Programa de substituição do C-130

  • 2577 Respostas
  • 570273 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1335 em: Abril 03, 2019, 06:58:14 am »
Estive a  ver o vídeo de fio a pavio, só acho que dizer que o KC390 é um projeto 100% brasileiro não é lá muito cordial, existem outras empresas que não brasileiras.
Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.

Reuters:
A Embraer está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, afirmou nesta terça-feira (2) o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr. O cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país.

Mas que remédio tem a EMB senão aceitar, e até rezar para que o GOV Português compre os 05 aparelhos ??
Esta será das poucas compras que se irão efectivar deste modelo de acft, e uma compra por amizade, e, quando refiro amizade, não descuro a possibilidade de ajuda encapotada, daquelas que nós sabemos que acontecem com dirigentes deste País por conveniências próprias…... á EMB e seus dirigentes.
Mas alguém no seu perfeito juízo acha que um País civilizado e dirigido por pessoas competentes faz um negócio de quase mil milhões sem saber que o equipamento a adquirir está devidamente certificado, é fiável e tem provas dadas ??
Só mesmo em Portugal é que uma situação destas pode acontecer !

Citar
O executivo acrescentou que a companhia participa ainda de uma concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves KC-390.


Mas que raio, então se houve concurso para aquisição dos Helis ligeiros, 20,5 milhões, para a arma ligeira do Exército 50 milhões, e para as VBL, 60 milhões, só para citar algumas situações, numa compra para 05 aeronaves que ascende a 840 milhões não se faz um concurso público para avaliar as propostas dos prováveis concorrentes ??
Transparência nas contas públicas, ou seja nos Nossos dinheiros, Nossos, do POVO,  dizem eles, mas que transparência existe neste negócio de só quase 0,5% do PIB ???
Muito obscura, para não dizer mais, esta negociata entre amigos é o que é !!!!

Continuo a afirmar que devemos ser um País muito rico !

Abraços

« Última modificação: Abril 03, 2019, 07:00:23 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Stalker79

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3421
  • Recebeu: 2332 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +1394/-495
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1336 em: Abril 03, 2019, 07:48:23 am »
Capacidad del A400:



















Uno de nuestros A400M despegó el 25 de marzo desde la #BaseAereaDeZaragoza para transportar ayuda a las víctimas del ciclón #Idai en #Mozambique.
Realizó una primera escala en #Lisboa para cargar la ayuda humanitaria y posteriormente voló hasta #Mozambique haciendo una segunda escala en el aeropuerto de #Libreville #Gabón, donde opera nuestro destacamento Mamba.
A España servir hasta morir
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1337 em: Abril 03, 2019, 11:21:49 am »
Estive a  ver o vídeo de fio a pavio, só acho que dizer que o KC390 é um projeto 100% brasileiro não é lá muito cordial, existem outras empresas que não brasileiras.
Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.

Reuters:
A Embraer está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, afirmou nesta terça-feira (2) o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr. O cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país.

Mas que remédio tem a EMB senão aceitar, e até rezar para que o GOV Português compre os 05 aparelhos ??
Esta será das poucas compras que se irão efectivar deste modelo de acft, e uma compra por amizade, e, quando refiro amizade, não descuro a possibilidade de ajuda encapotada, daquelas que nós sabemos que acontecem com dirigentes deste País por conveniências próprias…... á EMB e seus dirigentes.
Mas alguém no seu perfeito juízo acha que um País civilizado e dirigido por pessoas competentes faz um negócio de quase mil milhões sem saber que o equipamento a adquirir está devidamente certificado, é fiável e tem provas dadas ??
Só mesmo em Portugal é que uma situação destas pode acontecer !

Citar
O executivo acrescentou que a companhia participa ainda de uma concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves KC-390.


Mas que raio, então se houve concurso para aquisição dos Helis ligeiros, 20,5 milhões, para a arma ligeira do Exército 50 milhões, e para as VBL, 60 milhões, só para citar algumas situações, numa compra para 05 aeronaves que ascende a 840 milhões não se faz um concurso público para avaliar as propostas dos prováveis concorrentes ??
Transparência nas contas públicas, ou seja nos Nossos dinheiros, Nossos, do POVO,  dizem eles, mas que transparência existe neste negócio de só quase 0,5% do PIB ???
Muito obscura, para não dizer mais, esta negociata entre amigos é o que é !!!!

