Programa de substituição do C-130

  • 2577 Respostas
  • 569976 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2505 em: Março 09, 2024, 07:26:12 am »
Sim, seria inconsequente, se o prazo de entrega dos primeiros KC não fosse alterado, mesmo se tivessem sido encomendados só 3. Sem a modernização dos C-130, ou com a modernização atrasada, vai dar ao mesmo, teríamos 1 C-130 (ou talvez 2?) "legacy" mais os KC-390 que iam entrando ao serviço. Neste momento, a modernização continua com demoras e a custar dinheiro e encomendaram-se 5 KC-390 e não apenas 3, portanto este é possivelmente o pior cenário possível, em que os C-130 modernizados e os últimos KC-390, virão todos uns em cima dos outros.

Porque o planeado era a modernização dos C-130 acabar antes dos KC390 chegarem, acho que essa parte está dificil de entender. E sem a modernização dos C-130 tinhas 4 legacy a voar, por isso a actual situação com 2 C-130 parados na OGMA é que é o pior cenário. Não percebo em que é que encomendar 5 KC390 é pior que encomendar 3, estamos a aumentar a capacidade de transporte da Força Aérea. Então o pior cenário é ter muitos aviões de transporte  :mrgreen:? Não me parece que essa seja a opinião da Força Aérea, eles podem é rapidamente perder o interesse nos C-130.

Citar
de notar também que muitos diziam que 1 KC-390 faz o mesmo que 2 C-130, portanto, e pegando nestas afirmações, podemos concluir 3 KC-390 chegavam perfeitamente, e que não havia o risco de se perderem capacidades.

Afirmações de quem?
No plano teórico, imaginemos ao longo de um ano de missões, até pode ser que 1 KC faça o trabalho de 2 C-130, mas simplesmente por ter mais disponibilidade, ser mais rápido e não avariar tanto.
Mas o quantidade de carga é praticamente a mesma e só pode estar num sitio de cada vez.
Se num certo dia for preciso fazer duas missões em simultâneo em locais diferentes, os 2 C-130 conseguem (se nenhum avariar), o KC não. A idade dos C-130 é que aumenta a probabilidade de uma dessas missões não ser cumprida no dia planeado por avaria da aeronave e ser adiada para o dia seguinte, dando assim tempo ao KC de fazer a primeira missão, regressar e fazer a segunda.
« Última modificação: Março 09, 2024, 07:31:17 am por Lightning »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2506 em: Março 09, 2024, 09:04:32 am »
A "modernização" dos Hercules foi fortemente subsidiada pela UE.
Assim fará algum sentido.  Nem que seja por injectar dinheiro na indústria em Portugal.
Mas o andamento dos trabalhos deixa muito a desejar.
Não sei quem está a falhar, mas a imagem é pouca animadora.
João Pereira
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2507 em: Março 09, 2024, 10:23:45 am »
Dc se calhar ainda bem que não se reduziu os KC, pois os C-130 modernizados que já deveriam estar a voar, ainda não estão.

Imagino o MLU das Vasco da Gama ser parecido.

Se calhar...os C130 andam há muito tempo "a sofrer" do interesse em meter cá os Kc e  até um 6º.
O atraso nas manutenções e upgrades indicia isso

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2508 em: Março 09, 2024, 12:58:39 pm »
Dc se calhar ainda bem que não se reduziu os KC, pois os C-130 modernizados que já deveriam estar a voar, ainda não estão.

Imagino o MLU das Vasco da Gama ser parecido.

Se calhar...os C130 andam há muito tempo "a sofrer" do interesse em meter cá os Kc e  até um 6º.
O atraso nas manutenções e upgrades indicia isso

Isso é uma suposição possível, mas a Força Aérea até diz que pode pedir uma indemnização à OGMA pelo atraso, por isso não me parece que seja a OGMA a ter interesse nessa demora toda, mas como a OGMA pertence à Embraer...

Quem sabe... pode até ser tudo um grande plano, acima da OGMA e da FAP.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2509 em: Março 09, 2024, 01:09:54 pm »
Porque o planeado era a modernização dos C-130 acabar antes dos KC390 chegarem, acho que essa parte está dificil de entender. E sem a modernização dos C-130 tinhas 4 legacy a voar, por isso a actual situação com 2 C-130 parados na OGMA é que é o pior cenário. Não percebo em que é que encomendar 5 KC390 é pior que encomendar 3, estamos a aumentar a capacidade de transporte da Força Aérea. Então o pior cenário é ter muitos aviões de transporte  :mrgreen:? Não me parece que essa seja a opinião da Força Aérea, eles podem é rapidamente perder o interesse nos C-130.

Encomendar 5 KC-390 à pressa, é pior do que 3, porque o dinheiro não dá para tudo, e andam frotas paradas por falta de dinheiro para a manutenção.
Com a modernização planeada para se concretizar antes da vinda dos 390, ou mesmo que se concretize durante a sua chegada, não havia razão para encomendar tantos 390 havendo outras prioridades, já que se sabia de antemão que os C-130 estavam em modernização.

