Programa de substituição do C-130

  • 2577 Respostas
  • 569640 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5564 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2430 em: Outubro 13, 2023, 11:41:45 am »
Bom dia,
Alguém me sabe indicar o número de cauda do C130 que foi a Israel?

Obrigado

Foi o "incansável" 16803.  ;)

Os vídeos e fotos não permitem ver grande coisa por terem sido feitos maioritariamente de noite, mas neste site aparece uma foto do C-130H tirada no Chipre antes de regressar a Lisboa.



https://nortealentejo.pt/2023/10/10/exclusivo-familia-de-campo-maior-regressa-de-israel-em-aviao-da-forca-aerea/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2431 em: Outubro 13, 2023, 11:46:06 am »
Se fosse há um mês, eu iria voar nele! 8)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20281
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2250 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2432 em: Outubro 13, 2023, 11:50:36 am »
Se fosse há um mês, eu iria voar nele! 8)

Sacanas do Hamas pá, deviam ter feito isto à um mês. Irias descobrir as alegrias de voar num C130...  c56x1

É muito confortável... a sério. :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5564 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2433 em: Outubro 13, 2023, 12:10:38 pm »
É muito confortável... a sério. :mrgreen:

Ui, se é! :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2434 em: Outubro 13, 2023, 12:15:08 pm »
É muito confortável... a sério. :mrgreen:

Ui, se é! :mrgreen:

Suas Primadonas.  :mrgreen: Voei no bicho e achei fixe.  :-P

Saudações

P.S. Comparativamente a um voo na Lufthansa, em que no final perguntei ao piloto se tinha vindo dos Tornados da Deutsche Luftwaffe, voar de C130 foi um mimo.  :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 13, 2023, 12:47:08 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2435 em: Outubro 13, 2023, 02:50:09 pm »
Se fosse há um mês, eu iria voar nele! 8)

Sacanas do Hamas pá, deviam ter feito isto à um mês. Irias descobrir as alegrias de voar num C130...  c56x1

É muito confortável... a sério. :mrgreen:

 :snipersmile: :G-bigun: :2gunsfiring: :N-icon-Gun: :new_argue:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2436 em: Outubro 13, 2023, 03:16:09 pm »
Obrigado.
Portanto, o mesmo que a Marrocos.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5564 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2437 em: Outubro 13, 2023, 03:41:50 pm »
Obrigado.
Portanto, o mesmo que a Marrocos.

Exatamente. O outro H, o 16805, também anda a voar, porém as solicitações deverão ser mais que muitas.

Não há maneira dos H-30 modernizados terem luz verde para voltar a integrar o efetivo operacional, e se o seu atraso era considerado crítico em 2020, imagino então o que se dirá hoje.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

DiogoSU

  • Membro
  • *
  • 4
  • +0/-0
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2438 em: Outubro 14, 2023, 09:16:54 pm »
Boa noite,
Por curiosidade, seria viável (num país com orçamento claro) fazer a modernização das atuais células H e H30 para os motores com propellers NP2000 e o cockpit flight2 da Collins? O investimento ficaria inferior por célula do que comprar um novo KC390 ou C130J por exemplo?

Já agora aproveito para questionar o que está a atrasar a reentrada dos H30 modernizados?

Muito obrigado.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1799
  • Recebeu: 1685 vez(es)
  • Enviou: 2539 vez(es)
  • +5502/-2917
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2439 em: Outubro 14, 2023, 09:41:32 pm »
Boa noite,
Por curiosidade, seria viável (num país com orçamento claro) fazer a modernização das atuais células H e H30 para os motores com propellers NP2000 e o cockpit flight2 da Collins? O investimento ficaria inferior por célula do que comprar um novo KC390 ou C130J por exemplo?

Já agora aproveito para questionar o que está a atrasar a reentrada dos H30 modernizados?

Muito obrigado.