Continuo a afirmar que devemos ser um País muito rico !

Abraços

Eu sei Tenente que o passado não abona nada na credibilidade das nossas aquisições, mas eu estou a avaliar este negócio com base no negócio que os alemães vão fazer na compra de 6 Hércules c-130 em que vão pagar 970 milhões com o pacote de treinamento de componentes e somente manutenção para 3 anos.
Na minha modesta opinião caso não aconteça nada extraordinário de negativo na credibilidade deste avião penso que a Embraer se vai dar muito bem a vender este avião.

Eu sei que muitos portugueses andaram todos inchados por causa da participação no projeto neste avião mas que é benéfico para a nossa economia é, mesmo que a Embraer saia de Portugal e esperemos que não, que o que já recebemos é melhor do que nada, infelizmente é assim que temos que pensar nos atuais circunstâncias da economia mundial.

Abbati, medico, potronoque intima pande
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1338 em: Abril 03, 2019, 11:56:06 am »
Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.

Correcção: a Embraer em conjunto com a Boeing, tal como outros constructores aeronáuticos, apresentou uma proposta no decurso do concurso internacional para o fornecimento de novos cargueiros militares para a RNZAF que substituam a cinquentenária frota C-130E/H. Aliás, lá nos antípodas do que se fala agora até é do Kawasaki C-2, muito embora os laços que unem a Nova Zelândia à Austrália possam levar a RNZAF a optar pelos C-130J (o preferido), à semelhança do que aconteceu com o P-8 Poseidon como substituto do P-3K2 Orion.

https://pointofordernz.wordpress.com/2018/08/29/govt-decision-on-replacing-air-forces-hercules-fleet-is-in-the-offing/


Quanto à nossa situação, e por mais argumentos que a (Boeing) Embraer apresente, continuo com a mesma opinião, ou seja, que o KC-390 para já não é a aeronave de que a FAP necessita.
« Última modificação: Abril 03, 2019, 03:16:27 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Major Alvega, tenente

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1339 em: Abril 03, 2019, 11:57:06 am »
Afinal qual a diferença para quando estávamos no projeto do A400M?

Também fomos um dos países participantes, também investimos no projeto e tínhamos como contrapartida que algumas das partes do dito aparelho fosse construído cá em Portugal pela OGMA. Quando embarcamos no programa do A400M este também não tinha certificações e também não houve qualquer tipo concurso.

Afinal qual a diferença entre um e o outro programa?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1340 em: Abril 03, 2019, 01:58:53 pm »
Não sabia que a Embraer nos estava a fazer um desconto. ::)

https://airway.uol.com.br/embraer-aceitou-vender-kc-390-para-portugal-com-desconto-aponta-jornal/

Fosse eu e já tinha acabado com esta história de uma vez por todas e passado a palavra a outros fabricantes que tenham pessoas sérias à frente.
« Última modificação: Abril 03, 2019, 02:00:47 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1341 em: Abril 03, 2019, 02:02:38 pm »
Citar
Aliás, lá nos antípodas do que se fala agora até é do Kawasaki C-2, muito embora os laços que unem a Nova Zelândia à Austrália possa levar a RNZAF a optar pelos C-130J (o preferido), à semelhança do que aconteceu com o P-8 Poseidon como substituto do P-3K2 Orion.

Ilações. Não há nada definido na Nova Zelândia, ainda. Portanto, o KC ainda está no páreo (inclusive a EMB levou um dos protótipos até lá para ser examinado de perto pelos militares locais).
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1342 em: Abril 03, 2019, 02:18:50 pm »
Citar
Fosse eu e já tinha acabado com esta história de uma vez por todas e passado a palavra a outros fabricantes que tenham pessoas sérias à frente.

Não entendi bem, o Sr. quis dizer que a Embraer não tem pessoas sérias à frente??? É isso???

Para sanar tal dúvida, pode começar dentro do espectro da própria NATO/OTAN na Europa. Ou seja, pergunte aos gregos:


As Forças Armadas Helênicas, especialmente sua Força Aérea (muito poderosa e profissional, diga-se de passagem), não me parece negociar com pessoas não sérias. Pela folha de serviço desempenhado pelo Embraer EMB-145H AEW&C daquela respeitável Força Aérea, não há notícias oficiais (e muito menos extra oficiais) de que a EMB não tenha entregado serviços satisfatórios. Pelo contrário!