De notar que cada KC-390 custa 110 milhões, e que a totalidade do orçamento para a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva (F-16) de 2023 a 2034, é de menos de 160 milhões.
A prudência devia ter reinado, e aquela poupança de pelo menos 220 milhões canalizada para onde fazia falta. Mas por cá o que reina é a dualidade de critérios, em que somos uns ricaços no que toca a determinadas situações (390) e uns pobres para tudo o resto na Defesa. A diferença operacional dos 110 milhões investidos num 5º KC-390 extremamente reduzida, já os mesmos 110 milhões investidos na parte da Luta Aérea tinha implicações operacionais bem maiores, já que afectaria 28 aeronaves, e não apenas 1.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2510 em: Março 09, 2024, 03:16:45 pm »
Porque o planeado era a modernização dos C-130 acabar antes dos KC390 chegarem, acho que essa parte está dificil de entender. E sem a modernização dos C-130 tinhas 4 legacy a voar, por isso a actual situação com 2 C-130 parados na OGMA é que é o pior cenário. Não percebo em que é que encomendar 5 KC390 é pior que encomendar 3, estamos a aumentar a capacidade de transporte da Força Aérea. Então o pior cenário é ter muitos aviões de transporte  :mrgreen:? Não me parece que essa seja a opinião da Força Aérea, eles podem é rapidamente perder o interesse nos C-130.

Encomendar 5 KC-390 à pressa, é pior do que 3, porque o dinheiro não dá para tudo, e andam frotas paradas por falta de dinheiro para a manutenção.
Com a modernização planeada para se concretizar antes da vinda dos 390, ou mesmo que se concretize durante a sua chegada, não havia razão para encomendar tantos 390 havendo outras prioridades, já que se sabia de antemão que os C-130 estavam em modernização.

De notar que cada KC-390 custa 110 milhões, e que a totalidade do orçamento para a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva (F-16) de 2023 a 2034, é de menos de 160 milhões.
A prudência devia ter reinado, e aquela poupança de pelo menos 220 milhões canalizada para onde fazia falta. Mas por cá o que reina é a dualidade de critérios, em que somos uns ricaços no que toca a determinadas situações (390) e uns pobres para tudo o resto na Defesa. A diferença operacional dos 110 milhões investidos num 5º KC-390 extremamente reduzida, já os mesmos 110 milhões investidos na parte da Luta Aérea tinha implicações operacionais bem maiores, já que afectaria 28 aeronaves, e não apenas 1.


Tal e qual.
A somar a isso mais umas centenas de milhões para o 6º KC e mais os 10 ou 12 Tucanos que parecem imprescindíveis, para:
Lista tem sido alterada, mas do que me lembro vem deste a luta contra o tráfico de droga a combater avionetas de traficantes como se estivéssemos na américa do sul, bombardear na RCA, anti navio, etc.
Tudo serve para se vender o produto

Não se nota nadinha aqui a influencia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2511 em: Março 09, 2024, 08:21:33 pm »
F-16.
Porra nem pensar! :N-icon-Axe: Demorou imenso tempo!

Isso é falar com pouco conhecimento do assunto.

Foram 40 aviões, não foram 4.
Houve uma altura que se conseguiu modernizar vários aviões por ano, cerca de um avião a cada 2 ou 3 meses. Não é bem a mesma coisa.

O programa só não acabou oficialmente em 2014 porque se venderam aviões à Romenia e compraram-se mais umas células, acho que três, e ficou em "banho maria" a modernização desses ultimos.

(...)
Não é falar com pouco conhecimento: o que eu estou a dizer é que o programa não correu bem, o que está confirmado na tua resposta, mas também não estou a dizer que correu mal.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2512 em: Março 09, 2024, 11:35:30 pm »
Encomendar 5 KC-390 à pressa, é pior do que 3, porque o dinheiro não dá para tudo, e andam frotas paradas por falta de dinheiro para a manutenção.

O dinheiro para o KC não foi retirado da verba para manutenção, essa falta de dinheiro já existia antes, e nada prova que sem KCs que o governo colocaria mais dinheiro que o normal na manutenção.

Citar
Com a modernização planeada para se concretizar antes da vinda dos 390, ou mesmo que se concretize durante a sua chegada, não havia razão para encomendar tantos 390 havendo outras prioridades, já que se sabia de antemão que os C-130 estavam em modernização.

A razão é o KC390 substituir os C-130 na função de cargueiro da Força Aérea.

Citar
De notar que cada KC-390 custa 110 milhões, e que a totalidade do orçamento para a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva (F-16) de 2023 a 2034, é de menos de 160 milhões.
A prudência devia ter reinado, e aquela poupança de pelo menos 220 milhões canalizada para onde fazia falta. Mas por cá o que reina é a dualidade de critérios, em que somos uns ricaços no que toca a determinadas situações (390) e uns pobres para tudo o resto na Defesa. A diferença operacional dos 110 milhões investidos num 5º KC-390 extremamente reduzida, já os mesmos 110 milhões investidos na parte da Luta Aérea tinha implicações operacionais bem maiores, já que afectaria 28 aeronaves, e não apenas 1.

