Pandur II

  • 2862 Respostas
  • 760350 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20210
  • Recebeu: 2980 vez(es)
  • Enviou: 2229 vez(es)
  • +1324/-3459
Re: Pandur II
« Responder #2010 em: Dezembro 18, 2019, 09:37:39 am »
Enquanto isso o Exército tem 5 Pandur Porta Míssil Anti-Carro TOW.

« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 09:41:11 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Pandur II
« Responder #2011 em: Dezembro 18, 2019, 11:13:02 am »
O Exército fez aquilo que eu chamo, uma selecção inteligente, tanto no pandur como no vatmac.

Eles sabem que o dinheiro não abunda, então compra-se em grandes quantidades a versão base e à medida que vai havendo dinheiro adaptam-se as versões existentes para as versões não compradas inicialmente.

Por isso é normal que num futuro proximo os pandures e os st5  venham sendo adaptados.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2478
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3123 vez(es)
  • +577/-75
Re: Pandur II
« Responder #2012 em: Dezembro 18, 2019, 11:45:10 am »
Qual a vantagem - em relação às outras hipóteses aqui colocadas para a versão 30mm - da torre escolhida SP30 (Mauser MK30-2)...? É do mesmo fabricante do Pandur e isso pode ser uma vantagem a nível de custo e/ou compatibilidade.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Pandur II
« Responder #2013 em: Dezembro 18, 2019, 12:02:30 pm »
O Exército fez aquilo que eu chamo, uma selecção inteligente, tanto no pandur como no vatmac.

Eles sabem que o dinheiro não abunda, então compra-se em grandes quantidades a versão base e à medida que vai havendo dinheiro adaptam-se as versões existentes para as versões não compradas inicialmente.

Por isso é normal que num futuro proximo os pandures e os st5  venham sendo adaptados.

Desculpa há quantos anos temos os Pandur operacionais ???

Se forem tão adaptados como as nossas Fragatas/corvetas/patrulhas/AOR/F16/C130/Leo2A6/M113/M109A5 etc, etc o tem sido durante as suas vidas operacionais então teremos as versões que nos fazem falta daqui a quinze/vinte anos quando toda a frota já começar a estar obsoleta.

O lote inicial deveriam ter incluido as versões porta morteiros e ACar, o mesmo erro foi cometido na aquisição dos Vamtac, ficando as unidades Mecanizadas sem versões de apoio de fogos. Como nos foi impossível, no caso dos Pandur, adquirir as versões em questão, porque é que não se optou por uma viatura porta morteiro, da família dos Pandur 6X6, que possui muita similaridade em termos de motorização e não só com a versão 8X8 ??

Os custos de modificação de alguns Pandur para essas versões vão ser altos mas o mais grave é que se vai limitar ainda mais a capacidade de transporte dos infantes, uma vez que a versão que será utilizada para tais modificações, logicamente será a mais numerosa, e como se não bastasse iremos ficar durante largos meses, com menos viaturas de transporte e sem os ditos Porta Morteiros, enquanto as modificações decorrerem.

O que nasce torto tarde ou nunca se endireita, temos assistido que nas aquisições de equipamentos militares quando inicialmente o numero ou as versões não são adquiridas na totalidade, assim permanecem, essas falhas/lacunas, durante toda a sua vida útil, já mencionei vários exemplos e um dos mais ridículos foi o da compra de apenas 39 CC's Leos, sem qualquer reforço posterior de frota apesar de um dos CEME ter alertado para a necessidade de adquirir mais 18 CC's, e, sem qualquer viatura de desempanagem e lança pontes, que só agora, doze anos depois, se está a pensar em adquirir.

Cumprimentos
« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 12:16:45 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Pandur II
« Responder #2014 em: Dezembro 18, 2019, 12:07:35 pm »
Enquanto isso o Exército tem 5 Pandur Porta Míssil Anti-Carro TOW.