Dito isto, também não se conhece notícia de que indianos e mexicanos, bem como dezenas de outros usuários de produtos EMB tenham reclamado ou acusado a fabricante de não ser séria.

 ;)
« Última modificação: Abril 03, 2019, 03:04:37 pm por Vitor Santos »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1343 em: Abril 03, 2019, 02:37:38 pm »
Citar
Aliás, lá nos antípodas do que se fala agora até é do Kawasaki C-2, muito embora os laços que unem a Nova Zelândia à Austrália possa levar a RNZAF a optar pelos C-130J (o preferido), à semelhança do que aconteceu com o P-8 Poseidon como substituto do P-3K2 Orion.

Ilações. Não há nada definido na Nova Zelândia, ainda. Portanto, o KC ainda está no páreo (inclusive a EMB levou um dos protótipos até lá para ser examinado de perto pelos militares locais).

Não são ilações Vítor, é a realidade:

Citar
As the Defence Capability Plan undergoes review our five Hercules heavy-lift aircraft desperately need replacement with at least that number.  One foreign pilot at the 2017 RNZAF Air Tattoo hit the nail on the head; the best replacement for New Zealand's Hercules is the latest Hercules. Yes, there is Brazil's KC-390 but we learned the hard way about being at the bleeding edge with the NH-90 helicopter.  The Airbus A400M is capable and expensive but, instructively for us, the French and German air forces are both buying the latest C-130J Hercules to fill mission gaps. The only other credible alternative, Japan's Kawasaki C-2, can land only on paved runways so is a non-starter.

With the latest Hercules, there is a vast amount of certified equipment that can be slung out of it or carried on wing hardpoints. It can fight forest fires, deliver humanitarian relief and refuel other aircraft, including helicopters.  It is even a strike platform.

https://www.stuff.co.nz/national/politics/opinion/104124073/defence-spending-rises-welcome-but-real-test-is-replacing-hercules-and-orion


Mas lá está: o C-130J é o favorito de entre todos aqueles que estão a competir entre si, inclusivamente o KC-390, porém ainda não existe um vencedor anunciado. Em parte alguma do meu post anterior viu isso lá escrito, estando eu a corrigir uma info avançada por outro colega forista:

Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.


Citar
Fosse eu e já tinha acabado com esta história de uma vez por todas e passado a palavra a outros fabricantes que tenham pessoas sérias à frente.

Não entendi bem, o Sr. quis dizer que a Embraer não tem pessoas sérias à frente??? É isso???

Entende pois, você fala a minha língua por isso entendemo-nos perfeitamente, idiossincrasias à parte. Foi isso mesmo que afirmei e reafirmo: perante o comportamento que a Embraer teve em todo este processo das duas uma: ou ficou deslumbrada com o negócio com a Boeing e deu uma de "moleque", achando que a presença agora do gigante da construção aeronáutica tudo permitiria, ou então não possui pessoas sérias à sua frente o que é bem mais grave. E agora, como desculpa de mau perdedor, ainda liberta cá para fora oficiosamente algumas larachas como a de irem fazer um desconto aos desgraçados dos portugueses, cambada de pés-rapados que são.

Obviamente Vítor que nesta questão nunca ou poucas vezes estaremos em acordo; concordaremos (quase) sempre em discordar, o que é algo salutar na minha opinião. Tratar-me por Sr. penso ser escusado e desnecessário, até porque estamos aqui num fórum a discutir opiniões individuais e é claro que cada um de nós irá defender sempre a sua dama. E também porque como eu próprio afirmei não acho que o KC seja a resposta certa para já, o que não inviabiliza que possa ser daqui a alguns tempos. E como não mando nada a não ser nas minhas opiniões, tenho direito a dá-las como entender faça isso de mim popular ou não que é aquilo que menos me interessa em tudo isto. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1344 em: Abril 03, 2019, 02:52:35 pm »
Tenho de concordar com o caro CJ. A maneira como a EMB tratou e o comportamento que teve em relação a este negócio pareceu-me tudo menos sério e profissional. Quanto a aeronave ser a resposta certa neste momento para a FAP, não tenho bases nem conhecimentos para poder formar um opinião fundamentada embora confesse que o A400M seja uma aeronave com a qual simpatizo. Apenas como nota de rodapé, estava a sair de Port of Spain quando, na placa, estavam a descarregar um Il76. Aquilo impressiona a quantidade e volume de carga que o bicho carrega.
« Última modificação: Abril 03, 2019, 02:53:25 pm por FoxTroop »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6834
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1345 em: Abril 03, 2019, 03:02:57 pm »
Citar
Entende pois, você fala a minha língua por isso entendemo-nos perfeitamente, idiossincrasias à parte.

