KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1725 em: Novembro 23, 2021, 01:55:47 pm »
Tão falando tanto dele que o atraíram. O PT-ZNG está em Alverca depois de participar do Dubai Air Show e de demonstração na República Tcheca.

Uns falam demais e outros perderam o pio. Aquela redução para 15 unidades FAB ainda não foi comentada pelo  outro lado do Atlântico (e pensar que ainda o ano passado vendiam o Kc até nos states).  ::) :mrgreen:

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FAB terá só 15 aviões KC-390 em redução unilateral de encomendas



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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1726 em: Novembro 23, 2021, 11:17:16 pm »
Uns falam demais e outros perderam o pio. Aquela redução para 15 unidades FAB ainda não foi comentada pelo  outro lado do Atlântico (e pensar que ainda o ano passado vendiam o Kc até nos states).  ::) :mrgreen:

Você acha que não foi comentada? O pessoal aqui está MASSACRANDO a FAB. É só ver o noticiário Brasileiro.

O Contrato só permite a redução em 25% ou seja, 7 aeronaves pra quem sabe fazer as contas. Seriam então 21 aeronaves.

Mas se você quer levar esse nosso governo a sério, sugiro que espere até o fim de 2022. Lembre-se que os 3 comandantes atuais das forças armadas de cá foram trocados sem nenhum aviso.

Enquanto isso foquemos nas notícias de verdade:


https://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/42431/Embraer-assina-Memorando-de-Entendimento-com-Fokker-Techniek-e-Fokker-Services-para-busca-de-oportunidades-em-Defesa--Desenvolvimento-e-Suporte-/

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206960-embraer-e-centro-aeroespacial-da-holanda-assinam-mou-para-colaboracao-estrategica-em-pesquisa-aeroespacial


E falando em Portugal:

https://www.aereo.jor.br/2021/11/23/fab-conclui-curso-da-aeronave-kc-390-para-tripulantes-da-forca-aerea-portuguesa/

FAB conclui curso da aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa





Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses estudaram teoria e prática da operação da aeronave KC-390 Millennium
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, nesta sexta-feira (19), a cerimônia alusiva à conclusão do Curso da Aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP), resultado de um Acordo Bilateral celebrado entre o Brasil e Portugal.

O evento contou com a presença do Comandante da Logística e Presidente da Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390 da FAP, Tenente General João Cartaxo Alves, bem como de membros da delegação portuguesa, que foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. Na ocasião, foram entregues os certificados aos novos operadores do vetor multimissão.

Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses percorreram todo o conteúdo programático teórico necessário à operação do KC-390 Millennium, bem como realizaram voos de adaptação e de treinamento em Transporte Aéreo Logístico em território brasileiro, somando mais de 60 horas voadas nas asas do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).

Para o Tenente-Coronel Aviador Paulo Martins, da FAP, a formação no KC-390, ministrada pelo 1º GTT, é revestida de grande importância. “Ao longo destas 10 semanas presenciamos uma formação com elevados padrões de qualidade que culminaram hoje na nossa graduação. A todos os que contribuíram para a nossa formação, destaco o elevado profissionalismo, dedicação, e sólidos conhecimentos fundamentais para o sucesso do curso. Vamos continuar a cimentar esta cooperação no sentido de tornar o KC-390 uma referência para o transporte aéreo militar”, reputou o piloto.

Todas as instruções foram ministradas pelos militares do 1º GTT que transmitiram os conhecimentos operacionais, técnicos e de segurança os quais colaborarão para que os 2 pilotos e os dois Mestres de Carga recém formados efetuem a implantação da aeronave na Força Aérea Portuguesa.

Em suas palavras, Coronel Pestana expressou a honra da Força Aérea Brasileira (FAB) em receber a comitiva portuguesa e poder contribuir para o estreitamento das relações entre as forças, por meio do apoio à formação dos tripulantes e, futuramente, em possíveis treinamentos e exercícios conjuntos.



FONTE: Força Aérea Brasileira


 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1727 em: Novembro 24, 2021, 10:56:49 am »
Eu falava mais concretamente no fórum defesa, onde o caríssimo Tikuna foi o primeiro a comentar.  :mrgreen:

Saudações

P.S. E viabilidade do projecto face a esta redução? 15 mesmo que a FAB seja condenada a pagar é cá um rombo no bolso.  ;)
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1728 em: Novembro 24, 2021, 09:38:52 pm »
Eu falava mais concretamente no fórum defesa, onde o caríssimo Tikuna foi o primeiro a comentar.  :mrgreen:

Saudações

P.S. E viabilidade do projecto face a esta redução? 15 mesmo que a FAB seja condenada a pagar é cá um rombo no bolso.  ;)

Não se preocupe. A FAB reduzir ou não as encomendas tanto faz quanto tanto fez nessa questão. A FAB bancou o projeto todo inserindo 2,8 bi de dólares nele, então não será a redução que vai atrasar algo (a redução é no contrato das aeronaves e não no aporte financeiro do desenvolvimento dela). Os custos do projeto estão sendo pagos a rigor. Pra gente vai atrasar sim, mas pra vocês, a aeronave da FAP passou na frente e voará antes do FAB 2858, que estava a frente dele.