Ora bem, numa frota de 188 Pandur possuímos cinco ACar mas se adicionarmos os 139 ST5,  teremos que para um total de 327 viaturas blindadas de rodas apenas temos 05 ACar que representam 1,5% das duas frotas, e ainda há quem afirme que as versões foram muito bem escolhidas, eu também acho que sim !!! :bang:

Abraços
« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 12:09:57 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Pandur II
« Responder #2015 em: Dezembro 18, 2019, 01:57:19 pm »
Vou pegar na tua ideia e expor o que eu decidiria, quanto a esta coisa do rearmamento e reapetrechamento do Exército, se fosse eu a mandar claro está.

A frota pandur, por variadíssimos motivos que para aqui não interessa escalpelizar, sofre, de pelo menos, quatro grandes lacunas no que concerne ás versões que deveria possuir.
referiste e bem, a falta da capacidade ACar e dos Porta morteiros, que eu perfilho totalmente, no entanto não defendo a modificação de qualquer pandur VBTP para porta morteiro nem tão pouco a integração na frota pandur dos Vamtac com essa valência, pelos motivos óbvios que uma VBL 4X4 nunca terá o mesmo desempenho em TT como os 8X8, assim como estes, quando são utilizados como viaturas de acompanhamento nunca conseguirão acompanhar os CC's, caso estes enveredem por zonas mais acidentadas.
O que eu defendo é a compra de Pandur II 6X6 na versão porta Morteiros para suprir a falta desta versão.

Quanto as versões ACar em falta pergunto eu, porque não adquirir torres hifist 30mm, equipadas com os Spike, e como o aro da torre tem o mesmo diâmetro das torres que possuímos nos IFV's, fazer a substituição em pelo menos 18 viaturas, que para o efectivo total que actualmente possuímos. teoricamente falando claro, daria para que cada CAt, ficasse com três ACar's, um/Pelotão ??
As restantes doze IFV's manteriam as torres actuais, mas na minha opinião se houvesse folga orçamental, também deveriam ser substituídas.

A terceira lacuna a meu ver, é a falta das viaturas de combate da engenharia, pois nenhuma foi adquirida e devemos comprar as dez que estavam previstas comprar.

A quarta lacuna é a enorme falta de RWS pois se possuímos 107 VBTP, apenas temos + 05 equipadas com RWS.
O que se deveria fazer depois de modificar os 18 Pandur para ACar era pegar nos cinco TOW ITAS que temos e modifica-los para RWS, ficando o total em doze viaturas que é muito pouco, conviria isso sim, reforçar o seu numero de modo, para que pelo menos, cada Pelotão, possuísse um viatura RWS, ou seja no mínimo dos mínimos 18 RWS para os dois Batalhões Pandur.

Quanto aos 10,5 penso como tú para mim a melhor opção seria mesmo o Centauro, mas não alocar esta viatura directamente aos BatInfMec(R) mas sim aos ERec destacados para a BrigInt, mais á frente explicarei o que eu faria.

O SHORAD da BrigInt penso que ficaria bem equipado se houvesse Vamtac's disponíveis para tal.

Anteriormente referi que equipava os ACar com as torres Hitfist 30mm, porque também porque substituiria todos os 8X8 que a cavalaria possui pelos Pandur II 6X6, equipando estes IFV's com as Hitfist 25mm, de modo a que cada ERec do RC6 e do RC3 possuísse dois pelotões de exploração com as ditas Hitfist e com RWS, um pelotão a quatro Centauro, uma secção de morteiro 81, uma secção ACar com spike, caso a torre 25mm não os possa levar, e uma secção AA.

Estas seriam as transformações que implementaria não só na frota pandur 8X8 mas e também nas alterações em termos de viaturas blindadas dos poucos ERec's que possuímos.

