Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1320 em: Abril 02, 2019, 12:20:08 pm »

Esses dados apresentados face ao C-130J não me parecem estar totalmente correctos.






O ganho do KC em relação ao C-130J, em termos de área do porão e capacidade de carga, é marginal para ser simpático. Do alcance então é melhor nem falarmos... ::)
« Última modificação: Abril 02, 2019, 12:21:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1321 em: Abril 02, 2019, 01:48:55 pm »
Isto de informação correta estou a ver que existem dados para todos os gostos, o melhor é confiar mais nas fontes oficiais.
Aqui estão alguns dados da Força Aérea Brasileira, como se pode ver o alcance é bem mais do que 2444km.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1322 em: Abril 02, 2019, 02:11:48 pm »
Isto de informação correta estou a ver que existem dados para todos os gostos, o melhor é confiar mais nas fontes oficiais.
Aqui estão alguns dados da Força Aérea Brasileira, como se pode ver o alcance é bem mais do que 2444km.
 


A FAB fonte oficial? Pronto, está bem.  ::)

Alcance de 6 mil km com 23 toneladas de carga? Isso é "ferry range" e vazio, isso sim. Então se o A400M com 20t de carga tem um alcance de 6400km, onde, quando e como poderia o KC superar esse número? Pura e simplesmente não é possível.

Se a FAP admitiu em 2017 que para o KC apoiar um destacamento BAP na Lituânia, por exemplo, teria de parar a meio do caminho para abastecer, a aeronave só poderá atingir esse alcance se seguir vazia e provavelmente com tanques internos instalados.

Edit:

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Performance

Maximum speed: Mach 0.8 (470 knots, 850 km/h, 541 mph)

Range: 2,730 nmi (5,055 km) (with 14 tonne payload)

Range with full payload (distributed): 1,520 nmi (2,815 km) (for 23 tonne payload)

Range with full payload (concentrated): 1,140 nmi (2,110 km) (for 26 tonne payload)

Ferry range: 3,310 nmi (6,130 km) (wing fuel), 4,600 nmi (8,520 km) (with fuselage tanks)

Service ceiling: 36,000 ft (10,973 m)

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Embraer_KC-390
« Última modificação: Abril 02, 2019, 02:17:14 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1323 em: Abril 02, 2019, 04:02:38 pm »
Para mim é um erro esta compra.

Mas a minha opinião vale o que vale..

Alcance (MTOW)  2 820 km  - KC 390

Alcance (MTOW)   3 800 km - C-130 
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1324 em: Abril 02, 2019, 05:12:24 pm »
Eu desisti do KC-390 há uns anos, quando tentei corrigir a informação do preço do bicho na Wiki inglesa. Apesar de colocar fontes sérias a indicar os valores correctos, um fan boy no payroll da Embraer (talvez o mesmo que anda por aí?) sistematicamente apagava as minhas alterações, dando como justificação... a falta de fontes. Nestas piroleiras patrioteiras os brusucas fazem-me lembrar os nuestros hermanos, ou os indianos e paquistaneses.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1325 em: Abril 02, 2019, 05:26:14 pm »

Esses dados apresentados face ao C-130J não me parecem estar totalmente correctos.






O ganho do KC em relação ao C-130J, em termos de área do porão e capacidade de carga, é marginal para ser simpático. Do alcance então é melhor nem falarmos... ::)

andamos a reinventar a pólvora é o que é !!!
O único problema é que na aviação quando se inventa os resultados são muito maus !!
Se temos um sistema de armas tão bom utilizado durante tantos anos, porque não comprar o sistema que o construtor do primeiro lançou no mercado e, que já está mais que avaliado e testado !!
Venha o  " J ".







Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1326 em: Abril 02, 2019, 05:33:11 pm »
Para mim é um erro esta compra.

Mas a minha opinião vale o que vale..

Alcance (MTOW)  2 820 km  - KC 390

Alcance (MTOW)   3 800 km - C-130

Já somos dois a pensar assim !
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1327 em: Abril 02, 2019, 05:42:10 pm »
 Isto parece mais um negócio manhoso à portuguesa e muito pouco transparente a todos os níveis.
 Como é que este governo vai avançar para a compra de uma aeronave que ainda não está ao serviço e que ninguém no mundo manifestou qualquer interesse objectivo em adquirir? E que muito provavelmente não vai ser utilizado por nenhum membro da NATO. E que, volto a repetir, é uma perfeita incógnita.

Os suecos quando venderam os Gripen NG aos brasileiros, os brasileiros vieram logo com a história do offset e que os suecos tinham de adquirir o KC-390 etc. E tal. E os suecos: sim, sim. Vamos pensar nisso um dia e despacharam o assunto. Os políticos tugas que querem ser simpáticos, foram incapazes de dizer NÃO, para não melindrar os brasileiros e deixaram-se levar naquele "barrete" da pseudo participação portuguesa no desenvolvimento do avião. E da fabrica de componentes que eles têm cá e de terem a OGMA e que seriamos obrigados o "levar" com um avião que ninguém sabe o que aquilo vai dar. Senão os brasileiros iam embora.
A opnião pública tuga, ignorante que até dói, "papa" tudo o que lhe metem a frente à hora dos telejornais e todas as patranhas mirabolantes do Rogeiro.

 Também não se compreende: um dos critérios para a compra da arma ligeira foi que estivesse em uso por dois países da NATO.
 Mas por exemplo para a aquisição de uma aeronave de transporte já não é necessário esse critério.

 Daqui a uns anos lá virá um Ana Leal qualquer apresentar uma reportagem escandalosa sobre um negócio de compra de aviões para a Força Aérea. E vamos depois ficar todos escandalizados e indignados com tudo. Fazendo o papel que o tuga faz na perfeição. Que é o papel de virgem enganada.

 
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1328 em: Abril 02, 2019, 06:59:55 pm »
Honestamente, não entendo o racional desta aquisição, mesmo de um ponto de vista estritamente legal. Obviamente, existem excepções na lei para tudo, mas o concurso dos subs foi o que foi, os múltiplos concursos das armas ligeiras foram a tourada que todos sabemos, só se resolvendo graças à NSPA (e mesmo assim não foi à primeira). No entanto, para os Ká-Cê, cadê o concurso memo?
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1329 em: Abril 02, 2019, 07:39:03 pm »
Parece que sou dos poucos que estou do lado de que se compre o KC390, achei sempre o preço muito alto, mas temos que ter em conta que enquanto não se souber todos os pormenores e detalhes do pacote que estará incluído neste negocio, falar em valores é o mesmo que estar calado.

Li á pouco num site Brasileiro isto:

"Questionam o preço…. Mas:

1) quantos sistemas de reabastecimento em voo estão levando? E quantos em combate a incêndios?

2) quais serão os opcionais que pediram?

3) e os itens desenvolvidos exclusivamente para os portugueses? Serão amortizados em apenas 5 aeronaves…

4) Tem motor sobressalente no pacote?

5) E quais seriam os outros itens que compõe o pacote? Paraquedas de extração? Interior medevac? Equipamentos para busca e salvamento (porta com janela de busca, FLIR, …).

então fica difícil avaliar."

Só espero que pelo valor que Portugal vai pagar, de 832 Milhões de Euros, que venha tudo o que de melhor aquele avião pode oferecer, e isto de manutenção para toda a vida útil, é mesmo algo muito interessante, será que está incluído todas as possíveis avarias sem excepções?
Comprei recentemente um carro que é o Mitsubishi Space Star, esta minha pileca tem 5 anos de garantia, foi por isso que a comprei!  ;)

Aqui fica do site oficial da Embraer todos os possíveis alcances com diversos pesos de carga, está em milhas náuticas, para converter para Km basta multiplicar o valor por 1.8520

« Última modificação: Abril 02, 2019, 07:41:23 pm por Lusitaniae »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1330 em: Abril 02, 2019, 09:05:57 pm »
Parece que sou dos poucos que estou do lado de que se compre o KC390, achei sempre o preço muito alto, mas temos que ter em conta que enquanto não se souber todos os pormenores e detalhes do pacote que estará incluído neste negocio, falar em valores é o mesmo que estar calado.

Li á pouco num site Brasileiro isto:

"Questionam o preço…. Mas:

1) quantos sistemas de reabastecimento em voo estão levando? E quantos em combate a incêndios?

O sistema de abastecimento já está totalmente certificado? O de combate a incêndios ainda nem o vi num Kc.

Citação de: Lusitaniae
2) quais serão os opcionais que pediram?
Que se saiba todo o aparelho vem com equipamento padrão. Este será diferente ou quase tudo é opcional?


Citação de: Lusitaniae
3) e os itens desenvolvidos exclusivamente para os portugueses? Serão amortizados em apenas 5 aeronaves…
Mas quais itens? O C130H veio com algum equipamento exclusivo para a FAP? Equipamento como por exemplo as antenas de ECM foram colocadas depois. Parecem vendedores de automóveis a quererem meter à força o pac desportivo...  :mrgreen:

Citação de: Lusitaniae
4) Tem motor sobressalente no pacote?
Então mas o motor não era padrão para poupar dinheiro? Agora já tem de vir exclusivo da Embraer... :mrgreen:

Citação de: Lusitaniae
5) E quais seriam os outros itens que compõe o pacote? Paraquedas de extração? Interior medevac? Equipamentos para busca e salvamento (porta com janela de busca, FLIR, …)

então fica difícil avaliar.".
Que tal o mesmo que vinha no C130H? Se isto é um aparelho de transporte tem de vir com este pacote porque, existindo o Falcon que faz Medevac ou o P3C SAR? Já agora, a FAB comprou também o C295 nas vertentes SAR e transporte para que se tem o Kc? Fica meio difícil perceber...



Citação de: Lusitaniae
Só espero que pelo valor que Portugal vai pagar, de 832 Milhões de Euros, que venha tudo o que de melhor aquele avião pode oferecer, e isto de manutenção para toda a vida útil, é mesmo algo muito interessante, será que está incluído todas as possíveis avarias sem excepções?
Comprei recentemente um carro que é o Mitsubishi Space Star, esta minha pileca tem 5 anos de garantia, foi por isso que a comprei!  ;)
O problema não é o que vem, mas sim o que custa, vai custar e para que o aparelho está certificado. É um protótipo, faltam várias certificações e depois resta saber se não existirão problemas quando começar a operar. Para já se Portugal for o único da NATO a comprar a logística será certamente mais complicada que o C130 que quase toda agente usa. ;)

Citação de: Lusitaniae
Aqui fica do site oficial da Embraer todos os possíveis alcances com diversos pesos de carga, está em milhas náuticas, para converter para Km basta multiplicar o valor por 1.8520


O que mais me preocupa são custos operacionais e se nos primeiros anos de serviço "tudo correra sobre rodas". O aparelho até tem sonda de reabastecimento em voo e basta um abastecedor com o "funil" para não precisar de aterrar a não ser que a tripulação precise de esticar as pernas. De resto é táctico e se o C130 tem chegado a todo o lado, o Kc se tiver uma opcionalidade semelhante também terá. Dou o benefício da dúvida, mas quando o preço subiu em flecha num aparelho que supostamente iria concorrer em preço com o C130J, suou o alarme. 

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1331 em: Abril 02, 2019, 10:37:27 pm »

Neste vídeo gravado na data de hoje (02/04/2019) na LAAD 2019 no Rio de Janeiro, muitas dúvidas acerca do desenvolvimento da aeronave são esclarecidas. Válido observar.  ;)
 

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Lusitaniae

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1332 em: Abril 02, 2019, 11:36:28 pm »
Estive a  ver o vídeo de fio a pavio, só acho que dizer que o KC390 é um projeto 100% brasileiro não é lá muito cordial, existem outras empresas que não brasileiras.
Entretanto saiu esta notícia na Reuters hoje e me parece que a Nova Zelândia vai comprar outras 5.

Reuters:
A Embraer está em conversas adiantadas para vender cinco aviões do modelo KC-390 para Portugal, afirmou nesta terça-feira (2) o diretor do programa KC-390 na fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Jr. O cargueiro de transporte militar é o maior já fabricado no país.

Embraer realiza voo do 1º avião militar KC-390

"O estagio está bem avançado e estamos bem confiantes que vamos atender todos os requisitos", afirmou à Reuters.

O executivo acrescentou que a companhia participa ainda de uma concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves KC-390.

A Embraer já tem contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer 28 aviões KC-390 nos próximos anos, com uma primeira aeronave esperada para ser entregue até o final de junho e uma segunda na última metade do ano.
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Major Alvega

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1334 em: Abril 03, 2019, 02:46:18 am »
Honestamente, não entendo o racional desta aquisição, mesmo de um ponto de vista estritamente legal. Obviamente, existem excepções na lei para tudo, mas o concurso dos subs foi o que foi, os múltiplos concursos das armas ligeiras foram a tourada que todos sabemos, só se resolvendo graças à NSPA (e mesmo assim não foi à primeira). No entanto, para os Ká-Cê, cadê o concurso memo?

Ainda por cima sem qualquer concurso quando existe mais opções no mercado. Não é estranho? Para não dizer suspeito?!

Há países que até poderão estar interessados, mas primeiro quererão ver o avião a operar e esperar pela sua maturidade e evolução.
Estive a ver o vídeo na íntegra com o indivíduo da Embraer numa CI na LAAD que foi bastante esclarecedor e deu para ficar ainda mais preocupado. E confirmou várias situações que eu já tinha aqui abordado neste tópico.

Já se sabia, mas ficamos com a confirmação do construtor que a aeronave não está certificada oficialmente para ser utilizada em todas as valências que o fabricante anuncia que a aeronave é capaz de efectuar. E que o palerma do Rogeiro (será avençado da Embraer?) vai para a televisão dizer que é.
Sabemos que a FAB vai receber os aparelhos de série mas só poderá efectuar somente as operações em que existe certificação. Ficando impedido de efectuar as outras. Não havendo ainda prazos confirmados quando essas certificações serão obtidas.

O Ká-Cê levou uma certificação civil brasileira pelo menos para ir entretendo os tugas parolos que ainda continuam a achar que temos alguma coisa a ver com o desenvolvimento daquilo e até ficaram todos inchados. Só para dizerem que já tem uma certificação.

E o governo português vai-se atirar de cabeça para uma aquisição importante desta natureza?

Talvez muitos não saibam mas é a primeira vez que o regime vai investir em aeronaves de transporte desta categoria. Já que os primeiros 5 C-130H adquiridos já depois de 74, o regime não investiu um centavo na sua aquisição. Pois foram adquiridos com o produto da venda dos 2 Boeing 707 da FAP à Alitalia que mais tarde foram transferidos para Força Aérea Italiana e transformados em reabastecedores.
 
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