E a validação dos instrumentos OTAN é feita aqui, diferentemente do que foi dito. Só após o OK daqui a aeronave vai pra Alverca fazer o check de instrumentos e ali inserir os inputs necessários.


« Última modificação: Novembro 24, 2021, 09:43:37 pm por Tikuna »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1729 em: Novembro 25, 2021, 02:41:02 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1730 em: Novembro 25, 2021, 02:45:27 pm »
Pra gente vai atrasar sim, mas pra vocês, a aeronave da FAP passou na frente e voará antes do FAB 2858, que estava a frente dele.

E a validação dos instrumentos OTAN é feita aqui, diferentemente do que foi dito. Só após o OK daqui a aeronave vai pra Alverca fazer o check de instrumentos e ali inserir os inputs necessários.

E datas? Se está adiantado, será entregue antes?
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1731 em: Novembro 25, 2021, 04:01:53 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Gosto tanto de fomentar debates filosóficos e acima de tudo conclusivos.  :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. E os checos/ argentinos, que fabricam também partes do aparelho, nicles?

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1732 em: Novembro 25, 2021, 06:05:43 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Eu agradeço a deferência, mas não.

A FAB mesmo que não tem de onde tirar grana pra manter o projeto caminhando como está. Isso aconteceu com o Gripen, por exemplo. Nada ampliou em custos das aeronaves. A não ser que estiver falando das Portuguesas, onde milhares de horas de ensaios e engenharia estão sendo executados e outras previstas.

Pandemia, crises e incompetências da FAB e do atual governo juntas só poderiam dar nisso. A EMBRAER cumpriu a rigor os prazos e custos de acordo com o que foi recebendo. Não misturem uma coisa com outra, é desonestidade.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1733 em: Novembro 25, 2021, 08:57:53 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Eu agradeço a deferência, mas não.

A FAB mesmo que não tem de onde tirar grana pra manter o projeto caminhando como está. Isso aconteceu com o Gripen, por exemplo. Nada ampliou em custos das aeronaves. A não ser que estiver falando das Portuguesas, onde milhares de horas de ensaios e engenharia estão sendo executados e outras previstas.

Pandemia, crises e incompetências da FAB e do atual governo juntas só poderiam dar nisso. A EMBRAER cumpriu a rigor os prazos e custos de acordo com o que foi recebendo. Não misturem uma coisa com outra, é desonestidade.

O governo brasileiro já pagou as verbas que estavam atrasadas pelo desenvolvimento do KC-390 a Embraer?

O grande problema da FAB é este:
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1734 em: Novembro 26, 2021, 03:12:24 am »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1735 em: Novembro 26, 2021, 09:09:28 am »
E esta história toda a cheirar cada vez pior, infelizmente como muitos vaticinavam. A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos, para o bem e para o mal... que era a última coisa necessária a um ramo, e umas Forças Armadas, que não possuem assim tantas alternativas como isso.

A LM ainda está a aceitar encomendas para o C-130J, não está?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1736 em: Novembro 28, 2021, 09:57:31 pm »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.

O desenvolvimento está sendo pago a rigor, a aquisição das aeronaves não.

O grande problema da FAB é este:


É isso, EXATO. Pagamos em dólares e hoje a FAB não consegue mais arcar com o valor sem atingir o teto de gastos.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1737 em: Novembro 29, 2021, 09:17:47 am »
A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos.

Segundo a economia de mercado, ao termos algo tão raro devemos poder vender por bom preço para os museus de aviação mundiais :mrgreen:.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1738 em: Novembro 29, 2021, 09:28:51 am »
A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos.

Segundo a economia de mercado, ao termos algo tão raro devemos poder vender por bom preço para os museus de aviação mundiais :mrgreen:.

Como esta edição limitada? :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1739 em: Novembro 29, 2021, 02:34:51 pm »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.

O desenvolvimento está sendo pago a rigor, a aquisição das aeronaves não.

O grande problema da FAB é este:


É isso, EXATO. Pagamos em dólares e hoje a FAB não consegue mais arcar com o valor sem atingir o teto de gastos.

Relembro que a viabilidade dum projecto acarreta desenvolvimento e venda do aparelho.  ;)

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