Abraços

Não concordo muito com a parte de retirar a versão de 30mm que temos para meter outra torre. As torres que possuímos já estão pagas, e o pessoal já está habituado a elas, tanto os militares que as operam como os que as mantêm. No entanto, encontrei ainda outra solução, talvez mais viável que todas as apresentadas até agora, e que "tapa o buraco" tanto da versão anti-carro, como da RWS. Basicamente juntar uma RWS .50, mais o lançador duplo de mísseis Spike:



Assim não teríamos que ter 2 versões de 30mm, e conseguíamos ter veículos APC com RWS+mísseis anti-tanque. Podia-se começar por converter alguns APC normais, e eventualmente converter todos os Pandur equipados com TOW. Diria até que talvez fosse uma possibilidade para versão anti-carro dos ST5. É uma questão de perceber se estes poderiam ter uma torre destas.

https://www.rafael.co.il/wp-content/uploads/2019/03/Samson-Family-.pdf

Já agora aqui fica o pdf da família Samson. Já podem fazer as compras para o Natal.  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Pandur II
« Responder #2016 em: Dezembro 18, 2019, 02:04:46 pm »
Vou pegar na tua ideia e expor o que eu decidiria, quanto a esta coisa do rearmamento e reapetrechamento do Exército, se fosse eu a mandar claro está.

A frota pandur, por variadíssimos motivos que para aqui não interessa escalpelizar, sofre, de pelo menos, quatro grandes lacunas no que concerne ás versões que deveria possuir.
referiste e bem, a falta da capacidade ACar e dos Porta morteiros, que eu perfilho totalmente, no entanto não defendo a modificação de qualquer pandur VBTP para porta morteiro nem tão pouco a integração na frota pandur dos Vamtac com essa valência, pelos motivos óbvios que uma VBL 4X4 nunca terá o mesmo desempenho em TT como os 8X8, assim como estes, quando são utilizados como viaturas de acompanhamento nunca conseguirão acompanhar os CC's, caso estes enveredem por zonas mais acidentadas.
O que eu defendo é a compra de Pandur II 6X6 na versão porta Morteiros para suprir a falta desta versão.

Quanto as versões ACar em falta pergunto eu, porque não adquirir torres hifist 30mm, equipadas com os Spike, e como o aro da torre tem o mesmo diâmetro das torres que possuímos nos IFV's, fazer a substituição em pelo menos 18 viaturas, que para o efectivo total que actualmente possuímos. teoricamente falando claro, daria para que cada CAt, ficasse com três ACar's, um/Pelotão ??
As restantes doze IFV's manteriam as torres actuais, mas na minha opinião se houvesse folga orçamental, também deveriam ser substituídas.

A terceira lacuna a meu ver, é a falta das viaturas de combate da engenharia, pois nenhuma foi adquirida e devemos comprar as dez que estavam previstas comprar.

A quarta lacuna é a enorme falta de RWS pois se possuímos 107 VBTP, apenas temos + 05 equipadas com RWS.
O que se deveria fazer depois de modificar os 18 Pandur para ACar era pegar nos cinco TOW ITAS que temos e modifica-los para RWS, ficando o total em doze viaturas que é muito pouco, conviria isso sim, reforçar o seu numero de modo, para que pelo menos, cada Pelotão, possuísse um viatura RWS, ou seja no mínimo dos mínimos 18 RWS para os dois Batalhões Pandur.

Quanto aos 10,5 penso como tú para mim a melhor opção seria mesmo o Centauro, mas não alocar esta viatura directamente aos BatInfMec(R) mas sim aos ERec destacados para a BrigInt, mais á frente explicarei o que eu faria.

O SHORAD da BrigInt penso que ficaria bem equipado se houvesse Vamtac's disponíveis para tal.