É que as vezes penso que falamos outro idioma. Por hora, face a confirmação de sua afirmativa, tenho agora certeza de que entendi bem a vossa mensagem.

Citar
Foi isso mesmo que afirmei e reafirmo: perante o comportamento que a Embraer teve em todo este processo das duas uma: ou ficou deslumbrada com o negócio com a Boeing e deu uma de "moleque", achando que a presença agora do gigante da construção aeronáutica tudo permitiria, ou então não possui pessoas sérias à sua frente o que é bem mais grave. E agora, como desculpa de mau perdedor, ainda liberta cá para fora oficiosamente algumas larachas como a de irem fazer um desconto aos desgraçados dos portugueses, cambada de pés-rapados que são.

Não trabalho na Embraer, portanto, para não me passar de fan boy ou qualquer outro termo pejorativo, deixo tais acusações serem respondidas pela própria fabricante. No entanto, reafirmo: não me parece que a Embraer Defense & Security age com "molecagem" ou algo do tipo. Sua carteira de clientes fala por si. Enfim... TSc TSC TSC

Citar
Obviamente Vítor que nesta questão nunca ou poucas vezes estaremos em acordo; concordaremos (quase) sempre em discordar, o que é algo salutar na minha opinião. Tratar-me por Sr. penso ser escusado e desnecessário, até porque estamos aqui num fórum a discutir opiniões individuais e é claro que cada um de nós irá defender sempre a sua dama...

Sim, é verdade.

Citar
E também porque como eu próprio afirmei não acho que o KC seja a resposta certa para já, o que não inviabiliza que possa ser daqui a alguns tempos.

Pode ser.

Citar
E como não mando nada a não ser nas minhas opiniões, tenho direito a dá-las como entender faça isso de mim popular ou não que é aquilo que menos me interessa em tudo isto.

O importante é sermos felizes com nossas respectivas convicções. 
 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1346 em: Abril 03, 2019, 04:11:57 pm »
Bem, pelo que tenho lido, O KC está bem posicionado para ir parar a terras do Kiwi, até já alguém se entreteve a ver como fica com as cores da RNZAF.



Isto foi escrito em Novembro de 2018

"Into the future
The New Zealand 2018 Defence Strategic Policy Statement concludes that the Defence Force requires a mix of capabilities with broad utility and that enable it to remain relevant and make credible contributions to international efforts in support of peace and security. Given its new capabilities, modern and reliable systems, and more cost-effective maintenance, the KC-390 is the best in class platform to deliver this."

Vou aqui fazer um ponto de situação sobre o que penso deste negocio até agora, digamos que também fiquei deveras incomodado, com o que ia saindo aqui e ali (Uma escuta aqui, outra escuta ali, Sócrates dixit)  ;D sobre o que se lia das negociações com a Embraer e podíamos ali ver alguma falta de tacto e visão de que o negocio com Portugal devia ser tratado de outra forma, mas isto é na visão de um tuga, agora do lado de lá não dão essa importância, mas se calhar até dão, esticaram a corda e agora temos direito a "desconto".
Do ponto de vista técnico, não percebo nada e lá vou lendo o que vocês que percebem aqui vão escrevendo, mas sinceramente preconizo um bom futuro do KC e assim espero pois o sucesso deles, por muito minúsculo que seja também será em parte dos Portugueses que intervieram no projecto.
Com o que saiu esta semana no DN, digamos que fiquei contente com os parcos pormenores sobre o negocio, agora só espero que os KC que vierem, venham com tudo o que tem direito e que o torna num avião bastante versatil e que para se pagar 832 jardas que a FAP não faça a borrada de não estarem em cima deles a toda  a hora e que venha tudo direitinho e nada de aceitar desculpas caseiras sejam elas quais forem.

Só podemos ter um ponto comparativo com o negocio dos Hercules C130J que a Alemanha comprou e na minha modesta opinião o KC irá destronar o 130 nas próximas décadas e pelo preço que eles vão pagar de 970 jardas os 832 não são assim tão caro e desejo muito sucesso e que Portugal consiga manter a ligação com a Embraer no futuro, mesmo com a Boeing no caminho.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1347 em: Abril 03, 2019, 05:11:13 pm »
Estive a  ver o vídeo de fio a pavio, só acho que dizer que o KC390 é um projeto 100% brasileiro não é lá muito cordial, existem outras empresas que não brasileiras.
Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.

