O custo h/voo do F-15 continua a ser muito mais elevado que o do F-16. Tirando o Gripen e F-16, não há mais nada nesta linha em termos de custo h/voo. Existem opções mais baratas sim, mas são caças baseados em aeronaves de treino avançado, que pouco mais valor militar terão que um F-5. Resumindo, se é para fazer meio salto geracional, para 4.5, a opção indiscutível e imbatível é o upgrade dos actuais MLU para V, dado que é uma opção muito mais barata do que ir comprar caças novos da mesma geração. Isto já devia não só estar em cima da mesa, mas a dar os primeiros passos, para que em 2025 já tivéssemos uma percentagem da frota modernizada.
Dito isto, depois é só debater se este upgrade é estendido a todos os MLU, ou só apenas aos PA I, e se fosse tomada a segunda opção, os PA II seriam substituídos por uma dúzia de F-35 na década de 30, ficando a substituição dos PA I (V), para a década de 40, onde aí saberíamos qual o rumo da USAF para o seu novo caça "5-", e se é opção mais viável do que simplesmente comprar mais F-35.