Anteriormente referi que equipava os ACar com as torres Hitfist 30mm, porque também porque substituiria todos os 8X8 que a cavalaria possui pelos Pandur II 6X6, equipando estes IFV's com as Hitfist 25mm, de modo a que cada ERec do RC6 e do RC3 possuísse dois pelotões de exploração com as ditas Hitfist e com RWS, um pelotão a quatro Centauro, uma secção de morteiro 81, uma secção ACar com spike, caso a torre 25mm não os possa levar, e uma secção AA.

Estas seriam as transformações que implementaria não só na frota pandur 8X8 mas e também nas alterações em termos de viaturas blindadas dos poucos ERec's que possuímos.

Abraços

Não concordo muito com a parte de retirar a versão de 30mm que temos para meter outra torre. As torres que possuímos já estão pagas, e o pessoal já está habituado a elas, tanto os militares que as operam como os que as mantêm. No entanto, encontrei ainda outra solução, talvez mais viável que todas as apresentadas até agora, e que "tapa o buraco" tanto da versão anti-carro, como da RWS. Basicamente juntar uma RWS .50, mais o lançador duplo de mísseis Spike:



Assim não teríamos que ter 2 versões de 30mm, e conseguíamos ter veículos APC com RWS+mísseis anti-tanque. Podia-se começar por converter alguns APC normais, e eventualmente converter todos os Pandur equipados com TOW. Diria até que talvez fosse uma possibilidade para versão anti-carro dos ST5. É uma questão de perceber se estes poderiam ter uma torre destas.

https://www.rafael.co.il/wp-content/uploads/2019/03/Samson-Family-.pdf

Já agora aqui fica o pdf da família Samson. Já podem fazer as compras para o Natal.  :mrgreen:

Excelente descoberta, dc !!!!
Essa torre 12,7 com os spike poderia ser colocada em pelo menos 1/4 ou 1/5 dos 105 VBTP que possuimos.
quanto ao peso penso que será mais leve que a versão shorad que alguns ST5 tem e como tal seria uma versão a adicionar aos Porta armas recebidos, a receber.
Se este M11 pode usar este modelo, então o ST5 também poderá !!






Os nossos PelRec da BrigInt/BRR com este equipamento/armamento era um espectáculo.

Abraços


« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 02:27:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Pandur II
« Responder #2017 em: Dezembro 18, 2019, 03:06:56 pm »
A versão que postei calculo que seja apenas uma versão mais recente/robusta dessa Mini-Samson original. Talvez o FLIR que equipa a mais recente seja melhor em termos qualidade de imagem também?

Mas seja como for, qualquer solução seria adequada e de fácil aquisição/instalação. Calculo também que precise de menos modificações no veículo comparativamente a instalar uma torre de 30mm, seja ela Samson MK.2 ou RCWS, e também seria certamente mais barato, permitindo adquirir, com um mesmo orçamento, um maior número de armas e mísseis.

Esta solução é extremamente viável, e encaixa precisamente na política do "duplo uso", tendo numa só arma aquilo que anteriormente precisaríamos de 2 veículos diferentes para fazer. E, detalhe importantíssimo, ao contrário dos Pandur com TOW, o atirador tanto dos mísseis como da .50 não está exposto nem os mísseis estão dependentes de que o atirador mantenha o alvo na mira.

Mas como somos mal-dizentes, este tipo de hipóteses nem sequer foi/será equacionada certamente. Continuaremos presos nos anos 90, enquanto tecnologias mais versáteis e fiáveis vão sendo criadas.

PS: Só faltava mesmo eles terem uma versão naval da Mini-Samson com os Spike, e eu dizia a loucura de equipar cada NPO com duas destas para combater a ameaça assimétrica.
« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 03:15:31 pm por dc »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2478
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3123 vez(es)
  • +577/-75
Re: Pandur II
« Responder #2018 em: Dezembro 18, 2019, 03:38:18 pm »
A falta de RWS 12,7mm é talvez a maior urgência, tendo em conta os TO que a curto prazo devemos estar envolvidos (tipo RCA e, nunca colocar de lado, intervenções tipo os GTIA na operação SERVAL)... cá está, atira a capacidade ACar para 2º plano, que é sempre vista como para TO mais "convencionais" e lá vem a ideia que não temos inimigos - parecem eu a jogar EU4. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Pandur II
« Responder #2019 em: Dezembro 18, 2019, 03:43:17 pm »
Impecavel! Quem dera que fizessem um "retrofit" com essas RWS ás Panhard!
Gosto tanto das pequenitas! Imagine com uma .50 e dois misseis Acar!