Olá, bem vindo.
Sim, essa hipótese esteve em cima da mesa em 2003, cockpit digital da L3 e motores de 8 pás nos C-130H7H-30 e a compra de 2 C-17 Globemaster.
Mas, como sempre, não avançou.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2440 em: Outubro 14, 2023, 10:01:17 pm »
Boa noite,
Por curiosidade, seria viável (num país com orçamento claro) fazer a modernização das atuais células H e H30 para os motores com propellers NP2000 e o cockpit flight2 da Collins? O investimento ficaria inferior por célula do que comprar um novo KC390 ou C130J por exemplo?

Já agora aproveito para questionar o que está a atrasar a reentrada dos H30 modernizados?


Muito obrigado.

Problemas estruturais.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5564 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2441 em: Outubro 14, 2023, 11:28:08 pm »
Boa noite,
Por curiosidade, seria viável (num país com orçamento claro) fazer a modernização das atuais células H e H30 para os motores com propellers NP2000 e o cockpit flight2 da Collins? O investimento ficaria inferior por célula do que comprar um novo KC390 ou C130J por exemplo?

Já agora aproveito para questionar o que está a atrasar a reentrada dos H30 modernizados?

Muito obrigado.

Boa noite e bem-vindo. :)

O Flight2 Integrated Avionics System da Collins Aerospace já está instalado nas duas células C-130H-30 modernizadas, faltando as outras duas aeronaves que compõem a frota. Foi o glass cockpit escolhido pela FAP.

As outras questões já foram respondidas pelos colegas foristas Subsea7 e Red Baron.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron, Subsea7

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2442 em: Outubro 15, 2023, 10:03:15 pm »

NOVOS INVESTIMENTOS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS

 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2443 em: Outubro 15, 2023, 10:42:00 pm »

NOVOS INVESTIMENTOS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS



Os meus comentários  c56x1:

Nâo conheço bem a fonte do vídeo, mas ao menos é persistente e não parece haver erros grosseiros.

- É para mim uma surpresa estar  "em execução" up projecto para montar morteiros de 120 em Pandurs E TAMBÉM  haver um projecto para viaturas blindadas ligeiras porta-morteiros. Isto quando no site da NSPA existe um concurso anunciado para viaturas blindadas ligeiras porta-morteiros-120mm e que eu "palpito" ser português.

- Alguém sabe como se moderniza uma canhão L119?

- Quando é que vamos ter uma foto dos novos camiões? Será que têm vergonha deles? Para mim deveriam ser divulgados com orgulho - mas parece que o projecto de adquirir novos camiões (alguns com cabine blindada) é o segredo mais bem-guardado do EP...

- Modernização de Leopardo é para A7? Ou é uma modernização "barata" á português?

- 5 Helicópteros de Evacuação e não 6? A inflação já comeu um?

- Novos Aviões de Instrução? Porque é que ninguém fala neles no FD? Todos os comentários aqui parecem indicar que a compra de Super Tucanos substitui a compra de aviões de instrução modernos como o mostrado no video. É assim?

- Vamos ficar com os KC390 e os C-130 modernizados?

- NPL ------   uma enorme "cativação" de uma verba que nunca vai ser gasta.

- Navios de Patrulha Costeira - aínda por cima estão em "Execução". Uma coisa temos que admitir: o Arsenal do Enfeite tem um extraordinário desenhador. Uma coisa tão bonita tinha que estar equipado com um canhão de 40mm.

- Viaturas Blindadas para os Fuzileiros - aquilo cabe numa Fragata?



« Última modificação: Outubro 15, 2023, 10:44:09 pm por saabGripen »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2444 em: Outubro 15, 2023, 11:43:48 pm »
Citar
- É para mim uma surpresa estar  "em execução" up projecto para montar morteiros de 120 em Pandurs E TAMBÉM  haver um projecto para viaturas blindadas ligeiras porta-morteiros. Isto quando no site da NSPA existe um concurso anunciado para viaturas blindadas ligeiras porta-morteiros-120mm e que eu "palpito" ser português.

Estava a ser avaliada a exequibilidade de modificar alguns Pandur APC, para receber um Morteiro (e penso que também se estava a avaliar uma nova torre, provavelmente de 30mm). Não sei como ficou o processo.

