Notícias da FAP

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Re: Notícias da FAP
« Responder #930 em: Setembro 02, 2022, 08:55:22 pm »
Eu do ponto de vista das possibilidades de utilização também o avião me parece mais versatil, pode fazer as missões de ataque, mas cá também pode fazer instrução, acompanhamento de aeronaves lentas suspeitas, etc.

Também não entendo muito bem a loucura por helicópteros de ataque, fica fixe nas fotos, mas não deve ser essa a justificação, mesmo só falando na missão de ataque o que faz o heli de ataque ser melhor que um avião como o Super Tucano?
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #931 em: Setembro 02, 2022, 11:17:57 pm »
Eu do ponto de vista das possibilidades de utilização também o avião me parece mais versatil, pode fazer as missões de ataque, mas cá também pode fazer instrução, acompanhamento de aeronaves lentas suspeitas, etc.

Também não entendo muito bem a loucura por helicópteros de ataque, fica fixe nas fotos, mas não deve ser essa a justificação, mesmo só falando na missão de ataque o que faz o heli de ataque ser melhor que um avião como o Super Tucano?

Bem, não é uma questão de "loucura", mas para apoio aéreo próximo CAS, é o que os nossos aliados usam (USA,UK,França,Espanha,Grécia,Turquia, Rep. Checa, Alemanha, Itália etc, quantos usam A-29? ou semelhante?
Além de serem mais versáteis, voo estacionário, voo rasante, facilidade de transporte por aeronaves de carga, não necessitar pistas para operar, entre outros....
Cps,
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #932 em: Setembro 02, 2022, 11:31:25 pm »
Também não entendo muito bem a loucura por helicópteros de ataque, fica fixe nas fotos, mas não deve ser essa a justificação, mesmo só falando na missão de ataque o que faz o heli de ataque ser melhor que um avião como o Super Tucano?

Poder operar em todo o território?  :mrgreen:

Se vier o ST + o C-390 que é certo, passamos a ter uma parelha que não pode usar os aeródromos nacionais!!!!

Vamos ter de investir em todos os aeródromos!
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #933 em: Setembro 02, 2022, 11:58:21 pm »
Bem, não é uma questão de "loucura", mas para apoio aéreo próximo CAS, é o que os nossos aliados usam (USA,UK,França,Espanha,Grécia,Turquia, Rep. Checa, Alemanha, Itália etc, quantos usam A-29? ou semelhante?
Além de serem mais versáteis, voo estacionário, voo rasante, facilidade de transporte por aeronaves de carga, não necessitar pistas para operar, entre outros....
Cps,

Certo, percebo que tacticamente tenha algumas vantagens. Mas algumas ai ditas não são realmente vantagens  :mrgreen:, por exemplo "facilidade de transporte por aeronave de carga", isso na verdade significa "baixa autonomia de voo pelos próprios meios", Portugal não tem grandes aviões de carga, isso cabe no KC ou temos que alugar um maior? O Super Tucano tem uma autonomia de voo para 4800km, consegue voar directo de Portugal até ao Mali e se calhar até à RCA, sem paragens se a rota não tiver muitos desvios, pois pode levar depositos de combustível externos.

A parte de ser o que todos os restantes aliados usam, entendo, mas também posso ver ao contrário, numa força internacional já há muitos países que podem fornecer helis de ataque, mas um avião CAS não, passa a ser uma capacidade rara que pode complementar os helicópteros.

Não necessitar de pista para operar, verdade o Super Tucano precisa de uma, mas com a autonomia que tem consegue chegar a qualquer lado e mais depressa que qualquer helicóptero.

Eu acho que um avião destes tem as suas vantagens, até porque ainda vejo um bocado no mundo da fantasia termos aeronaves (seja qual for) armadas em combate em África, e o avião permite executar tarefas que a Força Aérea precisa independente disso, como instrução avançada. Se vierem os helicópteros para CAS vai continuar a faltar o avião de instrução avançada ou continua-se a mandar os pilotos para os EUA.

Mas não sou anti-helicoptero, gostei dos Black Hawks, espero que venham mais, neste campo que venha o que se decidir.
 :G-beer2:
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 12:06:29 am por Lightning »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #934 em: Setembro 03, 2022, 12:02:02 am »
Também não entendo muito bem a loucura por helicópteros de ataque, fica fixe nas fotos, mas não deve ser essa a justificação, mesmo só falando na missão de ataque o que faz o heli de ataque ser melhor que um avião como o Super Tucano?

Poder operar em todo o território?  :mrgreen:

Se vier o ST + o C-390 que é certo, passamos a ter uma parelha que não pode usar os aeródromos nacionais!!!!

Vamos ter de investir em todos os aeródromos!

É verdade, o Super Tucano só aterra em pistas de terra, acho que vamos gastar uma fortuna a encher os nossos aeródromos com terra para o Super Tucano operar  :mrgreen:.



PS: Estou na brincadeira.

Mas ele opera no ar, não é parado nos vários aeródromos nacionais, ele não precisa de andar a aterrar neles todos, mas não percebi o que tem de problemático os aeródromos nacionais para o Super Tucano...
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 12:10:28 am por Lightning »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #935 em: Setembro 03, 2022, 12:16:03 am »
Lembrei-me agora de uma vantagem clara do helicóptero, pode operar de navios, o Super Tucano não.

 ;D
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 12:16:29 am por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #936 em: Setembro 03, 2022, 08:31:48 am »
Se o A-29 tem tanta utilidade nas missões da UN em África, porque é que os brasileiros nunca o empregaram — enviam sempre forças terrestres ou helis?
Talent de ne rien faire
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #937 em: Setembro 03, 2022, 10:52:15 am »
Se o A-29 tem tanta utilidade nas missões da UN em África, porque é que os brasileiros nunca o empregaram — enviam sempre forças terrestres ou helis?

Reparem na urgência de incluir os A-29...No entanto, há 4 anos que se diz que a urgência é "helicópteros de evacuação", no entanto, não existem opções no mercado de usados... ::)
O CEMGFA, ainda não entendeu que o foco nas missões de paz, terá de ser amplamente reduzido, em favor das missões NATO... E os meios não são os mesmos...
Cps,
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #938 em: Setembro 03, 2022, 11:15:24 am »
Se o A-29 tem tanta utilidade nas missões da UN em África, porque é que os brasileiros nunca o empregaram — enviam sempre forças terrestres ou helis?

Reparem na urgência de incluir os A-29...No entanto, há 4 anos que se diz que a urgência é "helicópteros de evacuação", no entanto, não existem opções no mercado de usados... ::)
O CEMGFA, ainda não entendeu que o foco nas missões de paz, terá de ser amplamente reduzido, em favor das missões NATO... E os meios não são os mesmos...
Cps,

Não se pode comparar o espectro de missoes que um heli pode efectuar com as do 314.
Aeronaves completamente distintas.
Com apenas helis uma FND pode ser apoiada em missoes de transporte, medevac, ataque ao solo, assalto heli.
Um 314 faz que tipo de missões?
As mesmas ?

Na MHO o que deveria ser já adquirido, e na continuação da aquisição dos heli bombardeiros, era uma meia dúzia de helis militares do mesmo tipo que o problema de falta de apoio aereo para FND, estava resolvido.

Os 314 serão outro negocio tipo 390, o que está a dar e apoiar a EMB.
Relembro que um 314 custara quase tanto ou tanto, quanto um UH60, modernizado mais um PC21
.

O substituto do A-Jet bem pode ser o PC21.

https://aerocorner.com/aircraft/pilatus-pc-21/

Abraços
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 11:25:50 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #939 em: Setembro 03, 2022, 11:24:34 am »
Lembrei-me agora de uma vantagem clara do helicóptero, pode operar de navios, o Super Tucano não.

 ;D

Estava a ver que não te lembravas agora de uma das mais óbvias.  :P

Basta olhar para os nossos aliados e parceiros da NATO para ver que a opção por aeronaves de asa fixa como o ST para COIN/apoio aéreo próximo não faz hoje em dia qualquer sentido, sendo uma decisão completamente anacrónica e desajustada. Parece que vamos regressar ao Ultramar.

E se o EMGFA cada vez coloca mais ênfase na capacidade expedicionária, ainda menos se entende a provável opção pelo EMB-314. Ou melhor, até se percebe claro, mas nada terá a ver com aquilo que seria o mais ajustado para os nossos requisitos operacionais...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #940 em: Setembro 03, 2022, 11:27:10 am »
Lembrei-me agora de uma vantagem clara do helicóptero, pode operar de navios, o Super Tucano não.

 ;D

Estava a ver que não te lembravas agora de uma das mais óbvias.  :P

Basta olhar para os nossos aliados e parceiros da NATO para ver que a opção por aeronaves de asa fixa como o ST para COIN/apoio aéreo próximo não faz hoje em dia qualquer sentido, sendo uma decisão completamente anacrónica e desajustada. Parece que vamos regressar ao Ultramar.

E se o EMGFA cada vez coloca mais ênfase na capacidade expedicionária, ainda menos se entende a provável opção pelo EMB-314. Ou melhor, até se percebe claro, mas nada terá a ver com aquilo que seria o mais ajustado para os nossos requisitos operacionais...  ::)

Bem dito !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #941 em: Setembro 03, 2022, 11:34:28 am »
Mesmo que sejam comprados os A-29, a probabilidade de serem enviados para África não deverá ser muito alta...
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Re: Notícias da FAP
« Responder #942 em: Setembro 03, 2022, 11:35:55 am »
O CEMGFA, ainda não entendeu que o foco nas missões de paz, terá de ser amplamente reduzido, em favor das missões NATO... E os meios não são os mesmos...
Subsea7, para alguns no poleiro o foco nas missões de paz dá mais jeito por ser mais barato. ;) Isso das missões NATO e possível conflito na Europa, e apoiar os EUA no pacífico, é coisa para país rico.

E não vou entrar pelos outros motivos óbvios visto que já referiam muitas vezes.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #943 em: Setembro 03, 2022, 11:54:15 am »
O CEMGFA, ainda não entendeu que o foco nas missões de paz, terá de ser amplamente reduzido, em favor das missões NATO... E os meios não são os mesmos...
Subsea7, para alguns no poleiro o foco nas missões de paz dá mais jeito por ser mais barato. ;) Isso das missões NATO e possível conflito na Europa, e apoiar os EUA no pacífico, é coisa para país rico.

E não vou entrar pelos outros motivos óbvios visto que já referiam muitas vezes.

Cumprimentos,

Então, assim sendo, mais uma vez não cumprimos a nossa cota na "aliança da NATO", só receber...até ao dia...
Uma coisa é certa, dos 2% do PIB não nos livramos, a menos que alguém decida sair da NATO.
Mas até lá, venham Tucanos e kacetes com força.
Cps,
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #944 em: Setembro 03, 2022, 12:27:18 pm »
O CEMGFA, ainda não entendeu que o foco nas missões de paz, terá de ser amplamente reduzido, em favor das missões NATO... E os meios não são os mesmos...
Subsea7, para alguns no poleiro o foco nas missões de paz dá mais jeito por ser mais barato. ;) Isso das missões NATO e possível conflito na Europa, e apoiar os EUA no pacífico, é coisa para país rico.

E não vou entrar pelos outros motivos óbvios visto que já referiam muitas vezes.

Cumprimentos,

Coisas como dinheiro no bolso.

Mas confunde-me umas coisas.
Os AH60 não seriam mais versáteis e urgentes, tanto no uso de armas para apoio próximo(tantas fotos aqui colocadas de alguns bem equipados), como para evacuação e colocação de tropas no terreno em certos situações?
O Tuca resolve os problemas mais urgentes nessas missões e outras na Europa?
Quem anda a mamar com isto de  vir agora com esta ideia premente?
É só atropelos

 
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