LPD- Navio Polivalente Logístico

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MATRA

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5160 em: Junho 01, 2022, 03:56:37 pm »

Citar
The Royal Netherlands Navy intends to replace its four Holland-class OPVs and two LPDs with just one ship class 🇳🇱

This will almost certainly entail the acquisition of several Damen Crossover (XO) Multi Mission Modular Combatants.


https://twitter.com/oryxspioenkop/status/1532004698429001737

Então temos, não apenas o jDW (L801) mas aparentemente o Rotterdam (L800) para ficarem disponíveis.

Isso se vão juntar  os 4 Holland.

Tudo isto aliado a um mais que provável, desenvolvimento de um proof o concept  para os Crossover.

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5161 em: Junho 01, 2022, 04:21:36 pm »
Eu não vos tinha dito que o futuro podia passar por conceitos tipo Crossover? Que já não faz sentido para países com reduzidas forças anfíbias e poucos navios, um LPD grande, gordo e lento?

Entretanto, já estou a ver substituírem as VdG pelos Holland, e ficarmos com os 2 LPDs, oficializando a Marinha Logística Portuguesa.  ::)
 
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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5162 em: Junho 01, 2022, 05:00:30 pm »
Ficar com os Holland para NPO´s era boa idea. São grandes maquinas.
 :-P
 
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LM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5163 em: Junho 01, 2022, 06:28:56 pm »
Ficas com os Holland para "fragatas", isso talvez...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5164 em: Junho 01, 2022, 06:38:23 pm »
Ficar com os Holland para NPO´s era boa idea. São grandes maquinas.
 :-P

Demasiado COMPLEXOS!
Cps,
 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5165 em: Junho 01, 2022, 07:11:48 pm »
Ficas com os Holland para "fragatas", isso talvez...

É o mais certo que venha a ocorrer.
Já comentei essa hipotese há uns anos atrás.

« Última modificação: Junho 01, 2022, 07:12:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Kalil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5166 em: Junho 01, 2022, 07:42:04 pm »

Citar
The Royal Netherlands Navy intends to replace its four Holland-class OPVs and two LPDs with just one ship class 🇳🇱

This will almost certainly entail the acquisition of several Damen Crossover (XO) Multi Mission Modular Combatants.


https://twitter.com/oryxspioenkop/status/1532004698429001737

Então temos, não apenas o jDW (L801) mas aparentemente o Rotterdam (L800) para ficarem disponíveis.

Isso se vão juntar  os 4 Holland.

Tudo isto aliado a um mais que provável, desenvolvimento de um proof o concept  para os Crossover.

Podíamos fazer o mesmo, substituir os nossos patrulhoes armados (vulgo fragatas dos anos 90) e LPD (ou a ideia conceptual de os ter) por uma classe de navios. E podiam muito bem ser os mesmos XO..

Cpts
 

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5167 em: Junho 01, 2022, 08:45:10 pm »
Eu continuo a gostar destes Crossover da Damen, mas para mim seriam para substituir o LPD (não existe mas está planeado) e as 3 Fragatas VdG.
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5168 em: Junho 01, 2022, 10:18:58 pm »
Plot twist: compras uns 10 XO, par o lugar dos restantes 6 NPO, do LPD e ainda das VdG.  :mrgreen:

Já agora frisar que os XO têm várias versões, desde a versão de combate rápida 139 CF, a versão de combate 131 C, versão de transporte 131 T, versão anfíbia 131 A, versão de segurança (patrulha) 115 S e de segurança rápida 123 SF. Para nós a que fazia sentido para mim era a 139 CF, que além de ser a melhor equipada em termos militares, é também a mais rápida.
 

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Kalil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5169 em: Junho 01, 2022, 10:43:10 pm »
Crossover 139FC
139m,
5600tons
30kts
128 crew

AH140,
139m,
28kts
5700tons
100crew

Cpts
 

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JohnM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5170 em: Junho 01, 2022, 10:48:28 pm »
Crossover 139FC
139m,
5600tons
30kts
128 crew

AH140,
139m,
28kts
5700tons
100crew

Cpts
XO 139FC
8 VLS
Mini-LPD

AH140
32 VLS
Fragata AAW com possibilidade de radar SM1850

Animais diferentes para fins diferentes...
 

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Pescador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5171 em: Junho 01, 2022, 11:08:05 pm »
Rever a porra da marinheca toda olhando para o futuro e aquilo que outros conseguem ver, tendo em conta a dimensão da FA que temos e manutenção/MLU de meios em tempo útil.

Se dois cross fizerem o trabalho logístico aliado a sua capacidade de mostrar Soberania de forma muito eficaz ao invés do ridículo de ideia que se tem dos NPO musculados ou não. Mais 3 fragatas e sério a começar em 2030 para substituir as BD que esperar por 2035 é  comédia.
Assim antes do fim desta década tínhamos dois navios que asseguravam com credibilidade as duas funções em falta; seja substituir o atraso de vida das Vg e logística e depois com seriedade 3 Fragatas a sério com dimensão que permita a capacidade abrangente que hoje não existe.
E claro o abastecedor.
Os NPO são um caso perdido. Se o querem muscular um pouco e manter a velocidade de traineira, ou fazer daquilo alguma corveta da treta.
Metam lá as cenas de Patrulha Oceânico, que deve ter e já era bom. Arma principal, EO, radar de jeito, e coisas robotizadas diversas em contentores de missão
 

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Kalil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5172 em: Junho 01, 2022, 11:57:42 pm »
Crossover 139FC
139m,
5600tons
30kts
128 crew

AH140,
139m,
28kts
5700tons
100crew

Cpts
XO 139FC
8 VLS
Mini-LPD

AH140
32 VLS
Fragata AAW com possibilidade de radar SM1850

Animais diferentes para fins diferentes...

Pois, mas isso já depende de como são equipadas, o que no nosso caso, é sempre pelos mínimos..

Em termos de dimensões e capacidade base, são muito aproximadas.

Ver um navio da MGP com 32 VLS cheios .. requer uma boa dose de fé!
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5173 em: Junho 02, 2022, 02:05:26 am »
 O futuro das marinhas da NATO, pode (e deve) passar pelo aumento do número de VLS. E ter uma fragata com 32 VLS em vez dos habituais 8 ou 16, não aumenta em quase nada o custo do navio, sendo o "recheio" dos VLS é na prática "opcional"/contextual. Se tivéssemos 5 fragatas, todas elas com 32 VLS, isto não quer dizer que precisamos de ter mísseis para encher todas as 160 células com mísseis (o que se fosse tudo corrido a ESSM, seriam 640), seria sim necessário ser capaz de encher 3 delas em simultâneo.

Depois convém também discernir qual a função das fragatas, e também dos VLS. Se for para defesa própria, 16 chegam bem. Se for para mais que isso, seja para defesa aérea de área (SM-2/SM-6), BMD (SM-3) ou ataque ao solo (Tomahawk), convém ter mais. A Holanda já vai dar um passo nesta direcção, ao incluir mísseis de cruzeiro nas suas fragatas. Não deve demorar muito até a Espanha e até a Alemanha fazerem o mesmo, quiçá a Dinamarca nas Iver. Também seria a altura certa para a Noruega pensar em duplicar os VLS das Nansen. Mas já me estou a desviar do tópico.

De resto, entre as AH140 e os XO, até podem vir ambos os modelos, já que teriam funções bem diferentes entre si.
Também estaria de acordo com a vinda do JdW, 3 Sigma 12516 e 2/3 ASWF. Opções não faltam, falta é decidir o que se quer, e celeridade tanto na tomada de decisão, como no início da sua construção.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5174 em: Junho 02, 2022, 09:29:49 am »
O futuro das marinhas da NATO, pode (e deve) passar pelo aumento do número de VLS. E ter uma fragata com 32 VLS em vez dos habituais 8 ou 16, não aumenta em quase nada o custo do navio, sendo o "recheio" dos VLS é na prática "opcional"/contextual. Se tivéssemos 5 fragatas, todas elas com 32 VLS, isto não quer dizer que precisamos de ter mísseis para encher todas as 160 células com mísseis (o que se fosse tudo corrido a ESSM, seriam 640), seria sim necessário ser capaz de encher 3 delas em simultâneo.

Depois convém também discernir qual a função das fragatas, e também dos VLS. Se for para defesa própria, 16 chegam bem. Se for para mais que isso, seja para defesa aérea de área (SM-2/SM-6), BMD (SM-3) ou ataque ao solo (Tomahawk), convém ter mais. A Holanda já vai dar um passo nesta direcção, ao incluir mísseis de cruzeiro nas suas fragatas. Não deve demorar muito até a Espanha e até a Alemanha fazerem o mesmo, quiçá a Dinamarca nas Iver. Também seria a altura certa para a Noruega pensar em duplicar os VLS das Nansen. Mas já me estou a desviar do tópico.

De resto, entre as AH140 e os XO, até podem vir ambos os modelos, já que teriam funções bem diferentes entre si.
Também estaria de acordo com a vinda do JdW, 3 Sigma 12516 e 2/3 ASWF. Opções não faltam, falta é decidir o que se quer, e celeridade tanto na tomada de decisão, como no início da sua construção.

Antes de pensar em XO, convém saber a sua capacidade máxima de VLS (crescimento)...Pois fala-se em defesa AAW robusta (CEMA), mas com 8 VLS não será muito...
CPS,