Citar
- Alguém sabe como se moderniza uma canhão L119?

https://www.baesystems.com/en-media/uploadFile/20210404042852/1434610546921.pdf

Página 10 "Upgrades".

Citar
- Quando é que vamos ter uma foto dos novos camiões? Será que têm vergonha deles? Para mim deveriam ser divulgados com orgulho - mas parece que o projecto de adquirir novos camiões (alguns com cabine blindada) é o segredo mais bem-guardado do EP...

Não sei se já foram escolhidos sequer, ou se o programa vai sendo adiado como tantos outros.

Citar
- Modernização de Leopardo é para A7? Ou é uma modernização "barata" á português?

Do que se falava na altura, era uma modernização bastante básica, que tinha mais a ver com a comodidade a bordo (entre elas se não estou em erro era modernizar o ar condicionado ou algo assim), do que propriamente capacidade de combate. Com a cedência de alguns para a Ucrânia, e não se sabendo se mais irão, não me admirava que este programa fosse ficasse em standby por uns tempos.

Citar
- 5 Helicópteros de Evacuação e não 6? A inflação já comeu um?

O número nunca foi um dado adquirido, normalmente diz-se 5/6, porque dependia sempre do modelo. Pelo valor disponível, não vai dar para comprar 5 como o da foto, dá para 2 no máximo.

Citar
- Novos Aviões de Instrução? Porque é que ninguém fala neles no FD? Todos os comentários aqui parecem indicar que a compra de Super Tucanos substitui a compra de aviões de instrução modernos como o mostrado no video. É assim?

Porque ao que tudo indica, foi apenas a interpretação feita por quem fez o vídeo. Não há indicação que se vai comprar aeronaves CAS/COIN e aeronaves de treino avançado à parte. Para tal acontecer, era preciso algumas centenas de milhões na LPM para a FAP, que pura e simplesmente não existem lá. O mais provável, é a aeronave COIN ser a mesma que a aeronave de treino.

Não esquecer que em Portugal, existe um secretismo azeiteiro, que faz com que estas LPMs sejam criadas sem qualquer especificidade nas quantidades a adquirir do que quer que seja. É mais do tipo "toma lá X milhões, e vê quantos dá para comprar. Se não der para nada, adia-se o programa".

Citar
- Vamos ficar com os KC390 e os C-130 modernizados?

Ao que tudo indica, sim, pelo menos até certa altura (lembro-me de se falar de qualquer coisa como 2028 ou assim). Se os C-130 modernizados depois serão vendidos ou não, não sei, mas era o que fazia sentido, pois não tem lógica manter duas aeronaves da mesma classe ao serviço, porque tal brincadeira tem os seus custos.

Citar
- NPL ------   uma enorme "cativação" de uma verba que nunca vai ser gasta.

Uma ideia que há muito que devia ter sido riscada das LPMs, por algo mais adequado à realidade portuguesa. Enquanto isso não acontecer, o NRP "empata-f*das" vai lá estar, em todas as LPMs, a bloquear uma verba significativa da dita Lei.

Citar
- Navios de Patrulha Costeira - aínda por cima estão em "Execução". Uma coisa temos que admitir: o Arsenal do Enfeite tem um extraordinário desenhador. Uma coisa tão bonita tinha que estar equipado com um canhão de 40mm.

O mais certo é não ser aquele o design, e se tivesse que apostar, o Alfeite não terá nada a ver com a construção dos ditos patrulhas, pois necessitava de investimento para ter capacidade de o fazer e em simultâneo realizar a manutenção dos navios da Marinha. Infelizmente, é esta a realidade.

Citar
- Viaturas Blindadas para os Fuzileiros - aquilo cabe numa Fragata?

Quem fez o vídeo estava realmente em modo "wishful thinking". O mais provável, é que a se confirmarem viaturas blindadas para os Fuzos, estas serem um blindado ligeiro 4x4,  tipo Vamtac ST5, para missões no exterior, e não para desembarques anfíbios.

Entretanto, este vídeo já tinha sido colocado noutro tópico, e a discussão do seu conteúdo provavelmente poderá continuar lá.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=10284.msg415174#new
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar