na missão e na aeronave...

Mas não insisto, daqui por 3 semanas saberemos... isto porque a missão foi adiada.

Afirmativo, o C295 a destacar vai ser para transporte e não ISR

http://www.passarodeferro.com/2020/05/destacamento-de-c295-no-mali-adiado.html
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 507
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +71/-494
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #658 em: Abril 01, 2021, 01:16:15 pm »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)
« Responder #659 em: Abril 01, 2021, 02:38:51 pm »
Os duros da Força Aérea

https://www.cmjornal.pt/cm-interativo/reportagens-interativas/detalhe/os-duros-da-forca-aerea-que-vao-apoiar-combate-ao-daesh

E até levam os helis da reportagem que é para os gajos do Daesh saberem quem são eles... ;D

Se tivéssemos uns Merlin CSAR como os Dinamarqueses...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos

P.S. Eu juro que hoje não digo mais nada... :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Danish EH101 landing on frigate Niels Juel. Photo RDAF.
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114