 :mrgreen:
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Pandur II
« Responder #2020 em: Dezembro 18, 2019, 03:55:57 pm »
Impecavel! Quem dera que fizessem um "retrofit" com essas RWS ás Panhard!
Gosto tanto das pequenitas! Imagine com uma .50 e dois misseis Acar!



 :mrgreen:

És cá um Má-Língua, Stalker !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Pandur II
« Responder #2021 em: Dezembro 18, 2019, 04:02:16 pm »
A falta de RWS 12,7mm é talvez a maior urgência, tendo em conta os TO que a curto prazo devemos estar envolvidos (tipo RCA e, nunca colocar de lado, intervenções tipo os GTIA na operação SERVAL)... cá está, atira a capacidade ACar para 2º plano, que é sempre vista como para TO mais "convencionais" e lá vem a ideia que não temos inimigos - parecem eu a jogar EU4.

A vantagem destas duas variantes da Mini Samson é exactamente a de cobrir ambas as lacunas que possuímos, tanto para os ST5 como Pandur como qualquer veículo que pudesse vir a equipar os Fuzos ou substituir os M-113 (ou como parte de uma modernização destes).

Da mesma forma que a versão AA com MPCV cobre, em parte, a lacuna anti-aérea e de RWS pois também está equipada com um canhão.

O problema por cá é que se fala muito em duplo uso, mas é uma ideia muito selectiva, que só é posta em prática em alguns casos. Noutros, como esta RWS com capacidade anti-carro, nem lhes passa pela cabeça, parece que não se dão ao trabalho de ir ver feiras internacionais de armamento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2478
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3123 vez(es)
  • +577/-75
Re: Pandur II
« Responder #2022 em: Dezembro 18, 2019, 04:12:17 pm »
Noutros, como esta RWS com capacidade anti-carro, nem lhes passa pela cabeça, parece que não se dão ao trabalho de ir ver feiras internacionais de armamento.

Aqui não concordo... faço ideia a correria para "tirar senha" caso alguém diga "há verba para ir à feira X"...  ::) 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Pandur II
« Responder #2023 em: Dezembro 18, 2019, 04:22:44 pm »
Má lingua porquê!? Sempre gostei das M11! Tinhamos 3 em Santarem eram um espetaculo!
Alem de serem anfibias chegavam aos 100 kmh! Boa sorte a alguem tentar apanhar aquilo!
Agora imagine isso, mas com misseis!
 ;D
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Pandur II
« Responder #2024 em: Dezembro 18, 2019, 05:06:34 pm »
Noutros, como esta RWS com capacidade anti-carro, nem lhes passa pela cabeça, parece que não se dão ao trabalho de ir ver feiras internacionais de armamento.

Aqui não concordo... faço ideia a correria para "tirar senha" caso alguém diga "há verba para ir à feira X"...  ::)

Eles vão às feiras, eu sei, mas não vão lá comprar nada, tipo pobre na em loja de marca.  ::)

Má lingua porquê!? Sempre gostei das M11! Tinhamos 3 em Santarem eram um espetaculo!
Alem de serem anfibias chegavam aos 100 kmh! Boa sorte a alguem tentar apanhar aquilo!
Agora imagine isso, mas com misseis!
 ;D

Com a rede de autoestradas que temos, era vê-los a andar a 100km/h a lançar mísseis contra a arma blindada opositora.  :mrgreen: