Programa de substituição do C-130

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #690 em: Março 10, 2017, 10:38:24 pm »
Olhando para os quadros da LPM e vendo que a Força Aérea não tem nas suas rubricas verbas que permitam adquirir um avião quanto mais 4/5, e as verbas dos serviços centrais destinarem-se primeiro ao concurso dos equipamento e dos veículos para a BGD intervenção rápida só deverá haver dinheiro a partir de 2019-2020 para pensar a sério nessas coisas. Por essa altura talvez já se perceba que aviões é que existem à venda completamente operacionais e qual o seu custo real de aquisição e manutenção.
Isto claro se mantivermos a ilusão que vivemos num País governado com bom senso :-[.

Cumprimentos
 

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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #691 em: Março 11, 2017, 11:11:50 am »
Por 20 milhões mais Iva mais facilmente se adquire uns dois C130 do que outra coisa qualquer. O Chile pagou 14 milhões USD pelos aparelhos ou seja ainda sobrava uns milhões para umas modernizações. Com uns MAFFS ainda a UE pagava a maior parte da modernização com fundos comunitários...  ;D 8)

http://chiledefense.blogspot.pt/2015/02/air-force-acquires-2-surplus-c-130.html

Citar
Chile has acquired two C-130 Hercules from U.S. Navy stockpiles — the most significant addition of transport aircraft since the 2010 purchase of KC-135 planes. The Hercules will be delivered this year and next, according to El Mercurio. The newspaper reported the C-130s are part of the H series, the same as two others already in FACh's fleet. The purchase is confirmed in the database of Excess Defense Articles of the U.S. Defense Security Cooperation Agency, which shows Chile paid $7 million for each plane. The agency's database also shows the transfers were authorized in 2012 and 2013, indicating that Chile didn't accept them until recently. The planes are listed as C-130R, a Marine Corps air-refueling version with hose and drogue refueling pods. It's possible that the refueling capabilities have been removed, which is why the newspaper says the Hercules are H-series rather than the R version.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #692 em: Março 12, 2017, 10:17:25 am »
Primeira notícia logo pela manhã...

http://afaportugal.org/index.php/2017/03/11/renovados-os-lockheed-c-130-hercules/

Citar
Com o objetivo de tornar a frota de nossos C-130 mais homogênea e preparada para a realização das missões de transporte de carga e de tropa, foi firmado um contrato para a aquisição destas aeronaves modernizadas, oriundas da aeronáutica militar brasileira abrangendo, principalmente, os sistemas de aviônica e de autodefesa. Tal aquisição está em pleno andamento, com duração prevista até o final de 2018. O upgrade foi feito com a coparticipação e em parceria com a empresa norte-americana Astronautics Corp..

O objetivo é substituir todos os equipamentos obsoletos e, instalar sistemas digitais modernos, tipo “Glass Cockpit”, necessários ao cumprimento de normas e acordos internacionais de aviação. A modernização cobre a aviônica na sua totalidade, sendo substituídos por novos sistemas, tais como, o piloto automático, radar, FMS, sistemas de navegação e comunicação digital, motor, além de sistemas de defesa, detecção e dispersão.

Cumprimentos
« Última modificação: Março 12, 2017, 10:19:16 am por mafets »
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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #693 em: Março 12, 2017, 10:45:33 am »
Esse texto é sobre os C-130 da Força Aérea Portuguesa? É que o site está em português do Brasil, por isso até tenho alguma dúvida se não será sobre aviões da Força Aérea Brasileira.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #694 em: Março 12, 2017, 11:46:47 am »
Primeira notícia logo pela manhã...

http://afaportugal.org/index.php/2017/03/11/renovados-os-lockheed-c-130-hercules/

Citar
Com o objetivo de tornar a frota de nossos C-130 mais homogênea e preparada para a realização das missões de transporte de carga e de tropa, foi firmado um contrato para a aquisição destas aeronaves modernizadas, oriundas da aeronáutica militar brasileira abrangendo, principalmente, os sistemas de aviônica e de autodefesa. Tal aquisição está em pleno andamento, com duração prevista até o final de 2018. O upgrade foi feito com a coparticipação e em parceria com a empresa norte-americana Astronautics Corp..

O objetivo é substituir todos os equipamentos obsoletos e, instalar sistemas digitais modernos, tipo “Glass Cockpit”, necessários ao cumprimento de normas e acordos internacionais de aviação. A modernização cobre a aviônica na sua totalidade, sendo substituídos por novos sistemas, tais como, o piloto automático, radar, FMS, sistemas de navegação e comunicação digital, motor, além de sistemas de defesa, detecção e dispersão.

Cumprimentos
Esse texto é copy-paste de website brasileiros, primeiro publicado em 2010 e depois em 2015.

Cumprimentos,
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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #695 em: Março 12, 2017, 12:23:44 pm »
Limitei-me a partilhar como a AFA pedia... ;D ;)
Citar
Agradecemos a partilha!

https://www.facebook.com/AFAPortugal/?fref=nf&pnref=story


Possivelmente será copy-paste (até porque não encontro em mais lado nenhum a notícia nem esta tem fonte), mas acho estranho esta frase:

Citar
"foi firmado um contrato para a aquisição destas aeronaves modernizadas, oriundas da aeronáutica militar brasileira"

http://afaportugal.org/index.php/2017/03/11/renovados-os-lockheed-c-130-hercules/
A não ser que o Brasil vá comprar os seus próprios C130H...  ;D ;) Além disso em 2018, começam a receber os Kc390, sendo que os C130 da FAB estão assim, pois foram modernizados à pouco tempo:



Saudações
« Última modificação: Março 12, 2017, 01:12:08 pm por mafets »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #696 em: Março 12, 2017, 04:04:12 pm »
Mas não faz muito sentido tendo em conta que a maior parte dos 130H da FAB são tão ou mais velhos que os nossos e, no melhor cenário possível de substituição pelos KC-395, os mais recentes só deverão estar disponíveis para lá de 2019

http://www.c-130.net/aircraft-database/view_airframes_bysearch/key/fab/actype/C-130/startnum/16

A Astronautics Corporation of America http://astronautics.com/[/center]]
[url]http://astronautics.com/[/url]
[/url], fornece instrumentação para a modernização dos copkits, mas para isso era mais lógico proceder às actualizações numa unidade fabril que está certificada para trabalhar com os H-130 e que por acaso fica ali em Alverca.

Cumprimentos,

 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #697 em: Março 12, 2017, 08:27:30 pm »

Antes de mais, para mim, neste momento, o KC-390 não é o melhor candidato para substituir os C-130. Porém, o governo português parece firme na escolha da aeronave brasileira e com esta escolha surge uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.


A decisão de substituir os C-130 mostra que o estado português está consciente do valor elevado que será necessário desembolsar. Tendo em conta a escala do montante e as necessidades da Força Aérea Portuguesa seria interessante para todos os intervenientes deste negócio a realização de um pacote que para além da substituição do C-130, permitisse a substituição das frotas de Alpha Jet, Epsilon e Falcon 50, a um preço comportável, ainda que elevado, para o estado português.


Para o governo português um pacote como este seria interessante, pois tendo em conta a presença da Embraer em Portugal demonstra um investimento que apoia a industria nacional e potencialmente poderá criar empregos, resolve o problema do envelhecimento de algumas frotas num só negócio, mostra aos parceiros da NATO que Portugal está empenhado no reforço do investimento nas suas forças armadas e considerando os possíveis substitutos, poderá reduzir os custos de manutenção das aeronaves.


Para a Força Aérea este negócio seria proveitoso, já que garante que a substituição de algumas das suas frotas envelhecidas - especialmente a dos Alpha Jet - realmente ocorre, assegura que o treino avançado de pilotos continua a ocorrer em Portugal e recupera algumas capacidades, como apoio aéreo próximo e reconhecimento aéreo, que passaram a ser exclusivas dos F-16 com o envelhecimento e consequente redução da frota de Alpha Jet.


Para a Embraer este pacote oferece vários benefícios, consegue finalmente garantir um comprador estrangeiro para o KC-390, reforça a sua posição em Portugal para projectos futuros aumenta os encargos das suas unidades nacionais justificando o seu investimento e proporciona um showcase dos seus produtos dentro da NATO, em mercado que irá aumentar o seu investimento a curto prazo e que salvo excepções tem tido dificuldade em entrar.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #698 em: Março 12, 2017, 08:57:55 pm »
Esse pacote seria especialmente excelente para quem vai receber luvas e seria espectacular pois iria acabar com qualquer concorrência e aumentar a longo prazo os custos escondidos! Aliás, nós devíamos ir mais longe e fazer outsourcing completo da FAP à EMBRAER. Ficávamos apenas com pilotos e pessoal para gerir os contratos na FAP; tudo o resto seria outsourced.

Alvalade, isso foi sarcasmo, certo? É que com esse post até parece que a indústria nacional só trabalha para a EMBRAER e não para outras centenas de empresas de aeronáutica estrangeiras, desde OEMs a gigantes como a Airbus e Lockheed Martin.

A EMBRAER em Portugal também já tem acesso a fundos comunitários e outros apoios financeiros através das subsidiárias cá, por tanto essa questão dos investimentos e da compra do 390 não se coloca.

Também poderia-se aproveitar para tentar explicar qual é a lógica disso do showcase dentro a NATO quando os outros países já operam C-130 e A400M.

Entretanto, o que se vê na comunicação social, nos blogs que não são nada mais do que guerrilla marketing e no próprio governo é uma tentativa de justificar a compra do 390 quando a verdadeira força por detrás do negócio é as negociatas do costume.

Cumprimentos,
« Última modificação: Março 12, 2017, 09:01:14 pm por Get_It »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #699 em: Março 12, 2017, 09:14:01 pm »
Tendo em conta as informações que tenho, ainda não foi assinado qualquer contrato de modernização dos C130.

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #700 em: Março 12, 2017, 09:44:59 pm »
Esse pacote seria especialmente excelente para quem vai receber luvas e seria espectacular pois iria acabar com qualquer concorrência e aumentar a longo prazo os custos escondidos! Aliás, nós devíamos ir mais longe e fazer outsourcing completo da FAP à EMBRAER. Ficávamos apenas com pilotos e pessoal para gerir os contratos na FAP; tudo o resto seria outsourced.

Alvalade, isso foi sarcasmo, certo? É que com esse post até parece que a indústria nacional só trabalha para a EMBRAER e não para outras centenas de empresas de aeronáutica estrangeiras, desde OEMs a gigantes como a Airbus e Lockheed Martin.

A EMBRAER em Portugal também já tem acesso a fundos comunitários e outros apoios financeiros através das subsidiárias cá, por tanto essa questão dos investimentos e da compra do 390 não se coloca.

Também poderia-se aproveitar para tentar explicar qual é a lógica disso do showcase dentro a NATO quando os outros países já operam C-130 e A400M.

Entretanto, o que se vê na comunicação social, nos blogs que não são nada mais do que guerrilla marketing e no próprio governo é uma tentativa de justificar a compra do 390 quando a verdadeira força por detrás do negócio é as negociatas do costume.

Cumprimentos,

Infelizmente não é sarcasmo, é realismo. Esta parece-me ser a única forma plausível de não acabarmos com o KC-390 - Porque me parece óbvio que a escolha já está feita, mesmo sem concurso - uns ERJ-145 todos rebentados e sem substituto para os Alpha Jet.


Eu falei em investimento na indústria nacional, não por ser realmente um investimento extra, mas como forma de o governo "vender" a compra ao público.

Quanto ao A-400M e ao C-130J, esses não necessitam de ser mostrados porque já estão provados e as respectivas empresas não precisam de grandes extras para os vender.


Em relação às luvas, isso pode acontecer sempre, "No Matter What" especialmente nos negócios na área de defesa. Portanto qualquer que seja a escolha há sempre esse risco.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #701 em: Março 12, 2017, 10:23:39 pm »
Só a Caetano Aeronautic, com investimento da Airbus cá em Portugal, factura tanto como a Embraer Portugal! E fornece componentes para o A400M e C-295, para além de outros aviões civis! E ainda há mais empresas portuguesas a fornecerem a Airbus.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #702 em: Março 12, 2017, 10:39:06 pm »
Infelizmente não é sarcasmo, é realismo. Esta parece-me ser a única forma plausível de não acabarmos com o KC-390 - Porque me parece óbvio que a escolha já está feita, mesmo sem concurso - uns ERJ-145 todos rebentados e sem substituto para os Alpha Jet.
Para pessimismo já chego eu aqui, Alvalade. :) :(

Eu falei em investimento na indústria nacional, não por ser realmente um investimento extra, mas como forma de o governo "vender" a compra ao público.
Isto é que não deveríamos deixar acontecer. Há que combater a desinformação e propaganda que os interessados andam a vomitar cá para fora.

Quanto ao A-400M e ao C-130J, esses não necessitam de ser mostrados porque já estão provados e as respectivas empresas não precisam de grandes extras para os vender.
O que eu queria dizer é que para quê é que vamos estar a fazer um showcase de uma aeronave que é "bandeira" de um país que está fora da esfera europeia e NATO quando os nossos colegas já operam C-130 e A400M e têm já têm dados concretos acerca dessas mesmas aeronaves.

Em relação às luvas, isso pode acontecer sempre, "No Matter What" especialmente nos negócios na área de defesa. Portanto qualquer que seja a escolha há sempre esse risco.
Percebo isso e lamento estar possivelmente a dar cabo das férias no Brasil dos "colaboradores", e dos seus familiares, do CEiiA e de outros institutos. No entanto, deveríamos estar a tentar conseguir a melhor aeronave para as condições financeiras do país, necessidades operacionais e possivelmente melhoramento das capacidades da FAP e não a servir de bandeja este negócio a um grupo de senhores e senhoras.

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #703 em: Março 12, 2017, 11:26:42 pm »
Só a Caetano Aeronautic, com investimento da Airbus cá em Portugal, factura tanto como a Embraer Portugal! E fornece componentes para o A400M e C-295, para além de outros aviões civis! E ainda há mais empresas portuguesas a fornecerem a Airbus.

Não duvido, aliás não subscrevo a tese brasileira de que temos a obrigação moral de escolher o KC-390 por eles terem fabricas em Portugal.

Para pessimismo já chego eu aqui, Alvalade. :) :(

Para mim é a única maneira de seguir a política de defesa nacional. Esperar pelo pior e tentar encontrar e discutir algumas soluções realistas para os nossos problemas.

Isto é que não deveríamos deixar acontecer. Há que combater a desinformação e propaganda que os interessados andam a vomitar cá para fora.

Não devia, mas até certo ponto não condeno. O português comum é ignorante e muitas vezes hostil às temáticas de defesa. No momento em que nos encontramos se essa manobra servir para melhorar a solução, não consigo criticar.


O que eu queria dizer é que para quê é que vamos estar a fazer um showcase de uma aeronave que é "bandeira" de um país que está fora da esfera europeia e NATO quando os nossos colegas já operam C-130 e A400M e têm já têm dados concretos acerca dessas mesmas aeronaves.

Quando eventualmente operarmos o KC-390 também terão dados concretos relativos a essa aeronave

Percebo isso e lamento estar possivelmente a dar cabo das férias no Brasil dos "colaboradores", e dos seus familiares, do CEiiA e de outros institutos. No entanto, deveríamos estar a tentar conseguir a melhor aeronave para as condições financeiras do país, necessidades operacionais e possivelmente melhoramento das capacidades da FAP e não a servir de bandeja este negócio a um grupo de senhores e senhoras.

De acordo, mas neste momento acredito que já não haverá escolha e portanto acho que o melhor a fazer é tirar proveito da situação. Toda a forma como o KC-390 foi apresentado em Portugal torna muito fácil pressionar o governo caso a escolha tenda para outro lado.
« Última modificação: Março 12, 2017, 11:39:00 pm por Alvalade »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #704 em: Março 13, 2017, 02:13:01 pm »
Sem dúvida que a ser escolhido o KC-390 para futuro cargueiro táctico da FAP essa decisão será política acima de tudo. É um erro de principiante optar-se por um aparelho que ainda vai precisar de amadurecer um pouco caso a FAP queira substituir para igual ou melhor a sua capacidade actual. Não tenho qualquer sombra de dúvida de que o KC-390 irá ser um excelente aparelho; porém a hora dele servir o nosso país ainda não chegou. Nós não temos o guarda-chuva de uma frota alargada de C-130 como o Brasil possui (entre outras frotas de transporte) caso o cargueiro militar da Embraer comece a dar problemas. Os C-295M são extraordinários, mas não chegam ou dão para tudo.

E neste mundo em convulsão há-que ver também, a nível político, que a eventual aquisição do KC-390 em detrimento do C-130J e/ou A400M terá repercussões. Uma Casa Branca nacionalista e centralista não verá com bons olhos a opção de um aliado de sempre por um "produto" não-norte-americano; Bruxelas, e os aliados europeus, decerto também se interrogarão quanto à nossa escolha tendo em conta a existência da Airbus. Caso se confirme a aquisição por parte da República Checa do KC-390, este será o único aliado europeu e membro da NATO a operá-lo, e historicamente Portugal não possui relações de vulto com os checos - e vice-versa.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)