Sim, até poderia concordar.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2513 em: Março 09, 2024, 11:46:32 pm »
o que eu estou a dizer é que o programa não correu bem

Então explica lá o que é que não correu bem na modernização?

Citar
o que está confirmado na tua resposta, mas também não estou a dizer que correu mal.

Então não correu bem nem correu mal? Foi o quê 50% bem e 50% mau?

Para mim o programa de modernização correu bem, se for colocar em percentagens diria que correu bem acima de 90%, em cerca de 10 anos modernizou-se 40 F-16, em 5 anos ainda não se recebeu um único C-130 modernizado, a nivel de entregar aeronaves modernizadas não tem comparação, em 5 anos já estavam a voar 20 F-16 modernizados.

O que correu mal foi a Força Aérea querer/precisar de vender aviões.

Entretanto a estrutura de modernização dos F-16 que existia na BA5 foi desmantelada (que aparece nos videos que coloquei), em 2014 montou-se o último F-16 MLU na BA5, mas ainda se fazem alguns "updates", como os equipamentos de guerra electrónica por exemplo.

Depois disso o que a Força Aérea fez foi comprar mais 3 carcaças de F-16 para repor o número de aeronaves em 28 (acho eu) e colocou-as na OGMA para eles fazerem essa modernização, mas não parece existir pressa...
« Última modificação: Março 09, 2024, 11:53:29 pm por Lightning »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2514 em: Março 10, 2024, 11:14:17 am »
o que eu estou a dizer é que o programa não correu bem

Então explica lá o que é que não correu bem na modernização?

Citar
o que está confirmado na tua resposta, mas também não estou a dizer que correu mal.

Então não correu bem nem correu mal? Foi o quê 50% bem e 50% mau?

Para mim o programa de modernização correu bem, se for colocar em percentagens diria que correu bem acima de 90%, em cerca de 10 anos modernizou-se 40 F-16, em 5 anos ainda não se recebeu um único C-130 modernizado, a nivel de entregar aeronaves modernizadas não tem comparação, em 5 anos já estavam a voar 20 F-16 modernizados.

O que correu mal foi a Força Aérea querer/precisar de vender aviões.

Entretanto a estrutura de modernização dos F-16 que existia na BA5 foi desmantelada (que aparece nos videos que coloquei), em 2014 montou-se o último F-16 MLU na BA5, mas ainda se fazem alguns "updates", como os equipamentos de guerra electrónica por exemplo.

Depois disso o que a Força Aérea fez foi comprar mais 3 carcaças de F-16 para repor o número de aeronaves em 28 (acho eu) e colocou-as na OGMA para eles fazerem essa modernização, mas não parece existir pressa...
Até me admira estás a fazer essa pergunta quando tu próprio já estás a responder. Mas vou por partes:

  • Flutuação no tempo de modernização de cada caça: disseste que o melhor que conseguiram foram 4 meses para modernizar um caça - sabias que o prazo eram 2 meses por cada um? E quando 4 meses foi o melhor que se conseguiu, isso mostra mais uma vez como o trabalhador estadual em Portugal tem uma produtividade relativamente baixa.
  • Como já referiste, a venda dos caças à Roménia a meio do programa. Como disseste todos foram atualizados, ou seja, andámos a modernizar caças apenas para depois os vender a um aliado.

O ponto positivo foi que todos os caças foram modernizados. Daí o meu "nim" ao programa.

Quando decidiram passar as modernizações para a OGMA então é que tudo foi pelo cano abaixo.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2515 em: Março 10, 2024, 02:46:25 pm »
Está-me a cheiras que a OGMA tem....areia na engrenagem

Mas quanto a dinheiro, mas há dinheiro diferente de outro?
Não há para modernização ou simples manutenção mas há para aquisições?

De onde vem isto? AS rubricas?

O dinheiro é alocado onde alguém no planeamento faz sentir as necessidades.

Daqui a nada vai haver dinheiro para adquirir Tucanos e, vão ficar F16 encostados por falta de verba para manutenção. Tinha a sua piada
Já nada me admira neste antro de sabujos apátridas e infiltrados que grassa no País
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 146
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 132 vez(es)
  • +19/-1
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2516 em: Março 14, 2024, 06:03:14 pm »
Será um dos C-130H-30 da FAP?

 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2517 em: Março 14, 2024, 08:12:21 pm »
Será um dos C-130H-30 da FAP?



Qual?
O de óculos?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pneucareca

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2518 em: Março 14, 2024, 10:10:49 pm »
Será um dos C-130H-30 da FAP?



Qual?
O de óculos?

Aquela coisa cinzenta lá atrás.
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2519 em: Março 14, 2024, 11:26:00 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44