Reuters:
A Embraer está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, afirmou nesta terça-feira (2) o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr. O cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país.

Mas que remédio tem a EMB senão aceitar, e até rezar para que o GOV Português compre os 05 aparelhos ??
Esta será das poucas compras que se irão efectivar deste modelo de acft, e uma compra por amizade, e, quando refiro amizade, não descuro a possibilidade de ajuda encapotada, daquelas que nós sabemos que acontecem com dirigentes deste País por conveniências próprias…... á EMB e seus dirigentes.
Mas alguém no seu perfeito juízo acha que um País civilizado e dirigido por pessoas competentes faz um negócio de quase mil milhões sem saber que o equipamento a adquirir está devidamente certificado, é fiável e tem provas dadas ??
Só mesmo em Portugal é que uma situação destas pode acontecer !

Citar
O executivo acrescentou que a companhia participa ainda de uma concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves KC-390.


Mas que raio, então se houve concurso para aquisição dos Helis ligeiros, 20,5 milhões, para a arma ligeira do Exército 50 milhões, e para as VBL, 60 milhões, só para citar algumas situações, numa compra para 05 aeronaves que ascende a 840 milhões não se faz um concurso público para avaliar as propostas dos prováveis concorrentes ??
Transparência nas contas públicas, ou seja nos Nossos dinheiros, Nossos, do POVO,  dizem eles, mas que transparência existe neste negócio de só quase 0,5% do PIB ???
Muito obscura, para não dizer mais, esta negociata entre amigos é o que é !!!!

Continuo a afirmar que devemos ser um País muito rico !

Abraços

Eu sei Tenente que o passado não abona nada na credibilidade das nossas aquisições, mas eu estou a avaliar este negócio com base no negócio que os alemães vão fazer na compra de 6 Hércules c-130 em que vão pagar 970 milhões com o pacote de treinamento de componentes e somente manutenção para 3 anos.
Na minha modesta opinião caso não aconteça nada extraordinário de negativo na credibilidade deste avião penso que a Embraer se vai dar muito bem a vender este avião.

Eu sei que muitos portugueses andaram todos inchados por causa da participação no projeto neste avião mas que é benéfico para a nossa economia é, mesmo que a Embraer saia de Portugal e esperemos que não, que o que já recebemos é melhor do que nada, infelizmente é assim que temos que pensar nos atuais circunstâncias da economia mundial.

Lusitanae, a minha reacção ao teu post não tem qq intenção depreciativa aos teus comentários, apenas constato que não existem critérios nas aquisições que Portugal tem vindo a fazer recentemente tanto há concursos para compras de 50 milhões ou até menos e noutras aquisições de centenas de milhões tal premissa já não se aplica.
Porquê ?
A minha questão prende-se apenas com a ausência de critérios pré definidos, que deveriam ser aplicados a todos os concursos especialmente os que envolvem grandes quantias, ou será que os dinheiros públicos já crescem nas arvores das patacas ??

Abraços
« Última modificação: Abril 03, 2019, 05:17:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1348 em: Abril 03, 2019, 05:49:03 pm »
Quando são programas em que o estado participa directamente, não se faz concurso. Não foi assim para o A400M, NH-90 e outros?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1349 em: Abril 03, 2019, 07:59:05 pm »
Sinceramente não vi tanta indignação quando a FAP adquiriu os C-295 sem terem qualquer referência ou experiência militar (os C-235, tinham) !

Sabemos que houve uns presentes para que a FAP os comprasse em vez dos 235 (visto que a AIrbus queria acabar com a produção destes) e que até hoje as contrapartidas estão em águas de bacalhau.

O KC-390 é um produto novo, mas não é uma adaptação de um modelo civil como o C-295, e foi feito e planeado de raiz como um avião militar, portanto acredito que possa vir a ter os seus problemas (o C130J também os têm) mas que virá a revelar-se uma plataforma fiável, assim como o C-295 se tornou. Agora apostar num avião que já conta com mais de 50 anos, só porque têm os tais 50 anos de experiência ou um que quase todas as forças aéreas que o têm, querem vender...

Só o tempo o dirá!

 :)